Óleos essenciais

Óleo de hortelã-pimenta: propriedades e utilizações

Óleo de hortelã-pimenta: propriedades e utilizações
Contente
  1. Descrição
  2. Recursos benéficos
  3. Contra-indicações
  4. Como escolher um produto?
  5. Como fazer manteiga em casa?
  6. Métodos de aplicação
  7. Na medicina popular
  8. Em cosmetologia
  9. Avaliações

A hortelã-pimenta tem muitas propriedades benéficas para o corpo humano. O óleo da planta pode ser preparado em casa por sua conta, para que posteriormente possa ser utilizado para fins cosméticos ou como remédio popular para muitas doenças.

Descrição

A hortelã é uma erva usada há séculos na culinária, para fins medicinais e aromáticos. Seu perfume característico a tornou uma das ervas aromáticas mais populares. Em muitos países da Europa e do Oriente, a hortelã era usada como agente aromático em templos e casas de culto. Na Grécia antiga, as mesas eram esfregadas com folhas de hortelã, dando assim as boas-vindas aos hóspedes. No Oriente Médio, qualquer anfitrião oferecia chá de menta às pessoas que iam a sua casa. Os primeiros colonizadores trouxeram esta erva valiosa do Velho Mundo para a América, pois há muito tempo ela é reverenciada por suas excelentes propriedades terapêuticas.

O óleo essencial de hortelã-pimenta tem sido usado desde os tempos antigos para parar o sangramento e como remédio para resfriados. Hoje a erva é usada para muitas doenças. O óleo essencial feito a partir desta planta é amplamente utilizado em cosméticos.

O ingrediente mais ativo do óleo essencial é o mentol (50–90%). O óleo das folhas da planta contém óleos essenciais de mentol com ácidos (acético e valeriana). As sementes contêm óleos graxos (20%).

Numerosas espécies e subespécies de hortelã (cerca de 35 no total) cresceram anteriormente no Mediterrâneo e na Ásia Ocidental, e agora podem ser encontradas em climas temperados em todo o mundo. Destas, apenas 1/6 das variedades são amplamente utilizadas (por exemplo, pimenta, fragrante, japonesa, gato, campo). A planta é caracterizada por uma haste quadrada, folhas emparelhadas e pequenas flores.As folhas e caules peludos contêm glândulas sebáceas. A hortelã pode ser propagada por semente ou transplantada da raiz.

Na terapia moderna, muitos médicos e cientistas confirmaram o efeito terapêutico do uso do óleo desta planta. Tem o seguinte efeito:

  • diurético;

  • antiespasmódico;

  • tônica;

  • anti-inflamatório;

  • estimulante.

O óleo de hortelã-pimenta é incolor a amarelo claro. Tem um aroma agradável, estável, penetrante, dando a sensação de que se pode respirar profundamente. O produto fresco é muito líquido, mas engrossa e escurece com o tempo.

O conteúdo da principal substância constituinte, o mentol, depende do tipo de planta, solo e país de origem.

O mentol é uma substância muito invulgar, branca e cristalina, que faz sentir frio na boca. A composição do produto acabado pode depender da planta do fabricante. Na lista de componentes você pode encontrar:

  • carvone;

  • cineol;

  • limoneno;

  • pinen;

  • timol;

  • vestígios de aldeídos;

  • ácido acético e valérico.

Você precisa ter cuidado ao usar óleo essencial de hortelã-pimenta e seguir a seguinte lista de regras.

  1. Não use um produto concentrado.

  2. Não aplique em grandes quantidades no corpo.

  3. Não aplique em feridas abertas.

Recursos benéficos

É difícil superestimar os benefícios do uso deste produto. A hortelã-pimenta é bem conhecida como um purificador de hálito. A planta é rica em vitaminas e minerais. O óleo pode ser usado como um auxiliar digestivo. O produto é especialmente rico em caroteno e vitamina C, e também é conhecido por seus benefícios para o sistema imunológico.

É amplamente utilizado em remédios populares para doenças cardiovasculares e hipertensão. O óleo ajuda a tratar resfriados, gripes, febre, náuseas, intoxicações alimentares, soluços e dores de ouvido.

O produto é muito útil porque contém uma grande quantidade de mentol, o que torna seu cheiro reconhecível entre milhares de outros. O mentol ativa os receptores sensíveis ao frio na pele e nas mucosas, resultando em uma sensação de frescor.

O mentol é um ingrediente comum em pastas de dente, pois ajuda a prevenir doenças bucais e elimina o mau odor. Também acalma o trato digestivo, alivia dores no estômago e nos intestinos e alivia cólicas e náuseas causadas por viagens.

O óleo promove a perda de peso, pois tem um efeito diurético, estimula o metabolismo e suprime o apetite. Além disso, o chá e outros remédios que contêm óleo de hortelã-pimenta provaram ser muito eficazes para a síndrome do intestino irritável.

Uma das principais características do produto é o seu efeito no alívio do estresse, pois contém uma grande quantidade de triptofano, que produz serotonina. Seu uso reduz as dores de cabeça relacionadas ao estresse. O chá de menta antes de dormir acalma o corpo e ajuda a dormir.

A hortelã-pimenta contém vitaminas A, C e outras substâncias ativas, como o ácido rosmarínico, que ajuda a fortalecer a resistência do corpo a infecções e inflamações. O óleo de ervas reduz os sintomas da tosse seca, neutraliza os radicais livres e previne a produção de substâncias que promovem a inflamação.

Acredita-se que a hortelã, graças ao seu ácido de alecrim, ajuda nas alergias e na asma. O produto pode corrigir desequilíbrios hormonais. Alguns estudos mostram que a hortelã apresenta propriedades antitumorais, pois contém álcool perila. Este álcool foi demonstrado durante pesquisas que pode ser usado como agente profilático contra câncer de cólon, pele e pulmão. Está provado que o consumo regular de chá de hortelã-pimenta evita pêlos indesejáveis ​​nas pernas, peito, rosto, costas e outras partes do corpo, causados ​​pelo aumento da secreção de hormônios sexuais masculinos.

Assim, entre as propriedades benéficas da hortelã, também podem ser observadas as seguintes:

  • suprime a inflamação e infecção;

  • ajuda com asma e alergias;

  • fortalece o sistema imunológico;

  • ajuda com problemas digestivos;

  • previne doenças gengivais e mau hálito;

  • promove a perda de peso;

  • alivia o estresse e a insônia.

O óleo de hortelã-pimenta é usado como um remédio eficaz e seguro para quem sofre de síndrome do intestino irritável. É rico em antioxidantes, solta os músculos do trato digestivo e alivia o inchaço. Seu uso reduz as dores abdominais, atua como diurético, estimula a produção de bile, para que o alimento consumido seja digerido mais rapidamente.

O forte aroma do óleo abre a passagem nasal e o trato respiratório, tornando a respiração livre. O mentol é um descongestionante natural que ajuda a eliminar o catarro. No chá, o óleo de hortelã-pimenta é usado para aliviar a dor de garganta. Se você tiver tosse, adicione uma gota do extrato da erva à água morna e, em seguida, inale os vapores.

A memória pode ser melhorada sentindo o cheiro de óleo de hortelã-pimenta. A pesquisa mostra que o cheiro da erva aumenta o estado de alerta. O uso do produto tem efeito antiespasmódico nos músculos durante a menstruação, reduzindo significativamente a dor.

O extrato da planta ajuda a baixar a pressão arterial. A freqüência cardíaca melhora. Além disso, os compostos ativos - cálcio, fósforo, vitaminas C, D, E e complexo de vitaminas B - melhoram o sistema imunológico do corpo, protegendo-o de infecções e inflamações.

Na aromaterapia, o extrato costuma ser usado para aliviar o estresse, o cheiro forte de mentol traz tranquilidade. Graças aos seus compostos ativos, o óleo tem propriedades calmantes, desinfetantes e curativas, ajudando as pessoas que sofrem de depressão. A fadiga mental, o estresse e as dores de cabeça são aliviados esfregando óleo de hortelã-pimenta nas têmporas e na nuca.

O extrato da planta não apenas remove o mau hálito, mas também combate as bactérias que causam a cárie dentária. Possui propriedades antibacterianas e antiinflamatórias, prevenindo a perda dentária em idade precoce e melhorando a saúde bucal em geral.

Quando combinado com o chá verde, o óleo pode ajudá-lo a eliminar os quilos extras, convertendo a gordura em energia utilizável.

Mas o extrato tem propriedades benéficas não só para o corpo como um todo, mas também é o principal auxiliar nos cuidados com o corpo. O uso de máscara com mel ajuda a limpar completamente a pele, fechar os poros e remover o brilho oleoso.

O óleo de hortelã-pimenta tonifica a pele e elimina a acne. É útil no tratamento da inflamação porque contém ácido salicílico. Basta aplicar o óleo na pele para prevenir o aparecimento de acne. O ácido salicílico suaviza as células mortas da pele, tornando-as mais fáceis de remover. Como resultado, os poros se abrem e uma limpeza profunda pode ser realizada.

O extrato de hortelã pode ser usado para amolecer os calcanhares rachados. É adicionado ao banho e imerso em água durante quinze minutos, ou misturado com azeite e aplicado na pele.

Graças às propriedades benéficas da hortelã, você pode obter cabelos macios e brilhantes sem caspa. Uma mistura de óleo, argila e suco de limão torna o cabelo mais gerenciável e brilhante. Além disso, você pode simplesmente lavar o cabelo com água diluída no extrato.

A hortelã-pimenta e, portanto, seu óleo, funcionam como um estimulante do couro cabeludo, portanto, melhora o crescimento do cabelo. O fluxo sanguíneo para a raiz do cabelo melhora e o volume aparece.

O remédio também ajuda no combate às pequenas rugas do rosto, basta fazer uma máscara com óleo, meia colher de calêndula, ¼ de copo de azeite e meia colher de bardana. O produto, antes da aplicação, fica em local seco e fresco por uma semana. É aplicado ao redor dos olhos e no rosto em geral.

Se houver irritação na pele, as propriedades antiinflamatórias da hortelã-pimenta ajudarão a lidar com isso.O óleo não só alivia a coceira, mas também remove a vermelhidão. Pode ser aplicado a picadas de insetos, erupções cutâneas e até queimaduras.

Contra-indicações

Apesar de o óleo de hortelã-pimenta ter muitas propriedades positivas para o corpo humano, ele não é adequado para todas as pessoas. Pessoas com doença do reflexo gastroesofágico são orientadas a limitar o uso de hortelã-pimenta em qualquer forma na dieta, uma vez que os princípios ativos de sua composição relaxam a musculatura lisa da parede esofágica e do esfíncter, bloqueando os canais de cálcio, o que agrava o quadro do paciente.

A hortelã-pimenta é contra-indicada em pessoas com hipotensão, seu óleo causa exacerbação das veias varicosas. O óleo de erva é contra-indicado em crianças menores de três anos. Não recomendado para homens mais velhos, pois diminui o desejo sexual, pessoas que têm sonolência e também com infertilidade.

É aconselhável abandonar a aromaterapia e o uso de extrato de hortelã-pimenta no início da gravidez e durante a amamentação. Uma overdose causa uma sensação de fraqueza, tontura e insônia.

Muitas pessoas subestimam o efeito do óleo de hortelã-pimenta no corpo humano, mas em vão. Pessoas que têm intolerância individual à erva não devem usá-la de forma alguma, caso contrário, enfrentarão uma reação alérgica grave e até choque anafilático.

A taxa de consumo de infusão para crianças e adultos é diferente. É preciso lembrar que o consumo da erva e de seus extratos leva à diminuição do tônus ​​vascular. Você não pode usar o mint para aqueles que são obrigados a tomar decisões instantâneas, para responder rapidamente à situação. Beber chá com manteiga pela manhã deixará você com sono durante o dia.

Se a mulher está com problemas de concepção, devem ser excluídas as infusões de ervas e óleos, pois agravam o estado dos níveis hormonais.

Antes de aplicar na pele, primeiro você precisará testar a resposta do corpo usando apenas uma pequena área da pele. É melhor se for o pulso. Na ausência de sintomas desagradáveis ​​como queimação, coceira e vermelhidão, você pode usar o produto mais no rosto e no corpo.

Se algum sintoma aparecer, o óleo de hortelã-pimenta é lavado imediatamente com água morna e sabão.

Como escolher um produto?

Para preparar o óleo, você pode usar qualquer um dos tipos de hortelã disponíveis:

  • apimentado;

  • Jardim;

  • Japonês;

  • felino;

  • Prado;

  • limão.

Você só precisa lembrar que o óleo de menta difere em aroma e sabor, dependendo da variedade usada. Se não houver grama no jardim ou no prado, ele pode ser comprado na loja ou no mercado. É vendido fresco e seco em fardos, a peso e embalado. Se desejar, você pode plantar grama no parapeito da janela.

Ao coletar e comprar uma planta, preste atenção em sua aparência. A folhagem e o caule devem estar livres de manchas e danos. Se forem em grandes quantidades, vale a pena abandonar o uso de tal planta.

Se você comprar óleo de menta pronto imediatamente, a primeira coisa a se prestar atenção é a composição. Nenhuma impureza adicional deve estar presente, apenas uma pequena quantidade de cânfora ou limão é permitida.

O éter deve estar em uma pequena garrafa, que é feita de vidro escuro. Este recipiente permite que você economize óleo dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta.

As instruções devem indicar que o óleo é 100% natural. Ao abrir a garrafa, não deve haver odores estranhos, mas se houver sinais de terebintina dentro ou cheiros fortes de álcool, então você deve recusar o uso de tal produto.

Como fazer manteiga em casa?

O óleo de hortelã-pimenta não precisa ser comprado em farmácias; você pode fazer você mesmo em casa. Isso exigirá a coleta das folhas frescas da planta. Você precisará lavá-los previamente em água fria corrente para remover a sujeira e os insetos da superfície.As folhas são colocadas sobre uma toalha, secas e colocadas em uma tigela pequena.

Você precisará encontrar um pequeno martelo de cozinha para esmagar levemente a folhagem e o caule para facilitar a liberação do óleo. É muito bom usar almofariz e pilão.

  1. Um copo de folhas de hortelã fresca é transferido para uma panela.
  2. Despeje 2 xícaras de coco, azeite de dendê ou azeite de oliva por cima das folhas.
  3. Leve a panela ao fogão, leve ao fogo médio o fogão.
  4. A mistura resultante é levada à fervura, mexendo sempre, o que reduz a probabilidade de a composição grudar no fundo da panela.
  5. A massa deve ferver no fogão por cinco minutos.
  6. Retire o recipiente do fogo, despeje o óleo e as folhas de hortelã em um prato resistente ao calor, deixe a massa esfriar antes de continuar.
  7. Despeje em outra 1/2 xícara do óleo que foi usado no início. Tudo se mistura bem, é despejado por um pano de algodão em um recipiente com tampa hermética, onde a composição será armazenada no futuro.
  8. Esse óleo de hortelã-pimenta é armazenado na geladeira por vários meses.

Existe outra forma de levar o produto em casa, que não envolve tratamento térmico. Para extrair o óleo das folhas de hortelã, coloque as folhas limpas e secas em uma tigela pequena onde você pode esmagá-las bem.

A massa é transferida para um recipiente de vidro, que pode então ser fechado com uma tampa. Despeje o azeite de oliva e mexa. Instale a jarra em um local aquecido, longe da luz solar direta. Agite o recipiente vigorosamente uma ou duas vezes por dia durante 2 semanas. Após esse tempo, você pode usar o produto para o fim a que se destina. Guarde na geladeira por até 2 meses.

Você pode insistir no óleo em uma solução de álcool. Vodka ou algum outro produto à base de álcool é a escolha ideal, pois o óleo se dissolve melhor nesse tipo de líquido. Como alternativa, você pode usar glicerina ou vinagre de cidra branco ou de maçã. Se o óleo de hortelã-pimenta for preparado especialmente para uma criança, você não deve usar esta receita.

  1. As folhas secas de hortelã-pimenta devem ser dissolvidas em vodka com 40 a 60% de álcool ou em conhaque forte.
  2. Para obter mais óleo das folhas, elas precisam ser bem trituradas. Já a grama seca está esfarelada. Você precisará lavar as folhas frescas antes de cortá-las. Não é necessário remover os caules, mas se houver folhas escuras e podres, a grama deve ser separada.
  3. O terceiro passo é dobrar a hortelã no frasco, cobrindo-o completamente com o líquido e fechando bem a tampa. Se você quiser que a tintura seja concentrada, antes de despejar o álcool, é necessário que não haja mais do que um centímetro de espaço entre a tampa do frasco e as folhas de hortelã. As folhas flutuam no início, mas afundam após 2-3 dias.

O recipiente é removido em local escuro por 4-8 semanas. Lá ele pode ser armazenado por vários anos, o principal é que a composição não seja afetada pela luz solar direta. De vez em quando, você precisará sacudir o frasco para acelerar a dissolução dos óleos. O processo deve ser repetido pelo menos uma vez por semana.

