Óleos essenciais

Propriedades e usos do óleo de patchouli

Propriedades e usos do óleo de patchouli
Contente
  1. Descrição
  2. Uso medicinal
  3. Contra-indicações
  4. Aplicação em cosmetologia
  5. Avaliações

O óleo essencial de patchouli é produzido a partir de folhas secas de arbustos tropicais por vaporização. O resultado é uma composição aromática única repleta de notas quentes de chipre. O óleo é usado na medicina, culinária, cosmetologia e aromaterapia. É usado nas práticas sexuais femininas como afrodisíaco, e as propriedades mágicas do patchouli são lendárias há muito tempo. É usado como meio de atrair riquezas incalculáveis ​​e abrir canais de dinheiro.

Descrição

O óleo de patchouli é conhecido desde a época do Faraó Tutancâmon. Durante seu reinado, 1 kg de ouro foi dado por meio litro de óleo. Foi tão reverenciado que a realeza incluiu óleo de patchuli na lista de itens que foram enterrados com os faraós.

O óleo de patchouli é produzido a partir das folhas de um arbusto da família Lamiaceae. A pátria do arbusto é a Malásia e a Indonésia, mas a tecnologia agrícola moderna permite que seja cultivado em um clima continental temperado. As folhas da planta são utilizadas na culinária, bem como para aromatizar tecidos e roupas de cama.

O óleo de patchouli é um líquido viscoso com um odor amadeirado característico. É insolúvel em água e glicerina, facilmente solúvel em álcool, benzoato de benzila, óleos vegetais e minerais. Resistente a ambientes alcalinos e ácidos. Para a obtenção do óleo, as folhas são secas, fermentadas e destiladas sob a influência do vapor.

O óleo de patchouli é composto de álcool de patchouli, copaena, alfa patchoulene, bulnesen, cariofileno e guaena. O álcool patchouli e o eugenol são responsáveis ​​pelas propriedades do óleo. Patchoulens alfa são responsáveis ​​pela profundidade, riqueza e coração da fragrância.As qualidades úteis devem-se à presença de vitaminas B, tocoferol, rutina, macro e microelementos na composição. Devido à sua composição única, o óleo tem propriedades afrodisíacas e há muito é usado para seduzir e aumentar o desejo sexual.

Na hora de escolher um óleo, é preciso estar atento às propriedades físicas do produto. O óleo de patchouli tem alta densidade. Antes de usar, você deve aquecer o frasco em suas mãos, caso contrário, pode haver problemas ao retirá-lo do dispensador. Na hora de escolher um óleo essencial, preste atenção à cor do frasco: o vidro escuro não transmite os raios ultravioleta e evita a oxidação dos componentes. Preste atenção ao fabricante, à integridade da embalagem e ao custo do produto.

O óleo de patchouli é um dos óleos mais caros do mundo e testes simples podem ajudar a confirmar a qualidade do produto. É necessário deixar cair algumas gotas de óleo em um guardanapo. Se, após 15 minutos, persistir uma mancha de óleo, isso indica uma má qualidade do produto. Tente obter óleos essenciais em farmácias ou lojas especializadas. Isso o protegerá de comprar uma falsificação e economizará seu dinheiro.

Uso medicinal

O éster de patchouli é um dos principais ingredientes da medicina e da perfumaria asiática. Além disso, cheira muito bem, também é usado na prevenção e no tratamento de várias doenças, tem propriedades antiinflamatórias, antimicrobianas, antivirais, anti-sépticas, antifúngicas. Diluído, é utilizado como agente afrodisíaco, tônico e relaxante. É também utilizado como adstringente, diurético, aquecedor e antipirético.

