Como cuidar da pele problemática?
O cuidado diário consciente com a pele problemática ou oleosa é a chave para a beleza e pureza do rosto. Até o momento, muitas recomendações se acumularam sobre como cuidar da pele com acne. No entanto, a maioria das pessoas nunca encontrou a resposta para suas perguntas. Vamos examinar mais de perto o problema da acne e dos cuidados com a pele oleosa.
Peculiaridades
A pele problemática, via de regra, dá a impressão visual de falta de vida e abandono. A condição da pele reflete violações dentro do corpo ou cosméticos selecionados incorretamente.
A pele oleosa possui várias características que são características desse tipo de pele:
- tem um número moderado a grande de cravos, comedões, espinhas ou acne;
- embotamento do rosto;
- secreção excessiva de sebo (sebo);
- poros dilatados na zona T e nas bochechas;
- o uso de um produto à base de álcool leva à descamação.
Existem muitas circunstâncias que afetam a aparência e o desenvolvimento da acne no rosto. Eles podem ser sistematizados pela influência externa na pele e por processos internos que ocorrem dentro do corpo.
Portanto, existem vários fatores relacionados a circunstâncias externas.
- Agressividade da água da torneira utilizada para a lavagem. Normalmente, uma torneira de fluxo direto fornece água tratada com alvejante, que resseca a pele, fazendo com que ela libere sua proteção natural na forma de sebo em um volume muito grande.
- Os cosméticos escolhidos incorretamente provocam irritação e erupções cutâneas dolorosas.
- Tentando uniformizar o tom do rosto com a ajuda de densos cosméticos decorativos, é formada uma espécie de máscara que obstrui os poros e evita que a pele "respire".
- O uso de cosméticos vencidos é fortemente desencorajado.No entanto, muitos ainda pecam com isso. Mas não se esqueça que durante o uso dos cosméticos, o tubo acumula muitos microrganismos nocivos, que podem ser a origem da acne em seu rosto.
- Mudança irregular da roupa de cama, toque constante das mãos sujas no rosto. Partículas de poeira, sujeira ou graxa se depositam instantaneamente em seu rosto, obstruindo os poros.
Existem várias razões para os processos que ocorrem dentro do corpo e afetam o estado da pele.
- Falta de equilíbrio hormonal. Na maioria das vezes, a acne ocorre na adolescência, quando o corpo está se reconstruindo para um novo regime. Problemas com a glândula tireoide e a ingestão de medicamentos que contêm hormônios podem causar surtos de acne profusos, mesmo em adultos.
- Comer comida gordurosa. Muitas pessoas sabem dos efeitos adversos dos produtos nocivos na pele e no corpo como um todo. No entanto, não podem negar a si próprios o prazer de comer um prato de batatas fritas ou de temperar uma salada com maionese gordurosa. Assim, os alimentos que devem ser descartados afetam significativamente a saúde da epiderme. E o açúcar favorito de todos é um excelente terreno fértil para o surgimento e crescimento de bactérias.
- O uso de antibióticos costuma ser a causa de erupções cutâneas temporárias. Isso se deve ao fato de que os antibióticos contêm substâncias que destroem a microflora do trato gastrointestinal. Nesse caso, você não deve entrar em pânico, assim que a microflora intestinal for restaurada, todas as consequências desagradáveis de tomar o remédio irão desaparecer.
Levamos em consideração a temporada
Para entender a questão dos cuidados com a pele oleosa e problemática, é necessário levar em consideração as mudanças das estações e seus efeitos sobre a pele. Muitas pessoas notam que, no verão, a pele produz uma grande quantidade de sebo, enquanto o inverno a torna seca e tensa. É necessário hidratar a pele regularmente, independentemente da estação do ano. Mas no verão, deve haver o máximo possível. Para peles problemáticas e oleosas, cremes leves que contenham árvore do chá são adequados. É um anti-séptico natural que hidrata perfeitamente a pele no verão, ao mesmo tempo que alivia a inflamação e até resseca as espinhas. Outro excelente ingrediente é o aloe vera, que tem um efeito benéfico na condição da pele oleosa.
No inverno, as principais orientações para os cuidados com a pele são a tonificação, que ajuda a fechar os poros, e a nutrição, que restaura o nível de acidez natural da pele e a satura com vitaminas úteis.
Escolhendo cosméticos
Ao escolher um produto para a pele, é recomendável ler atentamente o rótulo. Pode haver um guia de atalho para ajudá-lo a encontrar o produto certo.
Normalmente, a legenda é imediatamente aparente e escrita em inglês.
- Clear é uma designação que avisa ao consumidor que o produto tem como objetivo a limpeza da pele.
- Pureza - como no primeiro caso, o produto promove uma limpeza suave da pele.
- Comodex - um produto com esta designação indica que a composição contém comedões.
- Acne é um limpador para pessoas com acne grave.
- Pele problemática - muitas vezes os produtos com esta designação são lançados com uma linha completa de medicamentos. Como regra, este é um tônico, gel e espuma para a pele problemática de adolescentes.
- A irritação é um remédio que visa reduzir a irritação da pele.
- A inflamação é um remédio que garante a eliminação completa da inflamação na pele.
A qualidade dos cosméticos para pele oleosa é determinada por vários fatores: remoção da irritação, eliminação da acne e pequenas espinhas, devolvendo a pele ao seu aspecto saudável original. A composição dos cosméticos de cuidado deve conter ingredientes exclusivamente naturais, como bodyag, enxofre, decocção de ervas ou extrato.
Ao dar preferência a qualquer linha de cosméticos, preste atenção ao fabricante. Uma marca que se dedica à produção de produtos anti-dermatológicos deve ter uma reputação irrepreensível e estar em dia com os consumidores. Separadamente, vale mencionar a presença de uma licença, que pode atestar que a marca testou os produtos e tem o direito de vender seus produtos para pessoas com doenças de pele. Hoje é bastante simples escolher um remédio para os seus cuidados específicos com a pele. O sortimento é extremamente variado e amplo. Dependendo de suas capacidades financeiras, você pode escolher um produto no segmento de luxo ou mercado de massa.
Você pode escolher a opção profissional ou econômica. O creme de cuidado coreano tem boas críticas do cosmetologista.
as regras
Para minimizar fugas e irritação em seu rosto, é recomendável seguir certas regras.
- Use um toner, gel ou espuma especial como limpador. Nunca lave o rosto com sabonete.
- A água usada para lavar não deve ser superior a trinta e cinco graus. As altas temperaturas da água causam a expansão dos poros, resultando em produção excessiva de sebo e vermelhidão.
- Livre-se do hábito de esfregar vigorosamente o rosto com uma toalha. Faça um movimento de absorção ao limpar o rosto depois de lavá-lo.
- O contato excessivo com a água prejudica a pele e, portanto, vale a pena lavar o rosto apenas pela manhã e à noite.
- Espremer cravos pretos em casa não é estritamente recomendado. Existe um grande risco de infecção. Qualquer salão de beleza o ajudará nesse processo. Com a ajuda de um assistente e ferramentas esterilizadas especiais, você removerá a espinha, embora sem consequências como cicatrizes e infecções.
- É aconselhável usar um esfoliante especialmente desenvolvido para peles oleosas uma vez a cada sete dias.
- Mascare regularmente e aplique um creme ou loção protetora.
- Minimize a quantidade de maquiagem em seu rosto.
- Antes de lavar o rosto, lave bem as mãos, só então proceda com os cuidados com a pele do rosto.
É muito importante escolher o creme certo para peles sensíveis ou mistas.
Em uma adolescente e em uma menina após 25 anos, ela costuma estar desidratada.
Estágios
A consistência é uma das regras fundamentais no cuidado da pele facial. A saber: limpeza, tonificação, hidratação. Vamos considerar cada processo passo a passo com mais detalhes.
