Óleos essenciais

Óleo de jacarandá: propriedades e usos

Óleo de jacarandá: propriedades e usos
Contente
  1. Composição
  2. Propriedades
  3. Medidas de precaução
  4. Uso medicinal
  5. Uso em cosmetologia
  6. Receitas de máscara
  7. Revisão de produtos

Muitas substâncias naturais são um depósito inestimável de vitaminas e outros componentes que têm um efeito benéfico sobre a saúde e a beleza humanas. Na lista dessas composições, destaca-se o óleo de pau-rosa, que hoje tem aplicação na cosmetologia e na medicina.

Composição

A planta da qual se obtém essa substância útil, da família das leguminosas, cresce nos trópicos e se destaca pela cor incomum da madeira. Os produtos feitos com essas matérias-primas sempre estiveram no preço. O óleo da cultura é obtido por destilação. Este produto é muito procurado, pelo que apresenta um custo superior em comparação com outros ésteres utilizados pelo homem como ingrediente cicatrizante ou para inclusão em cosméticos.

A substância é um líquido, na maioria das vezes transparente, com uma tonalidade dourada mínima. O óleo de jacarandá pode ser reconhecido por seu aroma floral amadeirado único, que costuma ser usado em combinação com outros óleos essenciais de plantas.

Quanto à composição química da substância, neste caso, deve-se observar a presença dos seguintes componentes:

  • linalol - um álcool com aroma de lírio do vale;
  • terpineol - um álcool com aroma floral;
  • cineol é uma substância que cheira a cânfora.

Além disso, o óleo contém nerol, geraniol, planejeteno, vários compostos de benzeno, bem como cetonas e aldeídos. Há uma opinião entre os especialistas de que algumas substâncias presentes no óleo não se encontram em nenhum outro lugar da natureza, o que valoriza o produto e confirma sua singularidade.

A aromaterapia à base de óleo de pau-rosa é indicada para eliminar picos emocionais, bem como para a recuperação geral do estresse físico ou emocional excessivo.

Propriedades

O óleo tem encontrado o seu uso principalmente na área da perfumaria, uma vez que os componentes presentes na composição conferem ao produto aromas únicos que combinam ligeiras notas florais, mas também azedos, mas não menos atrativos, aromas naturais de madeira. Mas um aroma maravilhoso está longe de ser tudo o que se pode obter com o uso de óleo na composição de perfumes e água de toalete, pois a inalação dessas substâncias melhora significativamente o humor e o bem-estar de uma pessoa. Porém, nesse quesito, a dosagem é extremamente importante, uma vez que uma concentração excessiva de ésteres pode direcionar sua ação na direção oposta, tornando esse componente fonte de dores de cabeça.

Na medicina alternativa, o óleo de pau-rosa é considerado um produto que promove pureza de pensamento, melhora a concentração, o que é importante às vésperas de importantes reuniões de trabalho ou exames em instituições de ensino.

O aroma do éter ajuda a aliviar o estresse e tirar a pessoa da depressão, além de reduzir a irritabilidade e o pessimismo.

Quanto aos benefícios da substância na cosmetologia, os dermatologistas são unânimes na opinião de que o éter de pau-rosa é um excelente meio de cuidar de qualquer tipo de pele. Como resultado do uso da composição, as seguintes mudanças positivas na derme podem ser alcançadas:

  • há uma normalização do equilíbrio água-lipídio nas células da pele;
  • a epiderme seca recebe as substâncias hidratantes necessárias, o que permite nutrir as células;
  • o óleo limpa perfeitamente a pele com tendência a oleosa;
  • como resultado do uso de produtos à base de éter, a couperose pode ser curada;
  • o óleo atua como um agente profilático eficaz que previne a formação de acne;
  • o óleo tem um efeito rejuvenescedor e regenerador no desbotamento e envelhecimento da pele;
  • formulações complexas com óleo ajudarão a se livrar da irritação e descamação;
  • máscaras e cremes à base de óleo de jacarandá ajudam a suavizar cicatrizes e cicatrizes menores;
  • devido à composição natural única, o uso de cosméticos com éter permite remover manchas da idade;
  • o óleo ajuda a restaurar a elasticidade e firmeza da pele, o que é importante no combate às estrias;
  • além disso, a substância tem propriedades bactericidas naturais, graças às quais várias infecções fúngicas podem ser curadas com sucesso;
  • os produtos cosméticos ajudam a restaurar uma cor saudável da pele;
  • o óleo é eficaz no tratamento de neurodermatite e doenças alérgicas.

A substância é um excelente agente profilático durante uma epidemia de infecções respiratórias agudas e infecções virais respiratórias agudas, pois é capaz de desinfetar o ar da sala, além disso, quando inalado, o óleo atuará como um agente fortalecedor para o trato respiratório e imunidade.

O óleo também é conhecido por sua capacidade analgésica, estimulação da circulação sanguínea e capacidade de superar crises de náusea.

A composição única do produto tem um efeito benéfico na composição do sangue e da linfa do corpo, minimiza a inflamação, que é importante para doenças crônicas relacionadas ao sistema respiratório.

