Renda amarela
As rendas Yelets são produtos exclusivos, populares não apenas na Rússia, mas em todo o mundo. Esta pescaria é caracterizada por uma longa história, características de tecelagem únicas e muitas outras diferenças que a diferenciam de soluções semelhantes.
História e desenvolvimento
Começaram a tecer produtos de renda na cidade de Yelets o mais tardar em 1801 - foi essa data que constou da costura de uma toalha velha. Segundo inúmeros historiadores, os primeiros padrões e composições de desenhos foram trazidos da Alemanha, França e Bélgica. Com o tempo, os artistas locais começaram a desenvolver um estilo distinto, o que levou ao desenvolvimento de rendas exclusivas.
A formação e o rápido desenvolvimento do artesanato artístico foram influenciados principalmente pelo rápido esgotamento do solo e pelas colheitas de baixa qualidade.
Devido a alguns problemas com a agricultura, os camponeses começaram a buscar uma renda adicional.
O aperfeiçoamento da confecção de rendas também foi influenciado pelo relativo baixo custo das ferramentas e das matérias-primas, o que permitiu que a maioria da população abrisse suas próprias oficinas. Referências históricas indicam que muitos empresários da época abandonaram outras formas de ganhar dinheiro e desenvolveram a indústria de rendas.
Além dos fatores acima, a pesca começou a se desenvolver ativamente devido à construção de uma ferrovia, que possibilitou a comercialização de produtos diferenciados em todo o país. Em escala industrial, foram exportados produtos como vestidos, camisolas, golas, toalhas de mesa, guardanapos e diversos elementos decorativos.
Com o tempo, a renda Yelets começou a se espalhar pelo mundo.Pela primeira vez, o mundo viu esses produtos em 1873 na Exposição Mundial de Viena. Os produtos de renda exclusivos encantaram imediatamente aqueles ao seu redor - eles receberam notas altas de especialistas e espectadores.
Até 1930, os produtos de renda Yelets foram exibidos em 120 diferentes exposições ao redor do mundo, despertando a admiração sincera do público. Na exposição de Moscou em 1994, a renda recebeu uma medalha de ouro e reconhecimento público. Desde então, os produtos foram ativamente exportados para a CEI e muitos outros países do mundo.
Peculiaridades
As principais características de outras variedades populares são o alto relevo e a magreza. E também esses produtos se distinguem por uma variedade de padrões, características de bom desempenho e ornamentos pitorescos aplicados.
Os detalhes característicos da renda acima descritos são obtidos devido ao arranjo das composições e padrões individuais em um tecido tipo tule transparente e radiante.
A tecnologia Yelets praticamente não tem análogos, por isso é popular em todo o mundo.
Uma característica igualmente importante da renda é a separação do padrão principal de outros padrões usando um contorno denso e amplo, que é chamado de garfo. Este elemento sempre se estende em uma linha contínua, enquanto sua densidade e largura permanecem inalteradas em toda a composição. O relevo característico é transmitido por meio de filigrana - um fio espesso de alta qualidade.
Como uma filigrana espessada, costuma-se usar um clássico fio de seda, feito em vários tons e cores. Além disso, pode-se usar o fio principal, que se dobra três ou mais vezes.
Para criar um relevo característico, alguns fabricantes de renda Yelets usam fios especiais que diferem no acabamento, composição da fibra e espessura. Nesses produtos, os padrões principais e secundários são feitos de fio de algodão, enquanto a grelha de fundo é feita de linho e tecido fino.
Quanto às imagens específicas, na renda encontram-se muitas vezes pequenos desenhos de um veado ou de muitos pássaros, que são os elementos constitutivos do brasão de Yelets.
Os padrões decorativos secundários são chamados localmente de "insetos", "pustushki", "região de Yeletsk", "trigo sarraceno", "pérola" e muitos outros.
A peculiaridade da renda Yelets é um grande número de padrões diferentes, sendo a forma mais comum uma flor. Pequenos desenhos florais e rosetas são quase sempre encerrados em uma forma geométrica específica: losango, círculo, quadrado ou retângulo.
Independentemente dos elementos usados, a base de qualquer ornamento é uma treliça transparente aberta. Uma característica igualmente importante da técnica é um alto indicador do realismo dos objetos aplicados. Assim, as primeiras artesãs criaram cuidadosamente cada elemento da composição, tentando transmitir os tamanhos reais das folhas, flores e frutos.
O volume dos padrões é obtido através do uso simultâneo de várias técnicas - acoplamento e banho turco. Ao contrário da maioria dos outros tipos de renda no ornamento Yelets, é possível usar 2 métodos de desenho de objetos e até mais.
É interessante notar uma certa especificidade dos objetos de grandes peças localizados em rendas. A composição é quase sempre construída a partir da parte central, conectando numerosas rosetas ou quaisquer outras formas geométricas em um ornamento e padrão comum.
Além de descrever certas características, também é necessário saber em quais grupos a renda de Yelets está classificada. A maioria dos produtos é convencionalmente dividida de acordo com o método de produção, largura e forma do produto acabado. Especialmente populares são os tecidos feitos à mão, que são produzidos com tecnologias tradicionais.
Tecnologia de manufatura
Apesar de anteriormente a tecnologia de confecção de renda ficar escondida de outras pessoas, no momento qualquer pessoa pode avaliar as principais características da tecelagem com base em padrões e planos. A primeira coisa para começar a fazer renda é enrolar a bobina do fio principal.
Dependendo do que precisa ser obtido como resultado, os enrolamentos se movem em uma determinada ordem. A bobina externa é sempre mantida firmemente na parte inferior com as duas mãos.
É importante notar que tocar no fio é proibido.
Para tecer correta e rapidamente, lembre-se de que seu polegar sempre move a bobina para a esquerda, não importa onde ela esteja. Também é importante certificar-se de que as bobinas direita e esquerda se movam paralelamente aos braços, caso contrário, haverá vários chanfros ou imprecisões.
Na tecnologia de fabricação clássica, existem 3 métodos de tecelagem: numérico, de reboque e dobrado. Dependendo da complexidade do trabalho e da experiência da artesã, uma ou outra técnica é utilizada. Os produtos são principalmente feitos em pares, o que simplifica o trabalho e evita erros no futuro.
Algumas artesãs fazem rendas com várias bobinas, que acompanham a lasca de maneira suave e precisa. O padrão principal é criado a partir de uma tira flexível de material trançado, cujas dobras são fixadas por meio de uma agulha de crochê.
Renda amarela no mundo moderno
Até à data, a única fábrica para a produção de tecidos clássicos de elevada qualidade e elegantes é a empresa "Rendas Eletsky", que se encontra na cidade de Yelets. Apesar de a organização ter sido fundada em 1960, os atacadores são confeccionados à mão e em oficinas de produção.
Atualmente, a empresa emprega mais de 1000 rendeiras que se dedicam à produção de produtos clássicos e ao desenvolvimento de novos enfeites e composições. Apesar da grande variedade de técnicas diferenciadas e da utilização de equipamentos modernos, a empresa não esquece as tradições da confecção de renda habilidosa.
O sortimento do empreendimento inclui mais de 200 itens, entre produtos industriais e artesanatos exclusivos. A empresa produz lenços, gravatas, toalhas de mesa, guardanapos, painéis decorativos e muitos outros produtos. Recentemente, a organização vem produzindo tecidos finos para o lar.