Cabelo colorido

Como restaurar o cabelo após a tintura?

Como restaurar o cabelo após a tintura?
Contente
  1. Como a tinta prejudica o cabelo?
  2. O que fazer se o cabelo cair?
  3. Como recuperar?
  4. Procedimentos de salão

Desde os tempos antigos, qualquer mulher queria ter lindos cachos grossos. Nos séculos passados, ingredientes naturais foram usados ​​para mudar a cor do cabelo. Agora, para obter a cor desejada, são utilizadas tinturas de cabelo modernas com uma ampla paleta de cores. Todos eles contêm todo um conjunto de componentes químicos que ajudam a alcançar o resultado desejado, ao mesmo tempo que prejudicam os cachos. Muitas vezes, após o tingimento, surge a questão de restaurar os cabelos danificados. Antes de responder, primeiro você precisa entender como a tinta afeta a condição dos cachos.

Como a tinta prejudica o cabelo?

Se você olhar o cabelo ao microscópio, verá que em sua estrutura se assemelha a escamas de peixe. Quando estão bem cuidadas, saudáveis ​​e limpas, as escamas se ajustam perfeitamente e brilham. Quando você aplica tinta sobre eles, ela levanta as escamas e penetra no cabelo. Com coloração frequente, a condição piora a cada vez. Eles se tornam finos e fracos como resultado do que começam a quebrar ou, pior ainda, a cair. Portanto, a qualidade e os componentes constituintes da tinta são de grande importância.

A maioria das tintas contém peróxido de hidrogênio e amônia, que afetam agressivamente a saúde dos cachos. Os cachos sofrem especialmente com uma mudança radical na cor, por exemplo, ao tingir tons escuros em tons de loiro ou branco. Nesse caso, você precisará de vários tratamentos para obter os melhores resultados. Se você tem fios crespos e crespos, então o uso intensivo de tintura pode danificar sua estrutura, após cada tintura o cabelo enfraquece.

De acordo com o método de ação e a duração do efeito, as tintas podem ser divididas em três grupos.

  • Sombreamento. Os mais seguros, pois não penetram no cabelo, mas permanecem apenas na superfície. Pela mesma razão, via de regra, eles são rapidamente eliminados. Outra vantagem dessas tintas é que muitas vezes você pode alterar a cor dependendo de seu desejo.
  • Semi-permanente. Eles contêm peróxido de hidrogênio, não amônia. Assim como os tingidos, permanecem na superfície do cabelo, sem penetrar em suas profundezas, são removidos gradativamente. Mas com o uso regular, eles podem reter a cor por mais tempo.
  • Permanente. Eles estão entre os mais persistentes, mas também prejudiciais aos cabelos. Eles contêm elementos químicos prejudiciais. Eles penetram no cabelo, destroem os oligoelementos e tornam-no fino e fraco.

É preciso ter cuidado com a escolha da tinta, para não economizar nas mais baratas. É melhor optar por aqueles que contenham vitaminas, ingredientes à base de plantas, minerais e outras substâncias úteis. Além disso, essa tinta irá adicionar brilho extra ao cabelo e torná-lo mais gerenciável.

Em qualquer caso, após a tintura, precisam de cuidados extras para manter os cabelos saudáveis ​​e prevenir a queda.

O que fazer se o cabelo cair?

A perda de cabelo é um processo natural do corpo humano. Isso se deve à renovação das células do couro cabeludo. Perdemos 3-4 fios de cabelo em uma hora. No entanto, se fardos inteiros ficarem sempre no favo, já é um motivo para contactar um especialista. É possível e independente, mas com cautela, realizar o tratamento. Primeiro, você precisa estabelecer a causa da perda. Se isso for devido a uma condição de saúde, então alguns métodos são adequados para o tratamento, se o motivo for diferente, então o tratamento é diferente. As principais razões para este problema.

  • Estado de saúde. Se o sistema endócrino funciona mal, os níveis hormonais são interrompidos, o que, por sua vez, afeta o cabelo. Com uma imunidade fraca, todo o corpo enfraquece.
  • Medicamentos. Alguns medicamentos em sua composição podem conter substâncias que afetam negativamente a condição do cabelo (antidepressivos, medicamentos para pressão ou artrite e assim por diante). Além disso, a falta de vitaminas e minerais no corpo humano pode afetar negativamente o cabelo.
  • Cuidado impróprio. Alguns produtos modernos para adicionar brilho e beleza ao cabelo podem conter produtos químicos prejudiciais em sua composição. Além disso, o uso frequente de um secador de cabelo, ferro ou modelador de cabelo também pode levar à queda de cabelo.
  • Ecologia. A água poluída, o ar, que nem sempre notamos e aos quais não damos importância, também afetam o estado da pele e dos cabelos.

E você não pode fazer isso de uma vez, você precisa constantemente seguir a direção escolhida. Você pode começar com uma nutrição adequada. É importante que o corpo receba constantemente vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo, é necessário seguir a dieta alimentar, tentar excluir o fast food e os lanches rápidos, incluir vegetais e frutas na dieta e uma quantidade suficiente de água limpa.

Visite médicos - especialistas na área (tricologista, terapeuta, endocrinologista). O médico irá prescrever testes e conduzir um exame. Na ausência de problemas de saúde e doenças ocultas, você pode usar cosméticos ou remédios tradicionais para cuidar dos cabelos.

    Além disso, a prevenção de perdas é o cuidado adequado.

    • Lave o cabelo no máximo duas vezes por semana. Por recomendação de especialistas, a cabeça deve ser lavada à medida que fica suja, mas não mais do que duas (para cabelos oleosos - três) vezes por semana. Na superfície de cada cabelo existe uma camada lipídica que o protege das influências nocivas externas. O uso frequente de shampoos lava essa camada, o cabelo fica indefeso, enfraquece e cai.
    • Use máscaras e bálsamos orgânicos. É aconselhável aplicá-los algumas vezes por semana.As infusões à base de extratos de camomila, urtiga, bardana ou calêndula são as mais adequadas. Eles darão nutrientes e vitaminas ao seu cabelo.
    • Limite o uso de aparelhos de modelagem. Tente aparar as pontas em tempo hábil.

    Para resolver o problema da queda de cabelo, além dos cuidados com os cabelos, é muito importante seguir regras simples. No calor, esconda o cabelo sob um chapéu ou lenço e, no frio, coloque um chapéu quente. Uma boa nutrição, um estilo de vida saudável e um pouco de exercícios fortalecerão o sistema imunológico e ajudarão a resolver o problema.

    Como recuperar?

    Se, no entanto, você conseguiu estragar o cabelo após uma tintura malsucedida, ou se já tingia a cabeça há muito tempo, deve-se atentar para a sua restauração. Há uma série de dicas que você definitivamente não deve seguir ao decidir a questão.

    • Coloração. Se você não conseguir obter a cor desejada, não tente novamente de imediato. Isso só vai piorar o resultado.
    • Tratamento térmico. Ferros, secadores de cabelo e ferros secam e quebram a estrutura do cabelo, é melhor recusá-los.
    • Shampoos com aditivos químicos. Tente evitar isso, é melhor escolher com ingredientes naturais. São linhas inteiras de produtos de cuidado específicos para cabelos coloridos.
    • Pentear. É melhor escolher um pente de madeira ou escovas de cerdas naturais, pois os dentes de metal podem ferir os fios.

    Ferramentas cosméticas

      Atualmente, nas prateleiras das lojas existe uma vasta seleção de produtos para a restauração dos cabelos danificados - diversos bálsamos, máscaras, soros, óleos e outros. Todos eles têm uma desvantagem comum - é um preço alto, mas é melhor não economizar na saúde. Como regra, as empresas que produzem tintura de cabelo imediatamente oferecem remédios para restaurá-los e cuidar deles. Eles contêm extratos de plantas e ervas, bem como proteínas e vitaminas. Para um efeito ideal, é melhor usar produtos de um fabricante ou de uma linha. E certifique-se de ler as instruções de uso antes de comprar este ou aquele produto.

      Cada ferramenta tem seu próprio efeito direcional. O uso de alguns permitirá que você preserve a cor e proteja contra os efeitos nocivos de fatores de terceiros. Outras máscaras hidratam os cabelos e os deixam macios e sedosos. São produtos que fortalecem e enriquecem os cachos com vitaminas, criam uma camada protetora nos cabelos.

      Métodos tradicionais

      Tratar seu cabelo com ingredientes caseiros (ervas, óleos e muito mais) é a maneira mais econômica de restaurá-lo. Outra vantagem desse método é que todos os ingredientes são naturais e não contêm produtos químicos. Os principais produtos aqui são gema de ovo, gelatina, pão, kefir e ervas. Estes produtos têm um efeito benéfico nos cabelos, têm propriedades regenerativas e fortalecem as raízes. Por exemplo, ele dará algumas receitas simples, mas eficazes.

      • Máscara Kefir. A maneira mais fácil e acessível de recuperar. Aplique kefir (apenas não isento de gordura) nos cabelos molhados. Cubra sua cabeça com uma toalha por 40 minutos. Em seguida, enxágue a cabeça com água morna. O Kefir, penetrando na estrutura, suaviza e fortalece os cabelos. A máscara deve ser aplicada semanalmente.
      • Máscara de óleo de ovo. Misture em uma tigela algumas colheres de sopa de óleo de linhaça (você pode óleo de rícino), uma colher de conhaque, uma gema e vitamina A. Esfregue a mistura resultante na raiz do cabelo e envolva a cabeça com um filme, depois de uma hora enxágue a máscara com um shampoo suave.
      • Enxaguar à base de ervas. Misture quantidades iguais de camomila, urtiga, banana, orégano e mil-folhas. Despeje algumas colheres de sopa da mistura, focalizando o comprimento do cabelo, com a água fervida e deixe fermentar. Enxágue o cabelo várias vezes com o caldo resultante. Envolva-se em uma toalha e enxágue a cabeça com água morna após uma hora.

      Existem muitas outras receitas para curar e fortalecer os fios danificados.O mais importante é a consistência do seu uso, é impossível obter um efeito rápido após um procedimento. O principal é não ter preguiça e fazer tratamento pelo menos uma vez por semana.

      Procedimentos de salão

        O tratamento capilar, como qualquer outro, é mais bem confiado a profissionais em condições especiais. Infelizmente, os serviços dos mestres vão custar mais caro, além disso, alguns deles exigem repetidas repetições e atendimento integral. Ao mesmo tempo, você não pode se automedicar e pode ter que abandonar os métodos tradicionais de recuperação. No salão, você pode escolher entre várias opções e programas. Vamos considerar os métodos mais usados.

        • Kerating. Ao realizar este procedimento, uma composição especializada saturada com queratina é usada. Graças a ele, o cabelo nas áreas danificadas torna-se forte e, em geral, obediente e mais fácil de pentear. Além disso, aumenta a resistência dos cachos aos efeitos negativos do meio ambiente.
        • Laminação. No decorrer desse método, um composto especial é aplicado em todo o comprimento dos fios, formando uma película protetora. Os cachos ficam elásticos, obedientes, seu estado e aparência melhoram. Na laminação, as vitaminas ficam retidas na estrutura do cabelo, o efeito dura até dois meses.
        • Vidros. Um dos tipos de laminação. Este método funciona bem para cabelos quebradiços, com pontas duplas e danificados. O produto lembra esmalte em sua textura, pode ser aplicado tanto em toda a extensão do cabelo, quanto nas pontas duplas. O efeito do aplicativo permanece por vários meses.
        • Cauterização. Este método consiste em várias etapas. A frequência de sua aplicação depende do estado geral dos cachos. Nesse tratamento, primeiro são lavados com um shampoo especializado, é aplicado um soro hidratante, depois são tratados com medicamentos e o efeito é corrigido com um spray. Existem dois tipos de cauterização - fria e quente. O hot é recomendado para aquelas clientes que tingem o cabelo regularmente.

        Não importa se seu cabelo fica danificado após a tintura ou não, você precisa cuidar disso de qualquer maneira. Como e por que cuidar, só você decide, dependendo de suas preferências e finanças. Em todo caso, além da beleza, os procedimentos também são necessários à saúde dos cabelos.

        É importante entender que você não obterá o efeito desejado de uma vez. Só se seguir todas as recomendações e regras é que vai transformar o seu penteado e obter o resultado pretendido.

        Para obter informações sobre como restaurar o cabelo após a tintura, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa