Tênis com bom amortecimento
Ao correr, o corpo humano recebe uma carga seis vezes maior que o seu peso corporal.
Há uma grande carga na coluna, nas articulações, nos músculos. Portanto, é muito importante para a corrida escolher o calçado adequado. Alguns nem pensam nas consequências de correr com calçado normal e, talvez, não conheçam as causas da dor e do agravamento de algumas doenças articulares. Por exemplo, sapatos como tênis, que costumávamos considerar confortáveis para a prática de esportes, não são adequados para o treinamento de corrida. Ao correr, o golpe atinge todo o pé, perna e, consequentemente, a coluna vertebral. Sapatos macios não fixam firmemente a posição do pé, conseqüentemente, lesões e entorses. Os tênis são mais adequados para treinos de corrida, mas de toda a variedade, o melhor é escolher sapatos com bom amortecimento.
Características dos tênis de amortecimento
Ao comprar tênis de corrida adequados, você deve prestar atenção imediatamente à presença de um amortecedor.
Graças a ele, o movimento durante a corrida será confortável: a própria perna saltará e a carga em todo o corpo será significativamente reduzida.
Deve-se observar imediatamente que os tênis de corrida podem ter marcações especiais que indicam o tipo de amortecedor utilizado.
Por exemplo, se a designação Ar for usada, o ar comprimido será usado como material de absorção de choque. Pode ser Gel, Grid, Wave, etc. A marca geralmente está localizada no dedo do pé ou calcanhar, onde o amortecedor está localizado. Modelos mais caros têm amortecedores em ambos os lados.
Se, de repente, você puder escolher entre tênis com um amortecedor, então aqui você precisa conhecer suas próprias características do corpo durante a corrida, especialmente onde o impacto do pé no solo ocorre com mais frequência durante a corrida.
Você também precisa saber as características da localização dos pés durante a corrida.
Os fabricantes levaram em consideração que, ao correr, algumas pessoas colocam os pés retos ou o pé torto.
Outros correm, jogando as pernas para a frente ou para o lado.
Para isso, são propostas as categorias de calçados de amortecimento: Neutro e Estabilidade. O primeiro é para corredores cujos pés estão paralelos ou com as meias para dentro durante a corrida. A segunda categoria é indicada para atletas com as chamadas corridas de balé. Além disso, não permite que os pés girem muito para os lados.
Para que o calçado mantenha a forma por muito tempo, é necessário selecionar tênis de couro e tecido. A pele não deforma, e o tecido é perfeitamente permeável ao ar, garantindo sua circulação.
Por peso, esse tipo de tênis é leve. A sola é durável e flexível. As palmilhas desses sapatos devem ser removidas.
Tipos de tênis com amortecimento máximo
Os fabricantes resolvem com sucesso o problema de mitigar os impactos ao correr em uma superfície asfáltica, para a qual vários modelos de tênis estão sendo pensados.
Cada fabricante oferece vários tipos de amortecedores, que podem ser usados para avaliar a capacidade de fabricação da produção. As informações necessárias estão localizadas na etiqueta ou nas instruções. Os especialistas em esportes recomendam a compra de calçados com dois amortecedores, pois são os mais confortáveis para qualquer tipo de corrida.
Os modelos Asics estão entre os calçados com amortecimento máximo.
Os tênis são freqüentemente usados na medicina esportiva. Existe um sistema que distribui o impacto por toda a sola. Ao mesmo tempo, há um amortecedor feito de gel no dedo do pé. Uma característica distintiva do sapato é o laço simétrico, que permite que você prenda o pé com firmeza suficiente. Esta qualidade permite evitar entorses e lesões. Os usuários dizem que a corrida é suave com esses tênis, as pernas não sentem o impacto, portanto, não há fadiga mesmo depois de uma maratona.
Outra empresa líder na produção de calçados com amortecimento máximo é a Nike.
Ela produz modelos femininos e masculinos. Ela é frequentemente preferida por amadores e profissionais.
A altura da sola pode ser de 20 mm a 30 mm. Tem uma peculiaridade: curva-se facilmente nos dedos dos pés e é firme na região do calcanhar. A perna não sente o apoio do peito do pé existente. Na confecção do solado, foram utilizados materiais especiais de espuma, e há balões transparentes na área do calcanhar. Com esses sapatos, é difícil se deslocar, graças às costas duras.
Os tênis profissionais Adidas Energy Boost são frequentemente chamados de tênis superconfortáveis.
Inicialmente, era destinado por fabricantes para atletas-corredores pesados, mas quando testado apresentou resultados tão excelentes que instantaneamente recebeu o reconhecimento de todos os profissionais, inclusive corredores de maratona. O calçado pesa apenas 300 gramas e possui sola intermediária granular para maior conforto ao correr e caminhar.
Outro líder na produção de calçados esportivos é a Reebok.
Esses tênis não só mostram o gosto brilhante do usuário, como também se assentam confortavelmente no pé, imitando o formato do pé.
A sola oferece tração confiável e amortecimento excelente.
Na sua produção foram utilizados materiais de espuma, que foram prensados de forma especial. A sola em si é leve, bem dobra. No geral, os fabricantes tentaram reduzir o peso do tênis, e a Reebok Leather agora pesa 20% menos.
Os sapatos New Balance Vazee Pace ficam bem com os usuários.
Em 2015, os tênis viraram sensação devido às suas características. Eles se sentam bem em seus pés e são muito leves. O tênis tem se mostrado comprovado em treinamentos e competições, principalmente em esportes de corrida. Os próprios atletas notaram que os sapatos se ajustam aos pés de maneira confortável e justa. A parte de trás do sapato é macia, a língua tem um forro macio.
Para corridas longas, os tênis Mizuno Wave Enigma 5 são os mais adequados, pois parecem sólidos e se destacam por um alto grau de conforto.Os atletas o classificaram como ideal para corridas de longa distância.
Outro calçado de treino confortável, o Adidas Supernova Sequence Boost.
Difere em confiabilidade. Possui zona de calcanhar confortável, espaço livre na zona dos dedos. A camada plantar consiste em uma mistura especial que cria um passeio particularmente suave quando você corre.
Tipos de tênis para caminhar no asfalto
Estes sapatos são ideais para longas caminhadas relaxantes pelas ruas da cidade e serão especialmente apreciados por turistas que gostam de ver as vistas das antigas ruas. Eles são perfeitos para o uso diário e, o mais importante, eles parecem muito elegantes.
Os modelos Reebok Easy Tone estão em constante demanda entre os compradores.
Graças à sola especialmente desenhada, podem ser classificados como sapatos ortopédicos. Uma sola única de amortecimento que mantém os pés confortáveis em longas caminhadas. Um sistema especial protege as pernas de lesões e a ventilação integrada fornece o nível necessário de termorregulação.
Outro favorito entre os compradores são os tênis Puma Body Train.
Os modelos são acessíveis para uma ampla gama de compradores. Uma tecnologia especial é usada para garantir a facilidade de movimento. Portanto, na maioria das vezes eles são escolhidos não apenas para caminhar, mas os corredores de maratona também os preferem.
GEL-KAYANO 21 destaca-se da ASICS neste segmento de calçado desportivo.
Almofadas de gel são inseridas na sola para suavizar o contato do pé com uma superfície dura. Além disso, os usuários notam sua leveza e ausência de atrito. Tem-se a sensação de que não estão absolutamente de pé. Os fabricantes oferecem uma grande variedade de cores, por isso não há problemas em termos de escolha.
Outro tipo de tênis deste fabricante é o Gel-Pursue.
Eles pertencem à espécie elite. Uma sola estável e um tipo especial de silicone no calcanhar e antepé reduzem significativamente o estresse nas pernas e nas costas. O toque suave e o amortecimento são as principais características de qualidade deste calçado.