Cuidado com os pés

Máscaras esfoliantes para os pés: quais são os benefícios e como fazê-las?

Máscaras esfoliantes para os pés: quais são os benefícios e como fazê-las?
Contente
  1. Área problemática
  2. Recursos e propriedades
  3. Como fazer direito?
  4. Receitas
  5. dicas e truques

Pernas bem cuidadas são o orgulho de qualquer mulher. Pedicure bem cuidada, pele delicada dos calcanhares falam não só de limpeza, mas também da saúde de sua dona. Os psicólogos dizem que as partes do corpo que ficam escondidas da vista na maior parte do tempo determinam o nível de amor de uma mulher por si mesma.

As respostas às perguntas: o seu andar é fácil, os sapatos do dia-a-dia são confortáveis, dói a pele dos pés, segundo os especialistas, muitas vezes estão na psicossomática. Os iogues orientais concordam com os psicólogos ocidentais. Nas tradições do Oriente, os pés são um elo entre o Espaço e a Terra e também servem como um indicador da direção de uma pessoa.

Se suas pernas não estão saudáveis, vale a pena considerar se você está caminhando na direção certa da vida.

Área problemática

Os pés dos pés experimentam diariamente o peso de todo o corpo, principalmente se, devido à profissão, você tem que andar ou ficar em pé constantemente. Para as mulheres, a questão se agrava com uma homenagem à moda - sapatos de salto alto tornam as pernas magras, mas muitas vezes nos esquecemos do aumento de carga que os colocamos.

O corpo humano criado pela natureza é desenhado de tal forma que a camada da epiderme dos pés é constantemente submetida a pressões, compressão e até abrasão. Os processos metabólicos são interrompidos na camada superior da epiderme, que fica grosseira ou começa a esfoliar. Pele áspera, secura, rachaduras dolorosas e calosidades tornam-se companheiros frequentes das pernas.

Vários fatores levam à pele seca e escamosa. A mais desagradável delas são as doenças cutâneas fúngicas ou infecciosas. Você não pode prescindir de métodos médicos de tratamento e deve abordar o problema muito seriamente.

Mas também existem fatores mais comuns e modificáveis.

  • Falta de vitaminas. Principalmente na primavera.
  • Sapatos justos. E também sapatos com salto, em que o pé fica em posição não natural.
  • Exposição à radiação ultravioleta e poeira da estrada que é típico para o período de verão e sapatos abertos.

    O cuidado sistemático dos pés, incluindo cremes nutritivos, peeling e banhos relaxantes, ajuda os pés e evita problemas com a pele. A cosmetologia moderna oferece uma ampla variedade de tratamentos de spa e produtos para os pés. As receitas da medicina tradicional de nossas bisavós não perderam sua relevância.

    Um dos métodos mais comuns e eficazes de tratamento dos pés de todos os tempos é a máscara esfoliante para os pés.

    Recursos e propriedades

    As máscaras esfoliantes são um tipo de peeling que pode ser feito em um salão de beleza ou em casa. O peeling é um procedimento cosmético para remover células mortas da pele. Traduzido do inglês significa literalmente "remover a casca". Durante o processo de peeling, os poros são limpos, o fluxo sanguíneo é estimulado, as células são saturadas de oxigênio e começam a se regenerar ativamente.

    As máscaras para os pés são projetadas para limpar a epiderme, suavizar áreas mortas da pele e remover partículas mortas. As placas de pele seca nos pés não só deixam as pernas desarrumadas, mas também bloqueiam o acesso de oxigênio, inibindo a formação de uma nova camada da epiderme.

    O uso regular de máscaras melhorará significativamente a condição dos pés e sua aparência; os procedimentos subsequentes não exigirão mais uma limpeza profunda.

    Uma característica especial das máscaras esfoliantes para os pés são os ingredientes ativos que podem ser aplicados na planta do pé, mas não em outras partes do corpo. Por exemplo, a composição de algumas máscaras pode causar sensação de queimação mesmo em calcanhares endurecidos, portanto, usá-las na pele delicada do rosto ou das mãos é categoricamente contra-indicado.

    Há um grande número de receitas de máscaras esfoliantes que você mesmo pode fazer. Para isso, são adequados produtos comuns, que podem ser encontrados nas prateleiras de qualquer dona de casa. Algumas das receitas de nossas avós podem ser encontradas em farmácias ou mercados. Isso se aplica a máscaras feitas de ervas frescas e secas, polpa de frutas e pétalas de plantas.

    Mas também a indústria da beleza moderna oferece todos os tipos de cosméticos e conjuntos completos para peelings domésticos.

    Você pode alternar as máscaras, experimente uma nova a cada vez até encontrar uma receita que se adapte a você. Não se preocupe se não conseguir escolher o caminho certo de imediato, porque cada um deles terá um efeito positivo de qualquer maneira.

    Como fazer direito?

    As máscaras nos pés devem ser aplicadas gradativamente, estendendo o complexo de procedimentos por várias semanas. No processo de remoção da camada superior da epiderme, podem ocorrer microfissuras, seguidas de processos inflamatórios nas áreas danificadas da pele. Para evitar isso, os cosmetologistas recomendam organizar um procedimento de peeling para os pés no máximo uma vez por semana, e todo o curso deve ser realizado por 2 meses.

    Portanto, se você vai colocar suas pernas em ordem para o verão - não demore, comece na primavera.

    Não tente expor demais a máscara por mais do que o tempo prescrito - você não pode obter um efeito instantâneo de uma só vez, mas é perfeitamente possível danificar ou queimar a pele.

