Sutilezas de cuidados com a pele seca
Toda mulher sabe que cuidar da pele é um ritual diário importante. Para isso, compram-se loções, tônicos, cremes, emulsões e muitos outros cosméticos. Mas existe uma regra importante - você precisa determinar corretamente o tipo de pele. Os cosmetologistas distinguem seco, oleoso e combinado. Cada tipo requer cuidado e atenção adequados, especialmente os secos, que se caracterizam por desbaste, alta suscetibilidade a influências negativas e envelhecimento rápido.
Peculiaridades
Os cosmetologistas distinguem várias características da pele seca, eles também podem ser atribuídos às características do tipo.
- Espessura. É uma pele muito fina e seca igual a uma pele fina. São características inseparáveis, uma não pode existir sem a outra. Capilares e veias são visíveis através da pele. Nela aparece couperose, da qual fica difícil limpar o rosto.
- Tendência à vermelhidão, descamação. Devido à espessura da pele, há "convidados" frequentes nela - manchas vermelhas, células queratinizadas. Eles podem aparecer por vários motivos - desde condições climáticas desfavoráveis (calor, frio, vento forte) até cuidados inadequados, como comer junk food.
- Elasticidade reduzida. A epiderme contém pouca água, por falta de umidade perde a elasticidade.
- Alta sensibilidade. Qualquer coisa, de um travesseiro a um simples toque, pode se tornar irritante.
- Sem poros pronunciados, superfície lisa.
- Baixa suscetibilidade a doenças inflamatórias da pele - acne, acne, comedões, cravos pretos. Esses problemas são possíveis na puberdade.
- Aparecimento rápido de vincos, rugas. Primeiro, o "nasolabial" é afetado, depois a área ao redor dos olhos e, a seguir, o espaço próximo aos lábios.
- A presença de manchas senis.A pigmentação é expressa na forma de sardas, manchas marrons. A área de distribuição é diferente, em qualquer caso, a detecção de novas formações é um motivo para contactar um especialista.
- Cuidado especial. Deve ser regular, de manhã, à tarde e à noite. Certifique-se de incluir nutrientes gordurosos.
- Similaridade com o tipo combinado. Muitas mulheres cometem o erro de confundir pele seca com pele mista. São conceitos completamente diferentes. O tipo seco não tem brilho oleoso, poros dilatados e inflamação em abundância.
- A pele seca pode ficar muito seca com uma sensação constante de rigidez, mesmo após a lavagem.
Existem várias maneiras de identificar os tipos de pele seca.
- Pressione o dedo na superfície da pele. Se estiver seca, a impressão permanecerá por muito tempo. Essa pressão deve ser realizada nas bochechas, testa e queixo, a fim de excluir a combinação.
- Aplique um espelho limpo na pele. A pele seca não deixa vestígios das glândulas sebáceas na superfície.
Causas de secura
Existem várias causas para a pele seca.
Todos eles são complexos, alguns são removíveis, outros permanecem para o resto da vida.
- Predisposição genética. Graças às pesquisas científicas modernas, foi possível estabelecer que as pessoas nascem com a pele seca, essa característica é determinada geneticamente. Se os pais sofreram de ressecamento, então com uma precisão de 99% pode-se dizer que a criança ficará com a mesma pele. Na adolescência, ela parecerá oleosa, propensa a inflamações e ficará mais vulnerável com a idade. Após 25 anos, o ressecamento se manifestará com renovado vigor, pois a produção de colágeno, elemento responsável pela resistência dos tecidos conjuntivos e sua elasticidade, diminui.
- Baixa atividade das glândulas sebáceas. As glândulas têm uma importante função protetora. Eles estão envolvidos na produção de hidrolipídios, que protegem a pele das influências externas. A pele seca é privada disso - ela perde rapidamente a umidade e é exposta a fatores negativos.
- Exposição frequente aos raios ultravioleta. Os cosmetologistas falam negativamente sobre o bronzeamento, seja natural ou artificial. Os raios solares e a radiação do solário reduzem as funções de proteção da pele, imunidade e promovem o envelhecimento rápido. Isso pode ser corrigido - use um creme com FPS alto - de 30 a 50, proteja-se do sol com chapéus de abas largas.
- Clima. Ar seco, ventos fortes, sol escaldante, geadas são fenômenos climáticos que afetam a pele seca. Os cosméticos os protegerão - sprays refrescantes e cremes nutritivos.
O exposto refere-se a motivos externos e é de natureza objetiva.
Existem várias razões internas e subjetivas.
