Cuidado com os pés

Massagem de drenagem linfática das pernas: para que serve e como se faz?

Massagem de drenagem linfática das pernas: para que serve e como se faz?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como isso é feito?
  4. dicas e truques

A maioria das mulheres, mais cedo ou mais tarde, começa a sentir um desconforto significativo nas pernas, especialmente após um dia difícil. Essas sensações desagradáveis ​​falam não apenas de uma deterioração da saúde devido às mudanças no corpo relacionadas à idade, mas também da perda da atratividade externa das pernas, a probabilidade de uma formação precoce de edema. Para evitar esse processo, muitas mulheres recorrem a um procedimento como a massagem de drenagem linfática. Ao mesmo tempo, é importante familiarizar-se com antecedência com as características de sua conduta e suas indicações, para não agravar o estado do corpo. Este material fornecerá respostas detalhadas a essas perguntas, além de falar sobre como fazer o procedimento corretamente.

O que é isso?

A massagem de drenagem linfática das pernas é um tipo de massagem especial de manipulação, cujo objetivo é melhorar os processos de circulação sanguínea. O objeto central de influência nesse procedimento é o corpete - o componente do sangue responsável pela remoção de várias toxinas das células do corpo. Além disso, contribui para a saturação das células com vários nutrientes.

É por causa da desaceleração do movimento da linfa que os processos de circulação sanguínea podem sofrer alterações negativas. e causam fadiga e desconforto nos membros inferiores. É a massagem de drenagem linfática que envolve o impacto não só nos gânglios linfáticos, mas também nos pequenos vasos, geralmente devolvendo a circulação sanguínea a um ritmo normal.

Durante este procedimento, ocorre a manipulação dos tecidos moles.A técnica de massagem convencional é tomada como base, mas o método de drenagem linfática é considerado exclusivamente curativo. Até foi inventado por um médico francês. Dependendo da natureza das doenças, a programação dos procedimentos e seu número são determinados.

É muito importante considerar a direção do movimento da própria linfa. Ele se move através dos capilares linfáticos para os vasos e também preenche os nódulos linfáticos e dutos. Em seguida, o líquido entra nas veias. No caso de violações significativas desse processo, com o tempo, uma doença como as veias varicosas pode se formar. Portanto, o serviço de massagem drenante linfática deve ser recorrido em tempo hábil.

Como resultado, melhorar o funcionamento da circulação sanguínea contribuirá para um aumento do tom da pele, a aparência de firmeza e elasticidade. Se você trata as veias varicosas dessa maneira, o procedimento o ajudará a se livrar da cor azulada da pele, doentia, na área das veias acumuladas.

Como profilaxia, a massagem de drenagem linfática é capaz de fortalecer as paredes vasculares e proteger as veias da expansão patológica.

O que causa o problema?

Problemas associados à desaceleração dos processos de limpeza do corpo de elementos tóxicos e prejudicando o funcionamento da circulação sanguínea, pode ser explicado por uma variedade de razões.

  • Usar roupas e sapatos desconfortáveis. Saltos ou calças muito apertados todos os dias podem levar gradualmente a uma diminuição do fluxo sanguíneo para as pernas. Alguns até optam por comprar roupas e sapatos menores sem pensar nas consequências. Com o tempo, asteriscos podem se formar nas pernas, indicando o estágio inicial do problema.
  • A ecologia tem um grande impacto. Muitas substâncias tóxicas são jogadas no ar, especialmente nas grandes cidades. E esses gases entram no corpo junto com o oxigênio. No entanto, muitas pessoas gostam de beber álcool e fumar cigarros. Esses maus hábitos impedem que o corpo se livre de toxinas em tempo hábil, portanto, com o tempo, surgem inchaços e outros problemas nas extremidades inferiores.
  • A nutrição é um fator importante. Lanches rápidos e fast food em vez de um almoço saudável e complexo, uma abundância de alimentos gordurosos e picantes afetam negativamente o funcionamento dos vasos sanguíneos, como resultado, na circulação sanguínea.

Indicações e contra-indicações

Lembre-se que a massagem de drenagem linfática é permitido fazer nas seguintes situações:

  • se você leva um estilo de vida passivo; se sofre de varizes;
  • como procedimento adicional durante o período de correção de peso;
  • se você tiver problemas com inchaço nas pernas;
  • se a circulação da linfa nos membros estiver enfraquecida;
  • com metabolismo prejudicado;
  • se você está acima do peso (o que geralmente aparece devido a um problema anterior);
  • na presença de celulite nas pernas, bem como flacidez de pele;
  • se seus pés e mãos estão constantemente frios (sinais de distúrbios circulatórios e falta de fluxo sanguíneo para as extremidades);
  • em alguns casos, mesmo o aumento da fadiga ao caminhar pode ser o primeiro sinal da necessidade de massagem de drenagem linfática.

No entanto, lembre-se de que este procedimento possui uma série de contra-indicações que devem ser levadas em consideração.

  • É importante que não haja distúrbios graves no funcionamento dos rins, coração ou sistema reprodutivo.
  • A pele deve estar livre de danos. Isso se aplica a feridas graves, bem como arranhões e cortes profundos.
  • Não é recomendado fazer o procedimento para pacientes com diabetes mellitus.
  • Em caso de câncer, a massagem também é indesejável.
  • Durante o período de resfriados, quando a temperatura corporal está acima do normal, não é recomendável fazer manipulações de drenagem linfática. Aconselhamento semelhante deve ser seguido para doenças infecciosas.
  • Com doenças das veias, como trombose, o corpo pode ser mais prejudicado.
  • Os médicos também aconselham as mulheres grávidas a não se submeterem a esse procedimento.

Visualizações

Existem duas técnicas principais para realizar este procedimento - manual e hardware.Cada um deles possui características próprias. Somente depois de se familiarizar com todas as nuances em mais detalhes, você deve escolher o método mais adequado para você.

Manual

Essa técnica envolve a manipulação da pele com as mãos.

Este tipo de massagem divide-se em dois tipos.

  • Superfície. Esta opção assume a influência em tubos capilares e pequenos navios. Com a ajuda de um procedimento semelhante, a linfa é direcionada para os gânglios linfáticos, de onde retorna já de forma purificada. Por meio dessa manipulação indolor, que também tem efeito relaxante, os nutrientes chegam aos músculos, receptores e pele.
  • Profundo. Essa técnica envolve ação direta nos gânglios linfáticos. Escolhendo essa massagem, você pode promover a vasodilatação e atingir o fluxo sanguíneo para os tecidos. Pelo fato de o procedimento ser realizado na direção do movimento do fluxo linfático, as células de gordura são decompostas e posteriormente removidas. Este método assume um impacto mais amplo no processo de circulação sanguínea.

Hardware

A massagem de drenagem linfática das pernas pode ser feita não só manualmente, mas também com vários aparelhos modernos. Um dos mecanismos populares para o procedimento é a pressoterapia. Envolve o uso de calças especiais, que são bombeadas com ar para a massagem. Nesse caso, há um efeito pontual nas pernas e, assim, os vasos são fortalecidos.

Este procedimento também é realizado com o auxílio de uma corrente. As pernas são primeiro lubrificadas com uma solução especial e, em seguida, os eletrodos são conectados. Por meio de um mecanismo semelhante, os impulsos de corrente fraca passam, afetando a circulação sanguínea. Essa técnica é chamada de microcorrente.

A massagem a vácuo é realizada com uma bomba de vácuo. Envolve um efeito na circulação sanguínea ao remover o excesso de umidade.

Utilizando procedimentos de massagens do tipo hardware, é possível atingir o resultado desejado em menos tempo, mas vale lembrar que serviços desse tipo são realizados em salões especiais e não são baratos. No entanto, um bom especialista na área de massagem manual custará de 1.500 a 2.500 rublos ou mais por sessão. Portanto, ao escolher as técnicas de massagem, considere o número de procedimentos necessários.

Como isso é feito?

Muitas pessoas preferem fazer a massagem de drenagem linfática em casa por conta própria. Normalmente, este método requer 15 procedimentos. Neste caso, é aconselhável realizá-los dia sim, dia não. Para cada perna, a duração máxima recomendada da sessão é de 7 minutos.

O procedimento é realizado em várias etapas.

  • Fique em uma cadeira confortável ou posição de cadeira. Como móvel mais adequado, pode utilizar-se um pufe para se sentar, bem como um apoio para os pés. Ele deve ser posicionado de forma que suas pernas fiquem acima do nível da pelve.
  • Aplique um creme ou bálsamo de massagem nos pés usando movimentos circulares, que devem ser suaves. Assim, a área massageada será aquecida e o movimento da linfa pelos dutos será acelerado.
  • A primeira área de massagem vai da articulação do joelho à articulação do quadril. Com a ponta da palma, é necessário realizar um movimento tipo deslizamento ao longo da região da coxa, aumentando gradativamente a força.
  • Em seguida, você precisa executar movimentos de tapinhas ao longo da coxa, de baixo para cima. Isso vai estimular a circulação sanguínea.
  • Em seguida, você precisa massagear a perna - desde os dedos dos pés até o joelho. O afago deve ser intenso.
  • Em seguida, a parte inferior da perna deve ser agarrada com as duas mãos e executados movimentos como extrusão na direção de baixo para cima.
  • Os pés são massageados pressionando em direção ao tornozelo e esfregando. Todo o procedimento é realizado com as pontas dos dedos, que sobem gradativamente pela perna.
  • Após a massagem, você não pode ficar de pé abruptamente na posição vertical. Você precisa se deitar por vários minutos.É desejável que o nível das pernas seja mais alto do que o nível da cabeça.

Também existe uma receita especial para essa massagem com ingredientes como mel e óleo.

Você pode executar corretamente este procedimento seguindo as instruções.

  • Algumas colheres de sopa de mel natural de abelha são diluídas com algumas gotas de óleo aromático.
  • Em seguida, você deve cobrir a mistura resultante nas palmas das mãos.
  • Depois disso, as palmas das mãos são pressionadas contra a superfície das pernas e, em seguida, se soltam abruptamente. Assim, é possível distribuir uniformemente a mistura de mel e ajudar na sua absorção pela pele.
  • Com o tempo, as mãos começarão a aderir com mais força aos membros inferiores. O mel também adquire um tom mais escuro e uma consistência mais espessa e começa a descascar da casca em forma de pellets.
  • Para que o resultado seja mais eficaz, após o término da massagem, deve-se aplicar na pele um agente anticelulite.

Uma característica desse procedimento é o período de adaptação. No início, podem ocorrer sensações dolorosas. Além disso, é difícil fazer essa massagem por conta própria.

dicas e truques

Para que o procedimento da massagem de drenagem linfática seja realmente eficaz, é necessário ouvir os conselhos dos médicos, bem como dos fãs de longa data desse procedimento.

Vamos considerar as recomendações mais relevantes.

  • Para que a massagem seja mais eficaz, é importante preparar a pele das pernas. Um relaxante banho de óleo essencial é uma ótima opção.
  • É necessário controlar a ingestão de líquidos durante os períodos dos procedimentos. Você precisa beber pelo menos 2 litros de líquido por dia. Mas depois da massagem por duas horas, você deve evitar beber.
  • Se o objetivo da massagem for a perda de peso, combine-a com exercícios para atingir o resultado desejado em um período mais curto.
  • Se você interromper a direção correta do movimento e massagear de cima para baixo, isso pode contribuir para a formação de edema.
  • Durante a gravidez, às vezes é recomendado fazer um curso desse tipo de massagem. É feito para mulheres grávidas não mais do que duas vezes por semana. No entanto, antes de fazer o curso, consulte o seu médico.

Avaliações de amantes desse procedimento mostram que a massagem não só melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, mas também é capaz de eliminar o estresse após um dia árduo. Além disso, o procedimento de drenagem linfática ajuda a atingir um estado de relaxamento e pode até aliviar a insônia, como em qualquer massagem intensiva. Também foi observado que essa massagem é eficaz para a linfostase. Ao combinar a massagem com uma dieta adequada e exercícios, muitos conseguiram se livrar do excesso de peso.

Assim, a técnica de drenagem linfática para a realização de massagens é uma solução muito eficaz para melhorar o estado do corpo, evitando a ocorrência de doenças vasculares das pernas e varizes, um meio de melhorar o aspecto das extremidades inferiores e de forma para relaxar e se livrar do estresse. Levando em consideração as características do seu corpo e todas as nuances desse procedimento, você pode escolher a melhor opção para sua execução.

Este vídeo apresenta a técnica de massagem de drenagem linfática das pernas para retirada rápida do edema em casa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa