Pedilúvios: para que são necessários e como fazê-los?
No Oriente, as pernas são chamadas de "o segundo coração", o que se deve ao grande número de pontos biologicamente ativos sobre elas. Ao estimulá-los, você pode influenciar certos órgãos, melhorar seu bem-estar e ativar as defesas do corpo. Uma das formas mais simples e acessíveis de tal exposição são os escalda-pés.
Peculiaridades
O pedilúvio é um procedimento de cura agradável que envolve a imersão dos pés em uma solução à base de água, geralmente com a adição de uma decocção de plantas medicinais, óleos essenciais, sais, etc.
Permite aliviar o cansaço, preparar as pernas para outros procedimentos estéticos (pedicura, por exemplo), ou serve para tratar certas doenças.
Normalmente, as receitas de banho envolvem o uso de ingredientes como infusões de ervas, sal ou bicarbonato de sódio. Freqüentemente, esses ingredientes são "encontrados" no mesmo banho.
Além disso, para o procedimento, você precisará de uma bacia, 1,5-2 litros de água e cerca de meia hora de tempo livre. Este é o tempo que o procedimento leva. Depois de executado, recomenda-se descansar um pouco na posição horizontal, portanto, deve-se adicionar mais 15-30 minutos. Você pode tomar banho antes de dormir.
Em vez de uma bacia normal, você pode usar uma banheira de hidromassagem, o que aumentará significativamente a eficácia do procedimento. É um recipiente de plástico resistente ao calor com um fundo nodoso. Essas "espinhas", assim como os massageadores acoplados, massageiam e relaxam as pernas. Essas unidades podem ter a função de jacuzzi, cabeças de pedra-pomes, escovas de pedicura e diversos toalhetes.
Via de regra, a maioria dos modelos possui um compartimento especial onde a decocção de ervas ou óleos essenciais são derramados. A temperatura do aparelho é mantida ao mesmo nível, pelo que não é necessário abastecer com água quente. Vários modos permitem que você escolha o melhor, e o controle é feito por meio de botões no corpo do dispositivo ou por meio do controle remoto.
Beneficiar
Os benefícios do escalda-pés em casa, bem como seus efeitos benéficos no corpo como um todo, devem-se a uma série de fatores.
- Em primeiro lugar, podemos falar sobre o efeito positivo da água, que relaxa e alivia o cansaço.
- O escalda-pés quente e morno ativa a circulação sanguínea, importante para o bom funcionamento de todos os órgãos e sistemas. Além disso, uma boa circulação sanguínea é um dos ingredientes para uma pele bonita e saudável.
- Dependendo da composição do banho, é possível atuar sobre um determinado órgão pontualmente, para proporcionar um efeito mais direcionado ao corpo. Há um grande número de pontos nos pés, cada um deles associado a um órgão específico. O impacto sobre esses pontos no processo de escalda-pés nos permite falar de um efeito geral positivo sobre o corpo, seu fortalecimento e um aumento das forças protetoras.
- Um banho de pés pode aliviar a condição após um dia difícil e ajudar em uma série de doenças. No primeiro caso, é útil recorrer a meninas e mulheres que usam sapatos de salto alto, bem como para aquelas que passam a maior parte do dia em pé. Os pedilúvios são utilizados para tratar doenças articulares, constipações, dores de cabeça e musculares e problemas do sistema nervoso. Na maioria dos casos, eles não são um tratamento independente, mas em combinação com outros procedimentos e medicamentos, eles aceleram significativamente a recuperação.
Tal procedimento irá ajudá-lo a aquecer rapidamente e salvá-lo ao primeiro sinal de um resfriado, garantindo um sono saudável e profundo. Os banhos de ervas aliviam o suor, além de preparar as pernas para outros procedimentos cosméticos, e ajudar no combate a rachaduras e calosidades.
Ferir
Quando a temperatura sobe, assim como em períodos agudos de doença, os banhos devem ser abandonados. Várias formações, inclusive oncológicas, devem se tornar uma contra-indicação ao procedimento.
Ao escolher um banho à base de ervas ou outro tipo de banho, você deve estudar cuidadosamente sua composição. A presença nele de componentes aos quais você é alérgico ou intolerante deve ser o motivo da recusa do procedimento. O mesmo se aplica a pessoas que sofrem de processos inflamatórios nas pernas, a presença de feridas que não cicatrizam. A exposição à água torna o processo de cicatrização mais demorado e os componentes do banho irritam a pele já inflamada.