A limpeza é o primeiro e mais importante passo para a pele oleosa. A pele problemática precisa de uma limpeza diária suave, o que não traumatizará ainda mais a epiderme. O gel natural ou a espuma suave são perfeitos para essa tarefa. Graças a esses produtos, a pele será limpa do excesso de sebo, reduzirá sua produção e deixará o rosto mais fosco. O creme ácido é mais agressivo.
Uma etapa igualmente importante é tonificar. Via de regra, muitas mulheres e meninas ignoram essa etapa, procedendo diretamente à aplicação do creme. E isso é fundamentalmente errado. O fato é que a espuma ou gel usado anteriormente ajudava na limpeza da pele, mas violava o nível de acidez natural da pele. Para normalizar o nível anterior, é recomendável usar um toner adequado para o seu tipo de pele. Realizando duas tarefas ao mesmo tempo, o tônico remove os restos de sujeira, que a espuma ou gel de lavagem não suportou, e restaura o pH da pele. A tonificação é uma etapa importante na preparação da pele para a aplicação do creme. Procure limpadores e toners da mesma linha de cosméticos. Na maioria dos casos, esses produtos funcionam bem uns com os outros para fornecer um cuidado abrangente da pele.
A etapa final do cuidado com a pele problemática é a hidratação.Existe a opinião de que a pele oleosa não necessita de uma hidratação adicional com creme, pois ela própria secreta uma grande quantidade de gordura. Deve-se notar imediatamente que isso é uma ilusão. O fato é que mesmo a pele oleosa e problemática precisa de um hidratante leve. O uso regular de produtos que contenham álcool com o objetivo de eliminar a acne e o brilho na zona T ressecam muito a pele. Isso faz com que a epiderme produza o máximo de sebo possível para hidratar a pele da maneira usual. Opte por um hidratante ou loção leve. Evite óleos faciais ou produtos nutricionais, pois podem obstruir os poros.
Uma medida adicional para ajudar a limpar a pele pode ser a descamação. Recomenda-se realizá-lo no máximo duas vezes por semana, de preferência antes de deitar, para que a epiderme tenha tempo de se recuperar. A descamação pode remover a sujeira persistente dos poros. Enxágue o agente de descascamento com água fervida em temperatura ambiente.
Adendo
Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a minimizar erupções no rosto. Em primeiro lugar, proteja a epiderme da influência do sol. Não abuse da cama de bronzeamento. Embora o bronzeamento visual torne a acne menos perceptível, na realidade ele apenas agrava a inflamação. Para finalizar, a maioria dos produtos desenvolvidos para tratar a pele problemática aumenta a sensibilidade da pele aos raios ultravioleta. Nesse sentido, existe um risco elevado de aparecimento de manchas senis.
Preste atenção nas máscaras contendo argila branca, também chamada de caulim. É um excelente absorvente, removendo a sujeira até mesmo dos poros mais profundos e minimizando a produção de sebo. Óleo da árvore do chá, lavanda, camomila, sálvia e calêndula são aliados na luta contra a acne e a irritação.
Obviamente, apenas a aplicação de uma máscara não substituirá um tratamento completo, mas a máscara é capaz de secar inflamações, estreitar os poros e uniformizar o tom da pele.
Evite blush ao usar maquiagem. O fato é que é esse produto que mais frequentemente contém óleos que obstruem os poros. Você pode substituí-los por sombras secas do tom que você precisa. Para peles problemáticas e oleosas, também é recomendável abandonar as bases densas, em vez de usar um corretivo ou corretivo. Em vez de pós compactos, dê preferência aos soltos. Faça uma abordagem responsável na seleção de cosméticos. Veja mais de perto as linhas de cosméticos vendidas nas farmácias. Como regra, esses cosméticos contêm uma pequena quantidade de zinco. Previne o entupimento dos poros, proporcionando um leve efeito de ressecamento.
Você aprenderá mais sobre como cuidar adequadamente da pele com problemas no vídeo a seguir.