Tênis de vôlei
A popularidade do voleibol não apenas como um show esportivo espetacular, mas também como um hobby ativo para pessoas que estão longe dos grandes esportes, só cresce a cada ano. E se os jogadores profissionais de voleibol não têm problemas com a escolha de calçados especiais, às vezes é difícil para os jogadores amadores decidirem quais tênis devem ser usados para uma partida ou treinamento.
O voleibol é um dos esportes mais ágeis e enérgicos, por isso os calçados com os quais o jogador vai no chão devem ser não só confortáveis, mas também seguros do ponto de vista do risco de lesões.
Mudanças repentinas na direção do movimento, pulos de um lugar e pousos arriscados são mais bem executados com os sapatos certos, projetados com todos os recursos do jogo em mente.
Como eles diferem dos comuns?
A principal diferença entre o voleibol e o tênis cross-country ou universal reside na sua natureza altamente especializada. Isso nos permite considerá-los o mesmo elemento de pleno direito do sportswear, como shorts com camiseta, que os atletas vestem antes de uma partida.
No tênis de vôlei, você não deve caminhar no aterro de asfalto ou sair da cidade - eles são feitos para batalhas no chão.
A sola desses tênis é feita de materiais que tornam o calçado "afiado" para o salto mais alto e excelente absorção de choques durante o pouso. Os fabricantes geralmente usam borracha para esses fins, bem como carbono ou borracha sem enchimento.
Além disso, o uso de silicone e tênis na criação de tênis também visa aumentar a segurança da operação. Permite reduzir a carga nas articulações do joelho do atleta, bem como na coluna e tornozelo.Para proporcionar melhor proteção ao jogador de vôlei e ao próprio calçado, sua parte interna pode ser reforçada com uma cortina de espuma de borracha.
Ao fazer tênis comuns, seus criadores se esforçam para dar-lhes uma aparência espetacular, muitas vezes usando materiais familiares e de aparência cara - couro natural ou pelo menos sua imitação de alta qualidade.
No caso dos tênis de vôlei, isso não pode ser benéfico. O fato é que com o movimento ativo durante os episódios do jogo ou durante o treinamento, a sudorese de uma pessoa aumenta, o que representa uma tarefa completamente diferente para os desenvolvedores de calçados esportivos. O tênis deve "respirar", então a solução ideal é o uso de texturas que se assemelham a uma malha fina.
A parte superior mais comum é feita de náilon durável. Neste caso, couro e outros materiais familiares podem ser usados como elementos decorativos. As inserções de couro também ajudam a aumentar a elasticidade da gáspea.
Existem requisitos especiais para a durabilidade dos sapatos de voleibol. Segundo os atletas profissionais, uma das principais vantagens do tênis certo é a sua "indestrutibilidade".
Dadas as duras condições em que são usados esses calçados, que são submetidos a flexões, alongamentos, dobras e torções durante o jogo, os designers devem ser guiados não apenas pelo componente de imagem no desenvolvimento de novos modelos, mas também por trabalhar em estreita colaboração com os engenheiros. Esta é a única maneira de garantir que, mesmo após o jogo ou sessão de treinamento mais longa, os calçados do atleta tenham sua forma original pelo maior tempo possível.
Modelos
Quando se trata de tênis para a prática de voleibol, deve-se entender que mesmo os chamados modelos amadores podem ser considerados profissionais - exigências muito altas são impostas a esse tipo de calçado esportivo.
A quem quer que se destinem os ténis: para um jovem jogador novato, para uma rapariga frágil e graciosa ou para a constituição heróica de um atleta, em qualquer caso, serão um exemplo claro de uma combinação de ideias de design com as mais modernas soluções tecnológicas.
No tênis de vôlei certo, todas as nuances são importantes. Por exemplo, uma sola colorida ou uma gama brilhante da parte superior de um sapato não é apenas um "truque" visual, mas também uma forma de desviar a atenção do oponente da bola, fazendo-o reagir ao piscar multicolorido no chão.
Ao escolher um calçado de voleibol, é importante avaliar corretamente a sua altura. Não tente procurar sapatos radicalmente baixos - sapatos de voleibol com este design simplesmente não existem.
- Em primeiro lugar, é traumático e repleto de luxações ou mesmo fraturas no caso de uma aterrissagem malsucedida.
- E em segundo lugar, dadas as peculiaridades da sola, projetada para o salto mais alto possível, esse híbrido de tênis e tênis pareceria extremamente estranho.
Grandes modificações são outra questão. Eles são mais adequados para jogadores iniciantes de voleibol, pois protegem a perna de possíveis lesões. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer que os tênis de cano alto limitam a liberdade de movimento, reduzindo significativamente a oportunidade de manobras bruscas e fintas enganosas. Atletas profissionais e amadores que levam o voleibol a sério como hobby preferem tênis de altura média.
Firmas
Qualquer calçado desportivo profissional ou semiprofissional é criado por divisões especializadas de marcas sérias. As sapatilhas de voleibol não são exceção neste contexto. Este segmento do mercado de munições para atletas está quase dividido igualmente entre os dois “gigantes” - Asics e Mizuno.
Outras marcas mundialmente famosas de calçados e calçados esportivos (as mesmas Nike, Adidas e Reebok, por exemplo) também estão envolvidas no desenvolvimento e produção de tênis para vôlei, mas esses dois logotipos são mais frequentemente exibidos nos calçados de jogadores de vôlei.
A esmagadora maioria dos produtos nesta categoria, tanto em lojas online em russo quanto em plataformas de comércio online estrangeiras, são produzidos pela Mizuno ou Asics.
Por exemplo, a variedade de tênis de vôlei nos sites Kinash.ru e ProBall.ru consiste inteiramente nos produtos dessas duas empresas.
Ambas as empresas são marcas japonesas e estão constantemente competindo entre si por desenvolvimento de alta tecnologia e soluções avançadas. Assim, em resposta aos novos produtos da Mizuno (como o conceito de melhor adesão da sola ao piso Sensor Point e a tecnologia Mizuno Intercool, desenvolvida para absorver o excesso de ar dentro do calçado), os especialistas da Asics apresentaram o sistema Gel, que permite jogadores de voleibol devem ser protegidos de lesões nos pés e outros danos comuns.
Como escolher?
Além dos requisitos óbvios para calçados esportivos altamente especializados, os tênis para a prática de voleibol têm uma série de características que um comprador não treinado pode nem mesmo conhecer. Detenhamo-nos nos detalhes mais importantes, cujo conhecimento nos permitirá fazer a escolha certa.
Dada a natureza específica do voleibol como um esporte altamente móvel, é fundamental adotar uma abordagem responsável para encontrar o par de tênis perfeito. O filtro primário será um excelente amortecimento, uma sola resiliente e uma "pegada" segura que fixa o pé e o protege de entorses e lesões. Se o modelo atender a todos esses requisitos, é importante certificar-se de que a ventilação e a remoção do excesso de umidade também estejam no nível correto. E só depois você deve seguir direto para a montagem.
Os sapatos de voleibol de verdade devem caber como uma luva. Esqueça o tamanho excessivamente grande, tão confortável e apropriado para uma caminhada descontraída com um visual casual - os tênis de vôlei devem ser exatamente do tamanho. Mesmo o menor espaço entre a parte superior do sapato e o dedão do pé não é permitido - caso contrário, há um risco considerável de lesões ao pousar.
Tão importante quanto o ajuste exato é o peso do sapato. Os tênis de voleibol de verdade simplesmente não têm o direito de ser muito pesados - do contrário, um salto em altura, que permite definir um bloqueio de alta qualidade, não funcionará. Os especialistas concordam que o peso ideal para um tênis feminino será de 260-310 gramas. Os modelos masculinos, o que é compreensível, deveriam ser um pouco mais massivos: especialistas aconselham atentar para calçados de 315 a 425 gramas. Em qualquer caso, quanto mais denso e pesado o atleta, mais volumosos são os calçados recomendados. A depreciação no pouso depende diretamente disso.
A sola do sapato é responsável por saltos recordes. Os materiais mais populares para sua produção nos últimos anos são a borracha e dois tipos de borracha: carbono ou sem enchimento. As últimas opções de matéria-prima permitem jogar vôlei em quadras ao ar livre, enquanto os calçados com sola de borracha são "afiados" exclusivamente para o salão e parquete.
Um detalhe importante que afeta diretamente as "características táticas e técnicas" do tênis é o padrão do piso e sua estrutura. As solas dos pares de sapatos mais procurados pelos jogadores de voleibol são equipadas com latas especiais de ar ou blocos de hélio. Ambas as inovações permitem não apenas maximizar a tração no solo, mas também aumentar as propriedades de absorção de choque do tênis.
Muita atenção aos detalhes pode ser uma prova do fato de que as sapatilhas de voleibol são os melhores calçados esportivos. Como, por exemplo, atacadores. Parece que o que poderia ser mais simples - apertar bem os sapatos? Mas os fabricantes se preocupam não apenas com o pé firmemente enrolado no tênis, mas também com a fixação confiável da própria renda. A peculiaridade dos tênis de voleibol de alta qualidade é que o afrouxamento espontâneo do laço é completamente excluído graças às pinças especiais.
Quantos são?
Para quem primeiro se depara com a compra de um tênis de vôlei, o custo pode ser uma agradável surpresa. O fato é que as etiquetas de preço, mesmo para os modelos mais "avançados", podem estar na casa dos 10 a 12 mil rublos. As versões mais orçamentárias de tais sapatos podem ser adquiridas por dois a três mil rublos. Além disso, essa compra não significa uma perda de qualidade ou um análogo de menos prestígio - o fabricante será o mesmo.
Claro, também existem modelos exclusivos de tênis para vôlei no mercado de calçados esportivos. Seu custo pode ser completamente diferente, até várias dezenas de milhares de rublos. Nesse caso, você precisa estar ciente de que se trata mais de um componente de imagem, uma espécie de indicador de envolvimento em temas esportivos, e não algum tipo de solução que ofereça vantagens significativas sobre variações estritamente lúdicas de tênis.
Apesar de este tipo de calçado ter uma especialização bastante restrita, o preço é bastante comparável a um calçado de corrida mais versátil. Além disso, devido às actualizações sazonais das colecções das marcas líderes que criam calçado para voleibol, os modelos das "linhas" passadas costumam estar disponíveis com descontos significativos, o que lhe permite poupar significativamente, ao tornar-se proprietário de calçado profissional para voleibol.
Avaliações
A maioria dos internautas com experiência na compra e uso de tênis de voleibol de alta qualidade deixa comentários positivos sobre eles.
Muitas pessoas notam sua confiabilidade e “indestrutibilidade”, algumas reclamam da insuficiente variedade, em sua opinião, de soluções de cores.
Muito poucos comentários são negativos. Por exemplo, uma menina notou que os tênis cabem nela, era confortável brincar com eles, mas em algum momento a parte superior do sapato começou a esfregar, o que acabou com um furo no ponto de contato entre o “top” do tênis e do polegar. Provavelmente, esse problema se deve ao fato de que, ao experimentar, o futuro dono de um par de sapatos não adivinhou o tamanho e comprou um tênis não de acordo com a perna, mas um pouco menos.
Algumas das críticas começam quase da mesma forma: uma pessoa diz que começou a jogar vôlei de forma espontânea, sem equipamentos especiais. Como calçados esportivos, usei tênis comuns ou modificações corridas de tênis, o que costumava causar lesões de vários graus de gravidade. Tendo finalmente tentado usar tênis especialmente elaborados para jogar vôlei, os fãs desse esporte descrevem a diferença de sensações e de sucesso em quadra como colossal.