Medidas de precaução

Apesar de a substância ter um grande número de propriedades benéficas, em alguns casos o uso do óleo de pau-rosa pode ser contra-indicado. Isso se aplica principalmente a crianças menores de seis anos de idade. Além do limite de idade, vale a pena abandonar temporariamente o uso do produto quando:

  • a presença de intolerância individual aos constituintes do óleo;
  • gravidez e amamentação;
  • pressão baixa;
  • oncologia;
  • tomar remédios homeopáticos.

Quanto à ingestão, o óleo não é recomendado para uso em momentos de exacerbação de doenças crônicas do trato urinário e gastrointestinal.

Ressalta-se que, ao entrar em contato com a pele, a aplicação do óleo pode ser acompanhada de uma leve sensação de queimação. Nos casos em que essas sensações não passam, além de causar desconforto grave, deve-se evitar o uso do produto e enxaguar a pele com água corrente a quantidade de óleo já aplicada.

Além disso, é proibido o uso do óleo de jacarandá na sua forma pura, pois a concentração de substâncias nele existente pode provocar queimaduras.

Um teste de alergia é obrigatório antes de qualquer remédio fitoterápico ou tratamento de beleza.

Uso medicinal

A autoadministração de óleo de pau-rosa para o tratamento de certas doenças pode levar a complicações graves, portanto, uma consulta preliminar com seu médico precede qualquer terapia.

Banhos

Quanto aos banhos, esses procedimentos com óleo de pau-rosa são indicados para quaisquer doenças onde a aromaterapia é indicada. Nessa lista, podem-se distinguir doenças como varizes, dermatose, dente dérmico, descamação da derme, bem como um tipo de eczema seco.

Além do efeito cicatrizante nas células da derme, os banhos com óleo contribuirão para a remoção natural de toxinas e toxinas do corpo, o que ajudará na limpeza da linfa.

Os procedimentos com o produto são feitos com óleo da seguinte forma: 5 a 7 gotas de éter devem ser misturadas a uma colher de sal, acrescentando-se um pouco de mel e leite. Essa composição deve ser derramada em um banho morno e os procedimentos com água devem ser realizados por cerca de 15 minutos. No entanto, a imersão completa na água deve ser evitada, o tórax deve estar sempre localizado acima da água.

Massagem

Os procedimentos de massagem realizados por um mestre experiente têm um efeito extremamente benéfico no corpo. E o uso de óleos apenas reforça e potencializa o resultado. O óleo de jacarandá tem um efeito relaxante, ajuda a remover sensações desagradáveis ​​nos músculos, remove as pinças. A massagem com óleos é indicada para dores de cabeça, tensão nervosa, a substância ajuda a relaxar e acalmar o sistema nervoso. Para se livrar da enxaqueca, você precisa mergulhar os dedos no produto e aplicá-lo na testa, têmporas e tubérculos occipitais, massageando suavemente para uma absorção mais rápida.

A composição para o procedimento é preparada de acordo com a seguinte receita: 5-7 gotas de éter devem ser combinadas com qualquer base de óleo, que pode até ser óleo vegetal.

Aromaterapia

A inalação das substâncias que constituem o óleo tem um efeito cicatrizante e fortalecedor em todo o corpo. Para esses fins, você pode usar lâmpadas de aroma dentro de casa ou usar pingentes de aroma. O efeito positivo do uso do óleo é observado com fortes dores de cabeça, durante o período de aclimatação, com doenças do aparelho respiratório, que vêm acompanhadas de tosse, incluindo asma e tosse de “fumante”.

A aromaterapia à base de óleo de pau-rosa ajuda a normalizar os hormônios e a função sexual em mulheres e homens, e a minimizar as manifestações de alergias. O produto é recomendado para o tratamento complexo de infecções e resfriados, bem como para o alívio do estresse.

Rinses

No tratamento de resfriados, o óleo de pau-rosa é usado como gargarejo. Para o tratamento de infecções de garganta acompanhadas de sensações dolorosas, é necessário diluir 2-3 gotas de óleo em 250 ml de água morna e adicionar uma colher de chá de sal ou bicarbonato de sódio com mel.

Compressas

Para uso externo, a substância é indicada durante o tratamento de queimaduras na pele, em processos inflamatórios da derme, bem como após lesões. A compressa é preparada com base em óleo vegetal aquecido - cerca de 10 ml e 5-6 gotas de óleo de pau-rosa.Essa composição é aplicada às partes doentes até a recuperação completa.

Uma compressa fria também é um remédio eficaz, que pode ser feito combinando dois copos de água e 5 gotas de éter. Para o tratamento, qualquer pedaço de tecido deve ser umedecido no líquido resultante e aplicado na pele afetada. Uma composição semelhante também é usada para lenços umedecidos com pressão alta.

Uso em cosmetologia

Na função de produto cosmético, o óleo é utilizado como constituinte de diversos produtos de uso externo. Isso se aplica aos cuidados com a pele de todo o corpo, incluindo rosto e mãos, unhas e cabelo.

O uso mais eficaz do produto para o cuidado da pele facial é a ablução com um produto contendo éter. Para prepará-lo, é necessário dissolver uma colher de chá de mel e algumas gotas de óleo em um copo de água morna. Esta composição é adequada para a lavagem diária do rosto, pescoço e decote.

O gelo cosmético, muito fácil de fazer em casa, também é muito popular. As instruções de cozimento são descritas abaixo.

  • É necessário preparar chá verde ou qualquer outro chá, ou usar água purificada comum como base.
  • Dissolva 3-5 gotas de óleo no creme cosmético e despeje no líquido selecionado. Depois disso, o produto deve ser despejado em formas de gelo. Recomenda-se selecionar opções com formato arredondado de gelo para evitar lesões na pele.

É necessário usar esse gelo todos os dias durante 10-14 dias.

No entanto, esse remédio não é recomendado para mulheres com tendência a reações alérgicas ao resfriado. Também vale a pena recusar o uso de gelo para donos de derme seca, com tendência a descamar.

Para melhorar a cor da pele ao redor dos olhos, bem como para restaurar a firmeza e firmeza das pálpebras, o óleo de pau-rosa é combinado com óleo de amêndoa ou pêssego, em um volume de 2-3 gotas. Depois, aplique na pele ao redor dos olhos e pálpebras com a ponta dos dedos. Esta composição é melhor usada antes de deitar e, após 15-20 minutos, enxugue os olhos com um guardanapo.

Para manter o cabelo saudável, o óleo de jacarandá pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente do tipo de cabelo. Um bom resultado é observado com o enxágue regular do cabelo com um produto à base de éter.

Para prepará-lo, em um litro de água fervida, é necessário dissolver uma colher de mel e algumas gotas do produto. A composição é usada para enxaguar os cabelos após a lavagem principal.

Para eliminar as manchas da idade, a composição da máscara será a seguinte:

  • duas gotas de óleo de amêndoa e óleo de jacarandá;
  • 2-3 gotas de grapefruit e óleo de gengibre.

Depois de combinar todos os componentes, a máscara deve ser aplicada na pele duas vezes por semana antes de deitar. Você precisa manter a composição por cerca de 15-20 minutos e, em seguida, remova-a com água. A eficácia será máxima quando você concluir o curso completo, que será de pelo menos dois meses.

Para suavizar as rugas, o óleo é usado neste remédio caseiro: uma colher de chá de mel, uma colher de aveia, uma gema, 2 gotas de óleo de laranja e 3 gotas de óleo de pau-rosa. Antes de introduzir a gema na máscara, ela deve ser batida. A composição deve ser esfregada na pele sem tocar a pele ao redor dos olhos. Após 20 minutos, a máscara deve ser lavada. É usado diariamente por dois meses com intervalos de 1-2 semanas.

Receitas de máscara

Nota-se alta eficiência no uso de máscaras caseiras para manter a jovialidade e a beleza da pele.

Um hidratante pode ser preparado com estes ingredientes:

  • 2 gotas de camomila e óleo de laranja;
  • algumas colheres de sopa de polpa de abacate;
  • 2-3 gotas de óleo de jacarandá e óleo de jojoba.

Tendo misturado todos os componentes em uma massa homogênea, é necessário aplicar a composição por 15-20 minutos no rosto pelo menos duas vezes por semana. O curso de uso é de dois meses.Com isso, a epiderme vai adquirir uma textura mais uniforme, ficar mais aveludada ao toque e hidratada.

Para fortalecer o cabelo e normalizar a condição do couro cabeludo, o óleo é usado na composição de tal agente regenerador:

  • 50 ml de azeite;
  • 30 ml de mamona;
  • 3-5 gotas de óleo de jacarandá.

A máscara é aplicada nos cabelos em todo o comprimento, penteando bem. Deixe a composição no cabelo por cerca de uma hora, cobrindo o cabelo com uma touca ou toalha. O curso do tratamento é continuado por um a dois meses.

O produto é ótimo para o tratamento da caspa. Para preparar a máscara, você deve misturar os seguintes componentes:

  • 2 colheres de sopa de óleo de bardana;
  • uma gema;
  • uma colher de mel e 5 gotas de óleo.

O produto é esfregado no couro cabeludo e deixado no cabelo por uma hora sob um boné. O curso do tratamento é de 1,5-2 meses. Você precisa usar o produto no máximo duas vezes por semana.

Revisão de produtos

No decorrer do uso ativo do óleo, um grande número de respostas tem sido escrito sobre ele, que se relacionam com seu uso em várias situações. Quanto às suas propriedades medicinais, o éter é caracterizado pelo lado positivo como um bom remédio natural que permite superar rapidamente as manifestações do resfriado comum, como coriza ou tosse.

Existem muitas análises sobre a eficácia do uso de óleo como uma substância que pode curar e fortalecer o cabelo. O produto é muito utilizado para eliminar estrias na pele, principalmente após a gravidez e no combate ao excesso de peso.

Devido às suas propriedades hidratantes, o óleo é recomendado como um componente eficaz no tratamento do eczema seco.

Você aprenderá a fazer aromaterapia com óleo de pau-rosa em casa no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa