Sutilezas do cuidado da pele facial após 20 anos
Devido às alterações da pele relacionadas com a idade em determinadas épocas, é necessário ter um cuidado especial com a pele do rosto. Depois de 20 anos, muitas meninas percebem que o estado do rosto está se deteriorando, observam-se os primeiros sinais de alterações relacionadas à idade. Mas nem todo mundo sabe o que precisa ser feito para prevenir e eliminar esses fenômenos. Este artigo discutirá em detalhes os principais processos que ocorrem na pele do rosto no período de 20 a 30 anos, bem como métodos para seu controle e prevenção.
Peculiaridades
A pele jovem, cujo dono tem pouco mais de 20 anos, caracteriza-se pela elasticidade. Além disso, na maioria dos casos, umidade suficiente é retida na pele do rosto. Em alguns casos de instabilidade hormonal no período de até 25 anos, pode aparecer acne, mas não na mesma quantidade que na adolescência. No entanto, é nessa idade que é melhor começar a cuidar da pele de forma abrangente e planejar cuidadosamente os procedimentos necessários para o futuro.
Após os 25 anos, os processos do corpo mudam e, como resultado, a pele do rosto começa a perder a preciosa umidade. Portanto, há uma sensação de aperto, rugas e uma deterioração geral do estado.
Lembre-se de que esse processo não acontece instantaneamente, então, mesmo que você não observe mudanças visíveis, isso não significa que elas ainda não tenham começado a ocorrer.
Via de regra, entre 25 e 30 anos de idade, o quadro hormonal volta ao normal e a acne praticamente não aparece na maioria das mulheres.
Perto dos 30 anos, o processo de perda de umidade também continua e, na ausência de cuidados adequados, também aumenta. Além disso, começa a aparecer um maior número de rugas, o que exige foco no combate às mesmas.
No entanto, se você observar um desvio desse padrão, deverá entrar em contato com um dermatologista o mais rápido possível.
as regras
Para cada período de idade, existem certas regras, cuja observância permite prolongar a juventude da pele do rosto e melhorar significativamente a sua aparência.
Dos 20 aos 30 anos, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- Não sobrecarregue seu rosto com maquiagem. A abundância de produtos decorativos, além de poluir os poros, também vai fazer você parecer mais velha. O uso prolongado de cosméticos pode provocar processos de envelhecimento prematuro, especialmente se você usa cosméticos de baixa qualidade e não os lava à noite.
- Você não pode espremer espinhas. Esse processo é repleto de infecções e o aparecimento de processos inflamatórios ainda maiores. Além disso, cicatrizes e cicatrizes podem permanecer no local da acne.
- Tente excluir o fast food da dieta, uma vez que alimentos condimentados e gordurosos têm um efeito negativo sobre o estado da pele. Alimente-se bem, experimente comer mais frutas e vegetais ricos em várias vitaminas.
- Tente dormir pelo menos 8 horas por noite. A falta de sono também pode provocar envelhecimento precoce, piora o estado geral da pele do rosto, diminuindo seu tom. Também é útil usar uma máscara de dormir especial, especialmente se você gosta de dormir de bruços.
- Proteja seu rosto da exposição ao sol desde tenra idade. Certifique-se de comprar cremes especiais após calcular o filtro FPS necessário com antecedência.
Após 25 anos, você precisa cumprir as seguintes regras de cuidado da pele:
- Observe se seu tipo mudou, execute um teste para determiná-lo. Após mudanças hormonais, o rosto pode adquirir maior ressecamento ou vice-versa - teor de gordura.
- Além disso, nessa idade, vale a pena optar por cosméticos, especialmente com um creme. É melhor usar um creme específico por pelo menos um ano após completar 25 anos. Se você costuma trocar de fundos, então não são excluídos os efeitos colaterais que podem piorar a condição da derme.
- Também vale a pena escolher um creme para a região dos olhos, dada a presença de todas as vitaminas necessárias. Observe que a composição contém vitamina E, ácidos de origem floral e fitoestrógenos.
- O uso de um creme noturno é adicionado à lista de tratamentos faciais. Deve ser aplicado imediatamente antes de deitar por um quarto de hora, depois o excesso é retirado.
- O uso de soros também se tornará um novo procedimento.
As regras acima são projetadas para um período de idade de 25 a 27-28 anos, dependendo das características individuais do organismo. Para cuidar adequadamente de sua pele aos 28-29 anos, é importante levar em consideração as nuances adicionais associadas ao aparecimento de rugas.
Para que os procedimentos sejam eficazes em qualquer idade, preste atenção à sua saúde, verifique os níveis hormonais, consulte periodicamente um dermatologista e um cosmetologista.
Em diferentes épocas do ano
As meninas devem lembrar que em diferentes épocas do ano, vários fatores externos afetam a pele do rosto, principalmente do lado do clima e do meio ambiente. Após 20 anos e até antes, a pessoa deve ser protegida de tais influências.
No verão, o sol é muito ativo, a exposição excessiva aos raios ultravioleta sobre a pele pode desidratá-la e provocar um envelhecimento precoce. Para proteger o rosto dessa exposição, recomenda-se o uso de filtros solares especiais com FPS. Seu indicador pode ser diferente - de 15 a 40, um número específico mostra o tempo durante o qual o creme protegerá o rosto ao sol. Se, sem proteção, a exposição aos raios é segura por 25 minutos, então a figura do FPS mostra quantas vezes esse mínimo aumenta.
Portanto, escolha um creme com base no tempo que você passa fora. Lembre-se de que você precisa aplicá-lo no rosto não só na hora de ir à praia, mas também quando sai de casa com sol.
Além do creme, proteja adicionalmente a pele ao redor dos olhos, usando óculos escuros com sombreamento ideal para você, não descure chapéus.
No verão também é melhor abster-se do procedimento de peeling, pois é nesta época do ano que os raios ultravioleta atuam mais intensamente, reduzindo a eficácia do procedimento.
No inverno, o sol é substituído por outra influência - o vento. As rajadas de vento frio secam significativamente a pele do rosto, por isso necessita de hidratação adicional. Use hidratantes não apenas em casa, mas também antes de sair de casa. Além disso, pule a esfrega vigorosa e beba mais água.
No outono e na primavera, quando a pele, como todo o corpo, costuma sofrer de deficiência de vitaminas, é necessário introduzir o uso de soros para o rosto. Eles são aplicados algumas vezes ao dia sob um creme noturno ou diurno e penetram nas camadas profundas da derme. Além disso, essas estações são as mais favoráveis para o descasque, uma vez que o sol não atua de forma tão agressiva, e ao mesmo tempo não há vento forte, como no inverno.
Estágios
Para cuidar bem da pele do rosto, é necessário o uso de uma abordagem integrada, que consiste em três etapas: limpeza, tonificação e hidratação da pele. Todos são baseados em princípios gerais, mas o procedimento em si é diferente para diferentes idades.
No período até 25 anos, deve-se usar espumas de limpeza, bem como géis especiais se você for proprietário de pele com alto teor oleoso. Nesse caso, esses recursos devem ser usados regularmente, de preferência duas vezes ao dia - de manhã e à noite. Se sua pele tende a ficar seca, escolha produtos de limpeza com textura cremosa ou oleosa. Evite usar sabonete, que na maioria das vezes enrijece o rosto e às vezes leva à descamação. O ideal é que as meninas realizem o procedimento em dois estágios.
Primeiro, você precisa livrar-se completamente da maquiagem, especialmente se estiver usando ativamente base e protetor solar. O óleo hidrofílico o ajudará com isso. É aplicado no rosto com movimentos de massagem e lavado suavemente com água morna sem espirrar no rosto. No processo de enxágue, o produto adquire textura espumosa e remove completamente os vestígios de maquiagem.
Na segunda etapa, deve-se lavar o rosto com espuma, gel ou sabonete de textura cremosa. Algumas vezes por semana, além dos agentes espumantes, você também pode usar formulações com partículas abrasivas que esfoliam todas as células mortas e ajudam a limpar ainda mais os poros. Os produtos mais comuns para esses fins são esfoliantes. Os proprietários de pele oleosa são aconselhados a atentar para a presença de ácidos em suas composições, que auxiliam adicionalmente na eliminação da acne e outras imperfeições. Mas não é recomendado para meninas se livrarem das partículas de queratinização com a ajuda da descamação, uma vez que sua pele é capaz de se recuperar sozinha após a esfrega.
As jovens frequentemente negligenciam uma etapa tão importante como o enfraquecimento., embora seja ele quem permite hidratar e restaurar o equilíbrio da pele após os procedimentos de limpeza. Depois de usar o esfoliante, a pele fica particularmente estressada, especialmente se for sensível. Vários toners sem álcool aplicados com um algodão restauram o equilíbrio das células e também removem a vermelhidão.
Também é recomendável prestar atenção ao fato de que existem remédios universais. Seu uso pode substituir um processo de duas etapas.
Mesmo que entre os 20 e 25 anos a pele pareça bastante saudável e elástica, isso não significa que os procedimentos de hidratação devam ser negligenciados. São a aplicação de um creme no rosto, que não só mantém o equilíbrio da hidratação, mas também fornece à pele os nutrientes necessários.É muito importante levar em consideração o tipo de pele, pois dependendo dela a hidratação pode ser leve ou intensa.
Para um tipo seco, é melhor escolher cremes que maximizem o suprimento necessário de umidade., remova a descamação e dê elasticidade. Para peles mistas, formulações com textura média são adequadas. Já aqueles com acabamento oleoso devem optar por um produto de textura leve que tem a função adicional de remover o brilho. Se você tem um tipo de pele problemático, use o creme com cautela, mas escolha a opção que mais se adapta a você individualmente, em consulta com um especialista.
Acima dos 25 anos, recomenda-se o abandono total do uso de sabonete para a lavagem. Além dos géis de limpeza e esfoliantes adequados ao seu tipo de pele, você também pode experimentar a esfoliação. Pode ser realizado com mais eficácia em salões de beleza, enquanto formulações especiais de ação profunda são aplicadas no rosto e, em seguida, removidas junto com as células mortas da pele. A maquiagem a partir dos 25 anos é removida com produtos que afetam delicadamente várias partes do rosto, principalmente a pele ao redor dos olhos.
A tonificação deve ser feita com loções ou tônicos especiais. Eles também devem ser isentos de álcool. Nesse caso, é desejável que a base do remédio fosse um extrato de ervas medicinais.
Preste atenção especial aos tratamentos hidratantes. É importante selecionar cremes que levem em consideração as mudanças na pele relacionadas ao envelhecimento e que sejam enriquecidos com todas as substâncias necessárias. Após 25 anos, a composição dos fundos deve incluir vitaminas P, A, C, E, que ajudam a reduzir os sinais da idade e são excelentes antioxidantes. Também vale a pena prestar atenção aos ácidos contidos nos cremes.
Para a área ao redor dos olhos, vale a pena comprar um creme separado, pois após 25 anos é importante prestar atenção especial a essa área particular do rosto. As rugas de expressão tornam-se perceptíveis, e um creme regular não permite que elas sejam alisadas, bem como elimina inchaços e hematomas como um creme para a região dos olhos. Você precisa usá-lo algumas vezes ao dia, imediatamente após os procedimentos de limpeza.
Recomenda-se escolher produtos com ácidos florais ou de frutas, pois também ajudam a suavizar as rugas.
Receitas
Muitas mulheres preferem realizar procedimentos independentes para tonificar, rejuvenescer e hidratar a pele em casa. Para este caso, existem muitas receitas que permitem às raparigas com mais de 20 anos cuidar da própria pele com as próprias mãos. As máscaras mais eficazes são para todos os tipos de pele.
Gema de ovo e máscara de rosa mosqueta. Para o seu preparo, uma colher de sopa de roseira brava deve ser colocada em uma garrafa térmica com um copo de água fervente e deixada por algumas horas. Em seguida, misture 1 colher de chá da infusão filtrada com a gema de um ovo de galinha, meia colher de chá de mel, além das vitaminas A e E, ingeridas em uma quantidade de 10 gotas. Por 20 minutos, a composição resultante deve ser aplicada na pele do rosto e, em seguida, removida com água fria.
A máscara de batata também é nutritiva. É necessário fazer purê de batata com uma batata, misturando-o com leite morno e 1 colher de chá. manteiga. A consistência da mistura deve ser o mais homogênea possível. É aplicado no rosto limpo por 10 minutos e lavado com água em temperatura ambiente. Este tratamento ajuda a nutrir a pele.
Uma receita muito simples para limpar e nutrir a pele com farinha de aveia embebida em água fervente. Despeje algumas colheres de sopa em 3⁄4 xícara de água fervente e deixe por 10 horas. Decorrido o tempo, a mistura é aplicada sobre a pele limpa por um quarto de hora. Em seguida, é lavado com água morna.
Adendo
Para que seus tratamentos faciais sejam bem-sucedidos, considere o conselho de cosmetologistas:
- Antes de comprar cosméticos de uma determinada empresa, leia atentamente as críticas a respeito. Existe a possibilidade de produtos defeituosos serem liberados.
- Não se empolgue com o procedimento de lavagem de contraste.Isso pode afetar negativamente o estado dos vasos sanguíneos.
- Uma massagem facial não será um procedimento supérfluo. É amplamente utilizado no campo da cosmetologia profissional, e você também pode fazer isso sozinho. A massagem regular irá suavizar ainda mais a pele.
- Livre-se dos maus hábitos. O álcool e o fumo saturam a pele com toxinas adicionais, tendo um efeito negativo sobre ela.
Assim, qualquer menina precisa começar a cuidar do rosto desde muito jovem. Se você realizar os procedimentos complexos indicados, visitar uma esteticista e monitorar sua saúde de forma independente, poderá minimizar as alterações cutâneas relacionadas à idade após 20 anos.
Para os princípios básicos dos cuidados com a pele facial, veja o vídeo abaixo.