Cuidado com os pés

Como cuidar adequadamente de seus pés e quais produtos você deve usar?

Como cuidar adequadamente de seus pés e quais produtos você deve usar?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Os caminhos
  3. dicas e truques

Com o início da estação quente, muitas mulheres e até homens começam a arrumar as pernas, pois o verão é a época dos sapatos abertos, vestidos curtos e shorts. Portanto, as pernas devem ter uma aparência elegante e bem cuidada.

Peculiaridades

O cuidado dos pés deve ser equiparado ao cuidado da pele e do cabelo. O estado das pernas é um dos indicadores da saúde do corpo, bem como do asseio de uma pessoa. Isso se aplica a pessoas de qualquer idade, sexo e profissão. Em sandálias ou sapatos, seu pé deve estar bonito, sem lesões, pele áspera, calosidades e outros defeitos.

Afinal, pernas desleixadas estragam toda a imagem de mulheres e homens.

Claro, existem muitos outros procedimentos diferentes para o sexo feminino. Podem ser todos os tipos de peelings, esfoliantes, máscaras e banhos. Além disso, não se pode deixar pelos desnecessários nas pernas (para isso, o belo sexo recorre a diferentes tipos de depilação). Em seguida, vem uma pedicure com revestimento de verniz para proteger a lâmina ungueal de danos e dar às pernas uma aparência impecável. Muitas pessoas ficam intimidadas com uma lista tão grande de procedimentos, mas é muito pior ter as pernas desleixadas do que passar algum tempo cuidando de si mesmo.

As pernas de uma pessoa estão sob estresse diário, o que pode causar os seguintes problemas:

  • pele áspera;
  • calos, arranhões, rachaduras;
  • inchaço;
  • veias dilatadas;
  • verrugas plantares;
  • infeções fungais;
  • Pele dolorida e irregular
  • sudorese persistente.

Qualquer um desses problemas pode afetar a todos.Todos eles estragam a aparência, por isso não se esqueça das pernas. Eles precisam de limpeza adequada, hidratação e outros tratamentos de saúde e beleza. Não apenas "folk", mas também remédios profissionais, bem como cuidados abrangentes, irão ajudá-lo a se livrar da pele endurecida e de outros defeitos em casa. Vamos considerar as principais nuances com mais detalhes.

Os caminhos

Os tratamentos SPA e a utilização de cosméticos especiais concebidos para os pés ajudam a manter a sua saúde e beleza. Mas existem outras regras básicas, sem as quais o cuidado será incompleto e até mesmo inútil.

Lazer

Estamos em constante movimento: estamos com pressa em algum lugar, estamos atrasados, corremos de manhã ou vamos ao fitness. Por causa disso, as pernas estão sob forte estresse. Como resultado, edema, calosidades podem aparecer, as veias podem se expandir. Portanto, é necessário proporcionar descanso suficiente para as pernas. Isso pode ser tão simples quanto andar descalço no gramado ou na areia. As pernas receberão um efeito pontual de pequenos grãos de areia e seixos, que terão um efeito benéfico no fluxo sanguíneo. Além disso, durante o dia, tente reservar pelo menos algum tempo para esticar as pernas e relaxar os músculos.

Exercícios

Apesar do fato de que todos os dias as pernas estão sujeitas ao estresse, elas precisam de exercícios benéficos especiais. Você pode andar nos calcanhares ou nos dedos dos pés, girar os pés ou agarrar objetos com os dedos. Isso alongará os músculos. Como resultado, o risco de inchaço é reduzido.

Prevenção de doença

O cumprimento das regras gerais de higiene é necessário não apenas para manter os pés limpos, mas também para prevenir doenças como fungos e verrugas plantares. Quaisquer lesões e inflamações são perigosas porque as pessoas não as notam até que apareçam os primeiros sintomas. E então essas doenças podem se transformar em um estágio mais grave, o que vai prejudicar não só os pés, mas também todo o corpo humano.

Os tratamentos voltados ao cuidado dos pés podem ser diários e periódicos (realizados após um determinado período de tempo).

Os procedimentos que devem ser realizados todos os dias incluem várias atividades básicas.