Propriedades medicinais:

  • tem um efeito estimulante, aumenta a imunidade e a resistência corporal;
  • aumenta os processos metabólicos e regenerativos nas células, evita o aparecimento de edema dos tecidos;
  • tem efeito anti-séptico devido à capacidade de destruir as membranas das células virais, bacterianas e fúngicas;
  • restaura o sistema nervoso, tem efeito tônico, ajuda a enfrentar o estresse e a depressão;
  • reduz os sinais de seborreia e infecções fúngicas das unhas;
  • é usado para esfregar, inalar e moxabustão local para doenças virais, gripes, resfriados, manifestações herpéticas na pele e lábios;
  • acelera a fermentação e os processos metabólicos, promove a digestão dos alimentos no estômago;
  • tem um efeito de aquecimento e analgésico na artrite e artrose;
  • estabiliza o sistema endócrino, promove a produção de estrogênio e progesterona, aumenta a libido nos homens e a libido nas mulheres;
  • é utilizado como antiinflamatório para irritações e descamação da pele; auxilia na eliminação da acne, acne na adolescência, pequenas cicatrizes e cicatrizes coloidais;
  • aumenta a condução de impulsos para os neurônios do cérebro;
  • aumenta a elasticidade da pele, evita a formação de rugas e manchas senis, reduz o efeito dos radicais livres nas camadas superiores da pele;
  • usado para perda de peso como parte de preparações anticelulite, esfoliantes, máscaras e loções;
  • fortalece os folículos capilares, dá força e brilho aos cabelos, melhora sua nutrição e crescimento.

Contra-indicações

Não há contra-indicação ao uso de óleo de patchuli, mas ao usar a medicina tradicional e os cosméticos, é necessário levar em consideração as características individuais do organismo.

  • Não é recomendado o uso de óleos essenciais em caso de reação alérgica a um dos componentes da preparação.
  • Com degeneração gordurosa do fígado, cálculos na vesícula biliar e nos rins, obesidade de terceiro grau, os óleos essenciais não devem ser incluídos na dieta alimentar.
  • Não é recomendado usá-lo para gastrite, úlcera gástrica e úlcera intestinal.
  • Contra-indicado na asma brônquica e broncoespasmo.
  • Não é recomendado para uso em distúrbios neuropsiquiátricos na fase aguda e após lesão cerebral traumática.
  • Não se recomenda à gestante o uso do óleo essencial de patchuli no primeiro trimestre, para não provocar alergia no feto.

Pelo mesmo motivo, não é recomendável incluí-lo na alimentação de crianças menores de dois anos.

Aplicação em cosmetologia

O óleo de patchouli é um produto cosmético versátil, amplamente utilizado para hidratar e nutrir a pele. O óleo de patchouli puro é altamente concentrado e não deve ser consumido em sua forma pura.

Recomenda-se adicionar algumas gotas de óleo ao seu produto cosmético diário, shampoo, condicionador, esfoliante, óleo base, e então ele revelará suas propriedades únicas. Mas é preciso lembrar que o patchuli éter é muito grosso, portanto, antes de usar, deve-se segurar a garrafa em água morna.

Máscaras para diferentes tipos de pele.

  • Elevação. O óleo de patchouli tem um efeito lifting, previne o envelhecimento da pele, alisa as rugas finas e previne pés de galinha ao redor dos olhos. Para cada dez mililitros de base, adicione uma gota de óleo de patchuli. Recomenda-se massagear o rosto por pelo menos cinco minutos. Ao finalizar, é necessário deixar o produto de molho e remover com cuidado o que sobrou com um pano limpo e seco. Com a ajuda deste procedimento, é possível obter um efeito tensor pronunciado, desde que seja realizado um curso completo de massagem.
  • Anti-rugas. Linhas finas, pés de galinha e cantos dos lábios caídos são a razão do mau humor de muitas mulheres. Na luta contra as mudanças relacionadas ao envelhecimento, o óleo de patchuli ajudará. O produto retarda o processo de envelhecimento da pele, aumenta a regeneração dos tecidos, aumenta o turgor, rejuvenesce as células e confere uma tez mate saudável. Para prevenir as rugas, recomenda-se realizar uma massagem à base de óleo de amêndoa de pêssego com a adição de algumas gotas de éter de patchuli. Com o aumento da descamação e da pele seca, você pode aplicar uma composição de dez mililitros de óleo base ou glicerina na pele com duas gotas de óleo de patchuli. Uma colher de sopa de argila branca é despejada com leite quente por 15 minutos. Adicione uma pitada de açafrão e hena incolor, 2-3 gotas de éter e suco de limão. Aplique na pele previamente limpa em uma camada uniforme por meia hora e depois enxágue com água morna.
  • Para pele seca. A pele seca que envelhece requer cuidados regulares e cuidados, nutrição, proteção contra os raios ultravioleta, mudanças de temperatura e precipitação atmosférica. É especialmente importante prestar atenção aos cuidados com a pele facial no inverno. Para fazer isso, bata a gema de um ovo, acrescente 10-15 g de cacau e algumas gotas de manteiga de patchuli. Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo e aplique no rosto com uma camada uniforme. Lave com água e aplique o creme.
  • Com pele problemática. O óleo essencial de patchuli pode ajudar a se livrar da acne, acne e cravos pretos na adolescência. Com um cotonete, é necessário aplicar o óleo nas áreas inflamadas, evitando pele sã. Uma colher de sopa de argila branca ou azul é diluída com extrato de calêndula, 2 gotas de óleo de patchuli são adicionadas e aplicadas no rosto por 10-15 minutos, em seguida, lavado com água morna. A pele problemática com tendência à formação de manchas senis requer uma limpeza completa. Para isso, é adequada uma máscara à base de ascorutina, amido e óleo de patchouli. Um comprimido triturado de ascorutina e 2 gotas de óleo de patchuli são adicionados a uma colher de sopa de amido de batata. Resistir ao remédio por 10 minutos, lave com infusão de chá verde.
  • Para hidratar. Uma colher de sopa de creme de leite 15% é adicionada a meia banana e misturada em uma massa homogênea com algumas gotas de éter vegetal. Aplicar por 15 minutos, enxaguar com água morna usando uma esponja cosmética.
  • Para pele oleosa. O óleo de patchouli ajuda a uniformizar o tom do rosto, eliminar manchas senis, cravos pretos e reduzir a secreção das glândulas sebáceas.Para obter um efeito cosmético duradouro, é necessário bater duas claras de ovos de codorna com uma colher de mel, suco de limão e algumas gotas de éter de patchuli.

Antes de aplicar a máscara, é necessário limpar o rosto, vaporizar em banho-maria, aplicar a máscara por 20 minutos e enxaguar com água morna.

  • Gelo cosmético. A ferramenta irá prevenir o envelhecimento prematuro da pele, melhorar o suprimento de sangue às células, tez, estreitar significativamente os poros e apertar a zona Y. Para fazer gelo, adicione dez gotas de óleo de hortelã-pimenta e patchuli a um copo de água limpa. Despeje a água em moldes e congele. Use para limpar o rosto de manhã e à noite.

O óleo de patchouli promove a perda de peso. A inalação de vapores normaliza a secreção de suco gástrico, com o qual ocorre uma sensação de saciedade. Isso evita excessos e promove a perda de peso. Para isso, use lâmpadas de aroma, bastões de aroma, pingentes de aroma. As sessões de aromaterapia podem ser realizadas diariamente por 10-15 minutos, pingando 3-4 gotas de óleo na lâmpada de aroma.

Os banhos aromáticos melhoram os processos metabólicos e removem o excesso de fluido do corpo. Esse procedimento é realizado por um mês a cada dois dias, adicionando-se 20 gotas de óleo ao banho.

O óleo de patchouli na composição de produtos anticelulite normaliza o turgor da pele, evita a formação de casca de laranja, ajuda a adquirir a forma desejada. Cremes, loções, soros anticelulite são usados ​​com a adição de 10 gotas de patchouli por 50 ml da substância de base.

Os envoltórios corporais anticelulite com óleo essencial aumentam a circulação sanguínea, aliviam o edema, normalizam os processos metabólicos e aumentam o tônus ​​do corpo. Os envoltórios são feitos com creme ou óleo anticelulite, acrescentando 10 gotas de éter de patchuli por envoltório. Envolva as áreas problemáticas com filme plástico por 40 minutos e cubra com um cobertor de lã. O procedimento tem efeito relaxante e ajuda a restaurar as forças.

O éster de patchouli pode ser adicionado ao chá verde ou ao kefir. Ativa funções protetoras, melhora o metabolismo e promove a perda de peso.

O óleo de patchouli dá brilho e aparência saudável ao cabelo, restaura sua elasticidade após a exposição a produtos de modelagem agressivos, modelagem ou permanente. Promove a nutrição do couro cabeludo, tonifica, estimula a circulação sanguínea, reduz a secreção das glândulas sebáceas. É utilizado para massagear o couro cabeludo, como parte de máscaras e loções, como aditivo em xampus, bálsamos e condicionadores pré-fabricados. No processo de preparação de máscaras e outros produtos cosméticos, não é recomendado o uso de pratos de metal para evitar a oxidação. Observe a dosagem e adicione óleos quando todos os outros componentes forem misturados. Não é recomendado o uso de éter de patchuli isoladamente para evitar queimaduras.

Para restaurar cabelos secos, opacos e danificados Recomendo o uso de uma máscara à base de óleo de amêndoa, coco ou gérmen de trigo (2-3 colheres de sopa) com 5 gotas de óleo de patchuli. Éter de patchuli é adicionado ao óleo base quente e aplicado no couro cabeludo e em todo o comprimento do cabelo por uma hora. Lave com shampoo comum, enxágue com infusão de ervas. O procedimento é utilizado em cursos 2 vezes por semana. O cabelo fica saudável, bem cuidado, gerenciável e macio.

Para reduzir a oleosidade dos cabelos, recomenda-se o uso de máscara à base de duas gemas batidas, 2 a 3 colheres de sopa de óleo de bardana e 5 gotas de óleo de patchuli. A máscara é aplicada no couro cabeludo, espalhada em toda a extensão do cabelo e colocada em uma touca de plástico por uma hora. Todos os produtos à base de ovos de galinha são lavados com água morna para evitar a desnaturação das proteínas.

Para o crescimento dos cabelos, recomenda-se a realização de uma massagem na cabeça à base de óleo de bardana. À base adicione uma gota de óleo de alecrim, canela, tintura de pimenta e patchuli. Aplique nas pontas dos dedos e massageie o couro cabeludo por 15 minutos.Lavar com shampoo, enxaguar com decocção de ervas ou vinagre de maçã na proporção de duas colheres de sopa por litro de água. A composição estimula os folículos capilares, o crescimento dos fios, dá elasticidade, evita fragilidade e pontas duplas.

A pele das mãos e dos pés está exposta a fatores mecânicos, microrganismos e vírus. O óleo de patchouli ajudará a lidar com a influência negativa de fatores externos, restaurar as camadas superiores da derme e aliviar a inflamação.

O banho de mãos promove o rejuvenescimento da pele, torna a pele aveludada, fortalece as unhas e previne o desenvolvimento de infecções. Em 500 ml de água morna adicione 3-4 gotas de patchuli e óleo de alecrim. Deixe de molho por 20 minutos, seque com uma toalha e aplique um creme nutritivo.

Para fortalecer as unhas, aplique uma gota de óleo na placa ungueal e esfregue até a completa absorção.

Os banhos de óleo de patchuli ajudam a eliminar a transpiração dos pés. O procedimento é recomendado para ser realizado antes de deitar, após lavar os pés e tratá-los com pedra-pomes. Para 5 litros de água, adicione 20 gotas de óleo de patchuli, o procedimento leva 15 minutos. Em seguida, é necessário secá-los com uma toalha e aplicar um creme nutritivo.

Avaliações

O óleo de patchuli é uma substância única que pode substituir preparações cosméticas caras, o principal é usá-lo conforme as instruções e observar a dosagem. As avaliações dos consumidores sobre o óleo de patchuli são positivas. A ferramenta se torna uma espécie de "cosmetologia de primeiros socorros" quando você precisa se colocar em ordem. Ajuda a dar à pele uma aparência bem cuidada, o brilho do cabelo e as unhas - força. Com o uso regular, você pode obter um resultado cosmético estável sem o uso de substâncias sintéticas.

Para os benefícios, propriedades e usos do óleo essencial de patchuli, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa