Cuidado com os pés

Massagem nos pés: regras e técnicas básicas

Massagem nos pés: regras e técnicas básicas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Indicações para o procedimento
  3. Contra-indicações
  4. Técnica de execução
  5. Visualizações
  6. Como fazer em casa?
  7. Dicas úteis

Todo mundo sabe sobre o poder de cura da massagem. Esta é uma das técnicas mais antigas para restaurar o corpo e tratar muitas doenças do corpo e da alma. As pernas ocupam um lugar especial na lista das zonas de massagem. Todos os dias, uma grande carga é colocada nos pés e nas pernas. Estamos tão acostumados com o fato de podermos caminhar e ficar em pé por muito tempo que simplesmente paramos de pensar sobre quais seriam as consequências do esforço excessivo dos membros sem uma recuperação efetiva e oportuna. No entanto, se você aprender os fundamentos de uma massagem adequada nos pés, poderá melhorar significativamente sua saúde, ganhar muita energia e vitalidade.

Peculiaridades

Nem todo mundo sabe que um grande número de zonas reflexas estão concentradas nos pés, que estão associadas a quase todos os órgãos do nosso corpo. Além disso, esses receptores são responsáveis ​​não apenas pelo estado físico dos órgãos, mas também pelo componente energético do corpo como um todo. A massagem mais comum das solas está na medicina oriental.

Esta técnica de tratamento é extremamente eficaz por vários motivos:

  • O corpo não é prejudicado pelo uso de medicamentos. Afinal, não é segredo para ninguém que as pílulas para o tratamento de uma doença inevitavelmente acarretam certas consequências em relação a outros sistemas do corpo.
  • A massagem tem uma abordagem sistemática do tratamento. Por meio de certos pontos em um lugar do corpo, órgãos completamente diferentes podem ser curados. Isso se deve ao fato de que tudo no corpo humano está interligado. Portanto, os órgãos internos podem ser regenerados com eficácia através da pele.

De acordo com especialistas, existem 36 pontos importantes e mais de 70.000 terminações nervosas nos pés de uma pessoa, por meio dos quais órgãos específicos podem ser influenciados. Por exemplo, os dedos dos pés são responsáveis ​​por tudo relacionado à saúde da cabeça. Calcanhares - atrás da região pélvica e joelhos. A região superior da planta do pé possui pontos associados aos órgãos da visão e da audição, assim como ao cérebro. A parte principal do pé, a mais larga, afeta diretamente o funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório, bem como do fígado.

Na base do pé existem pontos ligados pelos órgãos do trato gastrointestinal, rins, intestinos e órgãos íntimos. E a costela da sola é conectada pelo sistema músculo-esquelético.

Indicações para o procedimento

Podemos afirmar com segurança que o procedimento de massagem nos pés é mostrado a todas as pessoas, principalmente se sua atividade diária envolve muito estresse nas pernas: você tem que ficar em pé ou andar muito. É importante realizar este procedimento regularmente, então os benefícios serão perceptíveis. Você simplesmente deixará de ficar doente e terá grande sucesso na vida.

Trabalhando com pontos ativos nos pés, você pode obter os seguintes resultados:

  • aliviar o estresse psicológico;
  • livrar-se do desconforto físico;
  • diga adeus a muitas doenças crônicas;
  • prevenir o surgimento de novos problemas de saúde;
  • restaure a harmonia do corpo e da alma;
  • melhorar a qualidade do sono e descanso;
  • restaurar o corpo após estresse ou trabalho extenuante prolongado;
  • melhorar o funcionamento do sistema imunológico;
  • para estabelecer o funcionamento do trato gastrointestinal;
  • restaurar o equilíbrio dos hormônios.

E isso está longe de ser uma lista completa dos resultados milagrosos que podem ser alcançados por meio da interação física nos pés. Massagear as pernas proporciona um jorro de sangue, o que significa que melhora a qualidade da pele, proporciona-lhes uma respiração plena e fornece força para a recuperação. A fadiga é removida instantaneamente, mesmo após uma sessão. Procedimentos regulares ajudam a eliminar problemas do sistema ósseo e linfático, ajudam a prolongar a vida e preservar a juventude o máximo possível.

Contra-indicações

Os verdadeiros mestres da massagem cicatrizante dos pés assegurar-lhe-ão que não há contra-indicações absolutas para tal procedimento, porque com o manuseio adequado, pode restaurar completamente o corpo e lidar com qualquer doença. Porém, é importante entender que a formação de um especialista nem sempre permite evitar as consequências de massagens inadequadas.