Depois de algumas semanas, quando a mistura assentou, pode ser filtrada com gaze simples. É melhor se o recipiente de armazenamento estiver escuro, mas sempre de vidro. Se as condições forem observadas, a vida útil do óleo é de 6 meses a um ano.

Esse remédio caseiro é usado em pequenas doses, depois de um ano não é mais adequado e um novo óleo precisa ser feito. Você não pode usar isopropil e álcool isopropílico como um líquido para tintura, uma vez que eles não são consumidos internamente.

Métodos de aplicação

O óleo essencial de hortelã-pimenta contém vitaminas A e C, ácidos graxos ômega-3, minerais como ferro, manganês, magnésio, cálcio, potássio e cobre. É útil para o crescimento do cabelo, é usado em cosmetologia para acne, para lábios e em máscaras faciais.

A hortelã-pimenta e seu éster são amplamente utilizados na dieta alimentar. Adiciona sabor a sopas, saladas, pratos de vegetais, sobremesas e bebidas. O chá de menta é popular na África e no Oriente Médio, onde é servido em xícaras de prata especiais.

No preparo de uma bebida, vale lembrar que a pureza e a qualidade da água afetam o paladar.

Para cozinhar, você precisa de 200 ml de água fervente para 1 colher de chá de hortelã. Cubra e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Filtre a bebida e aprecie o seu aroma.

Acredita-se que o óleo desta erva ajuda a acalmar a digestão devido à sua capacidade de expelir gases acumulados do intestino. Assim, a dor e o desconforto vão embora.

Para combater a náusea, esfregue algumas gotas no abdômen, nos pulsos ou simplesmente inale o cheiro do óleo. A dor de estômago é aliviada com chá.

O óleo essencial é usado como remédio para:

  • asma;

  • bronquite;

  • sinusite;

  • resfriados;

  • tosse;

  • nariz a pingar.

É esfregado no peito, são feitas inalações, algumas gotas são colocadas em um pequeno recipiente de água fervente, refrigerante é adicionado e inalado em vapores para facilitar a respiração.

A hortelã-pimenta faz maravilhas quando se trata de aliviar dores de cabeça. Seu óleo, além disso, alivia enxaquecas, alivia sintomas como náuseas, aumento da sensibilidade à luz e ao ruído.

Vale a pena misturar um pouco de óleo de amêndoa e uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta e usar a mistura para massagear as têmporas, testa, seios da face e nuca. Vai baixar a pressão arterial e ajudar a aliviar as dores de cabeça.

Para aliviar o estresse, acrescente um pouco do produto ao banho quente, um pouco de extrato de lavanda e gerânio.

O éster de hortelã-pimenta aumenta a clareza mental e energiza. Este é um bom remédio para quem quer reduzir a ingestão de cafeína. Para melhor concentração, aplique óleo de hortelã-pimenta sob o nariz ou borrife-o pela sala. Para melhorar seu humor e combater a fadiga, os especialistas aconselham inalar um pouco de éter antes e durante o treino.

A ferramenta tem a capacidade de remover dores, inflamações e cãibras musculares. Combinada com outros óleos essenciais, a massagem melhora a circulação sanguínea e tem um efeito calmante.

Na medicina popular

Na área de tratamento não convencional, o éter da planta é freqüentemente usado não só em pomadas, mas também em tinturas e chás. É útil para o sistema nervoso, atua como regulador e sedativo. É um bom limpador de sangue, pois tem propriedades anti-sépticas e antibacterianas.

Recomenda-se beber chá de hortelã-pimenta se a acne aparecer constantemente. É útil para náuseas, para o seu preparo é necessário uma gota de óleo por cada 600 ml de água fervente, se desejar, adicione mel e outras ervas.

Para hematomas, misture óleo com soja na proporção de 15 gotas de éter para 4 colheres de sopa de produto de soja. Aplique a composição no local dolorido, repetindo o procedimento após algumas horas.

Para gengivas inchadas, estomatite ou úlceras na boca, misture 2 colheres de chá de conhaque ou uísque, 5 gotas de óleo de menta e 300 ml de água fervida quente. Enxágüe com o produto várias vezes ao longo do dia até que o problema desapareça. É claro que esse remédio não pode ser oferecido às crianças.

O produto também é usado para dor de dente. Algumas gotas são pingadas em um pedaço de algodão e colocadas no dente. Ele atua como um analgésico e anestésico, as propriedades maravilhosas do mentol se manifestam, a dor passa. As propriedades anti-sépticas do óleo ajudam a desinfetar a cavidade oral.