    Para atingir o efeito máximo, mas ao mesmo tempo não danificar a pele dos pés e não sentir desconforto subsequente ao caminhar, você deve seguir certas regras para máscaras de todos os tipos. As regras são para limitar o tempo e a sequência das etapas de todo o procedimento de peeling.

    • A máscara é aplicada apenas nos pés limpos, ligeiramente úmidos após a lavagem. Um banho quente de pés com ervas ou sal marinho aumentará dramaticamente o efeito da máscara. A água quente vaporizará seus pés e abrirá os poros, permitindo que o produto penetre melhor sob a camada superior da pele. Além disso, os banhos aliviam o cansaço e o inchaço.
    • Se houver ferimentos dolorosos, escoriações profundas ou cortes nos pés, é melhor recusar as máscaras até que as feridas estejam completamente curadas. As substâncias ativas na mistura da máscara podem corroer a pele já danificada. Nesse caso, você deve ter um cuidado especial com os produtos de descascamento adquiridos.
    • Depois de aplicar a máscara nos pés, coloque sacos plásticos ou protetores de calçados médicos. Isso evitará a contaminação das superfícies dos utensílios domésticos e permitirá que você se mova durante o procedimento. Já estão à venda as máscaras-meias especiais, que já vêm com a composição necessária para o peeling - basta colocá-las. As meias simplificam muito todo o procedimento como um todo, mas as análises sobre elas são ambíguas.
    • A máscara é mantida estritamente de acordo com o tempo especificado nas instruções ou receita do medicamento. Via de regra, o processo de interação das substâncias esfoliantes com a pele não dura mais do que 15-20 minutos. Este tempo é suficiente para que a mistura seja absorvida e eficaz. Não é recomendado manter a máscara por mais tempo do que o tempo prescrito - as substâncias agressivas podem danificar a pele, e as que amaciam não dão mais do que já deram.
    • Após a conclusão do procedimento, as pernas precisam ser enxaguadas em água morna corrente., se necessário, trate as áreas problemáticas com pedra-pomes. Seque os pés com uma toalha absorvente macia. Aplique óleos cosméticos ou creme nutritivo.

    É aconselhável andar com meias de algodão por várias horas após o procedimento para que a pele se acalme.

    Receitas

    As máscaras esfoliantes não se prestam a uma classificação precisa e cada mulher escolhe um remédio ao seu gosto familiarizando-se com as diferentes opções e combinações de ingredientes. No entanto, existe um fator que une os remédios mais populares e comprovados para a pele áspera dos pés. Estas são misturas contendo um dos componentes:

    • glicerol
    • argila
    • parafina.

    Com base neles, você pode fazer máscaras com a adição de vários óleos ou ingredientes à base de ervas que nutrem a pele com vitaminas.

    • Máscara hidratante com glicerina. A glicerina é um excelente emoliente para calcanhares rachados e doloridos na planta dos pés. O medicamento custa um centavo, mas o efeito é colossal. Na sua forma pura, a glicerina não é utilizada, mas é diluída em óleos, vinagre, mel ou polpa de fruta. O remédio para calcanhares rachados é uma mistura simples de proporções iguais de glicerina e vinagre a 9%. Algumas colheres de sopa são suficientes para uma sessão. A mistura é esfregada em lugares endurecidos, embrulhada em filme plástico, calça meias quentes.

    Nesse “banho” é preciso passar pelo menos três horas, a melhor opção seria deixar a máscara durante a noite.

    • Uma máscara de argila é usada para peeling profundo, ela limpa a pele, remove a camada superior de células mortas. Duas colheres de sopa de argila são fervidas com água fervente para amolecer e esfriar. Misture com algumas gotas de azeite e massaje nos pés. À medida que seca, a argila começa a atrair o excesso de partículas na sola. Para potencializar o efeito dos pés, é aconselhável massagear através das meias. A máscara deve ser mantida por 15-20 minutos, depois lavada com uma esponja (uma esponja porosa feita de material natural).
    • Máscara de parafina. A parafina no peeling age como argila - ela coleta as partículas mortas da pele. A matéria-prima para a máscara pode ser comprada na farmácia ou você pode ralar velas comuns. A parafina é derretida até o estado líquido em um recipiente de metal, que pode ser resfriado até uma temperatura tolerável. Para evitar escaldar a pele, teste algumas gotas no pulso. Se a massa não estiver muito quente, coloque os dois pés no recipiente. É necessário abaixá-la várias vezes, durante esse tempo a parafina começará a esfriar e formar "meias" nos pés. Em seguida, envolvemos nossas pernas em papel alumínio e deixamos repousar por 15-20 minutos, após o que removemos a máscara com as mãos secas.

    Como na versão anterior, as pernas podem ser levemente massageadas com o papel alumínio.

    dicas e truques

    As máscaras esfoliantes surtirão efeito apenas se aplicadas regularmente e em combinação com outros procedimentos. Não negligencie os cremes para os pés diários, os banhos relaxantes semanais. Os pés, embora escondidos durante a maior parte do ano, requerem os mesmos cuidados que o rosto ou as mãos.

    Preste atenção especial aos sapatos. Não deve impedir o movimento, esfregar ou ter um efeito de compressão. Em sapatos muito estreitos, o pé fica em uma posição não natural, o sangue não pode circular normalmente e isso ameaça não só calos, mas também doenças graves.

        Se sapatos de salto alto são o seu calçado diário, tente afrouxar os pés o mais rápido possível, permitindo que eles relaxem e "respirem".

        Cuide bem das suas pernas, pois o seu andar fácil, a beleza e a feminilidade dependem da saúde delas.

        Para uma visão geral da máscara esfoliante para os pés, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa