Cuidados com o rosto

Como fazer uma massagem facial em casa?

Como fazer uma massagem facial em casa?
Contente
  1. Benefícios da massagem facial
  2. Contra-indicações
  3. Preparação
  4. Tipos e técnicas
  5. Avaliações

A massagem facial não é apenas um procedimento agradável e relaxante, mas também muito útil. Em um bom salão, o curso desses procedimentos vai custar muito dinheiro, mas você pode fazer uma massagem eficaz em casa, por conta própria. É verdade que esse tipo de massagem requer uma preparação separada, pois tem muitas nuances. Neste artigo falaremos sobre como realizar diferentes tipos de massagem facial e automassagem.

Benefícios da massagem facial

A pele do rosto e pescoço é muito complexa, estão literalmente impregnados de receptores nervosos, responsáveis ​​por uma variedade de sensações tácteis e de temperatura. A massagem permite aumentar o fluxo sanguíneo para a pele e estimular os receptores. As terminações nervosas respondem imediatamente com uma série de impulsos ao cérebro e aos centros nervosos. Como resultado, um ou outro "programa de ação" é lançado no corpo e começa a funcionar em condições um tanto diferentes.

É bem sabido que a massagem é uma medida eficaz para a correção e tratamento de muitas doenças neurológicas, doenças do sistema músculo-esquelético. A massagem facial também não deve ser subestimada: se aplicada corretamente, as técnicas de massagem produzirão um efeito que excede o efeito mesmo dos cosméticos anti-envelhecimento mais caros.

Nenhum creme anti-envelhecimento, lavagem facial ou lifting, por definição, pode substituir a massagem. Portanto, o mais confiável é o tipo de cuidado em que bons produtos são combinados com massagem. É simples, é perfeitamente possível fazer por si mesmo.

É muito fácil avaliar os benefícios de tais procedimentos. Basta entender que o aumento da circulação sanguínea na pele leva a uma melhora da imunidade local, fazendo com que as espinhas se tornem "hóspedes" raros. O fluxo linfático melhora, o metabolismo torna-se mais intenso, o fluxo sanguíneo ativo permite que os tecidos faciais sejam mais bem saturados de oxigênio.

Como resultado, a tez torna-se mais saudável, as rugas finas são suavizadas, as profundas tornam-se menos pronunciadas, o metabolismo da gordura é normalizado. Mesmo a pele mais oleosa fica equilibrada e a seca é hidratada naturalmente.

Alguns argumentam que uma boa massagem pode ser uma alternativa perfeitamente aceitável à cirurgia plástica. Há alguma verdade nisso, mas apenas uma fração - as técnicas de massagem permitem que você se livre de pequenos defeitos. É claro que um queixo triplo e bolsas flácidas sob os olhos não serão superadas pela massagem. Mas mesmo neste caso, certamente haverá um certo efeito corretivo.

A pele do rosto está envelhecendo porque a síntese de colágeno e elastina nas camadas mais profundas da derme diminui. A massagem permite dar um “empurrão” a este processo - as substâncias necessárias à elasticidade e ao frescor da pele começam a ser produzidas de forma mais ativa.

A massagem facial, se feita corretamente, pode realmente fazer maravilhas, e quanto mais velha for a mulher, mais pronunciado será o efeito de tal efeito (tantos "problemas" locais ainda não se acumularam na pele jovem de um jovem de 20 anos velha). Vários aspectos úteis podem ser destacados:

    • a estimulação dos receptores melhora o estado do sistema nervoso;
    • um pronunciado efeito anti-envelhecimento é observado;
    • os contornos do oval do rosto são estreitados;
    • melhora o estado da pele - torna-se mais lisa, macia e elástica, as manifestações de acne diminuem;
    • os vasos ficam mais fortes;
    • o inchaço é significativamente reduzido.

    Além de tudo isso, a massagem facial é um procedimento de relaxamento que permitirá que você relaxe e restaure a força e o humor após um dia agitado.

    Contra-indicações

    Como qualquer procedimento de massagem, este tipo de massagem tem não só vantagens, mas também contra-indicações. Em um salão de beleza ou clínica de cosmetologia, onde uma mulher se candidata a esse serviço, o dermatologista é capaz de avaliar a totalidade dos pré-requisitos para possíveis complicações. Em casa, principalmente se a mulher está longe da medicina em geral, não é fácil entender se é possível fazer massagem facial ou se é melhor abster-se.

    Se os requisitos de segurança forem negligenciados, o efeito dos procedimentos não será o que a mulher espera - seu rosto não apenas não melhorará, mas poderão ocorrer mudanças negativas em todo o corpo como um todo.

    Portanto, antes de iniciar um curso de massagem facial domiciliar, é muito importante se familiarizar com a lista de contra-indicações para tal manipulação.

      • O nervo facial está danificado. Se uma mulher teve ou está tendo problemas com a condição do nervo facial devido a uma doença inflamatória ou lesão, ela não deve fazer uma massagem em casa. Você precisa de uma consulta com um neurologista e, muito provavelmente, uma massagem terapêutica será prescrita, que é feita por massoterapeutas profissionais para finalidades completamente diferentes.
      • Infecção herpética. Se atualmente existem feridas de herpes na pele (manifestações de herpes simples do primeiro tipo), deve-se evitar a massagem para não espalhar a infecção. Em um estado de remissão, a massagem pode ser realizada se o terapeuta permitir.
      • Eczema. Tanto o eczema seco quanto o exsudativo indicam a presença de um processo patológico auto-imune no corpo feminino. Se forem observadas erupções na face, a massagem é contra-indicada até que a doença subjacente seja curada.
      • Lesões fúngicas da pele. Estamos falando de qualquer infecção fúngica causada por uma grande variedade de fungos patogênicos. A massagem, neste caso, está associada à disseminação e ao aumento da área afetada.É necessário entrar em contato com um dermatologista ou especialista em doenças infecciosas, fazer um curso de tratamento com antifúngicos, e só então conversar com um médico sobre a possibilidade de automassagem no rosto para fins cosméticos.
      • Violações de hemostasia. Se a mulher tem coagulação sanguínea prejudicada, mesmo pequenos ferimentos causam sangramento bastante grave e, ao menor toque da pele com pressão, hematomas são formados, massagem e automassagem da área facial não são recomendadas. Você precisa ir a um hematologista e fazer o tratamento. Além disso, não massageie enquanto estiver tomando medicamentos anticoagulantes.
      • Doenças cardiovasculares, trombose. Em mulheres com patologias cardíacas agudas e com a maioria dos tipos de defeitos cardíacos e vasculares, a massagem pode causar um mau funcionamento do sistema cardiovascular. A massagem facial é contra-indicada em mulheres com histórico de trombose e derrames.
      • Processos tumorais no corpo. A presença de tumor maligno é contra-indicação absoluta à massagem facial. Se a neoplasia for benigna, é necessária uma consulta preliminar com o médico assistente, pois existem tumores que podem degenerar em malignos, e é melhor evitar manipulações com eles.
      • Hipertensão. O grau e o estágio da doença não importam. Todos os tipos de doenças são motivo de recusa da massagem facial devido ao risco acrescido de uma crise hipertensiva.
      • Quaisquer infecções virais, doenças bacterianas em fase aguda. Essas são contra-indicações relativas à massagem, uma vez que uma mulher pode muito bem começar a se submeter a um curso de massagem depois que a doença estiver curada.
      • Pioderma, erupções purulentas ou elementos individuais na pele do rosto. Este grupo de contra-indicações inclui não apenas espinhas purulentas, mas também furúnculos, carbúnculos e outras doenças. A massagem só é possível após o tratamento e restauração da pele.

      Um grande número de manchas na face, papilomas.

      Pós-operatório.

      Procedimentos cosméticos realizados recentemente: peeling químico, levantamento de fios, limpeza de ferragens.

      Se for difícil avaliar sua saúde por conta própria, não tenha preguiça de visitar seu terapeuta local. Qualquer médico qualificado responderá facilmente à sua pergunta.

      Preparação

      É imperativo preparar-se adequadamente para a massagem principal. Neste caso, não importa o tipo de massagem prevista. As etapas preparatórias são sempre as mesmas. Vamos considerar seu algoritmo.

        Remova os cosméticos decorativos do rosto, lave bem a pele com água morna e seque com um guardanapo ou toalha macia. Ignorar esse estágio provavelmente levará ao entupimento dos poros da pele com partículas de cosméticos decorativos e sujeira, o que será o início do aparecimento de cravos pretos feios e desagradáveis, que também são propensos a infecções e subsequentes inflamações.

        Faça um penteado bem cuidado, tire os cabelos para que não caiam no rosto, não interfiram em você e não se emaranhem. É melhor prendê-los em um rabo de cavalo ou um coque na parte de trás da cabeça. Se o corte for curto, use uma touca médica especial, que você pode comprar em qualquer farmácia.

        Nos casos em que o tipo de massagem envolve o uso de óleo ou creme, certifique-se de alargar os poros - faça um simples banho de vapor, vaporize o rosto, pode usar uma esfoliação para limpar os poros se a pele for oleosa ou mista.

        Aplique uma toalha macia umedecida com água morna no rosto por cinco minutos. Isso ajudará a melhorar a circulação sanguínea e a preparar delicadamente a pele para os tratamentos de massagem.

        Verifique se suas mãos estão limpas. Melhor lavá-los com sabonete antibacteriano. Eles devem estar secos e quentes no início da massagem. Se seus dedos estão frios desde o nascimento, esfregue as palmas das mãos e os dedos intensamente para aquecê-los.

        Remova correntes do pescoço, brincos das orelhas, anéis e pulseiras das mãos.

        Sobre isso, o treinamento inicial pode ser considerado concluído. É hora de passar para o segundo estágio, precedendo esta ou aquela técnica de massagem.

        Aplicar na pele do rosto um produto que facilite o deslizamento e nutra a derme com vitaminas. Você pode usar leite fortificado, mas melhor - um óleo de massagem especial para o rosto e decote. É melhor recusar uma nata gordurosa, por exemplo, uma nata de bebê. Lembre-se de que o gel de aloe, mousses são mais indicados para mulheres com tipo de pele mista e oleosa. Para aqueles com tipos de pele normais, óleos e cremes hidratantes são adequados. Para mulheres com pele seca, óleos e cremes gordurosos podem ser usados ​​para massagem. Se a pele for especialmente sensível, propensa a alergias, a massagem é feita com óleos vegetais naturais (pêssego, por exemplo, ou azeitona) ou vaselina.

        Aplique um produto adequado com movimentos suaves e leves, acariciando cada parte do rosto ao longo das linhas dirigidas do centro do rosto para a borda (do centro da testa às têmporas, do nariz às orelhas, do centro do queixo às aurículas). Massageie levemente para nutrir e preparar a pele por 5 a 10 minutos. Você pode ouvir música agradável e relaxar. Quanto mais relaxados neste momento estiverem todos os músculos faciais, melhor será o efeito após a sessão.

        Aqueça seu rosto. Bata levemente com a ponta dos dedos na testa, queixo e bochechas. Leve a mandíbula um pouco para a frente e deixe-a "pender", relaxe, bata na pele sob o queixo com os dedos. Massageie o rosto com leves movimentos circulares com as palmas das mãos abertas. Com as costas das mãos, alise a pele ao longo da linha da parte inferior do rosto, do queixo às orelhas, de baixo para cima.

        O "aquecimento" preparatório dura cerca de 5 minutos. Depois disso, você está pronto para iniciar a sessão principal. É hora de escolher o tipo e a técnica.

        Tipos e técnicas

        Existem muitos tipos e técnicas diferentes de massagem facial. A escolha da metodologia depende de quais metas você definiu. Uma massagem rejuvenescedora, anti-envelhecimento ou reafirmante não é como uma massagem profunda e curativa. Hoje existem várias das técnicas mais populares, mas deve-se ter em mente que novas técnicas aparecem regularmente.

          Vejamos alguns tipos de massagens especialmente populares e eficazes.

          • Clássico. Este complexo de técnicas permite suspender os processos tróficos da pele, além de suavizá-la e torná-la mais limpa e elástica. O complexo baseia-se na ação de acariciar, esfregar, amassar e vibrar, como qualquer massagem clássica.
          • Plástico. Esta é uma massagem modeladora, ou como os cosmetologistas profissionais gostam de chamá-la, “escultural”. Permite remover coisas desnecessárias, apertar o oval do rosto, formar novos contornos e contornos, corrigir um queixo duplo insignificante ou inicial. Baseado em fricção e pressão intensas, pressão translacional. É recomendado para mulheres com mais de 50-55 anos, bem como para todas aquelas cujas formas necessitem de correção.
          • Japonês (shiatsu). Esta massagem pertence à categoria de acupressão. É realizado com a ponta dos dedos de acordo com o esquema dos pontos biologicamente ativos da zona facial. Cada ponto é executado em círculos, pressionando e segurando, batendo por 5-10 segundos. Os movimentos são permitidos apenas ao longo do fluxo linfático.
          • Vácuo. Para essa massagem, você também precisará de um massageador facial a vácuo. É instalado em uma área específica do rosto e cada um deles é trabalhado por 5 minutos: testa, bochechas, queixo. Você não deve instalar o massageador a vácuo no espaço sob o queixo e também não deve massagear a área da boca e do pescoço. Todos os movimentos são feitos exclusivamente na direção das linhas de massagem.
          • Drenagem linfática manual. Esta massagem tem um efeito rejuvenescedor pronunciado. As técnicas podem ser qualquer: esfregar, acariciar, circular e arquear, desde que todas sigam a direção do fluxo linfático. Essas linhas preciosas são mostradas no diagrama.
          • Hardware ou massagem ultrassônica não é possível em casa. Esses procedimentos requerem equipamentos caros e um especialista que saiba como trabalhar com eles. Mas você também pode conseguir o efeito em casa fazendo a massagem certa, além dos dedos, com outros dispositivos auxiliares, por exemplo, bastões ou um rolo, além de usar remédios naturais. A massagem com mel é muito popular. Se não houver alergia, você pode tentar.

          Regras e recomendações gerais

          Qualquer massagem que você fizer, deve ser estritamente aderir a regras gerais que ajudarão a tornar os procedimentos seguros e benéficos.

            • Você não deve fazer massagem facial todos os dias. Isso é desnecessário. A frequência ideal é considerada a frequência de sessões em dias alternados ou dois dias depois. Mulheres após 25 anos podem ser limitadas a uma ou duas sessões por semana, após 30 anos - você precisa fazer 2-3 sessões por semana, após 40 - pelo menos três, após 45 - 3-4 sessões.
            • A massagem não é feita quando se quer ou quando chega a hora, mas durante os cursos. Normalmente 10-15 sessões, com a taxa de repetição indicada acima. Após sua última sessão, faça uma pausa de 3-4 semanas. Para mulheres após 45-50 anos, a duração da pausa pode ser reduzida para 3 semanas.
            • A duração de uma sessão, juntamente com as etapas preparatórias, não deve exceder 20 minutos. Depois de terminar o procedimento, reserve alguns minutos para descansar. Deite-se, relaxe os músculos do rosto e só então você poderá se lavar.
            • Na estação fria, massageie antes de dormir. No verão, pode-se realizar o procedimento a qualquer hora, pois depois de meia hora você pode sair de casa sem o risco de espasmo dos vasos sanguíneos aquecidos e dilatados.
            • Mude as técnicas, alterne os cursos. Se 10 sessões de massagem japonesa forem deixadas para trás, dedique o próximo curso às técnicas chinesas, massagem tibetana ou massagem de pinça (se você tiver problemas com acne). O terceiro curso é uma nova técnica. Gradualmente, você entenderá qual das técnicas é mais adequada para o seu rosto.

            Avaliações

            As avaliações sobre a massagem facial em casa para mulheres não são piores do que sobre a massagem no consultório da esteticista. O principal é fazer tudo certo. Para um efeito rejuvenescedor, algumas mulheres aconselham esfregar soluções de óleo de vitaminas A e E, que podem ser compradas na farmácia, na pele antes da massagem. Com eles, os resultados são ainda mais impressionantes.

            Muitas pessoas notam que as técnicas clássicas e japonesas são as mais fáceis e eficazes, boas críticas sobre a técnica de drenagem linfática. O resultado geralmente é perceptível após 2-3 sessões.

            Os especialistas recomendam abandonar esta ou aquela técnica se o resultado não for visível após 10-12 dias - ou a técnica não é adequada para esta mulher ou a massagem está sendo feita incorretamente. Vale a pena reconsiderar a situação e, quem sabe, optar por outro método de massagem facial.

            As reações alérgicas, o entupimento dos poros da pele não ocorrem com tanta frequência como os cosmetologistas alertam quando se fala em massagem em casa. Isso é compreensível - os cosmetologistas precisam ganhar dinheiro com alguma coisa e, portanto, é benéfico para eles sustentar mitos sobre os perigos e as consequências da automassagem facial.

            Como fazer massagem facial em casa, veja o próximo vídeo.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa