Óleos essenciais

Óleo essencial de pinho: propriedades e métodos de aplicação

Óleo essencial de pinho: propriedades e métodos de aplicação
Contente
  1. Características da composição
  2. Propriedades medicinais
  3. Contra-indicações e danos
  4. Dicas de aplicação
  5. Como fazer em casa?

O éter de pinho é usado ativamente em cosmetologia e medicina alternativa. É recomendado para uso contra a caspa e tem poderosos efeitos antibacterianos, mas regras e restrições devem ser seguidas ao usá-lo.

Características da composição

Os ésteres são usados ​​principalmente em aromaterapia e cosmetologia. O extrato de pinho é um forte ativador. É feito por destilação de agulhas de pinheiro, casca e, às vezes, de pinhas de várias espécies. O óleo da árvore é comumente usado para relaxamento, demonstra propriedades curativas e é usado para infecções de pele, problemas com o sistema urinário e doenças do trato respiratório. O éster de pinho é frequentemente usado para criar perfumes e produtos de higiene. Muitas vezes é adicionado à água durante o banho ou pingado na sauna.

O pinho tem um aroma doce e fresco. Seu éster é um dos componentes mais importantes na produção do óleo de terebintina. É recomendado para uso como suplemento na luta contra a artrite, contusões e entorses. É um antibiótico cujas propriedades podem ser úteis no combate a infecções e parasitas.

O aroma do éter descrito combina-se notavelmente com outros. É mais comumente combinado com extrato de lavanda ou limão. Os extratos de eucalipto e pinho têm muitas propriedades em comum e, quando combinados, ajudam no tratamento de dores nos músculos e nas articulações e podem aliviar dores de cabeça. O aroma da madeira também fica bem com bergamota.

O óleo de pinho é uma das fragrâncias domésticas mais comuns e reconhecidas, por isso é popular na fabricação de desinfetantes e desodorantes.O produto é uma versão refinada de uma variedade sintética de um perfume semelhante.

Na aromaterapia, o óleo de pinho é conhecido por suas propriedades benéficas que têm um efeito positivo em todos os sistemas do corpo. É um forte antioxidante que contém grande quantidade de vitamina E. A vitamina C em sua composição é igual à do limão e da laranja. O aroma é capaz de despertar o desejo pela vida, gera novos sentimentos, contribui para o desenvolvimento espiritual.

O produto consiste em elementos químicos complexos, incluindo compostos de carbono e hidrogênio. Pineno e limoneno mostram um efeito de aquecimento e anti-séptico, mas existem outros ingredientes ativos:

  • cânfora;
  • aldeídos;
  • ácidos resínicos.

Propriedades medicinais

O éster de pinho exibe propriedades calmantes que o tornam ideal para o alívio da dor. Faz com que o sangue circule mais rápido, chegue à superfície da pele, onde as toxinas são retiradas do corpo, e o processo de regeneração celular é acelerado. Estudos científicos comprovaram que o produto é eficaz no alívio da dor causada por queimaduras.

As propriedades curativas do óleo de pinho também o tornam eficaz no combate ao inchaço, à irritação e à dor crônica nas articulações. Quando aplicado topicamente, como ao adicioná-lo a um banho quente ou óleo de massagem, o extrato pode aliviar dores musculares agudas.

O éter da árvore é um analgésico natural e um agente antiinflamatório. Assim, pode ser usado como substituto natural de antiinflamatórios. É bom para reações inflamatórias crônicas e, portanto, é recomendado para artrite.

O óleo essencial de pinho purifica a atmosfera da casa e a torna mais limpa. Como os poluentes ambientais são uma das causas mais comuns de dores de cabeça, o remédio também ajuda a lidar com esse problema.

Alguns tipos de fungos e bactérias que crescem em ambientes fechados podem causar enxaquecas, bem como problemas respiratórios e erupções cutâneas. Os pesquisadores descobriram os resultados positivos do uso de óleo de pinho como agente antimicrobiano. É usado para aliviar o estresse e melhorar o humor.

Quando uma pessoa tem uma dor de cabeça persistente, esfregue algumas gotas de éter diluído no peito e nas têmporas ou simplesmente adicione o produto ao difusor e inspire o perfume.

O óleo de pinho tem um efeito revigorante no corpo e na mente. Ajuda a aliviar a fadiga física e mental, melhora o estado de alerta, alerta e memória. O remédio aumenta a sensação de autoconfiança, alivia os sintomas da depressão.

