Sutilezas do processo de remoção de tatuagem de sobrancelha a laser
A maquiagem permanente está ganhando popularidade agora. Por exemplo, a tatuagem de sobrancelha permite que você sempre tenha uma aparência brilhante e não dependa de cosméticos. As meninas que desejam deixar as sobrancelhas visualmente mais espessas e escuras costumam recorrer a esse procedimento. No entanto, às vezes o resultado não corresponde às expectativas e é necessária a remoção do pigmento, o que geralmente é feito a laser. Se você está pensando em se livrar da tatuagem, deve considerar todas as nuances desse procedimento.
Peculiaridades
Durante o processo de tatuagem, um pigmento altamente disperso é injetado sob a pele, graças ao qual as sobrancelhas ganham uma cor brilhante e contornos bem definidos. Dependendo de vários fatores, esse pigmento pode durar de 1 a 10 anos. No entanto, existem maneiras de remover artificialmente a maquiagem definitiva. Este procedimento pode ser realizado com laser de neodímio ou removedor.
O primeiro método envolve a irradiação das áreas da pele em que a tatuagem foi realizada, devido ao qual a tinta nas camadas mais profundas da pele é dividida e removida. Às vezes isso é feito até em casa, porque o procedimento consiste em injeções comuns, mas é melhor confiar sua beleza a especialistas. O segundo método envolve ação química, e o procedimento lembra a aplicação de um pigmento, mas desta vez uma substância especial é injetada sob a pele para ajudar a se livrar da tintura. A remoção química é um serviço barato e eficaz, mas o processo de cicatrização pode levar até seis meses e o trabalho inescrupuloso de um especialista pode levar a complicações graves.
A prática mais comum agora é a remoção a laser da maquiagem definitiva das sobrancelhas.
O feixe de laser, sem contato direto com os tecidos moles, destrói as cápsulas de pimentão sob a pele, sendo então completamente eliminado pelo sistema linfático do corpo em apenas algumas semanas.
O uso de um laser possui as seguintes características:
- A remoção da tatuagem da sobrancelha geralmente requer 3-4 sessões, ao contrário da remoção química, para a qual basta inserir o removedor uma vez. O intervalo entre as sessões geralmente é de várias semanas.
- O custo da remoção do laser é relativamente alto.
- O laser não produz tons de cores quentes. Afeta apenas tons frios: as cápsulas de tons de azul, verde, roxo, preto e cinza são divididas. Em contraste, os pigmentos amarelos, vermelhos e laranja podem escurecer quando expostos a feixes de laser. Você precisa consultar um especialista para decidir se é possível remover pigmentos com seu espectro dessa forma.
- Já poucas semanas após a retirada completa do pigmento das camadas da pele, uma nova maquiagem definitiva pode ser aplicada - esta pode ser solicitada por quem fez o primeiro procedimento sem sucesso e deseja corrigir a tatuagem.
- Apesar de a remoção completa do pigmento exigir várias visitas à clínica, você notará os primeiros resultados após apenas uma sessão - o pigmento ficará muito mais claro.
- O procedimento leva apenas 5-15 minutos.
- Usar laser, ao contrário do removedor, é impossível em casa - é um procedimento de alta tecnologia que requer a participação obrigatória de um especialista.
- Inchaço, hematomas leves e uma crosta fina cobrindo as sobrancelhas podem ocorrer imediatamente após a exposição ao laser. É categoricamente impossível interferir no processo de cicatrização - espere até que a crosta caia sozinha, caso contrário, há o risco de infecção e interfere na restauração da pele, o que ameaça a formação de cicatrizes nas sobrancelhas.
- Os pelos das sobrancelhas ficam mais claros após a remoção da tatuagem, mas este é um efeito temporário. Por algum tempo, você pode pintar as sobrancelhas com lápis e rímel comuns - isso não fará mal.
- O efeito do laser estimula o crescimento do cabelo, por isso não há necessidade de se preocupar com a segurança de suas sobrancelhas naturais.
- As clínicas afirmam que o procedimento é indolor, mas muitos clientes consideram o efeito do laser extremamente desagradável. No entanto, injetar um removedor sob a pele é considerado mais doloroso.
Indicações e contra-indicações
Qualquer intervenção médica, mesmo cosmética, não passa sem deixar vestígios pelo corpo. Antes de decidir pela remoção do laser, leia a lista de contra-indicações ao procedimento e, se necessário, consulte um especialista especializado previamente.
A remoção da maquiagem definitiva com laser não é recomendada nos seguintes casos:
- Processos inflamatórios e várias doenças de pele como psoríase, eczema e lesões fúngicas são as primeiras e mais importantes contra-indicações ao procedimento - o laser terá um efeito imprevisível no curso da doença e pode agravar sintomas desagradáveis.