O procedimento não é recomendado na presença de doenças cardiovasculares, vasinhos, bem como durante a gravidez. Deve ser realizado com cautela em caso de varizes e trombose. Isso se deve ao fato de que sob a influência da água quente aumenta o fluxo sanguíneo, o que gera uma carga adicional nos vasos e no músculo cardíaco, podendo também provocar contrações uterinas.
Banhos muito quentes provocam um aumento na pressãoportanto, os pacientes hipertensos devem monitorar cuidadosamente sua condição e interromper o procedimento aos primeiros sintomas de deterioração da saúde. Procedimentos quentes para diabetes, tuberculose, tromboflebite são proibidos. A perda parcial ou total da sensibilidade dos pés também é a razão para a indesejabilidade do escalda-pés - existe um grande risco de queimaduras.
Como fazer direito?
Todos os ingredientes (salvo indicação em contrário na receita) são preparados e adicionados à água imediatamente antes do procedimento, após o qual você deve abaixar imediatamente os pés na banheira. É importante respeitar as proporções dos componentes indicadas na receita, caso contrário pode causar irritações na pele e até queimaduras com uma concentração significativa de um deles.
A quantidade de água deve ser tal que cubra completamente os pés e alcance os tornozelos. É melhor regular a temperatura com base nas suas preferências.Deve estar um pouco acima da temperatura ambiente, aquecer bem as pernas, mas não causar desconforto. Água quente pode ser adicionada à medida que o líquido na bacia esfria. É melhor que os componentes usados no banho também sejam dissolvidos neste.
A duração do banho deve ser de no mínimo 15-20 minutos, com duração menor o efeito terapêutico será invisível. Os procedimentos de tratamento são geralmente realizados em um curso de 10-15 sessões, 3 vezes por semana. Depois disso, o número de sessões pode ser reduzido para uma sessão preventiva por semana.
Antes do procedimento, você deve lavar os pés com sabão e, em seguida, enxaguar os pés com água limpa; você pode fazer isso alternadamente frio e quente o suficiente. Após a sessão, deve-se secar bem os pés com uma toalha, untá-los com um creme adequado e calçar meias de algodão.
Recomenda-se tomar um banho de pés à noite, antes de ir para a cama. Isso evitará inflamações ou resfriados devido à hipotermia das pernas quentes e também proporcionará o máximo efeito relaxante.
O banho de pedicura deve ser realizado imediatamente antes da pedicura. Permite amaciar a pele, tornar o processo mais limpo e indolor. Se, após o banho, forem retirados calosidades e calosidades, e realizados procedimentos que envolvam danos à integridade da pele, é necessária uma desinfecção completa. A pele deve ser desinfetada antes e depois das manipulações, é importante tratar as mãos e ferramentas com um anti-séptico.
Receitas
Os banhos de pés estão incluídos na maioria dos tratamentos relaxantes e nutritivos oferecidos pelos caros centros de spa. No entanto, fazer um escalda-pés saudável não é difícil em casa, especialmente porque os ingredientes para isso exigirão os mais acessíveis e baratos.
Vamos dar uma olhada nos mais populares e no efeito que eles fornecem.
- Soda. O refrigerante tem efeito suavizante e anti-séptico, o que possibilita seu uso em banhos contra pernas cansadas, bem como em problemas como calosidades, calosidades, pés rachados. Além disso, trata do problema do odor desagradável e da transpiração dos pés. Vai bem com infusões de ervas.
- Sal. É rico em minerais e oligoelementos vitais para o corpo. Tem efeito analgésico, hidratante e antimicrobiano, cicatrizante (mas não deve ser utilizado se a integridade da pele estiver comprometida). Melhor usar sal marinho, que não é difícil encontrar em uma farmácia ou no departamento especializado de uma loja de cosméticos.
Recomenda-se a compra de sal sem aditivos, para que você mesmo possa complementá-lo com ervas, óleos essenciais adequados, etc. Se você comprou sal marinho com aditivos, deve ter cuidado ao escolher os componentes do banho, certificando-se de que sejam. compatíveis entre si. O sal é combinado com refrigerante, iodo, ervas e óleos essenciais, banho de espuma.
- Ervas. Os pedilúvios à base de ervas têm um efeito curativo pronunciado, que depende das matérias-primas selecionadas. Por exemplo, a lavanda acalma, alivia o inchaço e o cansaço, as agulhas - tonifica, ajuda com resfriados. Cavalinha, casca de carvalho e flores de alecrim funcionam bem para o suor dos pés. A hortelã-pimenta e a urtiga melhoram a circulação sanguínea e também evitam calcanhares rachados, enquanto a camomila e a tília (você pode adicionar mel) são os melhores remédios para pernas cansadas.