O óleo essencial de agulha de pinho tem sido usado como expectorante desde os tempos antigos. Ajuda a diluir o catarro dos pulmões para que seja eliminado do corpo mais rapidamente. Também alivia a dor de garganta, permite lidar rapidamente com uma infecção e promove uma recuperação rápida. É melhor combinar éter com eucalipto e respirar seus vapores. Você pode esfregar o óleo no peito, pescoço e parte superior das costas.

O óleo essencial de pinho tem benefícios valiosos no tratamento de doenças de pele como acne, psoríase, eczema, verrugas, furúnculos, pé de atleta e pele seca com coceira. É tão eficaz que alguns dermatologistas até prescrevem óleo de pinho especificamente para tratar esses problemas.

Além disso, o éster possui propriedades antioxidantes. Quando aplicado topicamente, ajuda a combater os radicais livres e reduz seus efeitos negativos na pele. Atua contra as rugas, o envelhecimento da pele e outros sinais de envelhecimento prematuro. Antes de usar um óleo essencial na pele, faça primeiro um teste para determinar se você é alérgico a ele.

O uso regular de óleo de pinho pode aumentar o efeito relaxante da massagem. Ajuda a aliviar o estresse mental e a ansiedade.

É um dos melhores desodorizantes naturais para casa e é usado para limpar tapetes, pois remove até os odores mais difíceis. A maioria dos produtos de loja contém esse componente na composição, por ser extremamente eficaz.

Para usá-lo, basta colocar 20 gotas em um balde d'água, esfregar bem as manchas. A ferramenta não é tóxica, exceto por um odor desagradável, ela também remove os germes. É eficaz contra as pulgas de barro, pois as repele com o seu cheiro forte. Use o óleo adicionando-o a um borrifador com uma colher de chá de álcool. A mistura resultante é pulverizada sobre carpetes e outras superfícies. Mas o óleo não pode ser usado em animais, pois, ao entrar, causa danos irreparáveis ​​ao seu corpo.

Contra-indicações e danos

O óleo essencial de pinho só deve ser usado topicamente. Se tomado por via oral, pode causar problemas de saúde perigosos, incluindo danos renais e hipertensão. Se sentir sintomas como náuseas ou dor de cabeça, você deve entrar em contato imediatamente com o seu médico ou centro de controle de intoxicação.

O óleo essencial de pinho também pode irritar a pele.

Dicas de aplicação

O óleo de pinho pode ser usado diluído topicamente como uma compressa, pingado em uma banheira, inalado ou aplicado por meio de um difusor. É até adicionado na lavagem. É bom para o cabelo e rosto, estimula bem os folículos capilares, ativando assim o crescimento do cabelo, fortalece a estrutura dos fios.

Devido às suas propriedades, é muito utilizado na composição de bálsamos, máscaras, combinados com outros óleos essenciais. O produto é aplicado na cabeça, massageando o couro cabeludo, e deixado por uma hora e meia. Entre as principais propriedades benéficas do éter de pinho para o cabelo estão:

  • hidratante;
  • dando brilho;
  • Reforço;
  • crescimento melhorado;
  • se livrar da caspa.

Não se deve usar o óleo por mais de sete dias seguidos, pois assim, em vez do efeito desejado, os cabelos podem se danificar, aparecer coceira e queimação.

O uso do éter, de acordo com as recomendações dos médicos, ajuda a restaurar o funcionamento das glândulas sebáceas, interrompe a queda ativa dos cabelos. É melhor usado em combinação com o éter dessas plantas:

  • Cravo;
  • gerânio;
  • árvore do chá;
  • eucalipto.

Vale a pena aplicar éter nas pontas enfraquecidas, que possuem uma estrutura porosa. Esta condição do cabelo é especialmente característica após tingimento intenso.

Para ativar a circulação sanguínea no couro cabeludo, para devolver o brilho anterior aos cachos desbotados, pode-se usar uma máscara com éter de pinheiro, bardana e raiz de gengibre. Adicione 15 gotas de óleos em um recipiente de plástico, esfregue com gengibre e misture bem. Aplique a mistura na área da raiz e esfregue com movimentos leves de massagem.

Lave a composição após vinte minutos usando o shampoo usual. Você pode enxaguar o cabelo com uma decocção de urtiga, que proporcionará um fortalecimento adicional de sua estrutura.

A máscara é usada para prevenir a queda de cabelo sazonal e é aplicada uma vez por semana durante um mês.

As propriedades benéficas do óleo essencial de pinho encontraram aplicação na cosmetologia. É usado para hidratar, tratar acne, rejuvenescer e clarear a pele.

A principal contra-indicação é considerada intolerância individual ao produto, portanto, é necessário testar em área separada da pele, se o éter irá causar irritação e coceira. Os cosmetologistas recomendam o uso apenas de medicamentos comprovados produzidos por marcas bem conhecidas, e há uma razão para isso - apenas ingredientes de alta qualidade são usados ​​neles.

O óleo de pinho é ideal para pessoas com pele problemática e sensível. Você pode adicionar algumas gotas a um creme, loção ou toner. Você pode fazer seu próprio gelo com éter para ajudar a restaurar a elasticidade da pele. O efeito pode ser aprimorado com o uso de um produto de massagem facial.Graças a esta cura natural, retorna uma cor de pele agradável, saturada de oxigênio e endurecida.

Para fazer óleo de massagem, você precisa diluir 6 gotas de éter de pinho em 12 gotas de óleo de pêssego. A composição é distribuída pela pele e se move com os dedos na direção do fluxo linfático com movimentos suaves de deslizamento. O curso dura dez sessões e é repetido duas vezes por ano. Isso é o suficiente para alcançar o efeito desejado.

Você pode fazer sua própria máscara para acne, que também ajudará a uniformizar a pele. Para prepará-lo, serão necessárias três gotas de éter, 8 gramas de argila e uma ampola de ácido pantotênico.

Os ingredientes indicados são misturados com argila, o rosto é bem cozido no vapor, a mistura é aplicada e lavada somente meia hora depois. É aconselhável lavar o rosto não com água morna, mas com água fria.

Você pode fazer uma máscara anti-rugas. Isso exigirá a mesma quantidade de óleo de árvore, uma colher de alga marinha e cacau. A laminaria é triturada e cozida no vapor com chá quente e, em seguida, os componentes restantes são adicionados. Aplique na pele, mas não toque nas pálpebras e na área ao redor dos olhos. Lave após 40 minutos.

É útil fazer um remédio caseiro com óleos essenciais, que são conhecidos por suas poderosas propriedades regenerativas e revitalizantes. Isso ajudará a reduzir os sinais de envelhecimento.

Para fazer esta máscara, você precisará de:

  • 1 colher de chá de argila;
  • uma colher de farinha de aveia moída, que pode ser moída em um moedor de café;
  • 1 colher de chá mel;
  • uma colher de vegetais, cânhamo ou azeite;
  • ½ colher de chá de água, leite;
  • uma gota de olíbano, óleo essencial de pinho;
  • 2 gotas de éter de jojoba.

Misture todos os ingredientes até obter uma pasta grossa. Mais algumas gotas de leite são adicionadas para torná-lo mais fino e, se necessário, um pouco de argila ou aveia. Aplicar em camada uniforme no rosto e manter por 20 minutos.

A máscara ilumina perfeitamente a pele propensa a acne. Pode ser usado 2 a 3 vezes por semana. Reduz a vermelhidão e a inflamação.

Você pode usar a casca do salgueiro branco como um ingrediente benéfico se tiver um à mão, pois é uma forma natural de ácido salicílico que limpa profundamente os poros.

Para fazer uma máscara, você precisará de:

  • 2 colheres de chá argila;
  • 0,5 colher de chá gel de aloé;
  • 0,5 colher de chá mel;
  • algumas gotas de água;
  • uma cápsula de casca de salgueiro branco;
  • uma gota de óleos essenciais de tea tree, pinho e limão.

Todos os ingredientes são misturados e aplicados na pele por meia hora.

Como fazer em casa?

Tornar o óleo de pinho em casa é bastante difícil, pois é um processo de produção caro usando destilação a vapor. Porém, nada é impossível. Existem dois métodos possíveis para criar um produto em casa:

  • maceração fria;
  • maceração quente.

Um produto é obtido a partir de agulhas e botões. Você pode coletar o produto original em qualquer época do ano. Para maceração a frio, você precisará cortar os botões ou agulhas, despeje em um recipiente de vidro e regue com óleo. Cubra a mistura com uma tampa e coloque-a onde os raios de sol não penetrem por cinco dias. Agite o recipiente periodicamente.

No sexto dia, a mistura é filtrada, a massa é espremida e tudo se repete com esse óleo. Quanto mais o processo for repetido, maior será a concentração de éter no produto acabado.

Com a maceração a quente, fazem a mesma coisa, apenas o pote é colocado em banho-maria e fechado com tampa. O óleo deve definhar por cinco horas, depois deixe esfriar, filtre, esprema o bolo. Esse método é mais rápido, mas a qualidade do produto é menor do que no primeiro caso.

No próximo vídeo, você encontrará um processo passo a passo para a obtenção do óleo essencial de pinho.

sem comentários

Moda

a beleza

casa