Óleo de bergamota: propriedades e dicas de uso
O óleo essencial de bergamota é conhecido por suas propriedades únicas há muito tempo. Na maioria das vezes, o produto é usado como um produto cosmético. Ele está incluído nos produtos das marcas mais conhecidas no campo da cosmetologia e da perfumaria. Qual é a singularidade deste óleo e como usá-lo corretamente? Vamos tentar entender esse problema.
Composição
O produto é feito a partir da casca de frutas, flores e folhas. O líquido resultante tem um gosto amargo, mas tem um cheiro de fruta fresca, pelo que é apreciado nos círculos da perfumaria. O aroma cítrico acalma o sistema nervoso, relaxa, reduz a ansiedade e melhora o humor.
Mas o principal valor da consistência verde-amarelo não está em seu aroma, mas em sua rica composição química.
Considere os componentes de um produto milagroso.
- Limonene. Essa substância combate os carcinógenos e também tem um efeito positivo nas células do fígado. A planta contém aproximadamente 49% de limoneno.
- Acetato de linalila. Este elemento é a fonte do incrível aroma da fruta. Sua participação no óleo essencial é de 17%.
- Linalool. Essa substância dá ao óleo o cheiro de lírio do vale. Tem um efeito calmante no sistema nervoso e circulatório. O produto contém cerca de 10%.
Em geral, a composição da fruta não é totalmente compreendida. No entanto, sabe-se precisamente que o produto contém elementos úteis como bergapten, nerol, citral, pineno, canfeno.
Recursos benéficos
O uso de óleo aromático é universal, e em cada caso combate eficazmente o problema devido às seguintes propriedades medicinais:
- antibacteriano;
- anti-inflamatório;
- antiespasmódico;
- sedativo;
- analgésicos.
A rica composição do óleo e suas qualidades benéficas permitem sua utilização em muitos casos.
Com depressão
Durante a depressão, o paciente sente uma sensação de desesperança, fadiga crônica, indiferença à vida, perda de apetite. Freqüentemente, essa condição é tratada com medicamentos que têm muitas contra-indicações e levam a consequências negativas para a saúde física.
O óleo de bergamota é um tratamento mais suave e seguro para a depressão. Basta deixá-lo cair na palma da garrafa, esfregar algumas gotas nas têmporas e na região do pescoço, e os sintomas da depressão são bloqueados, a pessoa se acalma e surge um interesse pela vida.
Sob estresse
Em caso de sinais de estresse, a pessoa experimenta constante excitação, ansiedade. Existem centenas de remédios atualmente em domínio público que podem ajudar a controlar o estresse, mas muitos são viciantes. Portanto, o óleo deste cítrico é uma opção alternativa que não tem efeitos colaterais e alivia bem os sintomas dessa condição.
O produto estimula os hormônios do humor serotonina e dopamina, reduzindo assim a ansiedade.
A droga tem um efeito particularmente ativo em combinação com óleo de lavanda. Por exemplo, ambas as variedades podem ser colocadas em uma lâmpada de aroma e um perfume relaxante pode ser inalado ao longo do dia.
Para dor
Dor na cabeça e nos músculos, cãibras - este remédio surpreendente pode novamente lidar com esses problemas. Para isso, é necessário diluir 5 gotas do produto na base base e massagear a área dolorida. Isso também pode ajudar a reduzir os sintomas causados pela artrite ou reumatismo. É permitido apenas respirar o cheiro do óleo.
Para problemas digestivos
O óleo de bergamota promove a produção ativa de sucos digestivos, para que os órgãos possam lidar facilmente com a quebra dos alimentos e sua excreção. A ferramenta tem um efeito benéfico no bom funcionamento dos intestinos e também ajuda a restaurar o funcionamento do trato digestivo após o envenenamento. Em caso de distúrbios associados à digestão, você deve mergulhar 4-5 gotas de óleo na pele do abdômen, repetir uma vez por dia.
Ao curar feridas
As qualidades anti-sépticas do óleo permitem uma desinfecção eficaz de feridas e escoriações. Essa ação não deve ser tomada de ânimo leve, pois as bactérias presentes na ferida podem provocar o aparecimento de infecção ou tétano. Depois de lubrificar um algodão com óleo, você deve tratar a área danificada da pele. Os micróbios morrerão e o tecido afetado se curará.
Com febre
As doenças causadas por bactérias no corpo costumam causar febre. Se você colocar uma lâmpada de aroma ao lado da cama e inalar o cheiro da bergamota a cada dois dias à noite, isso aliviará os sintomas de estresse, diminuirá a temperatura e matará os micróbios, tanto externos quanto internos.
Para doenças da cavidade oral
Misturar 3-4 gotas de óleo com um copo de água é um bom enxaguatório bucal. A solução pode ser usada não apenas como método de prevenção, mas também para reduzir a dor de dente e eliminar a inflamação das gengivas.