Portanto, tenha cuidado ao esticar as pernas se tiver:

  • doenças oncológicas progressivas;
  • hemofilia e anormalidades no sistema circulatório;
  • tuberculose aberta;
  • problemas de urina e cálculo biliar;
  • doenças sexualmente transmissíveis;
  • problemas mentais na fase de exacerbação;
  • trombose vascular;
  • febre;
  • problemas circulatórios.

    Também é importante ter cuidado ou é melhor abster-se completamente de massagear os pés se a pessoa:

    • está em estado de intoxicação alcoólica;
    • sofre de pressão sanguínea excessiva;
    • propenso à manifestação de manifestações agudas de alergias de vários tipos;
    • experimenta náuseas, vômitos e dor no trato gastrointestinal;
    • tem infecções purulentas da epiderme, psoríase, dermatite, eczema.

    É melhor para as mulheres não massagear os pés durante a menstruação, assim como durante a gravidez, se houver complicações.

    Como a massagem nos pés tem um efeito bastante forte no estado do corpo como um todo, é importante monitorar de perto a condição da pessoa durante a sessão. Se você observar uma deterioração na condição, deve interromper imediatamente qualquer manipulação.

    Técnica de execução

    Você pode fazer a massagem sozinho em casa. Mas para isso é necessário estudar cuidadosamente todas as sutilezas e características desse procedimento. Esta é a única maneira pela qual as manipulações irão beneficiar, e não prejudicar o corpo.Se você ainda não tem certeza se é fluente na técnica de cura correta ou massagem relaxante nos pés, é melhor procurar profissionais em um salão especializado.

    O procedimento envolve o impacto não só na planta do pé, mas também nas pernas, coxas, quadril e articulações dos joelhos. Cada tipo de massagem requer treinamento e técnica específicos.

    No entanto, existem requisitos universais que você definitivamente precisa saber:

    • A sala em que ocorrerá a sessão deve ser confortável. A temperatura ideal do ar deve ser de pelo menos 22 graus. A luz não deve ser brilhante. Sons altos estranhos devem ser excluídos. Idealmente, se for um quarto calmo e sossegado com pouca luz, o que permitirá a uma pessoa relaxar completamente e fugir das preocupações do dia a dia.
    • Antes da sessão, as pernas devem ser verificadas quanto ao cumprimento de todas as regras de higiene padrão. Eles devem estar absolutamente limpos e secos. Se seus pés estão frios, você deve primeiro aquecê-los com movimentos de mão, carícias intensas. Você não pode realizar manipulações complexas com pés frios.

    É fundamental proporcionar à pessoa uma posição confortável, relaxada e estável durante toda a sessão. Um rolo macio, um travesseiro de tamanho adequado ou uma toalha enrolada devem ser colocados sob o joelho.

    • O profissional atende o paciente, desde que ele se encontre em decúbito dorsal. Se você mesmo amassar os pés, poderá assumir a posição mais confortável que não interfira com o fluxo sanguíneo.
    • É imprescindível o uso de um óleo ou creme especial para a massagem. Isso irá melhorar o deslizamento e eliminar o aparecimento de sensações desagradáveis ​​e dolorosas do contato e fricção da pele seca. É extremamente importante que a composição dos produtos seja natural. Portanto, os óleos naturais são mais usados ​​para massagem: coco, gergelim, etc. Durante a massagem, você esfrega o produto na pele, ele penetra profundamente nas células. Portanto, é tão importante que os óleos sejam de alta qualidade e naturais.
    • É necessário proporcionar ao paciente conforto e descanso não só antes, mas também após o procedimento. Em nenhum caso, não levante a pessoa logo após a sessão - dê-lhe um pouco de descanso.

    Visualizações

    As características da técnica de massagem variam dependendo do tipo de procedimento. Hoje, há um grande número de diferentes tipos de procedimentos de pé. Eles podem ser realizados de acordo com as tradições antigas e com o uso de tecnologias modernas. A escolha de uma determinada opção depende do seu estado de saúde e do resultado que pretende alcançar. Vamos listar os tipos mais comuns de massagem nos pés:

    Clássico

    Este tipo de massagem permite obter um efeito geral de fortalecimento do corpo, acelerar o processo de reparação dos tecidos, aumentar o tônus, livrar-se do inchaço excessivo e fortalecer as articulações das pernas.

    Além disso, sessões regulares de massagem clássica nos pés podem melhorar significativamente a condição da coluna. Isso é especialmente verdadeiro para funcionários de escritório, porque um estilo de vida sedentário e trabalho sedentário literalmente arruinam a saúde, especialmente se a pessoa negligencia os exercícios físicos.