- Óleos essenciais. Os óleos essenciais, dependendo do tipo, têm efeito regenerador, anti-séptico e analgésico. Além disso, eles aliviam a fadiga, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a restaurar a suavidade e a suavidade da pele.
É importante selecionar o óleo correto. Portanto, o óleo de laranja é indicado para insônia, além de melhorar a elasticidade da pele. O óleo de eucalipto alivia a fadiga e também as dores nas articulações.
O óleo de hortelã-pimenta tem um efeito semelhante, que, além disso, alivia a fadiga e proporciona um sono profundo e saudável.O óleo de bergamota, cipreste e árvore do chá ajudará a lidar com a transpiração.
Os óleos de camomila e arnica têm propriedades analgésicas e regeneradoras.
- Terebintina. Tem um efeito cicatrizante pronunciado, efeito anti-frio. É recomendado para doenças articulares, e os banhos baseados nele permitem até restaurar a mobilidade articular. Você pode complementar o efeito do banho esfregando com terebintina.
Os banhos de terebintina não devem durar mais de 15 minutos.
Antifúngico
Via de regra, o fungo é "pego" se as regras de higiene pessoal não forem observadas em locais públicos (no balneário, na praia, na piscina). É facilmente transmitido entre familiares. A doença se manifesta por coceira e inchaço da pele na área da unha, rachaduras, amarelecimento das unhas.
Uma das maneiras de se livrar desse problema, além de um remédio que alivia a coceira de um fungo, é um banho.
- A alta eficiência é demonstrada por um banho à base de 2 litros de água, no qual se mistura 1 colher de sopa de sal (de preferência sal marinho) e refrigerante. Você pode adicionar um pouco de sabonete líquido.
- Um conhecido banho também é feito à base de alcatrão e sabão comum, tomado em proporções iguais para 2 litros de água. Uma colher de sopa de refrigerante também é adicionada lá.
- Você pode preparar uma infusão de ervas misturando 1 colher de chá de celidônia, calêndula, lilás e casca de carvalho. A mistura deve ser despejada com um litro de água fervente e deixada por 2-3 horas. Em seguida, diluir a composição com uma pequena quantidade de água fervente para que sua temperatura alcance 38 ° C.
A duração das sessões com essas soluções é de 30 minutos. Os banhos devem ser feitos diariamente por 10 dias, cada vez após, enxugando bem os pés, depois lubrificando-os com creme medicamentoso e calçando as meias. No tratamento de doenças fúngicas, é importante usar sempre uma toalha limpa (deve ser individual para cada membro da família), trocar as meias com a maior freqüência possível e tratar a superfície interna do calçado com desinfetantes especiais. Isso permitirá não apenas livrar-se do fungo mais rapidamente, mas também evitar sua recorrência.
Pés suando
Deve-se entender que a sudorese nos pés pode estar associada a uma condição médica específica ou ser um sinal de uso de sapatos inadequados. No primeiro caso, é preciso encontrar e eliminar a causa.
Em qualquer caso, estas receitas eliminarão rapidamente a transpiração e os odores desagradáveis de casa.
- Uma das formas mais simples, mas ao mesmo tempo eficazes, de lidar com a transpiração é preparar 40 g de flores de camomila com água quente (cerca de 1 litro), insistir por uma hora. Em seguida, despeje a infusão em uma bacia por uma peneira, despeje a quantidade necessária de água.
- Outra receita de ervas envolve o uso de flores de camomila, absinto e agulhas de pinheiro, tomadas em 30 g cada, devem ser despejadas com um litro de água, insistir por cerca de uma hora e, após coar, despejar em uma bacia. Você também deve adicionar uma colher de sopa de sal e meia colher de chá de canela em pó.
- Outra receita da série “simples e eficaz” são os banhos de vinagre de maçã. Para 2 litros de água, adicione 5-6 colheres de sopa de vinagre.
A duração das sessões é de 20 a 30 minutos. Eles precisam ser feitos em um curso - em dias alternados durante um mês ou até que apareça um resultado positivo estável.
É importante lembrar que isso virá mais rápido se você curar a doença subjacente e também trocar os sapatos apertados e desconfortáveis feitos de materiais não naturais por outros melhores.
