Cuidados com o rosto

Espirulina em cosmetologia: quais são suas propriedades e como utilizá-la?

Espirulina em cosmetologia: quais são suas propriedades e como utilizá-la?
Contente
  1. Eficiência
  2. Contra-indicações
  3. Recursos do aplicativo
  4. Receitas populares
  5. Avaliações

Há um número suficiente de razões que explicam a popularidade crescente da espirulina na cosmetologia, tanto doméstica quanto estrangeira. Em primeiro lugar, incluem-se as propriedades úteis que este produto possui e a versatilidade que permite a sua utilização na resolução de uma variedade de tarefas, por mais complexas que sejam. A espirulina não só mantém a saúde da pele e dos cabelos, mas também devolve-lhes a beleza perdida, que regularmente encontra a sua confirmação prática.

Eficiência

Em primeiro lugar, deve-se observar que spirulina é um termo comercial, não um nome de planta. Combina dois tipos de algas verde-azuladas: Arthrospira platensis e Arthrospira maxima, muito benéficas para o ser humano, mas raramente encontradas no seu habitat natural.

Dada esta circunstância, a espirulina é cultivada em piscinas especiais, criando condições adequadas para isso: uma reação alcalina da água, calor suficiente e boa iluminação.

Quanto à composição do produto descrito, pressupõe a presença de 2 mil ingredientes simples e complexos, muitos dos quais necessários para manter a beleza e a saúde. Em particular, os seguintes componentes da espirulina têm propriedades benéficas.

  • Proteínas. Acelere a formação de fibras de colágeno - a base dos tecidos conjuntivos. Destaca-se a quantidade de proteínas contidas na espirulina, que chega a 70% do peso seco.
  • Ácido gama linolênico. Estimula os processos metabólicos nas células, o que tem um efeito positivo na taxa de renovação da camada externa da pele. O resultado natural disso é se livrar da acne e das alterações patológicas relacionadas à idade.
  • Retinol. Torna a pele lisa e elástica, reduz a pigmentação, acelera a produção de colágeno e estimula a renovação dos tecidos tegumentares.
  • Vitaminas B. Eles normalizam a respiração celular, neutralizam eficazmente a acne e prolongam significativamente a juventude da pele.
  • Vitamina C. Como um antioxidante de primeira classe, reduz os efeitos nocivos dos radicais livres. Também restaura o tom natural da pele.
  • Vitamina E. Combate eficazmente o envelhecimento, liberta a pele da descamação e restaura o equilíbrio água-lípido.
  • Macro e microelementos. A espirulina é rica em potássio, fósforo, silício, boro, magnésio, zinco, ferro, cálcio e sódio. Também vale a pena mencionar iodo, selênio, cromo, cobalto, molibdênio e germânio.
  • Pigmentos. O produto descrito contém clorofila, ficocianina e carotenóides, que contribuem para a síntese acelerada de enzimas.

Mesmo individualmente, os ingredientes listados acima são extremamente benéficos para a pele e sua combinação permite que você alcance resultados verdadeiramente impressionantes. Pelo mesmo motivo, a espirulina faz parte dos cosméticos capilares, que lhes proporcionam nutrição e fortalecimento adequados. Este produto também não ocupa o último lugar nos procedimentos corporais que envolvem o uso de misturas para embalagem.

Contra-indicações

Apesar de a espirulina poder ser utilizada pela grande maioria dos que o desejam, em alguns casos, o seu uso deve ser abandonado. Na maioria das vezes, isso se deve ao aumento da sensibilidade do corpo a um ou mais componentes deste produto, que é caracterizado pelas seguintes manifestações:

  • coceira intensa;
  • vermelhidão da pele;
  • o aparecimento de erupções na pele.

A fim de excluir a probabilidade de desenvolver uma reação alérgica, é necessário primeiro testar a mistura preparada na pele sensível do pulso. Se, após um quarto de hora desde o momento da aplicação, não surgirem sintomas negativos, a espirulina pode ser usada com segurança.

Outra circunstância que inviabiliza o uso do produto em questão é a presença de danos e irritações pronunciadas na pele. Quanto à gravidez e lactação, nesses períodos, o uso de espirulina deve ser tratado com cautela. Isso se deve à concentração dos ingredientes desse produto - inofensivo para a mãe e bastante elevada para o feto ou bebê.

Recursos do aplicativo

Uma das principais condições, cuja observância permite contar com o uso bem-sucedido da espirulina, é a regularidade dos procedimentos realizados. Você também deve levar em consideração as seguintes recomendações.

  • É aconselhável comprar espirulina na farmácia para minimizar a probabilidade de compra de um produto de baixa qualidade.
  • Antes de aplicar a máscara, é necessário limpar bem o rosto para melhor absorção de seus componentes.
  • As misturas à base de espirulina envolvem o uso de utensílios limpos e não metálicos.
  • A duração do procedimento de tratamento não deve exceder um quarto de hora. Este valor pode ser aumentado em situações com máscaras para pele envelhecida, mas não muito - para evitar pequenas queimaduras.
  • As formulações de espirulina não devem ser aplicadas nas áreas sob os olhos ou lábios.
  • Após o tempo previsto para o procedimento, resta lavar a máscara com água morna e aplicar um creme nutritivo sobre a pele.