  • Banho de pés. Sal marinho, óleos essenciais e ervas secas são ótimos para esse procedimento. O pedilúvio limpa a pele das impurezas, alivia o inchaço após um árduo dia de trabalho e elimina o cheiro desagradável do suor. Um punhado de sal marinho ou de mesa é colocado em um recipiente com água morna. As pernas são colocadas na solução preparada e mantidas nela por 20 minutos. O sal suaviza a pele. Você também pode tomar banhos contrastantes com alternância de água fria e quente. Eles fazem um excelente trabalho com inchaço, mas são proibidos para veias varicosas.
  • Massagem. Massagear os pés pode ajudar a reduzir a dor e a fadiga nas pernas. Além disso, esse procedimento será útil para restaurar a circulação sanguínea normal. Você pode usar óleo de coco ou creme para garantir o deslizamento durante a massagem. O remédio para celulite causa um efeito de drenagem que ajuda a remover os fluidos dos tecidos. Os tornozelos devem ser massageados suavemente, do calcanhar à parte inferior das pernas. As panturrilhas são massageadas com movimentos para cima e para baixo. Use os polegares para massagear a área acima dos joelhos.
  • Limpeza da pele com escovas duras, pedra-pomes. A exposição frequente ao pó e aos grãos finos de areia pode fazer com que a pele das pernas fique áspera e fenda. Portanto, todos os dias você precisa tratar as áreas mais difíceis em movimentos circulares, retirando o excesso de pele.
  • Nutrição da epiderme. A pele das pernas precisa de nutrição diária. Para fazer isso, você pode usar cremes gordurosos especiais ou óleos naturais que irão hidratar os pés, livrando-os das áreas ásperas.

Pedicure

Separadamente, o procedimento de pedicure deve ser destacado. A lâmina ungueal, assim como a pele, precisa de cuidados.Portanto, é necessário visitar regularmente o mestre ou realizar este procedimento de forma independente em casa.

A pedicure deve ser feita a cada duas semanas, seguindo algumas regras simples:

  • a unha deve ser cortada reta sem tornar a placa muito redonda;
  • a borda da unha deve ser lixada de forma que a placa não delamine;
  • as miniaturas podem ser mais longas do que outras;
  • a cutícula é tratada com uma ferramenta especialmente projetada;
  • o envernizamento não só deixará a lâmina ungueal mais bonita e bem cuidada, mas também a protegerá de possíveis infecções fúngicas.

Os saltos também precisam de cuidados, principalmente no verão. A pele áspera é removida com uma lima especial, é aplicado um creme nutritivo.

Para evitar fissuras e pele áspera no futuro, você deve massagear regularmente com escovas duras e, em seguida, hidratar as áreas tratadas. Esfoliantes que removem o estrato córneo são eficazes. Em casa, é melhor usar meias ou chinelos de materiais naturais (algodão, lã).

Receitas populares

Como já mencionado, além dos cosméticos para os pés, você pode usar óleos naturais e decocções de ervas. Os ingredientes naturais têm um efeito positivo nas unhas e nos pés.

Além disso, a maioria dos remédios naturais pode ser comprada em qualquer farmácia a um preço acessível.

  • Os óleos essenciais hidratam perfeitamente e dão brilho saudável à pele dos pés. Além disso, eles eliminam a inflamação e curam feridas. Os óleos podem ser adicionados a banhos medicamentosos para os pés ou misturados com cremes nutritivos para aumentar o efeito. Os óleos de abacate, pêssego, amêndoa e pau-rosa funcionam bem para os pés.
  • As ervas sempre foram um remédio eficaz para qualquer doença, incluindo aquelas usadas para manter a saúde das pernas. Flores de calêndula e camomila ajudam na inflamação e arranhões. Hortelã, erva de São João e urtiga reduzem a transpiração. O caldo de batata com a adição de camomila suaviza a pele áspera. Quase todas as pessoas têm babosa em casa. A seiva desta planta cura rachaduras e arranhões. Celandine sempre foi prescrito para o tratamento de verrugas. Os pedilúvios com calêndula e camomila têm um efeito desinfetante. Ao mesmo tempo, não é necessário coletar ervas medicinais de forma independente; conjuntos prontos de flores e folhas secas podem ser comprados.

    A coleção de ervas é preparada em água fervente e as áreas da pele necessárias são tratadas com o líquido resultante ou adicionadas aos banhos.

    • Para rachaduras negligenciadas, prepare uma solução de 2 colheres de sopa de amido e 1 litro de água.
    • Você também pode molhar um pano em uma infusão de chá e ensaboá-lo com sabão em pó. Em seguida, você precisa envolver sua perna com ele e deixá-lo durante a noite. De manhã, a pele fica muito mais macia e as fissuras começam a cicatrizar.
    • Uma maçã é adicionada ao leite fervente (1 copo) e fervida por 10 minutos. Em seguida, toda a casca da fruta é retirada e a polpa é transformada em purê, adicionando-se algumas gotas de óleo de mamona. O mingau resultante é aplicado nos calcanhares endurecidos e mantido por meia hora. Em seguida, os pés são lavados em água morna. Esta compressa alivia a fadiga e o inchaço.
    • Uma máscara de pé de ovo ajudará a combater o mau cheiro. Para fazer isso, você precisa levar 1 ovo de galinha cru, 1 colher de sopa de vinagre e a mesma quantidade de óleo vegetal. Todos os ingredientes são misturados e aplicados nos pés. Use meias à noite.
    • Descascar com cascas de laranja limpa bem a pele. Para isso, a casca da laranja é seca e triturada até formar pequenas migalhas, adicionando-se azeite de oliva. A mistura resultante é aplicada na pele e esfregada com movimentos de massagem.

    dicas e truques

    No verão, as pernas chamam atenção especial.

    Se eles forem bem tratados, você verá olhares de admiração.

    E se a pele do pé for áspera, tiver rachaduras e as unhas forem desiguais, de tonalidade amarelada, então é melhor não usar calçado aberto, mas ter o cuidado de colocar os pés em ordem, entendendo isso como um regra. Para manter sempre as pernas saudáveis, as recomendações gerais devem ser seguidas.

    Sapato

    Os sapatos não devem causar desconforto. Afinal, a condição de nossas pernas depende principalmente disso. Você não deve poupar dinheiro na compra de sapatos de qualidade. Se forem botas de inverno, devem ser feitas de pele natural e couro ou camurça. O calcanhar deve estar estável para que a marcha e a postura não sejam deterioradas. Para a estação quente, você também precisa comprar sapatos apenas de materiais naturais, nos quais a pele vai "respirar". Melhor gastar um pouco mais, mas compre um item confiável que lhe proporcionará comodidade.

    Se você escolher materiais artificiais, esteja preparado para aumentar a sudorese, odores desagradáveis ​​e a probabilidade de calosidades. Esses sapatos são certamente mais baratos, mas duram apenas uma temporada. E as pernas sentirão desconforto constante.

    Além disso, os sapatos que você usa todos os dias devem ser enxaguados periodicamente. Afinal, a sujeira que fica na palmilha se acumula, o que leva ao aumento da sudorese e a um forte odor.

    Higiene diária

    As pernas devem ser mantidas limpas. Tome banho e enxágue bem os pés todos os dias. A limpeza é necessária após um árduo dia de trabalho ou treinamento.

    E durante o verão, quando a poeira entra em seus sapatos abertos, você pode lavar os pés duas vezes por dia. Para cuidar de seus pés, você pode usar sabonete comum ou gel de banho, bem como agentes antibacterianos. Sabonete anti-séptico não só lava a poeira e sujeira, mas também remove bactérias e odor de suor.

    A água deve estar morna, mas não quente. Isso ocorre porque uma temperatura muito alta pode lavar toda a camada de gordura.

    É importante lembrar que a água dura resseca ainda mais a pele. Portanto, após o procedimento, as pernas e áreas entre os dedos são enxugadas com uma toalha macia e, em seguida, o creme é aplicado. Como medida adicional, você pode diluir os banhos com sal e preparações à base de ervas, que são descritas acima.

    Hidratante

    Mesmo que você não tenha problemas evidentes na forma de pele áspera, isso não significa que seus pés não precisem de hidratação. Você pode usar não apenas cremes, mas também óleo de coco ou de oliva. Esses remédios naturais são muito benéficos.

    Auto-exame das pernas

    É muito mais fácil identificar os primeiros sintomas da doença do que tratar posteriormente sua forma crônica. Portanto, os dermatologistas aconselham examinar de forma independente a pele e a lâmina ungueal dos pés.

    Clareamento da pele

    A pele das pernas também fica exposta aos raios solares, podendo ficar vermelha. Para se livrar das queimaduras solares, você pode usar água de rosas, limão e glicerina. É necessário misturar todos os componentes e aplicar a máscara resultante na pele avermelhada. O procedimento é repetido por 3 semanas.

    Controle da hiperidrose

    A transpiração excessiva causa muitos problemas para uma pessoa. Este não é apenas um cheiro desagradável, mas também calosidades constantes. As especialidades para hiperidrose são vendidas em farmácias, mas muitas delas podem causar uma reação alérgica. Portanto, é melhor lavar os pés com mais frequência e usar meias de algodão. Você também pode fazer banhos de ervas.

    Consistência

    Para manter seus pés saudáveis ​​e bem tratados, você precisa cuidar regularmente deles. Não pense que basta ir ao pedicuro uma vez por mês. Com efeito, mesmo para manter o resultado externo, é necessário um pequeno esforço, sem falar na saúde, que exige prevenção e medidas constantes e diversas.

    Portanto, vale a pena reservar um tempo todos os dias para tratamentos de spa e bem-estar para os pés. A pele precisa ser hidratada e nutrida diariamente (principalmente para as mulheres). Mantenha as unhas sempre arrumadas. Lembre-se que o envernizamento pode minimizar o risco de fungos, que podem se espalhar facilmente em praias públicas ou piscinas. Mime-se com óleos essenciais e banhos de ervas. Não tenha preguiça de dedicar tempo a tais procedimentos, pois saúde, conforto e autoconfiança são o seu melhor investimento.

    Você pode aprender mais sobre como cuidar adequadamente de seus pés neste vídeo.

    1 comentário

    Meus saltos estão em perfeita ordem graças ao uso do "Uroderm". Eu esfrego nos calos e deixo por um tempo, e então limpo a pele amolecida com uma pedra-pomes.

    Moda

    a beleza

    casa