- Durante a gravidez, qualquer intervenção médica desnecessária é indesejável, especialmente tão séria quanto a exposição a um laser. Também é melhor adiar a remoção durante a amamentação.
- A presença de cicatrizes na pele também é contra-indicação ao procedimento.
- Nas clínicas, a remoção do laser geralmente não é realizada em pessoas menores de idade.
- Um bronzeado fresco é indesejável antes de usar o laser: se você se bronzear fortemente ao sol ou em uma câmara de bronzeamento, deve esperar pelo menos uma semana e só então planejar o procedimento na clínica.
- Problemas cardíacos graves podem ser uma contra-indicação - dependendo do seu estado de saúde atual, os médicos decidem se a remoção a laser é ou não possível.
- Neoplasias de pele como manchas, papilomas e verrugas nunca devem ser tratadas com raios laser - isso pode levar a complicações graves.
- Distúrbios do sistema endócrino também podem impossibilitar a remoção da maquiagem definitiva com um laser.
- Se você é alérgico aos raios solares, também deve pular este método de remoção.
- Em caso de epilepsia, o procedimento não é realizado.
- Resfriados e gripes também podem ser contra-indicações devido à diminuição geral da imunidade.
- Problemas de coagulação sanguínea tornam o procedimento indesejável.
As indicações para o uso de um laser para remoção são na maioria das vezes defeitos estéticos na tatuagem: talvez a maquiagem definitiva pareça muito brilhante e não natural para você, uma forma e espessura malsucedidas da curvatura da sobrancelha foram escolhidas ou o mestre cometeu um erro enquanto trabalhava . É extremamente raro que complicações após a injeção de pigmentos e problemas de saúde associados possam se tornar uma indicação para remoção - em cada caso, o médico oferece ao cliente uma solução individual. Se estiver pensando em realizar a remoção química ou a laser, deve-se ter em mente que as indicações para esses dois métodos são absolutamente semelhantes.
A remoção a laser impõe ainda mais restrições do que o uso do removedor, por ser hipoalergênico e não estar associado a efeitos térmicos. No entanto, a duração do procedimento, o longo período de recuperação, a dor e o desconforto tornam os clientes em clínicas mais propensos a recorrer à remoção a laser.
O principal é ter em conta todas as contra-indicações e consultar um bom especialista.
Preparando-se para o procedimento
A chave para uma remoção bem-sucedida de tatuagens e uma restauração rápida e confortável da pele é a preparação adequada para a sessão. Recomendações específicas, dependendo do seu estado de saúde e características da pele, devem primeiro ser obtidas com o seu médico.
Nesse caso, vale a pena considerar alguns pontos gerais:
- Se possível, nos últimos dias antes do procedimento planejado, recomenda-se excluir ou minimizar a exposição à radiação ultravioleta na pele. Ao remover a tatuagem nas sobrancelhas, isso pode ser problemático, mas você pode tentar usar óculos escuros enormes ou chapéus com viseira. Definitivamente, não vale a pena tomar sol antes do procedimento. A exposição à radiação ultravioleta tornará a pele mais seca, o que significa mais sensível ao laser - isso afetará a dor do procedimento, bem como o estado da pele após ele e a duração da cicatrização da sobrancelha.
- Se você estiver tomando medicamentos que afetem sua condição de pele, é melhor interromper temporariamente o uso deles. É melhor discutir com o seu médico com antecedência não só o seu estado de saúde, mas também os comprimidos que toma regularmente - talvez seja melhor não tomar certas substâncias antes do procedimento.
- Se você fuma, os médicos recomendam fortemente que você reduza a ingestão de nicotina antes do procedimento.
- Certifique-se de que não há pequenas feridas ou ferimentos na pele. Em particular, você não deve arrancar as sobrancelhas alguns dias antes da remoção planejada da maquiagem definitiva.
Antes de prosseguir com a remoção a laser, o médico deve tratar a pele com um anti-séptico ou uma solução desinfetante especial. Óculos escuros especiais são colocados nos olhos do paciente para protegê-los dos raios. O laser é ajustado individualmente para cada cliente, dependendo das características da pele, da profundidade do pigmento e de sua tonalidade.
Como deletar?
Como nem sempre é possível determinar com precisão a profundidade do pigmento e a sensibilidade da pele do lado de fora, a primeira sessão de remoção do pigmento é um teste. Normalmente não dura muito, e depois é preciso avaliar os resultados: a cicatrização deve ocorrer em uma semana, e a cor da tatuagem deve ficar bem mais clara. Em caso de efeito positivo, o médico utilizará as mesmas configurações do aparelho a laser para todas as sessões e, se você tiver alguma reclamação, as configurações serão ajustadas.
