Balaklava na Crimeia: características e atrações
A Baía de Balaklava está localizada na costa sudoeste da Crimeia, a 15 km de Sebastopol. É lindo, seu aterro é um pouco como uma pequena e aconchegante Itália. Ruas estreitas com curvas, subidas e descidas, casinhas com grades de ferro forjado e vasos de flores ... Tudo é propício para o descanso, viagens a locais históricos e passeios de barco.
História e descrição da cidade
O distrito de Balaklava é um dos bairros mais bonitos de Sebastopol. Um estreito estreito sinuoso e costões rochosos em ambos os lados da baía, graças aos quais a cidade não se avista do mar, criam uma paisagem natural única.
A cidade é conhecida há 2.500 anos, mas os historiadores dizem que a verdadeira idade do assentamento é de mais de 30 séculos.
Balaklava foi descrita pela primeira vez por Homero no poema "Odisséia" do século VIII. AC NS. como a cidade de Lamos, na qual vivem os Laestrygones.
Diferentes pessoas se estabeleceram nessas praias - tártaros, gregos, romanos, turcos, e cada um deles tinha seu próprio nome para esta baía.
A palavra "balaklava" na tradução do tártaro significa "saco de peixe". Isso se explica pelo fato de que durante a temporada de veludo - do final de agosto ao início de outubro - os golfinhos conduzem cardumes de peixes do mar para a baía, os peixes ficam presos, correndo entre as costas das montanhas e os golfinhos. É fácil pegá-la nessa hora. Os pescadores locais sabiam disso, arranjaram o equipamento de pesca corretamente e se alimentaram por muito tempo.
A memória subsequente desta área remonta ao século I DC. e., descreve uma vila de pescadores, onde os Taurus eram os principais habitantes. Graças a eles, o nome original da península era Tavrida.
Um antigo escritor romano que escreveu um livro sobre História Natural menciona as cidades gregas da Crimeia - Chersonesos e Syumbolon-limne, que significa “a baía dos símbolos”. Portanto, quando uma colônia genovesa foi fundada neste local, recebeu o nome de Chembalo - uma palavra distorcida do nome grego anterior.
O primeiro edifício erguido pelos genoveses perto de Cembalo foi a Igreja Ortodoxa dos Doze Apóstolos, que não perdeu sua beleza até hoje.
Em 1474, a cidade foi visitada pelo viajante russo Afanasy Nikitin, que o mencionou em suas notas de viagem "Caminhando pelos Três Mares".
Logo, uma flotilha turca com 500 navios e um exército de 30.000 pessoas apareceu perto da costa da Crimeia. A fortaleza do Cembalo caiu sem luta. O "período turco" de Balaklava reina e recebe um nome diferente - Baliklagy, que na tradução do turco significa "lugar suspeito".
No verão de 1625, os cossacos de Zaporozhye e Don capturaram Balaklava, mas não por muito tempo. A frota turca revelou-se mais numerosa, eles perderam a batalha.
O tempo passou e, em 1771, um súdito leal de Catarina II, o príncipe Dolgorukov ocupou Chembalo, sem encontrar resistência dos turcos.
Logo, em junho de 1773, começa a primeira guerra russo-turca. Perto de Balaklava, houve uma batalha naval da Frota Don no valor de dois navios recém-construídos "Koron" e "Taganrog" com quatro navios da Turquia. Como resultado, após longas seis horas de batalha, o esquadrão turco recebeu vários danos e recuou. A batalha perto de Balaklava foi o principal sucesso da flotilha russa no Mar Negro.
No século 18, Balaklava se tornou o principal refúgio da frota russa, que foi transferida para a península da Crimeia antes mesmo de sua conexão formal com a Rússia.
O tratado de paz foi assinado em 1774, a Turquia concordou com a soberania da Crimeia.
Em abril de 1783, Catarina II escreveu um apelo sobre a unificação da Crimeia e da Rússia.
Em 1854-1855. na Crimeia houve uma guerra, a baía de Balaklava foi ocupada por tropas da Inglaterra. Para a entrega de munições e produtos essenciais, os britânicos construíram uma ferrovia para Balaklava. Em ambos os lados do porto, cais foram erguidos, pátios de hóspedes e lojas foram construídas.
Os britânicos não tiveram sorte na península da Crimeia. No outono de 1854, ocorreu a famosa Batalha de Balaklava - como resultado dessa batalha, os invasores perderam as principais unidades de cavalaria, que consistiam nos herdeiros das famílias nobres da Inglaterra. A guerra acabou, os britânicos partiram.
A vida tempestuosa em Balaklava começa no final do século 19, agora a cidade está se desenvolvendo como um resort
Um dos primeiros a apreciar as perspectivas de Balaklava como um resort foi K. A. Skirmunt. Em 1870, entra na cidade e abre as portas de sua casa, apresentando-a como pensão. Além disso, Skirmunt comprou terras no Vale Balaklava, plantou as melhores variedades de uvas da Hungria e do Reno. Um pouco depois, um banho de lama se abre no aterro.
Após a derrota dos Guardas Brancos em 1920, um novo poder soviético foi estabelecido, Balaklava mudou imperceptivelmente de uma cidade turística para uma cidade de produção.
Em 1923, nasceu a lendária organização EPRON, que se dedica a expedições subaquáticas para fins especiais. Mais tarde, a EPRON se tornará uma organização all-Union para várias operações de mergulho.
No início de 1930, o desenvolvimento e a extração de fundentes eram realizados pela Administração de Mineração de Balaklava, e a fábrica de conservas de peixe "Proletarsky Luch" estava em operação.
A defesa de Balaklava durante a Grande Guerra Patriótica começou em setembro de 1941, e os soldados soviéticos a deixaram no início do verão de 1942. A cidade foi libertada dos soldados da Alemanha nazista em abril de 1944.
1953-1963 - uma usina está sendo construída no subsolo, na qual submarinos serão reparados e equipados, torna-se uma instalação secreta e Balaklava torna-se um território secreto até 1993.
Hoje Balaklava parece ser uma cidade com uma população de 22 mil habitantes.pessoas, mas durante a temporada de férias, este número torna-se várias vezes maior. Todos os anos, a regata internacional de vela "Kaira" acontece perto da baía. Os entusiastas do mergulho descobrem o mundo subaquático único desses lugares.
Onde é?
No sudoeste da costa da Crimeia, entre o cabo Fiolent e o cabo Aya, a 15 quilômetros de Sebastopol, existe um antigo assentamento.
Hoje Balaklava é uma parte constituinte de Sevastopol, faz parte dela, como a região de Balaklava.
A Baía de Balaklava é a baía mais confortável do Mar Negro para a atracação de iates e navios. Sua largura varia de 200 a 400 metros, a profundidade na entrada da baía é de 38 metros, e já na própria baía é de 17 metros, o comprimento é de 1,5 km.
Examinando a baía em um mapa detalhado, você pode ver que ela é curva como a letra S. Graças a isso, os berços não são visíveis do mar e não há tempestades nele.
A área de Balaklava é de 54,4 mil hectares, inclui três montanhas: Principal, Interior e Exterior.
No sudeste de Sebastopol, fica o Vale de Balaklava, que divide as montanhas da Crimeia em cume interno e cume principal.
Você pode chegar à aldeia apenas de carro - antes da guerra havia um serviço de bonde, mas depois da guerra não foi restaurado.
Aterros estão localizados em ambos os lados. Esta é a parte principal e mais pitoresca de Balaklava. As áreas de dormir estão localizadas não muito longe do lado direito da baía.
A maioria dos moradores mora em casas individuais, e na parte oeste existem pequenos bairros de prédios de vários andares, construídos ao longo de duas ruas principais. Existem muitos cafés, restaurantes e lojas nos pisos inferiores.
Os turistas podem usufruir de várias opções de alojamento: no sector privado, num hotel, num pequeno hotel, dos quais existem vários na aldeia.
Qual é a melhor hora para ir?
O clima na região é próximo ao Mediterrâneo, relativamente quente e seco. Neste local, duas zonas climáticas estão conectadas: subtropical e temperada. O clima da cidade e de seus arredores é excepcionalmente favorável à saúde. O mar aquecido no verão aquece o ar costeiro e, consequentemente, no verão, o mar esfria durante o inverno amolece os dias quentes. Quase não chove no verão, principalmente o clima seco e com poucas nuvens.
Julho e agosto são os meses mais quentes, com temperaturas diárias tipicamente entre 28 e 33 ° C. O outono sempre foi considerado uma estação aveludada. A temperatura do ar durante o dia é muito confortável - 25–27 ° C, e a temperatura noturna é de 14–18 ° C. Você pode nadar no mar até meados de outubro.
No inverno, a neve fica nas montanhas por 4 meses. Janeiro e fevereiro são os mais frios para os residentes locais, a temperatura do ar é de + 3-4 ° C.
Maio é morno e até quente, o ar pode chegar a 33 ° C.
A melhor época para relaxar em Balaklava é no meio do verão e no início do outono.
vistas
Apresentamos a sua atenção uma lista de locais interessantes recomendados para visitar.
- O Mosteiro de São Jorge foi mencionado pela primeira vez nos anais de 1578, mas, segundo a lenda, a fundação remonta a 891, quando marinheiros gregos naufragaram perto da costa da Crimeia. O edifício pertence ao estilo genovês, construído com uma cúpula e um pórtico sustentado por colunas. Na localização dos limites do mosteiro, estão enterrados o Príncipe Golitsyn e o General Witte. A.S. Pushkin, A.S. Griboyedov e membros da família real o visitaram mais de uma vez.
- O complexo do museu naval, durante a era soviética, era uma oficina subterrânea para a manutenção de submarinos, escavada diretamente na rocha e com acesso ao mar. Para ver as interessantes exposições que estão localizadas nas instalações dentro do Monte Tavros, você precisará fazer uma longa caminhada a pé, navegar de barco pelos canais artificiais onde ficava a base do submarino.
- A fortaleza do Cembalo, construída em meados do século XVI pelos genoveses, ergue-se sobre a baía. A muralha e as torres da fortaleza foram construídas com entulho de pedra tão completamente que a fortaleza nem mesmo desabou durante o terremoto da Crimeia.A fortificação inexpugnável foi gravemente danificada durante a Grande Guerra Patriótica.
- A Igreja dos Santos 12 Apóstolos está localizada na margem central de Balaklava. A igreja foi construída em 1357, e em 1794 e 1875 foi reconstruída e renovada. Até 1941, a construção do templo foi primeiro a Casa dos Pioneiros, e depois OSOAVIAKHIM. No início dos anos 90, as instalações foram novamente entregues à igreja.
- O dique Tavricheskaya de Balaklava parece excepcionalmente bonito quando você deixa o museu naval. Caminhando um pouco em direção ao mar aberto, abre-se um quadro pitoresco da entrada do porto.
- O barril da morte, como eles chamam a torre de observação, foi instalado não muito longe da fortaleza do Cembalo, em uma montanha próxima. A estrutura defensiva foi construída para controlar o mar e o portal da baía, e slots foram feitos para controlar a batalha com armas de fogo.
- O Nazukin Embankment é um cartão de visita da cidade, foi construído pelos britânicos durante a guerra russo-turca, que capturaram a baía. No início era pavimentado com soalho de madeira, e já no final do século XIX foram lançadas pedras de calçada. Todas as viagens marítimas começam no dique de Nazukin, os barcos são alugados para pesca e são encomendados passeios turísticos ao longo da costa da Crimeia.
Onde ficar?
Hoje, os moradores e autoridades da cidade de Balaklava estão fazendo todo o possível para tornar o descanso confortável e inesquecível. Anteriormente, havia apenas dois hotéis na baía, mas hoje há muitos deles e eles se deliciam com seus preços relativamente baratos. Tudo depende da área de implantação - hotéis, hotéis, pousadas, pousadas na alta temporada e localizados à beira-mar serão mais caros, portanto, reserve com antecedência a sua estadia no hotel desejado.
Todos os hotéis possuem wi-fi, TV (cabo), ar condicionado (split), geladeiras, estacionamento gratuito, água fria / quente.
Existem pequenos hotéis do setor privado com piscina que pode substituir o mar, pátios aconchegantes e quiosques de verão. Você também pode alugar um quarto ali mesmo.
Uma breve descrição de hotéis, albergues, talvez, o ajudará a escolher uma acomodação decente para suas férias.
- Hotel "Dionis" - 4 "estrelas", localizado a 2 km do mar. Existe uma paragem de transportes públicos perto do hotel. O hotel possui uma grande piscina ao ar livre, sauna, bilhar. Café da manhã pronto para todos os residentes.
- Hotel "Homer" - 3 "estrelas", está localizado a 100 metros dos cais de Balaklava. Os quartos do hotel são decorados em um estilo sofisticado com cores claras e móveis de design. O hotel pode fornecer quartos de categorias de "standard" a "suite". O café da manhã está incluso no pagamento. Há uma sala de bagagem.
- Hotel "Dakkar" - 3 "estrelas", está localizado em um edifício moderno e independente, não muito longe do aterro principal de Balaklava. O hotel possui 22 quartos de diferentes categorias. A vantagem sobre outros hotéis é a acomodação com animais de estimação. Restaurante encantador com café-da-manhã de cortesia. Há uma barra de fita adesiva, uma sala de reuniões, estacionamento gratuito.
- O Rybatskaya Sloboda Hotel está localizado no aterro de Balaklava. Perto dali, a 7 minutos a pé, encontra-se a fortaleza do Cembalo. Os quartos confortáveis são projetados em um estilo simples, equipados com TV, frigobar e varanda. Existem suites para um número diferente de hóspedes.
- Hostel "Sloboda" está localizado quase na margem de Balaklava. Os quartos têm ar condicionado, televisões com canais por satélite. No território da pousada - wi-fi grátis, inscrição na recepção 24 horas. Nas proximidades, há uma grande variedade de restaurantes e cafés onde você pode jantar.
- O KuprInn Hotel está localizado no centro de Balaklava. Os quartos estão equipados com todas as comodidades necessárias - comodidades para passar roupa, sistemas de controle de temperatura, aparelhos elétricos para fazer chá ou café. Há um spa com hammam e sauna finlandesa. O pequeno-almoço é servido em buffet. Pinheiros, zimbros, ciprestes, alfazema, agave mexicano crescem ao redor da casa de hóspedes e no território.Das janelas tem-se uma bela vista da baía, da fortaleza de Chembalo e do templo dos "Doze Apóstolos".
- Os apartamentos "On First Line" estão localizados na margem de Balaklava. Apresentam-se sob a forma de apartamentos de duas assoalhadas com todas as condições necessárias para habitar. Alojamento com animais de estimação é permitido.
Onde comer?
A cidade é cercada por rochas por todos os lados, e o aterro é o centro de todas as viagens turísticas. Todo o sabor local está concentrado nele, onde todos os tipos de restaurantes, cafés, cafeterias abrem suas portas. O número de estabelecimentos em Balaklava, onde se pode comer saboroso e barato, é muito grande.
- O restaurante Egoist pode ser encontrado no início do dique de Nazukin e oferece um menu de cozinha europeia.
- O Prince Restaurant está localizado no navio e é servido em três decks. Grande variedade de pratos de carne, peixe e marisco, pastelaria fresca, carta de vinhos e bebidas preparadas pela própria.
- O restaurante de peixe "Tatianin Mys" parece um navio a motor que se move ao longo do aterro. Cardápio de peixes para todos os gostos, carta de vinhos, organização de passeios de barco.
- Você encontrará o restaurante de peixe "Rybaka's Izbushka" no final do dique. Grande seleção de pratos de peixes e frutos do mar, só pescados na hora. O design do restaurante é feito de acordo com o estilo da pousada.
- Restaurante "Balaklava" - peixes, deliciosos pratos de peixe e marisco. São três salas: Génova, Scarlet Sails, Wardroom e uma varanda aberta com uma vista única para a baía.
- O restaurante Kefalo Vrisi oferece um amplo menu de peixes e uma carta de vinhos. Interessante para visitar com crianças.
Praias
As praias de Balaklava, via de regra, estão localizadas nos lugares mais bonitos e inacessíveis, que só podem ser alcançados por mar. As melhores férias na costa do Mar Negro são difíceis de imaginar.
Mas a primeira praia que você verá antes de ir para ver os outros é a Praia da Cidade. Ele está localizado no aterro de Nazukin, mas você precisará nadar na baía, e isso é incomparável com uma praia de mar aberto. A praia é gratuita, mas você não encontrará paz e solidão nela.
A próxima praia da cidade - Marble, tem o seu nome devido às maravilhosas pedras cor-de-rosa. Você pode encontrá-lo do outro lado da baía, onde termina o dique Tavricheskaya, perto do Iate Clube. A água da praia é límpida, pois nas proximidades existe um mar aberto. A praia é ajardinada. Existem cafés e restaurantes nas proximidades.
A fortaleza genovesa e o Cabo Aya são perfeitamente visíveis a partir do Marble Beach. A baía de Balaklava parece excepcionalmente bela vista do deck de observação localizado acima da Praia de Mármore.
Então você pode começar suas férias com um passeio no mar para ver e decidir qual praia escolher para suas férias. Estarão localizadas na direção de Sebastopol, à direita da baía - as praias do Cabo Fiolent, e ao Sul, à esquerda da baía - na área do Cabo Aya.
As praias Silver e Gold estão localizadas fora da cidade, e para visitá-las é necessário alugar um barco. O litoral de praias de areia grossa ou pequenos seixos. A água do mar é limpa. A praia está equipada com toldos. Existem quiosques com água e sorvete.
A praia de Yashmovy é muito espaçosa, tem mais de 500 metros de comprimento, o litoral é feito de seixos de tamanho médio e as águas são límpidas. A vista do Cabo Fiolent da praia parece excepcionalmente bonita. Você pode entrar nele caminhando pelas famosas escadas, que consistem em 800 degraus, ou navegando de barco ou barco.
A praia de Lost World é muito isolada, você pode visitá-la com aluguel de barco, e até com guias pelas grutas e cavernas locais.
Avaliações
Balaklava é um dos resorts mais populares da Crimeia. Os veranistas são atraídos por uma cidade com uma longa história, praias inesquecíveis acessíveis apenas pelo mar, pitorescas depressões e cavernas perto do Cabo Aya, assim como preços razoáveis para alojamento e refeições em restaurantes e cafés. Tudo isso torna o descanso inesquecível e maravilhoso.
Todos os turistas ficam satisfeitos em visitar o belo resort na Crimeia.A maioria das críticas sobre Balaklava são positivas e entusiásticas. A própria baía, o aterro e, claro, as praias costeiras com águas límpidas e azuis causam uma tempestade de emoções entre os visitantes.