Quanto à frequência com que você precisa fazer máscaras faciais de espirulina, deve ser semanal. Exceder esse valor pode levar à formação de manchas na pele e outros problemas provocados pelo excesso de nutrientes. Os envolvimentos podem ser realizados a cada 3 dias - assim como os tratamentos de couro cabeludo e cabelo.

Receitas populares

A prática mostra que a espirulina combina bem com muitos outros produtos que têm um efeito positivo na pele e no cabelo. Isso significa que cada pessoa do sexo feminino pode usar exatamente a receita que mais lhe convier.

Uma lista das máscaras de pele mais populares é apresentada abaixo.

  • Hidratante: 1 colher de chá misture a espirulina com 15 ml de água e adicione 2 colheres de sopa. eu. purê de pepino, no qual não deve haver cascas e sementes, e moer tudo bem.
  • Para pele oleosa: 2 colheres de chá misture a espirulina com 30 ml de água. Tal combinação é considerada clássica e, portanto, não prevê a presença de outros componentes.
  • Para acne e espinhas: 1 Colher de Sopa. eu. diluir a espirulina em 20-25 ml de caldo de camomila e adicionar cerca de 2 g de bicarbonato de sódio à mistura.
  • Rejuvenescedor: 1 colher de chá Misture a espirulina com a mesma quantidade de mel líquido, azeite de qualidade, água e requeijão rico em gordura.
  • Nutritivo: 2 colheres de chá diluir a espirulina em 30 ml de água e, em seguida, adicionar 2 colheres de sopa de cada à mistura. eu. purê de vegetais e creme de leite não muito gordo.
  • Tonificação: 2 colheres de chá misture a espirulina com 30 ml de água e a mesma quantidade de mel pré-derretido.
  • Para sulcos nasolabiais. Prepare 2 colheres de chá. gelatina, enchendo-o de água e deixando-o inchar por meia hora. Em seguida, deve ser aquecido até estar completamente dissolvido, resfriado e misturado com uma combinação que inclui 2 colheres de chá. espirulina, 30 ml de água, algumas gotas de vitamina A e 5 ml de sumo de limão fresco.

Para melhorar sensivelmente o aspecto do seu cabelo e torná-lo verdadeiramente saudável, basta utilizar as seguintes receitas.

  • Máscara reafirmante: 1 colher de chá Misture a espirulina com 30 ml de suco de cenoura e, em seguida, adicione alguns ovos batidos com 2-3 gotas de suco de limão. Em seguida, é preciso misturar tudo bem, aplicar a composição nos cabelos, cobrir com um filme, embrulhar com uma toalha e deixar por meia hora.
  • Xampu: 1 colher de chá misture a espirulina com 15 ml de leite e 1 ovo (se o cabelo estiver seco, é racional usar apenas a gema). Você também pode adicionar algumas gotas de qualquer óleo essencial à combinação. O shampoo deve ser aplicado em cabelos bem hidratados e deve ser enxaguado lentamente para obter os melhores resultados.

Destaca-se o body blend, cujo envoltório permite alcançar a vitória sobre a celulite. Para preparar tal remédio, você deve:

  • tome 100 g de argila azul ou branca, moída em pó;
  • misture com água até obter uma consistência cremosa;
  • 1 Colher de Sopa. eu. diluir espirulina em 15 ml de água;
  • misture bem todos os ingredientes.

A massa preparada deve ser aplicada nas áreas afetadas pela celulite, envolvendo-as firmemente com filme plástico e cobrindo-as com agasalhos ou cobertor por 35-40 minutos.

Avaliações

Depois de ler as resenhas sobre a espirulina apresentadas na Internet, pode-se argumentar que elas são extremamente positivas. Em primeiro lugar, os usuários observam as seguintes vantagens do produto descrito:

  • retorno da maciez, frescor, brilho natural e brilho saudável da pele;
  • livrar-se das rugas localizadas nos cantos dos olhos, na testa, pescoço e outras áreas;
  • eliminação de descamação da pele;
  • sem problemas durante a aplicação das máscaras (se devidamente preparadas, não se espalham);
  • probabilidade mínima de irritação;
  • alta eficiência de wraps com um consumo de fundos relativamente baixo;
  • minimizando a quebra do cabelo e a queda prematura do cabelo.

Quanto às críticas negativas, na maioria das vezes mencionam o cheiro da espirulina: é bastante específico e muitos não se habituam a isso.

Assim, o produto descrito não é apenas uma arma simples, mas também muito eficaz para vencer a guerra pela saúde e atratividade. As vantagens da espirulina são confirmadas por compradores comuns e cosmetologistas experientes, o que justifica plenamente seu uso.

Para informações sobre como fazer uma máscara de espirulina para rejuvenescimento e cuidados em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa