Novas tecnologias para fazer tênis
No mundo moderno de alta tecnologia e inovação, torna-se cada vez mais difícil competir na área de calçados esportivos. Na corrida pela liderança, as empresas globais de calçados e roupas esportivas regularmente apresentam novos modelos de tênis usando os mais recentes desenvolvimentos projetados para tornar os esportes mais confortáveis e eficientes.
Abaixo estão as tecnologias mais inesperadas e progressivas usadas em tênis de corrida modernos que fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento de calçados esportivos para diferentes esportes.
Tênis Adidas
Sola de reforço
Há pouco tempo, a empresa alemã Adidas apresentou um novo modelo para atletas-corredores com uma sola Boost especial. Os desenvolvedores da empresa trabalharam na criação de uma nova tecnologia em cooperação com uma empresa alemã líder no campo da química.
A base da sola é feita de um material denominado termoplástico na forma de grânulos, que formam cápsulas economizadoras de energia. Com a ajuda desses grânulos, o atleta pode atingir o máximo retorno de energia e um alto nível de absorção de choque durante as corridas.
Traxion Protector
Apresentando o piso de sola patenteado Traxion, o Adidas Response Trail 17 oferece tração desobstruída em superfícies escorregadias e molhadas. O formato único de espigão na sola distribui a pressão uniformemente pelo pé para o máximo conforto. Assim, o tempo chuvoso ou geadas leves não serão mais motivo para cancelar o treino.
Impressão de tênis em uma impressora 3D
O Futurecraft 3D foi o primeiro calçado da Adidas a ser parcialmente impresso. Essa inovação permite que elementos feitos sob medida sejam incorporados a um calçado feito de acordo com um padrão comum.
A produção desses tênis em um futuro próximo está planejada para ser totalmente robotizada, hoje, a maior parte do trabalho de produção deste modelo é realizada por robôs.
Tênis Nike
Tecelagem superior Flyknit
Uma característica distintiva dessa tecelagem é a ausência de costuras. Apenas a lingueta é costurada à peça inteiriça do tênis. Não simplesmente não há inserções e forros adicionais nos tênis.
A respirabilidade e flexibilidade do sapato variam dependendo de quão apertado é o tecido. Uma vantagem significativa desse treinador de uma peça é que, durante o uso, qualquer desconforto associado às costuras é impossível.
Com o uso prolongado, a parte superior do tênis, como convém a coisas tricotadas e trançadas, alonga-se, e o tênis assenta mais livremente no pé. O problema é facilmente resolvido lavando.
Sistema de suporte Shox
Depois de criar a lendária almofada de ar na sola dos tênis usando a tecnologia Nike Air, os desenvolvedores da empresa vêm trabalhando em novos projetos há uma década e meia. E o resultado do trabalho deles é a tecnologia Shox. É composto por molas especiais localizadas na parte de trás da sola do sapato, que proporcionam excelente amortecimento e retorno de energia durante o treinamento.
As molas para tênis são feitas de espuma inovadora com elasticidade extra. O mesmo material é utilizado na fabricação de pára-choques para carros de Fórmula 1.... O tamanho e o tamanho dessas molas correspondem ao tamanho do sapato.
Tênis Reebok
Sistema de bomba de ar
A tecnologia de enchimento da Reebok foi projetada para fazer com que o calçado seja adequado para todos. Implica na presença de uma moldura especial no tênis, que forma canais de ar ao longo de todo o perímetro do calçado.
Usando uma bomba que se parece com um botão flexível na parte superior do sapato, o ar é bombeado e preenche os canais onde você quiser. Essa tecnologia foi originalmente inventada para o tênis de basquete Reebok, mas desde então também tem sido amplamente utilizada em outras áreas esportivas.
Sola ZigTech
A tecnologia ZigTech está incorporada na sola em ziguezague da marca Reebok. Graças a essa inovação, o calçado é capaz de flexionar muito, o que é especialmente importante durante as corridas.
Além disso, a tecnologia ajuda a proteger os pés de danos mecânicos e ajuda a reduzir a carga nas pernas durante a prática de esportes.
Sola hexalita
A sola, feita com essa tecnologia, parece um favo de mel nos locais de maior impacto nos pés. Em seu núcleo, Hexalite é uma camada de uretano durável com propriedades de alta absorção de choque. Esta tecnologia foi posteriormente refinada para dar vida ao novo e mais avançado Hexride.