Formas dos olhos: tipos e técnicas de maquiagem
Desde os tempos antigos, as mulheres tentam enfatizar seus méritos ou esconder as falhas de várias maneiras, usando espartilhos, blush, cal e até mesmo substâncias cáusticas. Felizmente, no mundo moderno não há necessidade de se envenenar e se sofisticar na busca de vários corantes, já que o campo da maquiagem está se desenvolvendo rapidamente, revelando novas técnicas e meios para corrigir e enfatizar a aparência.
Peculiaridades
Por muitas épocas, as mulheres focaram nos olhos, tentando alongar os cílios desenhando flechas com várias substâncias. A maquiagem dos olhos é a forma mais popular de modelar e corrigir a aparência. Hoje em dia, desenhar um marafet tornou-se uma arte e, como qualquer atividade, possui técnicas e nuances próprias. Uma técnica de maquiagem escolhida incorretamente pode transformar vantagens em desvantagens ou enfatizar ainda mais as desvantagens. Para aplicar a maquiagem correta nos olhos, é necessário levar em consideração as nuances individuais do rosto.
Basicamente, a maquiagem é dividida em três tipos, como:
- manhã - inclui uma paleta de luz, elementos discretos e é o mais natural possível;
- noite - usado para saídas, leves, apresentadas em tons brilhantes e cativantes;
- maquiagem artística - esse estilo é usado em shows e master classes de maquiadores, onde soluções inusitadas são utilizadas.
Antes de estudar as características da estrutura do rosto, vale a pena se familiarizar com as técnicas básicas de maquiagem.
Nu
O nome dessa técnica vem do inglês nude, que significa "nu". Essa técnica envolve o uso sutil de maquiagem.
Para obter uma bela maquiagem desse tipo, você deve realizar os seguintes passos:
- limpe a pele com um toner sem álcool para evitar irritações;
- hidrate o rosto com creme e aplique bálsamo nos lábios, espere até que tudo seja absorvido pela pele;
- aplique uma base que tenha uma propriedade de cobertura leve. É necessário usar uma esponja, previamente umedecida e espremida em água;
- uma fina camada de corretivo é aplicada sob os olhos, que é sombreada com a almofada do dedo indicador;
- uma pequena quantidade de blush deve ser aplicada nas bochechas, sombreada completamente;
- nas pálpebras vale a pena aplicar uma tonalidade bege ou castanho claro;
- o rímel com esse estilo deve ser usado marrom, não preto;
- aplique brilho labial nos lábios;
- enfatize levemente as sobrancelhas com um lápis.
Olhos esfumaçados
Esta é uma técnica bastante comum para maquiagens noturnas. Com esta técnica, a ênfase principal está nos olhos, onde são utilizadas setas e sombras escuras, prevalece o preto. Às vezes, apenas uma cor de sombra é usada, mas para obter o efeito de relevo e volume, vale a pena fazer uma transição suave de luz da parte interna para a externa das pálpebras. Um efeito esfumaçado é obtido aplicando sombras sombreadas nas pálpebras e sob os olhos.
Maquilhagem com setas
As setas desempenham um papel importante nesta técnica. Eles podem ser linhas gráficas retas ou linhas suaves com difusão.
Muitas meninas e mulheres enfrentam o problema de linhas irregulares ou flechas assimétricas. É preciso prática ou truque para aplicá-los uniformemente, a saber:
- usando papel e fita adesiva para obter linhas retas;
- primeiro você precisa desenhar o contorno da seta e, em seguida, preenchê-lo com a cor;
- é mais conveniente fazer o contorno com delineador e fechar a parte interna com delineador, que fica mais resistente.
Existem estênceis com diferentes formatos de flechas, que você pode fazer com as próprias mãos de meios improvisados.
Olho de Gato
Essa técnica inclui duas outras: olhos esfumados e setas gráficas. As setas aumentam e levantam visualmente as bordas dos olhos, obtendo-se assim um aspecto de "gato".
Existem muitas opções para esse tipo de maquiagem.
- Excêntrico - São setas largas ou sombras que cobrem quase toda a pálpebra com linhas claras e não perturbadas. Esta opção é mais adequada para sessões de fotos ou para garotas corajosas. Na maioria das vezes, essas linhas são feitas com sombras creme.
- Fantoche. Implica setas que começam na borda externa dos olhos e alcançam quase as sobrancelhas. A ponta dessas setas retas e claras deve ser apontada e levantada. O rímel deve ser aplicado mais na borda dos olhos.
- Rock'n'roll. Essas são, é claro, setas duplas, setas largas e brilhantes do lado inferior do olho e do lado superior, alcançando o meio da pálpebra. Essa opção é perfeita para uma festa cativante com um determinado tema. Este tipo não é recomendado para pessoas com olhos pequenos.
Corte vinco
Essa técnica de aplicação de maquiagem, em que o destaque é com sombras, deve ser feita no vinco. É uma boa opção para quem tem pálpebras pesadas, pois remove visualmente as rugas.
O princípio desta técnica são sombras sombreadas na parte superior da pálpebra e linhas claras na parte inferior. Para obter esse efeito, você precisa realizar as seguintes etapas simples:
- preparação da pálpebra superior com sombras de tons de bege com sombreamento forte;
- com um tom mais escuro, você precisa enfatizar a linha de dobra e a área um pouco mais alta, um pouco mais sombreado;
- realce a dobra com o tom mais escuro;
- com um pincel, dê às sombras aplicadas um efeito lifting nos cantos externos dos olhos;
- vale a pena aplicar uma base tonal na parte móvel da pálpebra;
- Aplique a sombra mais clara na parte da pálpebra sob a sobrancelha e no canto interno do olho;
- Aplique uma sombra bege clara na pálpebra móvel.
Você também pode desenhar setas com uma pequena cauda e pintar com tinta.
Banana
Essa técnica torna os olhos oblongos, que podem ter o formato de uma banana, daí os nomes. Para obter este efeito, três tipos de sombras são usados, tais como:
- luz;
- escuro - focaliza os cantos externos dos olhos e separa a parte móvel da pálpebra da fixa;
- intermediário - usado para separar o primeiro e o segundo.
Uma volta
A peculiaridade dessa técnica está no contorno do contorno dos olhos, que não ultrapassa o canto externo, mas forma uma laçada (para cima) com franjas, o que torna o olhar mais expressivo. Essa técnica funciona bem com qualquer formato de olho e é versátil.
Técnica de relevo
É muito mais popular do que banana e loop porque parece mais natural. Envolve o uso de vários tons de sombra - do claro ao escuro. Sublinhando o canto externo do olho e a linha da prega palpebral com tons escuros, uma transição com um tom de sombras um pouco mais claro e um tom mais claro na extremidade interna do olho para o meio são características deste estilo.
O foco principal deve ser a difusão para evitar linhas retas e nítidas de separação de sombras.
Que tipos existem?
Para escolher a técnica correta de aplicação de maquiagem, primeiro você precisa entender que tipo de olhos existem. Existem três parâmetros a serem considerados, como:
- a forma;
- profundidade;
- a distância entre eles.
Os seguintes tipos de olhos são compartilhados:
- em forma de amêndoa - esta é uma forma oval, que lembra o formato de uma amêndoa, é considerada a mais comum;
- pequena;
- redondos - a principal tarefa das mulheres com olhos redondos é o desejo de alongá-los visualmente;
- estreito ou asiático - a principal tarefa é expandir visualmente o olho;
- pálpebra pesada;
- conjunto amplo - as técnicas de maquiagem ajudam a aproximá-los visualmente;
- conjunto fechado - a maquiagem deve estender a distância com cantos levantados ou abaixados;
- convexo;
- afundado.
Como determinar?
Para descobrir que tipo de olhos uma pessoa tem, você precisa entender os princípios e determinar o corte, a forma e a posição. Tudo que você precisa é de um espelho. Primeiro, você precisa determinar a forma.
- Em primeiro lugar, vale determinar a presença de pálpebras pesadas, o que significa a presença de pregas nas pálpebras. Vale a pena relaxar o rosto, se a dobra estiver visível, então você é o dono desse tipo.
- Você precisa retratar a surpresa em seu rosto. Se o vinco da pálpebra estiver escondido sob a sobrancelha ou sob a pálpebra, a forma é chamada de "com capuz".
- Para determinar o tipo: levantado, abaixado ou normal, visualmente você precisa traçar uma linha horizontal reta no centro da órbita do olho. Se for difícil de imaginar, você pode colocar um lápis fino ou uma régua. Se a ponta externa estiver levantada, é uma forma saliente. Se o canto interno for omitido, é a forma omitida.
Vale a pena olhar para a pupila para ver se a proteína é visível de cima e de baixo. Se sim, então a forma é redonda; se não, então estreita.
Agora você pode prosseguir para determinar a posição.
- Vale a pena prestar atenção na distância entre os olhos. Eles podem ser largos ou próximos um do outro. Se a distância entre eles for maior que o comprimento de um olho, então eles são largos e vice-versa.
- A próxima etapa é determinar a profundidade. Olhos esbugalhados projetam-se com os globos oculares. Com os olhos fundos, há a sensação de que estão pressionados contra o globo ocular.
- E o último passo é olhar todo o rosto e determinar as proporções dos olhos, boca e nariz. Se os olhos estão a menos que a distância da boca à ponta do nariz, é um tipo pequeno e vice-versa.
Como escolher uma maquiagem?
Tendo lidado com o tipo de olhos, você pode prosseguir com a seleção das técnicas de maquiagem adequadas. Você precisa aprender como construir a forma das setas e entender a sequência de aplicação de sombras. Vale a pena considerar as técnicas de maquiagem passo a passo dependendo das características do rosto.
- Em forma de amêndoa. As tarefas para os proprietários deste tipo são enfatizar as curvas e o efeito de abertura. Para isso, é adequada uma técnica de maquiagem em relevo, que se apresenta com uma transição do claro para o escuro. Para abrir os olhos, você pode aplicar a sombra mais clara no canto interno do olho e na área sob a sobrancelha.
Para alongar e enfatizar a forma, tornando-a perfeita, vale a pena desenhar flechas clássicas, elas precisam ser aplicadas em toda a extensão da pálpebra superior com uma extremidade estendendo-se além da borda do olho. Mas a ponta pode ser afiada e virada para cima, o que vai lembrar o estilo de Audrey Hepburn.
- Pálpebra solta. Para tirar a sensação de pálpebra pesada, basta usar sombras bege ou neutra após a base. Um tom mais escuro de sombra deve ser aplicado na área logo acima do vinco e escurecer os cantos dos olhos com um tom escuro de sombra. As flechas para este tipo de olhos são aplicadas de espessura média e vão além da borda do olho. Eles têm uma peculiaridade: uma certa rebarba deve ficar na dobra da pálpebra na ponta do olho, de forma que a flecha irá levantar visualmente e remover o efeito de projeção.
- Pequena. Para este tipo, o uso de sombras escuras, lápis, delineadores é contra-indicado. As cores devem ser cinza, bege, marrom, pois qualquer cor escura fará o olho parecer ainda menor. As setas podem ser bifurcadas e as linhas devem ser finas. É melhor começar as flechas do meio do olho.
- Volta. Para olhos redondos, você precisa de linhas estreitas que vão além dos limites do canto externo. Vale a pena começar pela parte central do olho, a parte interna da pálpebra inferior também pode ser circundada com um delineador escuro.
- Estreito. Para expansão visual, vale a pena recorrer ao delineador branco na pálpebra inferior por dentro. Também não é recomendado desenhar as setas fora do canto externo, as setas são feitas melhor em espessura média e apenas no meio dos olhos.
- Bem separados. Este tipo de olho é fácil de manusear: basta estender a linha das setas até os cantos internos e conectá-las à pálpebra inferior.
- Plantado de perto. Para este tipo, o esquema funciona ao contrário - as setas devem estar nos cantos externos e não atingir os internos.
- Cantos elevados. Uma linha fina de setas é criada a partir do meio da pálpebra inferior, e a pálpebra superior é totalmente desenhada, enquanto as setas não vão além do canto externo. Esta opção permite equilibrar visualmente a posição dos olhos.
- Cantos rebaixados. Para este tipo, as setas clássicas com uma cauda afiada estendendo-se além do canto externo são perfeitas.
- Convexo. A ênfase nos olhos deve ser leve, quase imperceptível. Tons claros de sombras e setas que vão um pouco além dos cantos externos servem.
- Afundado. Com esse tipo, a ênfase está no escurecimento da pálpebra superior com o método de alívio ou na técnica de "laçada". E também não se deve exagerar com ênfase nas sobrancelhas, é melhor não pintar muito.
Essas dicas não excluem tentativas de usar outros tipos de técnicas, para alterar e combinar os esquemas acima.
Belos exemplos
Considere algumas opções interessantes para aplicar maquiagem em seus olhos.
- As mulheres costumam usar extensões de cílios postiços. Este método é razoavelmente adequado para proprietários de todos os formatos e tipos de olhos.
- Nesta foto, a técnica dos olhos esfumados é usada, o formato dos olhos da menina são os cantos para baixo.
- A técnica do olho de gato enfatiza o olho lindamente.
- Um exemplo de maquiagem nude com sombra bege e marrom.
- As fotos abaixo mostram uma maquiagem artística cativante para a fotografia profissional.
- A técnica de corte do vinco, executada com um acento cativante no vinco das pálpebras superiores, enfatiza graciosamente os olhos e torna o visual expressivo.
O conhecimento e o estudo das técnicas de maquiagem com tipos específicos de olhos e formas individuais de rosto são de grande importância. Eles vão ajudar todas as mulheres a ficarem irresistíveis tanto nas saídas noturnas como todos os dias.
Veja abaixo para mais detalhes.