Para resfriados
O óleo de bergamota é freqüentemente usado como remédio para resfriados. Ajuda a lidar com os micróbios, alivia o corpo de toxinas e reduz o acúmulo de muco no trato respiratório.
Recomenda-se inalar o aroma da bergamota ao longo do dia para ajudar a combater os vírus. Se durante a doença ficar difícil respirar, basta inalar o óleo da garrafa. E se você diluir o remédio em água quente, obterá um bom remédio para inalação.
Contra-indicações
Apesar dos benefícios inestimáveis que o óleo de bergamota traz para o corpo, este medicamento também possui algumas contra-indicações que devem ser observadas.
- Como qualquer óleo aromático, ele torna a pele mais sensível ao sol, o que pode causar queimaduras e bolhas. Para evitar essas consequências, é melhor não se expor ao sol enquanto usa o óleo em áreas abertas da pele.
- Em casos raros, pode ocorrer intolerância individual aos componentes do medicamento, portanto, é recomendado testar a sensibilidade do medicamento antes do uso.
- Na aplicação é sempre necessário diluir o óleo de bergamota no óleo base.
- Mulheres grávidas devem consultar um médico antes de usar. O mesmo se aplica ao período de lactação.
- Deve-se ter cuidado ao usar o remédio para pessoas que sofrem de diabetes mellitus, uma vez que a bergamota pode baixar os níveis de açúcar no sangue.
Aplicação em cosmetologia
O óleo de bergamota é mais amplamente usado em cosmetologia. É amplamente utilizado por empresas de cosméticos para a produção de produtos para a pele, unhas e cabelos. Vamos examinar mais de perto os benefícios do medicamento para cada caso específico.
Para cabelo
Pelas suas propriedades o produto é capaz de prestar um serviço inestimável à saúde capilar, a saber:
- elimina caspa e seborreia;
- controla o trabalho das glândulas sebáceas;
- nutre e regenera as células ciliadas danificadas;
- impede a seção transversal e aumenta o crescimento;
- dá um brilho saudável.
Existem várias maneiras de usar o óleo para a saúde do cabelo.
- Aroma penteado. Lubrifique o pente com 3-5 gotas de óleo e penteie com ele. Se o problema estiver ocorrendo, você poderá aplicar o método todos os dias durante um mês. Para a prevenção, algumas vezes por semana é o suficiente. Este método de aplicação nutre o cabelo com substâncias medicinais, garante o seu crescimento ativo. Ao mesmo tempo, é melhor abandonar os pentes de metal e plástico, pois esses materiais, reagindo com o produto, podem causar consequências negativas. É preferível escolher um aparelho de madeira ou escova. O pente deve ser lavado após cada procedimento. Em caso de dores de cabeça ou irritação no couro cabeludo, a penteabilidade com aromas deve ser interrompida.
- Massagem. Neste caso, é necessário aquecer o óleo base e misturá-lo com 6 gotas de óleo de bergamota. A solução deve ser massageada no couro cabeludo por 10 minutos. Mais 10 minutos após o término da massagem, os cabelos devem ser bem enxaguados com shampoo. Este método de aplicação fortalece o cabelo, promove o seu rápido crescimento, nutre e hidrata.
- Aditivo shampoo. Para fazer isso, adicione óleo de bergamota a uma porção do shampoo e enxágue o cabelo da maneira usual. Aos poucos, o cabelo fica mais macio e sedoso, cresce rapidamente devido ao fluxo de sangue para o couro cabeludo.
- Máscaras. A vantagem desse método é sua versatilidade. A máscara com óleo de bergamota é indicada para mulheres com qualquer tipo de cabelo e ajudará a superar qualquer problema.
Considere as opções de máscara mais populares.
- Para aumentar o crescimento. Esmague 8 tabletes de fermento de cerveja, misture com 2 gemas e 2 colheres de chá de chá verde, adicione 6 gotas de óleo de bergamota e agite bem. Aplicar na raiz do cabelo por 2 horas. Repita o procedimento diariamente por 2 semanas. A máscara foi projetada para fortalecer e prevenir a queda de cabelo.
- Para cabelos danificados. Despeje 25 g de pão preto com 2 colheres de sopa de soro de leite aquecido, amoleça. Adicione 10 gotas de óleo. Lubrifique os cabelos com a mistura por 1 hora. Realize a sessão duas vezes por semana durante 2 meses. A ferramenta é capaz de eliminar os danos ao cabelo causados por estresse químico ou mecânico.
Para cara
O produto é conhecido por suas propriedades antibacterianas e cicatrizantes, graças ao qual pode combater os seguintes problemas de pele facial:
- acne e pós-acne;
- comedões;
- poros dilatados;
- cor irregular da derme;
- violações do equilíbrio hidrolipídico;
- manchas pretas.
É possível aplicar o óleo adicionando-o a produtos convencionais para o rosto - gel de lavagem, loção de limpeza, creme hidratante. É melhor adicionar éter gradualmente e não a todos os produtos de uma vez, caso contrário, você poderá sofrer queimaduras ou desidratação da pele do rosto. Proporções aproximadas - 20 gotas do produto por 200 ml de gel de limpeza, 10 gotas - por 200 ml de tônico, 10 gotas - por 45 ml de creme. É melhor escolher uma composição para adicionar éter.
Você pode usar a mistura todos os dias, porém, não se esqueça que o óleo torna a pele mais sensível e vulnerável aos efeitos da luz solar, por isso é recomendado combinar seu uso com filtros solares.
Além disso, seria bom fazer máscaras faciais simples e de alta qualidade.
Você pode usar uma das receitas abaixo.
- Para uma limpeza profunda. Misture cinco gotas de éter de bergamota com 1 colher de sopa de óleo de semente de uva e aplique a substância no rosto. Resista à máscara por 10 minutos. Enquanto se lava, massageie bem a pele. Você pode aplicar a máscara uma vez a cada 7 dias. Com o uso regular, as impurezas nas profundezas dos poros são limpas.
- Contra a hiperpigmentação. Faça uma mistura de 1 colher de sopa de argila branca, 1 colher de sopa de mel e a mesma quantidade de leite, acrescente 5 gotas de éter. Aplique a consistência por meia hora. Repita a sessão semanalmente por 3 meses. O objetivo dessa máscara é reduzir a intensidade da pigmentação.
Para unhas
As substâncias que compõem o óleo de bergamota, permitem que você o use em conexão com os seguintes problemas:
- tendência das unhas a fungos;
- Crescimento lento;
- placa ungueal fraca.
Existem várias maneiras de usar o óleo para a saúde das unhas.
- Massagem. Coloque 2 gotas de óleo nas costas da mão e esfregue bem sob as unhas até absorção completa. Com o uso regular, a lâmina ungueal é fortalecida, as unhas são branqueadas e ganham um brilho natural. Recomenda-se fazer esta massagem todos os dias, a duração do curso é de 2 semanas. É permitido usar este método continuamente durante a manicure.
- Adicionando ao creme. Cada aplicação de creme para as mãos pode ser seguida pela adição de 1 a 2 gotas de óleo ao hidratante. Aos poucos, as unhas vão se fortalecendo, vão parar de descamar, as fissuras vão sendo eliminadas.
- Banho de banheira. Você pode preparar um banho de mão seguindo a seguinte receita: faça uma solução de sal marinho e água pura quente na proporção de 1 colher de chá a 400 ml, pingue 5 gotas de óleo de amêndoa e 3 gotas de bergamota, ylang-ylang e éter de toranja. Mantenha as mãos na consistência resultante por um tempo e, em seguida, esfregue levemente com uma toalha para que o óleo seja absorvido. Esta receita é recomendada para ser aplicada uma vez por semana durante um período de 3 meses. Esse banho hidrata a pele das mãos, nutre as unhas com vitaminas e restaura a lâmina ungueal destruída.
Para corpo
Para que o produto beneficie a pele do corpo, recomenda-se tomar banhos de acordo com as seguintes receitas.
- Hidratante. Dissolva 10 gotas de éter em 300 ml de leite morno. Deite-se na banheira por 15 minutos. É aconselhável fazer isso todas as semanas durante 1 mês. Esse banho é capaz de superar a insônia, aliviar a fadiga crônica e hidratar a pele do corpo.
- Contra a inflamação. Adicione duas gotas de óleo a 300 ml de vinagre de maçã. Deite-se na banheira por 10 minutos. Repita o procedimento todas as semanas durante 3 meses. A receita foi elaborada para livrar a pele da acne nas costas e nos ombros, eliminando irritações.
Avaliações
Em geral, as opiniões dos consumidores do óleo essencial de bergamota são positivas. As pessoas são atraídas pelo aroma cítrico que melhora seu humor e as incentiva a trabalhar. Algumas pessoas usam uma lâmpada de aroma pela manhã para começar o dia com energia. As mulheres usam óleo à noite depois do trabalho, quando o corpo já está cansado, mas a casa ainda está cheia de tarefas.
Existem compradores que fazem repelentes de insetos a partir do óleo.Os consumidores compartilham receitas de remédios caseiros seguros para proteger um apartamento contra moscas, formigas e mosquitos. Muitas pessoas usam o óleo simplesmente como ambientador, observando que é bom para eliminar o cheiro de tabaco ou comida queimada.
Avaliações negativas estão associadas à ineficiência do produto. Segundo os consumidores, a fragrância dura muito tempo apenas na roupa, na pele ela desaparece rapidamente. Alguns também tiveram reações alérgicas ao óleo de bergamota.
Para obter informações sobre como usar o óleo de bergamota no rosto, cabelo e corpo, veja o próximo vídeo.