Características dos tipos de sola de tênis
Os primeiros tênis surgiram no final do século XIX e desde então têm uma longa história. Ora, estes não são apenas sapatos com tachas nas solas, mas os verdadeiros produtos de tecnologias inovadoras e desenvolvimentos para desportos mais confortáveis.
Significado
Hoje em dia, muitos modelos de tênis são uma opção casual e respondem perfeitamente à sua tarefa de criar conforto durante longas caminhadas. Porém, no caso de esportes sérios, é melhor adquirir calçados especializados. É de grande importância, pois muitas disciplinas envolvem estresse nos músculos das pernas e costas, bem como a incapacidade de praticar descalço. Os tênis de corrida certos aumentam o desempenho e a eficiência de seus treinos, além de reduzir a probabilidade de lesões e as possíveis consequências de erros.
A sola do tênis é de grande importância, pois é sobre ela que cai o peso principal. Para cada esporte, diferentes tipos de sola são preferíveis, dependendo das especificidades do local do treinamento, do programa de treinamento. Fazer a escolha errada não apenas minimiza a vida útil do sapato, mas também pode causar ferimentos.
A sola dos tênis esportivos tem uma estrutura multicamadas, consistindo de um centro intermediário e uma parte externa imediata em contato com as superfícies do terreno ou pavilhão desportivo. Cada parte é diferente em composição e carrega suas próprias funções especiais.
A forma
Existem vários tipos de formatos de solas para tênis. Para começar, é plano, garantindo total contato com o solo. Depois, a sola, que repete a anatomia do pé, e por isso tem uma pequena ranhura entre o dedo do pé e o calcanhar.Em alguns tênis, por exemplo, nos tênis de jazz, essa depressão é o mais próximo possível do pé, por isso o calçado tem um formato côncavo bastante incomum. E por fim, uma novidade recente, a sola para emagrecimento "passivo" - semicircular e redondo, proporcionando o impacto necessário na musculatura das pernas e nádegas durante a caminhada normal.
Material
Os principais materiais para a sola do tênis são borracha e poliuretano. O poliuretano é flexível, não pesa muito, é resistente ao desgaste, tem um bom isolamento térmico e absorção de choques, mas é melhor não usar calçado com esta sola no inverno e no gelo devido à fraca aderência às superfícies de deslizamento. Em temperaturas muito baixas, esse material perde completamente a elasticidade, o que pode causar danos ao calçado. Existem vários tipos de borracha, cada qual com suas propriedades, mas, em geral, esse material é resistente ao gelo, antiderrapante, durável e resistente. Entre as desvantagens estão o peso pesado, o alto custo e a rápida contaminação da superfície.
Não é apenas a parte externa da sola que importa, mas também a camada interna intermediária, pois fornece amortecimento. Os materiais mais comumente usados são silicone e gel de silicone. Entre suas qualidades estão a resistência à deformação e mudanças de temperatura. O principal objetivo da entressola é aliviar a pressãoaplicado nas pernas durante o exercício. Os materiais menos comuns são phylon, filayt, acetato de etil vinil.
Espessura
Uma ou outra espessura de sola é preferível para sua situação e esporte. Alguns tênis são mais grossos e largos possíveis para fornecer tração, seja no piso de uma academia ou asfalto. Às vezes é necessário que os sapatos, ao contrário, sejam leves e elásticos, e para isso a sola deve ser fina. O trator da moda, ou seja, a sola em relevo, conquistou um lugar de destaque nos tênis para esportes. O relevo é mínimo e frequente, ou bastante perceptível, profundo, semelhante aos dentes rombos.
Qual deve ser o único dependendo dos esportes?
Para correr na academia em uma esteira ou em asfalto plano e duro, solas macias e planas são adequadas. No entanto, se você preferir correr em uma estrada de terra e no solo, onde existe uma grande probabilidade de esbarrar em pedras pontiagudas, vidro ou pisar em raízes de árvores, então uma sola dura é preferível. Em geral, durante o funcionamento, a prioridade é dada à leveza do produto. Já o calçado para caminhada esportiva tem sola rígida e estriada.
Para atividades em uma superfície de terra, como futebol, são obrigatórios tênis com sola pontiaguda. Os tênis de basquete devem ter boa tração e sola antiderrapante. Os tênis têm sola fina com relevo raso. Em tênis de ginástica, ginástica, vôlei, minifutebol, a sola deve ser elástica, mas ao mesmo tempo deve apoiar bem o pé. Para dançar, é melhor escolher calçados com sola bipartida para não perder a plasticidade do pé.
Os calçados esportivos de inverno merecem atenção especial., porque não deve apenas não deslizar na superfície, mas também não congelar, não perder suas propriedades. Para evitar quedas, a sola deve ser de trator, e quanto mais fundo o terreno, melhor aderência será fornecida.