Se uma pessoa tiver tornozelos inchados, misture 10 gotas de éter de hortelã-pimenta e 2 colheres de chá de óleo de semente de uva e esfregue nas solas dos pés antes de calçar as meias ou calçar sapatos apertados. O remédio é especialmente eficaz se você tiver que dançar ou ficar em pé por muito tempo.

Em cosmetologia

A hortelã e seu extrato são usados ​​para fins cosméticos desde os tempos antigos. Não são apenas máscaras faciais, mas também loções de limpeza para os cabelos, cremes e até espumas de banho. O óleo é adicionado ao brilho labial, o que lhe dá um leve efeito de "resfriamento".

Nos perfumes, o óleo de menta tem um lugar especial: seu perfume delicado, mas de longa duração, tornou-se um dos principais ingredientes na criação de fragrâncias de verão. O óleo vegetal é amplamente utilizado em cosméticos para pele e cabelo. Você pode refrescar e tonificar a pele com loções contrastantes feitas de éter de hortelã-pimenta. Umedeça uma toalha na água, onde o produto foi diluído, e aplique no rosto por 2 a 3 minutos. Repita o procedimento 3-4 vezes.

Uma máscara com éter e erva-cidreira remove a vermelhidão e as dores nos olhos. Para prepará-lo, você precisará tomar 3 colheres de chá de erva-cidreira, algumas gotas de óleo de menta e despejar 0,5 litro de água fervente sobre eles. A mistura é cozida por 20-30 minutos. A suspensão resultante é envolta em gaze, resfriada e colocada sobre os olhos. O procedimento leva de 10 a 15 minutos.

Se a pessoa tem pele oleosa e com tendência a inflamação, é feita a seguinte máscara: 3 gotas do extrato são despejadas com água e enxugadas no rosto. Se ocorrerem vários surtos de acne, uma loção com álcool de hortelã-pimenta funciona bem.

O óleo de hortelã-pimenta é capaz de tonificar e desodorizar a pele dos pés, e o efeito refrescante do mentol é ótimo para a fadiga. Depois de um árduo dia de trabalho, é útil fazer um banho relaxante adicionando éter à água, depois de alguns minutos já dá para sentir o cansaço e o vigor aparecem.

Se falarmos sobre a lista completa de problemas em que você pode usar o ether, terá a seguinte aparência:

  • melhorando a elasticidade da pele;

  • cuidados com o cabelo e couro cabeludo;

  • luta contra acne e acne;

  • melhora da tez;

  • redução do edema.

O éter pode ser aplicado no couro cabeludo à noite, o que ajuda a melhorar o crescimento do cabelo e a aliviar a caspa. Pode ser usado com bardana ou azeite.

É uma excelente proteção facial contra vento, radiação ultravioleta e outras influências ambientais negativas. O seu uso regular ajuda a regenerar a pele mais rapidamente e reduz a descamação.

Avaliações

Na Internet, você pode encontrar inúmeras avaliações de mulheres que já usaram o extrato da planta para fins cosméticos. Se não houver intolerância individual, o éter pode ser usado não apenas externamente como ingrediente de máscaras, mas também com chá.

A eficácia da hortelã-pimenta para a depressão foi comprovada, assim como seus efeitos positivos no cabelo e no couro cabeludo. É um remédio maravilhoso e barato para a caspa, acne e até rugas que tonifica e melhora a estrutura da pele.

Esfregar óleo de hortelã-pimenta no uísque ajuda a aliviar as dores de cabeça e usá-lo no rosto elimina a teia de aranha vascular. Mas vale lembrar que se a dosagem não for observada, pode-se obter o efeito contrário na forma de uma forte reação alérgica. Apenas algumas gotas de éter são suficientes para um pote de creme tornar o produto benéfico para a pele.

Para obter informações sobre o óleo essencial de hortelã-pimenta, as propriedades e os usos do óleo e a aromatização em casa, veja o vídeo a seguir.

1 comentário

Aliás, nem sempre as inalações podem ser feitas com vapor. As inalações secas atravessam bem o nariz, mesmo as lâmpadas aromáticas não são necessárias. É verdade que se o nariz estiver muito irritado, além de menta, seria necessário levar outros óleos. O óleo de hortelã-pimenta é complementado com eucalipto, cravo e outros ésteres. Um remédio suave para os amantes dos tratamentos naturais.

Moda

a beleza

casa