- Doenças. A saúde é um componente importante da beleza da pele. Distúrbios hormonais, doenças da tireóide, doenças gastrointestinais, doenças de pele afetam a secura. Nestes casos, é necessário um tratamento adequado.
- Cuidado selecionado incorretamente. Cosméticos inadequados, lavar com água quente, abusar de cascas, esfoliantes causarão sérias consequências que nem mesmo os cosmetologistas podem eliminar.
- Maus hábitos. Fumar, o consumo excessivo de álcool pode causar secura.
Levamos em consideração a temporada
A pele seca se comporta de maneira diferente dependendo da estação - ou se torna ainda mais seca ou permanece em um estado estável. Portanto, é necessário um ajuste e uma mudança nos procedimentos de cuidado.
O cuidado sazonal é uma regra importante para manter uma pele saudável.
- Primavera e verão. Existem três princípios de cuidado - limpeza, proteção e hidratação. Para a limpeza, são usados esfoliantes leves e enzimas. Esses fundos esfoliam as células mortas, estimulam a renovação da epiderme e restauram a cor. É melhor tonificar a pele com tônicos que não contenham álcool. A hidratação é fornecida por cremes leves com proteção UV. Máscaras de limpeza e hidratação. Os géis refrescantes e hidratantes ajudam a aliviar as irritações.
- Outono. Neste momento, é melhor mudar de hidratantes leves para "artilharia pesada", para introduzir outro princípio - nutrição. Cremes densos, soros regeneradores virão em socorro, que começarão a proteger a pele. Preste atenção especial aos cuidados noturnos. Em um sonho, a pele deve restaurar suas propriedades. Os concentrados noturnos especiais terão um efeito benéfico. Introduzir uma máscara nutritiva no ritual de beleza, ela deixará a pele nutrida e hidratada.
- Inverno. É hora de cuidados especiais. O ar frio causa descamação, vermelhidão e rugas. A carga na pele é grande. Evitar esfoliantes ajudará a aliviar a condição. A principal tarefa é restaurar a barreira lipídica que protege a pele. Recomenda-se aplicar cremes oleosos nutritivos antes de sair para a rua.
Regras e métodos
Cosmetologistas são aconselhados a cumprir várias regras de cuidado.
- Determinação de necessidades. Depende de quais cosméticos e procedimentos serão usados. A principal característica do tipo seco é a falta de lipídios. É reabastecido com cremes que nutrem e fortalecem a barreira lipídica. Texturas cremosas são adequadas, no calor - gel-creme, a base da composição são óleos, lipídios. Essas substâncias estimulam a síntese de proteínas responsáveis pela resistência do estrato córneo.
- Aumento das propriedades protetoras. A regra é relevante no inverno, quando os ventos frios e as geadas enfraquecem o sistema imunológico da pele, e no verão devido à alta atividade solar.
- Usando produtos de limpeza suaves. Lavar com água quente e limpezas frequentes devem ser evitadas. A melhor opção é água fervida morna, água micelar e limpadores à base de óleos naturais de cacau e coco.
- Hidratação moderada. Estudos científicos concluíram que a pele seca geralmente contém muita umidade. A sensação de secura e aperto após a aplicação do creme surge devido a uma violação do equilíbrio hidrolipídico. Ao comprar hidratantes, deve-se atentar para a composição em que os ácidos graxos e as proteínas do leite devem estar presentes. Eles retêm a umidade e restauram as funções de proteção.
- Limpeza. A pele seca necessita de tratamentos esfoliantes e de limpeza profunda. Por sua sutileza e maciez, são selecionados os cremes à base de óleos vegetais.
- Nutrição por dentro. A pele desidratada e sensível precisa de nutrição com alimentos como nozes, feijão, peixe gordo, queijo cottage com um teor de gordura de pelo menos 9%.
- Combinação de métodos de salão e cuidados domiciliares. Isso ajudará a manter a pele em boas condições, para eliminar rapidamente os problemas emergentes.
- Seguindo um algoritmo de atendimento específico. Existem três estágios de atendimento. A manhã inclui limpeza, tonificação e hidratação. Durante o dia, são utilizadas água termal, névoa hidratante e sprays. À noite, retira-se a maquilhagem, limpa-se a pele e aplica-se um creme nutritivo.
Escolhendo um remédio
O produto certo é metade da batalha para manter a pele seca saudável.
Existem várias nuances relacionadas às recomendações gerais para a escolha de cosméticos.
- Auxiliares do tipo seco - leite, géis, espumas contendo óleos, gorduras, óleos hidrofílicos, cremes para lavar e remover a maquiagem. Eles limpam suavemente a pele sem causar vermelhidão ou irritação. Mas as receitas populares também são boas - uma decocção de camomila, hortelã, babosa, calêndula, folha de vidoeiro. Esses ingredientes são vendidos em farmácias, seu preparo e uso são simples - ferva as folhas em água fervente por 15 minutos, deixe esfriar e limpe a casca. E você também pode fazer um spray - despeje o caldo em uma garrafa com um borrifador e borrife ao longo do dia.
- A vaselina e a ceresina são componentes indesejáveis dos fundos, elas vão criar um filme na face que impede as células de sintetizar lipídios por conta própria.
- A esfoliação deve ser com partículas macias, grânulos duros danificam a pele, deixando irritação e microdanos.
- Produtos com ácidos de frutas estão completamente excluídos.Eles vão ressecar a pele ainda mais. A exposição aos ácidos só é permitida após consulta a uma esteticista e como parte dos procedimentos profissionais.
- Em prioridade - produtos com ceramidas, ácidos graxos insaturados livres, colágeno. Eles ajudarão a restaurar a barreira lipídica, protegerão contra influências externas e darão elasticidade.
O que quer que os adeptos dos cosméticos domésticos baratos digam, ele não terá o efeito adequado na pele. É melhor prestar atenção aos produtos de luxo, por exemplo, Payot, Clarins, Cliniqe tratam perfeitamente os problemas de pele. Seu custo é bastante alto, porém todos os produtos são divididos em linhas que visam o combate a determinados problemas de pele.
A melhor opção para o tratamento da pele são as marcas de farmácia. Estes incluem La Roche-Posay, Avene, Vichy.
Guia passo a passo
Os cosmetologistas são unânimes na opinião de que, para manter a beleza e a saúde da pele, é preciso desenvolver o hábito dos cuidados diários. Este é um hábito saudável, fácil de seguir e envolve alguns passos simples.
O primeiro e fundamental é a limpeza. Deve ser administrado duas vezes ao dia - de manhã ao acordar e à noite antes de deitar. A pele limpa assimila melhor os nutrientes e oligoelementos contidos nos cosméticos para a pele. Além de armazenar os produtos, os cosmetologistas aconselham lavar com iogurte ou kefir. Estes produtos renovam perfeitamente, restauram a barreira protetora.
A segunda etapa é a nutrição. Em casa, é importante respeitar a dosagem dos nutrientes.
É fácil determinar se um produto é adequado ou não - se após a aplicação do creme sentir ressecamento e rigidez, este cosmético deve ser trocado por outro.
Agora é hora de proteção. Os cremes, protetores em climas frios ou com filtro UV para o verão, evitam que você seque.
A quarta etapa é a preparação noturna. Certifique-se de limpar a pele da maquiagem, tonificar e usar cremes noturnos.
A última etapa é as máscaras semanais. As máscaras descartáveis agora são vendidas nas lojas, são convenientes e não requerem muito tempo e esforço para serem aplicadas.
dicas e truques
A pele seca não é menos problemática do que a pele oleosa com poros dilatados.
Para evitar dificuldades, os cosmetologistas recomendam seguir dicas simples.
- Observe o regime de bebida durante o dia. Cada um tem sua própria taxa de consumo de água, que depende de muitas coisas - idade, altura, peso e outras características fisiológicas. Mas existe um número geral que ajudará a encher as células de umidade - pelo menos dois litros por dia. A falta de água pode levar à desidratação.
- Selecione cosméticos decorativos dependendo do tipo e das necessidades.
- Não toque em seu rosto com as mãos sujas. A pele seca é suscetível a germes.
- Reduza as visitas a banhos, saunas, solários, piscinas. A água e o vapor eliminam os nutrientes, que são difíceis de repor posteriormente.
- Menos experiências com novas ferramentas. Consistência é a chave para uma pele bonita.
- Elimine produtos com álcool, ácidos, dê preferência a cosméticos com óleos, retinol, colágeno.
- Lave com água micelar ou água fervida, tente excluir a exposição à água da torneira.
- Recuse-se a usar marcas profissionais em casa.
- Use umidificadores no apartamento.
- Ajuste a dieta. Inclua na alimentação mais fibras, alimentos enriquecidos com ácidos graxos.
- Se possível, visite salões de beleza para procedimentos de cuidados profissionais. Biorevitalização, mesoterapia, massagem terapêutica são especialmente indicadas para o tipo seco.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente da pele seca, consulte o próximo vídeo.
Obrigado pelo artigo. A pele seca realmente não causa menos problemas do que a pele oleosa, e o cuidado é bastante específico.