Tênis de trekking
A moda para um estilo de roupa esportivo se misturou firmemente ao ritmo moderno da vida.
Pessoas ativas não se cansam de inventar novas combinações de sapatos e roupas, que seriam confortáveis não só para o cidadão comum, mas também para o turista profissional.
Mais recentemente, os sapatos de trekking tornaram-se uma das características do estilo unissex. E, talvez, o tipo mais comum hoje em dia sejam os tênis de trekking.
O que é isso?
Traduzida do inglês, a palavra trekking significa "caminhada". Ou seja, tênis de trekking são calçados esportivos para longas caminhadas em montanhas, florestas e planícies. Eles são uma bota de trekking leve.
As principais diferenças entre este tipo de calçado e os clássicos desportivos são as seguintes:
- Propriedades repelentes de água. Geralmente, os sapatos de trekking são projetados para uso em climas secos. Mas se ocorrerem circunstâncias imprevistas na forma de chuva ou obstáculos de água, esses sapatos evitarão que seu proprietário se molhe.
- Um peso leve. Em comparação com as botas de trekking, os tênis são muito mais leves, o que facilita a caminhada e reduz o estresse na coluna;
- Único. Uma das principais vantagens do "trekking" em relação ao tênis de corrida é o solado. Os sapatos de trekking são feitos de borracha durável e a chamada "entressola" fixa o pé com firmeza e protege-o de ferimentos causados por objetos pontiagudos;
- Bootleg desprotegido. Os caminhantes profissionais adoram usar uma versão mais curta das botas de trekking porque os tornozelos são totalmente gratuitos. Mas é preciso lembrar que essas pessoas são profissionais e sabem exatamente como e onde colocar os pés para evitar lesões. Mas se esse risco surgir, a perna permanecerá vulnerável.
- Top de qualidade. Na maioria das vezes, a parte superior dos tênis de trekking é feita de couro genuíno ou outro material durável e resistente ao desgaste com longa vida útil.
Esse tipo de calçado passou a fazer parte do dia a dia e agora não é usado apenas para turismo. É por isso que atualmente existe uma grande variedade de modelos desses sapatos no mercado.
Modelos de calçados de trekking
A divisão mais lógica do tipo de calçado turístico era sua ramificação em mulheres e homens.
Eles também podem ser baixos, médios e altos. Esses modelos têm características semelhantes e diferem uns dos outros apenas na aparência.
Para completar, aqui está uma visão geral rápida dos principais modelos de calçados de trekking populares.
Salomon XA Pro 3D
O modelo clássico da linha da marca Salomon. Um calçado versátil, isto é, desenhado tanto para caminhadas como para corrida de fundo, com uma sola aderente e resistente ao desgaste, bastante resistente. Eles protegem bem o tornozelo de danos e hematomas, têm um dedo do pé protegido e compactado.
Eles foram originalmente feitos para corridas de aventura, mas criaram raízes perfeitamente em outras áreas também.
Scarpa mojito
Tênis rocky, brilhantes e confortáveis, que são especialmente apreciados pelas mulheres, em primeiro lugar, por sua aparência. Esses sapatos têm uma sola emborrachada aderente, uma biqueira durável e uma forma macia.
Na maioria das vezes, esses sapatos de trekking são usados no dia a dia.
Eles são baixos e médios em altura.
Adidas Terrex Scope
Excelentes tênis para caminhada que têm um grande número de vantagens sobre seus irmãos:
- eles têm excelente adesão a qualquer superfície;
- a parte superior é feita de tecidos duráveis;
- esses tênis têm biqueira emborrachada;
- presilhas assimétricas nos calcanhares (ajudam a fixar com segurança as sapatilhas no arnês durante a escalada).
- Produzido com uma membrana que protege o pé da umidade externa e interna.
Five ten camp quatro gtx
O melhor calçado para caminhada e escalada dos populares Five Ten. Eles têm uma sola de borracha bastante resistente que oferece excelente tração em qualquer superfície. A parte superior resistente e a sola rolante tornam-nos versáteis para trilhas de caminhada complicadas, bem como trilhas de trekking. Considerado um dos sapatos de trekking mais duráveis do mercado.
O modelo de meia altura pode passar por botas especializadas.
Princípios básicos para escolher sapatos de trekking
Ao escolher esses sapatos, em primeiro lugar, decida para que você precisa deles. Se você está procurando um tênis de corrida leve para o uso diário, opte pelos modelos mais simples.
De acordo com as avaliações dos entrevistados na internet, as marcas mais populares desse tipo de calçado são Nike e Adidas.
Se se trata de tênis duráveis, estáveis e de alta qualidade para passar por rotas difíceis e pouco turísticas (montanhas, florestas, caminhos rochosos, etc.), então você deve recorrer a firmas profissionais que produzem exclusivamente sapatos de trekking para ajudá-lo.
Os pontos mais importantes a serem observados ao comprar calçados esportivos para atividades ao ar livre:
1. Tamanho. Esse tipo de sapato precisa ser ajustado exatamente no tamanho. Caso contrário, você corre o risco de ficar com calosidades ou tornozelo colapsado.
2. A parte superior do sapato e sua lingueta devem estar inteiros para evitar a entrada de umidade.
3. O dedo do pé deve ser reforçado de modo a não danificá-lo em caso de colisão acidental com superfícies duras.
4. Membrana. Se você está escolhendo tênis de verão, é melhor escolher um modelo de membrana - eles não apenas repelem a umidade externa, mas também fornecem circulação de ar suficiente dentro da bota, o que contribui para o mínimo de transpiração.
Sapatos de trekking de alta qualidade selecionados corretamente são a chave para o bem-estar e as impressões vivas de viagens vertiginosas.
Como cuidar bem disso?
Quanto melhor você cuidar de seus sapatos, mais tempo eles servirão para você. Existem as seguintes diretrizes básicas para o cuidado de calçados de trekking:
1. Limpeza. Em primeiro lugar, os tênis devem ser limpos de sujeira e lavados em água morna. De preferência, usando uma escova de dentes sintética ou velha. Para tornar o processamento posterior mais eficaz, é recomendável molhar a superfície do calçado o máximo possível.
2. Impregnação hidrorrepelente. Todo fabricante de calçados de trekking trata seus produtos com repelentes de água. No entanto, durante a operação, a impregnação útil é apagada. Para compensar esse momento, você pode usar produtos especiais à base de água: sprays, espumas.
3. Secagem. Após cada uso, os sapatos de trekking devem ser secos por 1-2 dias.
4. Creme. O tênis de couro deve ser tratado com um creme que dê elasticidade ao material. Isso deve ser feito 3-4 vezes por ano.