Renda de crochê
A moda dos anos 70 está de volta e revive a tendência do crochê. Agora, as costureiras estão dominando ativamente as técnicas de tricô esquecidas. O tricô é muito relevante em uma das formas antigas - crochê. Nas passarelas e nos tapetes vermelhos passeiam belezas em delicados trajes feitos à mão. As casas de moda famosas incluem renda de crochê em suas coleções.
O que é isso?
Crochet é um nome de origem francesa, que significa "gancho". Mas a renda em si, ou melhor, a técnica de sua fabricação, não vem da França. Este tipo de tecelagem de renda possui características próprias:
- muitos orifícios passantes;
- textura arejada;
- requintado openwork.
Os produtos resultantes diferem do resto dos itens abertos em sua extraordinária leveza e graça. Além disso, são bastante simples de executar: qualquer costureira novata pode aprender a tricotar renda.
Os habitantes da Arábia foram os primeiros a dominar esse tipo de bordado. As boas relações comerciais entre os mercadores árabes e espanhóis contribuíram para o desenvolvimento da história da renda na Europa. Pela primeira vez, detalhes da tecelagem de renda de crochê foram descritos nas páginas da revista holandesa "Penelope" em 1823. Esta ocupação revelou-se árdua e demorada, pelo que no século XIX apenas se ocupavam dela representantes da aristocracia.
Durante o período difícil que caiu na década de 40, o crochê tornou-se a única forma disponível para embelezar as coisas gastas. As mulheres usavam crochê e linha para criar punhos altos em suéteres, golas em decotes usados de vestidos e até suéteres e suéteres de malha. Turbantes e redes entraram em moda. A rede ajudava no penteado, porque naquela época só faltava lembrar do penteado.
Nos anos 50, o interesse pelos produtos de crochê não desapareceu. A renda se encaixa perfeitamente na nova estética da moda. Enfatizava favoravelmente as silhuetas femininas, logo elas não eram apenas decoradas com roupas, mas também vestidos de malha, suéteres, saias, xales, bolsas e até chapéus. O crochê também deixou sua marca na moda de casamento daquela época. Devido à escassez de tecidos, todas as roupas tiveram que ser criadas com o que estava disponível.
Nos anos 70, o tricô se tornou a ocupação mais popular e os estilistas têm trabalhado ativamente nessa direção. Foram criadas coleções inteiras com produtos em malha, o que foi facilitado pela prosperidade do movimento hippie e pela tendência de tudo natural e feito à mão. Os padrões de tricô foram publicados em revistas de moda, o que levou muitos a se empolgarem com a criação de objetos de lapidação. Hoje, o mundo da moda está experimentando um ressurgimento da popularidade da renda de crochê. Nos desfiles de designers eminentes, as modelos demonstram um openwork exclusivo. Diversas marcas já lançaram bolsas nesse estilo.
Vale ressaltar que o crochê ainda é feito exclusivamente à mão.
Como é feito?
O crochê pode ser executado em vários estilos dependendo das habilidades ou preferências da costureira. As coleções dos designers também apresentam peças de diferentes temas, feitas exclusivamente com o auxílio das mãos.
Para a renda de crochê, são utilizados fios volumosos, torcidos no sentido oposto ao da sua torção na fiação. Em seguida, eles são tecidos e torcidos novamente, apontando na outra direção. Assim, é obtido um fio arejado, quase sem peso. A renda é tricotada, observando um degrau raro e realizando elementos vazados a partir dos quais são confeccionados vários padrões.
Para que isso é usado?
A moda moderna sugere usar essas coisas transparentes com roupas básicas: gola alta, camisas, tops, shorts. Um vestido midi fica espetacular em ocasiões especiais. Em combinação com uma embreagem brilhante ou uma bolsa combinando, você pode criar um visual lindo para diferentes ocasiões. Você pode criar um laço colorido usando um vestido multicolorido no estilo boho com botins pontudos. A propósito, complementos na forma de pulseiras de tecido e uma sacola perfurada serão úteis.
Outra opção incrivelmente estilosa é um terno que consiste em um top de renda fina e uma saia midi-length. Eles podem ser usados para criar uma roupa deliciosa para as férias de verão. Uma blusa ou camiseta de renda cortada vai complementar perfeitamente os shorts de verão, uma minissaia ou uma saia de chão estilo boho. Então o guarda-roupa básico para o verão está pronto!
Os vestidos com orifícios grandes, que lembram uma rede de pesca, são uma tendência da moda. Os vestidos feitos de "quadrados" de malha com flores de renda feitas à mão podem ser muito românticos. Embora pareçam ser muito francos. Portanto, sob tal vestido, mais uma camada de roupa deve ser usada. Geralmente é uma camisa ou um top com shorts curtos justos.
As túnicas de renda de crochê são perfeitas para férias na praia. Um vestido branco feito à mão, usado sobre um maiô de biquíni contrastante, parece ótimo. Ao escolher o calçado certo para combinar com o seu maiô, você pode se tornar objeto de atenção e admiração dos veranistas.
Em geral, o crochê é uma oportunidade excelente e acessível para apresentar com lucro a sua originalidade. Uma garota com roupas de malha de renda não passará despercebida em lugar nenhum.