- Bandejas com permanganato de potássio também permitirão que você lide rapidamente com pés suados. Dissolva 2 g de permanganato de potássio em um copo de água e deixe por um dia. Depois disso, despeje o conteúdo do copo em uma bacia, adicione a quantidade necessária de água. Antes de usar, você deve se certificar de que os cristais de permanganato de potássio estão completamente dissolvidos. Caso contrário, você pode se queimar. O procedimento leva 10 minutos.
Fadiga e inchaço
A maioria das pessoas que fica em pé durante todo ou a maior parte do dia está familiarizada com a sensação de pernas cansadas. Eles literalmente "zumbem" e incham.
Se o inchaço não for sintoma da doença, mas apenas consequência do cansaço, pode-se fazer banhos de ervas.
- Despeje 40 g de flores de tília com um litro de água fervente e deixe ferver por meia hora. Após a filtragem, o caldo deve ser drenado para uma bacia, colocando-se 1 colher de sopa de sal marinho.
- Em vez de tília, você pode usar flores de camomila. Você pode adicionar não sal a esta composição, mas uma colher de sopa de mel.
- Uma composição à base de hortelã e urtiga ingerida em 1 colher de sopa também alivia eficazmente a fadiga. As ervas são despejadas em 500 ml de água e infundidas por 7 a 10 minutos. Em seguida, eles são colocados em uma bacia e diluídos com um pouco de água morna.
- Um banho perfumado e tônico será obtido a partir de cascas secas de laranja e limão. Você precisa tomar 1 copo de cada ingrediente, despeje um litro de água quente e ferva um pouco (5 minutos). Depois disso, basta drenar a solução para uma bacia e adicionar um pouco de água.
A duração do banho recomendada é de 20 a 30 minutos, após a sessão você deve se deitar um pouco, levantando as pernas a uma pequena altura.
Pele áspera e rachada
Os pés das mulheres tendem a sofrer mais com a secura. Isso, por sua vez, torna a pele áspera e rachada. Os banhos especiais ajudam a deixar a pele mais macia, além de hidratar e acelerar a cicatrização.
Após eles, é recomendado esfregar a pele com uma pedra-pomes, secar e lubrificar com um hidratante.
- A composição à base de erva de São João e vinagre melhorará o estado das pernas "problemáticas". Para prepará-lo, 30 mg da erva devem ser despejados com 500 ml de água e aquecidos em banho-maria por 10 minutos. Em seguida, insista por mais um quarto de hora e escorra para uma bacia, onde também despeje 2 colheres de sopa de vinagre.
- Você também pode fazer um banho de caldo de batata. É necessário ferver 200-300 g de casca de batata em 2 litros de água, em seguida, despeje o caldo resultante em uma bacia. Use depois que esfriar um pouco.
- Você pode fazer isso mais facilmente e usar amido de batata já feito. Milho também está bem. O ponto principal é que uma colher de sopa de amido deve ser despejada com um litro de água quente, misture a composição e abaixe os pés nela. Você precisa ficar neste estado por 15-20 minutos, após os quais você vai gradualmente introduzindo água limpa, mantendo-a por mais 10-15 minutos.
A duração dos procedimentos para pele áspera e gretada é de 30 minutos, devendo ser repetidos diariamente até que o quadro melhore.
- Para peles severamente queratinizadas, recomendam-se receitas com adição de óleo essencial. Para um litro de água, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e 5-6 gotas de tea tree ou óleo essencial de rosa. Em vez de refrigerante, você pode adicionar sal marinho (uma colher de sopa por litro de água), combinando-o com óleo essencial cítrico (limão, laranja, toranja).
- Se a pele áspera causou a formação de calosidades e calosidades, deve-se fazer um tratamento à base de sal marinho e amônia. Para 1,5 litros de água, adicione 2 colheres de sopa de cada um desses ingredientes e misture bem a mistura. A duração da sessão é de 15 minutos. Após o procedimento, a pele ficará macia, será possível remover calosidades e calosidades e desinfetar as pernas.
- Existe outra receita com amônia na composição. Para isso, este último é misturado com refrigerante e sabão. Cada componente é tomado em 1 colher de chá para 2 litros de água. A duração do procedimento é de meia hora, após a qual você também deve remover calosidades e calosidades e limpar os pés com uma composição anti-séptica.
- Outro escalda-pés eficaz e potente que deve ser feito por no máximo 5 minutos. Pela primeira vez, é melhor reduzir o tempo de exposição para 2-3 minutos. Para preparar a solução, dissolva 4 colheres de sopa de peróxido em 1,5 litros de água quente. Este último deve ser comprado na farmácia, 3%. Após o banho, a pele é amolecida e processada com lima ou pedra-pomes. Você pode fazer isso no máximo 2 vezes a cada 10 dias.
Dormência
Como ocorre com os pés que suam, a dormência pode ser causada por condições médicas (problemas cardíacos, diabetes) ou fatores externos (trabalho sedentário, uso de sapatos apertados). A solução para o problema no primeiro caso é o tratamento da doença de base ou seu controle cuidadoso. Se a dormência for um distúrbio circulatório de curto prazo que não é causado por uma doença, então os procedimentos a seguir ajudarão a lidar com isso e prevenir futuras ocorrências.
- Banhos de contraste permitem melhorar a circulação sanguínea. Isso exigirá 2 bacias: uma com água quente (tanto quanto você pode suportar), a segunda com gelada. Como alternativa, você precisa mergulhar os pés em cada um deles por 1 minuto.
O número de alternâncias pela primeira vez é 5-7, você pode aumentar gradualmente o seu número. Termine o procedimento mergulhando os pés em água fria. Esfregar as pernas após o banho permite aumentar a eficácia da sessão.
- Outra receita demonstra eficácia - em um litro de água, você deve dissolver 1 colher de sopa de sal marinho, 10 g de álcool de cânfora e 50 g de amônia a 10 por cento. Mexa bem a composição e mergulhe os pés nela por 10 minutos. Durante a sessão, você deve esfregar levemente as pernas. É obrigatório realizar o procedimento à noite.
- Você pode fazer um banho de mostarda seca e sal marinho, tomados em 1 colher de sopa cada, bem como ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio. A quantidade especificada de ingredientes é dissolvida em 2 litros de água quente e bem misturada. A duração da sessão é de 30-35 minutos.
Doenças das articulações
A maioria das doenças articulares é causada por depósitos de sal. Os banhos não são um tratamento, mas atuam como um procedimento adicional, realizado em conjunto com o tratamento principal.
- Via de regra, essas receitas pressupõem a presença de iodo na composição. Por exemplo, um banho à base de flores de camomila e iodo. Deve-se colocar 100 g de camomila com um litro de água, insistir e, após coar, escorrer para uma bacia. Adicione 1 colher de chá de iodo. Você pode realizar o procedimento 3 vezes por semana durante um mês ou em caso de dor, inchaço.
- Você também pode fazer um banho de 4 colheres de sopa de sal, que se dissolvem em 2 litros de água. Depois disso, 20 gotas de iodo alcoólico são adicionadas à composição. O procedimento deve ser realizado antes de ir para a cama por meia hora. Em seguida, é recomendável lubrificar as áreas problemáticas com óleo de cânfora e calçar meias de algodão.
Frio
Este banho deve ser realizado se a temperatura corporal do paciente não for superior a 37,5-38 ° C. Tem um ligeiro efeito diaforético e, portanto, antipirético.
Você pode aumentar a eficácia inalando e bebendo chás de ervas ou sucos de frutas quentes.
- Para preparar o banho, pegue uma colher de sal e dissolva em um litro de água morna. Adicione aqui 2-3 gotas de óleo essencial de agulhas (abeto, abeto, pinho). A duração do procedimento é de meia hora, sendo recomendável colocar água quente na bacia enquanto esfria no recipiente. Você pode fazer esses banhos todos os dias durante o curso da doença.
- Outra maneira fácil de lidar com resfriados, bem como com tosse e congestão nasal, é tomar banho de mostarda nos pés. Para esta receita, apenas o pó de mostarda seca é adequado, que é ingerido na quantidade de 1 colher de sopa para cada 1 litro de água. A duração da sessão é de 10 a 30 minutos, período durante o qual também deve ser adicionada água. Um ponto importante - a própria mostarda aquece, por isso a temperatura da água para esses banhos pode ser mais baixa do que para outras formulações.
Todas essas receitas são adequadas não só para banhos convencionais, mas também para banheiras de hidromassagem. É bom que fluxos de vórtice de água possam ser criados neste último, o que aumenta o efeito curativo dessas formulações.
Adendo
- O escalda-pés só deve ser preparado com ingredientes frescos e sem vencimento. Alguns deles raramente são usados pelas pessoas, então elas nem pensam na sua data de validade. Por exemplo, um recipiente aberto de refrigerante pode ser usado durante todo o ano.
- Ao usar o sal, ele deve primeiro ser dissolvido em água quente e só depois adicionado à água morna ou fria. Se você adicionar sal diretamente em uma tigela de água morna, ele não será capaz de se dissolver completamente, o que significa que o procedimento trará menos benefícios do que poderia.
As ervas agem de maneira semelhante. Eles devem ser pré-preparados e infundidos em uma pequena quantidade de água, após o que a composição resultante é despejada em uma bacia. Se você colocar ervas imediatamente em uma bacia e despeje água quente o suficiente, elas vão doar uma quantidade escassa de nutrientes.
- Os óleos essenciais são altamente concentrados e possuem um aroma forte. A este respeito, recomenda-se realizar um teste simples antes de adicioná-los ao banho. 1-2 gotas de óleo devem ser pingadas em uma folha de papel limpa e o aroma deve ser inalado após esperar 5-10 segundos. Se após 15-20 minutos você não sentir a deterioração do seu estado e o cheiro não lhe parecer incômodo ou desagradável, você pode prosseguir diretamente para o procedimento.
- O efeito do escalda-pés com óleos essenciais pode ser potencializado aplicando-os na pele. No entanto, devido à sua alta concentração, devem primeiro ser misturados com um óleo de base (azeitona, pêssego, uva). 2-3 gotas de óleo essencial são suficientes para uma colher de sopa de óleo básico. A mistura resultante deve ser misturada com um palito de madeira, após o qual pode ser aplicada na pele.
- Os óleos essenciais podem ser misturados entre si, desde que tenha a certeza da sua compatibilidade. Os óleos de camomila, menta e lavanda se combinam harmoniosamente, essa mistura alivia o cansaço, tonifica. O som principal pertencerá à menta, cujo perfume será acompanhado por um perfume sutil de lavanda. Praticamente não haverá aroma de camomila.
- Você também pode combinar lavanda, limão e alecrim para um perfume um pouco mais nítido e revigorante. Um tandem harmonioso é obtido pela combinação dos óleos de ylang-ylang e laranja (hidrata, nutre), além de um trio de óleos essenciais de lavanda, sândalo e árvore do chá (de pés suados).
- Se ervas frescas forem usadas, então elas devem ser pré-trituradas e despejadas com água fria, deixe fermentar e depois coloque em banho-maria. Ervas secas podem ser derramadas com um líquido quente imediatamente.
- Não use água fervente para a fabricação de cerveja. A temperatura da água não deve ser superior a 95 ° C. Se for para aquecer a infusão de ervas, isso deve ser feito em fogo moderado, evitando que o líquido ferva.
- Não é recomendado mergulhar os pés diretamente na água quente (com exceção de banhos contrastantes). É melhor derramar primeiro o líquido a uma temperatura de 38-39 ° C, abaixar os pés e deixá-lo se acostumar com a temperatura por 5-7 minutos. Em seguida, você pode adicionar água quente, aumentando sua temperatura para 42-45 ° C. Nesse caso, você precisa confiar apenas no seu próprio bem-estar.
- A duração ideal dos procedimentos relaxantes e cosméticos não é superior a 20 minutos, os procedimentos terapêuticos podem durar até meia hora. Um aumento no tempo da sessão em nada afeta seus benefícios, além disso, neste caso, a carga sobre o sistema cardiovascular aumenta.
- Os pedilúvios são um coadjuvante no tratamento de resfriados em crianças. No entanto, este método só pode ser usado se a criança tiver mais de 5 a 6 anos de idade. Ao mesmo tempo, é melhor cortar pela metade o número de ingredientes e abandonar o uso de óleos essenciais. Eles são bastante concentrados, é melhor substituí-los por uma decocção de ervas semelhante.
- Para potencializar o efeito do banho, pode-se realizar uma massagem. Deve ser feito logo na água, 5 minutos depois de mergulhar os pés nela. A fricção e a massagem devem ser iniciadas com os dedos, movendo-se gradualmente para cima e para cima. Sob a influência da água quente, os ligamentos tornam-se mais flexíveis e as sensações embotadas, portanto não é recomendado esfregar e esticar os tecidos muito ativamente.
O artigo contém muitas receitas que permitirão que você cuide adequadamente de seus pés. Informações mais detalhadas sobre por que isso precisa ser feito podem ser obtidas no próximo vídeo.
É muito agradável vir à noite tomar um relaxante banho de ervas. Imediatamente você sente como suas pernas estão descansando.
Eu faço banhos diferentes e aqueles descritos no artigo, minhas pernas estão melhor, não há cãibras e cansaço.