    A massagem clássica nos pés, como qualquer outra, envolve o uso das seguintes técnicas básicas: acariciar, esfregar, vibrar e amassar. Todos os movimentos devem ser realizados no sentido da periferia para o linfonodo. Primeiro, você precisa massagear os pés, depois todos os principais músculos das pernas, bem como as articulações. Aqueça a pele das pernas para prepará-la adequadamente para futuras manipulações intensas. Em seguida, esfregue a pele em toda a superfície das pernas na direção indicada. Apenas tome cuidado para evitar dor excessiva. Em seguida, comece a amassar os tecidos e a etapa final da sessão será a vibração.

    Tudo isso ajudará a melhorar a circulação sanguínea e afetará o bem-estar geral de uma pessoa. Para alcançar um resultado sustentável, é necessário realizar tais procedimentos de forma sistemática, cerca de 2 a 3 vezes por semana durante um mês. Depois, você pode fazer uma pequena pausa, acompanhar a reação do corpo e reiniciar os procedimentos. A duração ideal de uma sessão é de cerca de 30-60 minutos.

    Curativo

    Este tipo de massagem pertence à categoria dos procedimentos mais graves e tem não só um efeito relaxante, mas também reabilitador. Com a ajuda de tais manipulações, você ajudará o corpo a se recuperar mesmo após doenças graves. É importante que apenas profissionais de alta classe estejam envolvidos nos procedimentos de tratamento. Não confie sua saúde a profissionais inexperientes.

    Dependendo do tipo de doença que o paciente sofre, são selecionadas certas áreas do pé que terão o impacto principal. Você também pode trabalhar em toda a perna de uma vez para maximizar o efeito de cura. Com a ajuda de certas manipulações, será possível acelerar o processo de recuperação do tecido após as lesões, livrar-se dos hematomas e melhorar o estado do corpo após a cirurgia. Muitos atletas profissionais usam regularmente esse tipo de massagem.

    A peculiaridade do procedimento reside na alternância da exposição ao frio e ao calor. O aquecimento dos tecidos é realizado por meio de envoltórios especiais com lama cicatrizante, parafina ou cremes aquecedores. Ajuda a aliviar a dor, livrar-se dos espasmos e reduzir a irritabilidade muscular. Pedras frias, gelo ou até neve são usados ​​como tratamento pelo frio. O frio permite livrar-se do edema, tem efeito antiinflamatório e anestésico.

    A intensidade desta massagem terapêutica depende da complexidade da doença. Nos casos mais graves são necessárias várias sessões por dia, enquanto para a prevenção de doenças ou para manter o resultado alcançado bastam algumas sessões semanais.

    tailandês

    A técnica de massagem de um país exótico e quente ganhou ampla aceitação e reconhecimento em todo o mundo. Os tailandeses estavam convencidos de que o principal componente da saúde humana é a harmonia do corpo físico e do espírito. É por isso que a massagem tailandesa envolve não apenas uma série de interações mecânicas em certos pontos, mas toda uma prática. O principal impacto é nos canais de energia para liberar energia e permitir que ela circule adequadamente por todo o corpo. Só assim a pessoa estará em completa harmonia com seu corpo e alma. A mente ficará calma e o corpo saudável.

    Antes de prosseguir com a parte principal da massagem tailandesa, é necessário relaxar bem a pessoa. O especialista começa com movimentos leves e medidos das coxas e tornozelos. Em seguida, vem a vez de torcer e alongar os músculos (tanto superficiais quanto profundos). Em média, uma sessão dessa terapia dura cerca de uma hora, mas não há intervalo fixo. Para alcançar um efeito terapêutico sustentável, recomenda-se fazer sessões diárias. Para fins preventivos, várias vezes a cada 2 semanas são suficientes.

    Automassagem

    Se por algum motivo você não puder entrar em contato com um especialista ou uma pessoa querida, então você pode dominar a técnica da automassagem. É igualmente eficaz e agradável. Para obter o maior efeito do procedimento, os especialistas recomendam tomar um banho com sal e óleos essenciais antes de iniciar a automassagem e, em seguida, esfregar bem os pés com uma toalha macia. Isso irá preparar sua pele e músculos para uma manipulação posterior.

    Agora prepare qualquer óleo natural e aqueça em suas mãos. Fique em qualquer posição confortável, proporcione-se paz, livre-se de sons estranhos que podem interferir em você.Agora alongue as pernas de forma consistente, dos dedos dos pés aos tornozelos, panturrilhas, joelhos e coxas. Evite a dor. Ouça seus sentimentos e seja guiado por eles. No final do procedimento, alise os pés por alguns minutos. Então não se levante, descanse por mais 10 minutos.

    É melhor fazer isso à noite para ajudá-lo a relaxar e se preparar para dormir. Aliás, você pode fazer a automassagem não só com os dedos, mas também com massageadores adicionais, que podem ser adquiridos em qualquer farmácia.

    Shiatsu

    Esse tipo de procedimento surgiu no Japão e é amplamente utilizado em todo o mundo. A essência do procedimento é insistir consistentemente em certos pontos. Antes de iniciar uma massagem shiatsu, você deve estudar cuidadosamente o mapa das terminações nervosas do pé, bem como o estado de sua saúde. Só então pode ser traçado um plano de massagem individual.

    Daoin

    Em vez disso, este não é outro tipo de massagem, mas um fenômeno da cultura chinesa. Consiste em tratar igual com igual. Pode referir-se a qualquer tipo de massagem e áreas diferentes, seja nos pés, ombros ou nádegas.

    Enlatado

    A ventosa ou a massagem a vácuo não são utilizadas para fins terapêuticos, mas sim para fins cosméticos. Com a ajuda dele, acabará deixando a pele bonita, tonificada e elástica. Esta é uma medida complexa indispensável no processo de emagrecimento. Este procedimento é realizado em muitos salões de medicina estética, mas você pode lidar com tais manipulações em casa. Esta é uma das técnicas mais eficazes no combate à celulite. Durante o procedimento, o excesso de líquido é removido, a congestão linfática é eliminada, a circulação sanguínea é melhorada e o acúmulo de depósitos de gordura sob a pele é eliminado.

    Os bancos para tal procedimento podem ser adquiridos em qualquer farmácia. O melhor é usar latas de látex ou silicone, pois não absorvem fundos, não deformam. Você só precisa de 1 frasco do tamanho correto. Para começar, tome um banho quente, limpe os pés com uma esfoliação ou uma toalha dura. Em seguida, você precisa aplicar um óleo de massagem especial com efeito anticelulite em toda a superfície das pernas. Você pode comprar na loja ou fazer o seu próprio.

    Agora é a vez das latas. Prenda o frasco em sua pele e gire-o em um círculo de baixo para cima. Vermelhidão e dor são normais e logo desaparecem. No entanto, a dor não precisa ser insuportável. É necessário manusear a lata com muito cuidado para não deixar hematomas nas pernas. No final do procedimento, você não precisa enxaguar o óleo para obter o efeito máximo. Melhor embrulhar as pernas em plástico, vestir agasalhos e iniciar a atividade física.

    Este conjunto de exercícios irá ajudá-lo a perder peso rapidamente, a tornar as suas pernas esguias e bonitas. Lembre-se de beber bastante líquido durante o treino e envolvimentos. E lembre-se de que a eficácia da massagem por si só será insignificante se você não combinar o procedimento com um treinamento intenso regular e não seguir uma nutrição adequada.

    Como fazer em casa?

    Qualquer um desses tipos de massagem pode ser feito em casa. Portanto, analisaremos outro exemplo de procedimento útil para pessoas que sofrem de varizes. É preciso ter muito cuidado, pois tal doença não permite a aplicação de técnicas agressivas, como por exemplo, latas de massagem a vácuo, mel para emagrecer.

    Mas a massagem de compressão ou drenagem linfática será uma excelente opção para pessoas com varizes.

    Em casa, esse procedimento pode ser feito com as mãos com um creme especial. Os movimentos de pressão são cuidadosamente trabalhados nos músculos da panturrilha por cerca de 15 minutos. Depois de tais manipulações, você precisa ficar na ponta dos pés e subir sobre eles de 15 a 20 vezes. Isso melhorará muito o resultado da massagem.

    Importante: este procedimento pode ser usado apenas nos estágios iniciais da doença. Se, no seu caso, as varizes adquiriram um desenvolvimento grave, é imperativo consultar um médico antes de prosseguir com qualquer ação independente em casa.

    Dicas úteis

      • No final de qualquer sessão de massagem, é melhor enxugar os pés com uma toalha macia umedecida em água quente, depois seque-os e aplique o creme.
      • Todos os movimentos que compõem a massagem devem ser suaves, causando relaxamento.
      • Se você vai a uma sessão com um especialista, mas inconscientemente não confia nele, é melhor recusar tal evento. Afinal, a massagem nos pés não é apenas um trabalho com o corpo físico, mas também uma interação com energias sutis.

      Se durante a massagem sentir muita dor, todas as manipulações devem ser interrompidas imediatamente.

      Por que você deve massagear seus pés - informações estão contidas no primeiro vídeo.

      Como massagear adequadamente seus pés, você pode aprender com o vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa