Renda vologda
Desde os tempos antigos, a metade feminina da humanidade dedicou uma parte significativa de seu tempo às aulas de vários tipos de bordado. Objetivos absolutamente diferentes foram perseguidos: alguns recebiam renda disso, outros decoravam o interior da casa e outros simplesmente gostavam do processo.
Com o tempo, esses exemplos de atividade criativa se espalharam e aumentaram, adquiriram filosofia própria e se tornaram uma verdadeira tradição cultural. Um dos exemplos mais marcantes é a renda Vologda, cujas características serão discutidas a seguir.
O que é isso?
A renda vologda é entendida como uma espécie de renda russa, que é tecida em bobinas (assim se chama bastões especiais feitos com a matéria-prima da madeira) e é muito difundida, como o nome indica, nas áreas da região de Vologda. A originalidade artística da renda Vologda reside em uma ampla gama de suas características:
- padrões mais ricos;
- linhas limpas;
- ornamentos verificados;
- nível de habilidade.
Os enfeites mais populares em renda Vologda são tecidos com uma fita de linho densa e ininterrupta do mesmo tamanho (chamada de “garfo”). Para a produção das rendas Vologda, os artesãos recorrem aos seguintes itens:
- rolo de travesseiro;
- bobinas (podem ser feitas de bétula ou zimbro);
- alfinetes de segurança, um alfinete.
A base mais famosa para a criação de renda Vologda é o linho. No século XXVII, foi conhecida outra prática de tecer esse tipo de renda - com referência aos fios dourados ou prateados feitos de arame trefilado.
História
Os franceses acreditam sinceramente que a renda é filha da moda, mas o povo russo nunca comparou as técnicas sofisticadas de confecção de rendas aos caprichos da moda, pois esse artesanato é famoso por suas raízes profundas no cotidiano das pessoas. Em diversos momentos, a renda era considerada parte integrante do traje de uma camponesa ou moradora da cidade, servia como componente do dote de uma moça.
As principais sutilezas e técnicas de tecelagem da renda Vologda foram formadas nos séculos XVII-XVIII.
Se até o século XIX este hobby era em grande parte uma espécie de artesanato dentro das paredes da casa, então algum tempo depois, no primeiro terço do século XIX, não muito longe de Vologda, recebeu o direito de abrir um fábrica, onde muitas meninas comuns de camponeses que se tornaram rendeiras se estabeleceram.
Em meados do século, esse tipo de renda havia se transformado em um artesanato completo, reunindo um grande número de artesãs de diferentes bairros: Vologda, Kadnikovsky, Gryazovets. Cada um dos territórios tinha suas peculiaridades na técnica de tecelagem, uma lista restrita de produtos aos quais as meninas devotavam seu tempo, mas apenas um artesão habilidoso poderia discernir tais sutilezas.
O artesanato em renda da região de Vologda atingiu seu verdadeiro apogeu a partir da década de 50 do século XIX. Para efeito de comparação: na década de 1890, 4 mil pessoas gostavam de tecer renda e, na década de 1910, esse número estava perto de 40 mil. Um pouco depois, a beleza da renda Vologda conquistou o coração dos habitantes das cidades europeias.
Até meados do século XX, a renda medida era especialmente popular, que servia como decoração para vários produtos de tecido, depois vieram à tona produtos vendidos individualmente, por exemplo, guardanapos, detalhes que adornam o guarda-roupa de uma mulher.
Em 1960, a associação de renda Vologda "Snowflake" foi formada, onde vários elementos de renda foram feitos de acordo com os desenhos de desenhistas famosos. Durante várias décadas, muitos prêmios foram recebidos e, desde 2010, qualquer pessoa pode visitar o Museu da Renda em Vologda e visualmente se familiarizar com as etapas individuais de prosperidade desta arte.
Elementos de padrão
Uma característica importante que distingue a renda da área que estamos considerando é uma divisão clara da tela em detalhes de fundo e o próprio padrão. Isso garante a seleção de grandes partes do enfeite com uma linha contínua, que tem a mesma largura em todo o padrão.
Nos primeiros estágios de desenvolvimento da renda Vologda, os exemplos mais comuns de ornamento eram imagens de pássaros, a árvore da vida e outras reações da antiguidade.
A visão moderna deste tipo de renda distingue-se pela grande variedade de ornamentações, formas monumentais de execução e pela prioridade de motivos de flores e plantas.
Um dos principais elementos do padrão de renda Vologda é um floco de neve. Na maioria das vezes, ele decora o fundo e, com fios mais grossos, qualquer trama com significado é reproduzida.
- Por exemplo, um padrão com folhas de carvalho é equiparado a proteção, fortalecimento do estado interior de uma pessoa.
- O padrão de espiguetas atrai bem-estar material para o proprietário.
- O cisne simboliza a castidade.
- O pássaro Phoenix é um mensageiro de sucesso nos negócios.
A aparência da renda por fora depende de muitos fatores. Um dos fundamentais é o material com o qual as artesãs tecem padrões de orifícios. Por exemplo, fios metálicos ouro-prata dão o clima de celebração, celebração e branco (estamos falando de linho ou algodão) criam um padrão mais austero.
Para tecer rendas finas, quase transparentes, é preciso usar fios de seda ou linho e criar tecidos maciços, com grandes padrões - papel volumoso ou fio de lã.
Estágios de tecelagem
Para que o resultado final realmente agrade, é necessário ter uma postura responsável em cada uma das etapas da tecelagem da renda Vologda.
- Em primeiro lugar, você precisa preparar o chip, ou seja, um esboço do que deve ser obtido após a conclusão do trabalho no produto. Este importante processo só pode ser realizado por verdadeiros profissionais em suas áreas, artistas com considerável experiência. Para isso, utiliza-se papelão ou papel, diferindo em densidade, sobre o qual é aplicado um bitmap com um desenho cuidadoso de cada ponto, em zigue-zague.
- Uma folha de papel com um padrão acabado é presa a um rolo. Deve ser denso para que o papelão fique bem ajustado, só que neste caso o produto ficará uniforme.
- Os pontos no chip mostram os gráficos, onde é necessário fixar os pinos, eles servirão ainda como uma estrutura.
- Os fios são enrolados em bobinas - linho ou algodão.
- Quando os alfinetes são colocados e os fios são enrolados, a artesã começa a tecer: ela joga bobinas com fios em suas mãos e assim, por assim dizer, trança os alfinetes.
- À medida que o desenho é concluído, os pinos são reorganizados e o trabalho continua no mesmo modo.
É importante notar aqui que uma artesã experiente, à primeira vista no chip, pode determinar o número de bobinas que serão necessárias para o trabalho, a técnica de tecelagem que você pode usar.
Ou seja, a renda Vologda se distingue por uma abordagem quase de engenharia para sua criação.
Produtos
Se você quer se tornar o orgulhoso proprietário de um produto feito de acordo com todos os cânones da renda Vologda, pode visitar o site da associação Snowflake, onde pode escolher pela fotografia e descrição e encomendar qualquer peça de guarda-roupa ou peça de interior de que goste.
- Uma gola sofisticada e um lenço elegante irão complementar o seu look. Coletes, capas, capas e outras peças de vestuário vão certamente agradar as senhoras de gosto delicado.
- As verdadeiras artesãs podem fazer pedidos para o que seu coração desejar, pois a renda Vologda tem uma longa vida útil e está sujeita a muitos dos caprichos das fashionistas. Pijamas e camisas femininas que podem atrair a atenção do sexo oposto com certeza também serão os favoritos das mulheres.
- Uma decisão particularmente ousada é costurar um vestido de noiva com renda Vologda. Claro, esse desejo não vai sair barato, mas a beleza desse traje vai conquistar todos os participantes em qualquer festa, podendo também permanecer como uma herança de família e ser passada de geração em geração.
- Você também pode tecer vários elementos decorativos de renda Vologda. Toalhas de mesa e guardanapos que parecem ter saído dos tempos antigos irão certamente atrair a atenção dos hóspedes. Marcadores de livro de vime, fitas, lembranças - tudo isso será uma boa decoração para o seu interior e para a vida cotidiana.