Para remover a tinta velha da pele, o médico direciona um feixe de laser na área da pele com maquiagem definitiva. Deslocando ligeiramente o suporte de instalação e movendo o feixe, o especialista trata sequencialmente toda a área da sobrancelha com um laser, o que permite uma redução adicional da cor. Com longos intervalos de tempo, várias sessões são planejadas para remover completamente a sombra indesejada.
A remoção do pigmento com laser é bastante confortável, embora as sensações do procedimento sejam subjetivas, individuais e às vezes imprevisíveis. Para alguns pacientes, sensações leves de formigamento e queimação não causam problemas, enquanto outros associam com dor intensa. De uma forma ou de outra, a remoção a laser é considerada mais suave do que a introdução de um removedor químico sob a pele. Após a exposição ao laser, um gel refrescante é aplicado nas sobrancelhas, que permite aliviar sensações desagradáveis.
Além disso, para um resultado bem-sucedido, é importante apenas cuidar cuidadosamente das sobrancelhas e seguir todas as recomendações do médico.
Cuidado
Imediatamente após um procedimento curto, você pode deixar a clínica, porque o cuidado das sobrancelhas após a remoção a laser da maquiagem definitiva é feito em casa. A principal recomendação dos médicos é não interferir no processo natural de cicatrização da pele. Não é necessário tocar nas sobrancelhas após o procedimento: inchaço, hematomas, feridas e crostas podem aparecer nelas, mas todas essas são consequências completamente normais da exposição aos raios laser.
Se você tentar remover a crosta das sobrancelhas por conta própria, sem esperar que ela saia sozinha, é muito provável que se formem cicatrizes que não serão fáceis de eliminar.
Além disso, vale a pena considerar as seguintes recomendações:
- Se o inchaço persistir no primeiro dia após a remoção, pode ser aliviado com medicamentos. Por exemplo, um "Suprastin" ou "Tavegil" comum geralmente resolve isso.
- Os analgésicos também podem ser úteis nos primeiros dias após o procedimento - você pode tomar qualquer comprimido a que está acostumado: Nimesil, Nurofen, Ketorol e outros.
- A crosta nos primeiros dias pode não só ser arrancada, mas também molhada. Tenha cuidado ao lavar e tomar banho.
- Seu médico pode recomendar um creme especial para o tratamento de áreas danificadas, mas deve ser aplicado conforme as instruções.
- Na próxima semana após o procedimento, você terá que se recusar a ir ao balneário, sauna e piscina - umidade excessiva e alta temperatura podem retardar o processo de cicatrização de feridas após um laser.
- Dentro de um mês após a remoção, você deve se recusar a ir ao solário e não abusar do bronzeamento ao sol: a pele fica muito sensível após a exposição.
- Durante o processo de cicatrização, em hipótese alguma deve-se aplicar o peeling nas áreas tratadas com laser, e não se deve usar agentes clareadores.
- Se a dor e o inchaço não diminuírem por vários dias, se a crosta não sair por muito tempo, ou se você acidentalmente a danificou, você deve entrar em contato com o seu médico para mais recomendações.
Apesar das consequências do procedimento serem bastante perceptíveis e muitas regras serem obrigatórias a serem seguidas, geralmente o processo de cuidar das sobrancelhas após a remoção não causa desconforto. O processo de formação e descida da crosta é especialmente importante. Depois disso, você pode até usar maquiagem regular - aplique base, desenhe sobrancelhas com lápis e rímel. O principal é lavar bem todos os cosméticos, não se esqueça dos cremes hidratantes.
Entre os procedimentos, o cuidado diário adequado da pele é muito importante para mantê-la saudável: o efeito traumático extra do laser, se não tratado, pode provocar descamação ou aparecimento de acne, e a sessão pode ser repetida apenas em áreas saudáveis da pele .
Avaliações
Alguns clientes ficam totalmente satisfeitos com o procedimento, enquanto outros reclamam de graves incômodos ou resultado esteticamente insatisfatório.De muitas maneiras, os resultados da remoção dependerão das características de sua pele e da sensibilidade individual, e a clínica e as qualificações do médico assistente desempenham um papel importante. Em nenhum caso tente economizar dinheiro neste procedimento se sua beleza é muito cara a você.
Não existem muitas maneiras de remover a maquiagem definitiva indesejada, por isso muitos decidem removê-la com um laser mesmo sem ler as avaliações sobre o procedimento. Porém, é melhor levar em consideração a opinião de quem já experimentou esse método de se livrar da tatuagem, para só então tomar sua decisão.
A maioria das mulheres fica satisfeita com a remoção a laser.
Os clientes que deixam comentários negativos observam os seguintes pontos:
- Sensações desagradáveis durante o procedimento repelem muitos. Apesar de na clínica esse procedimento se apresentar como indolor, na verdade ocorre uma sensação de formigamento e queimação, que é percebida por toda mulher de forma subjetiva. A anestesia durante a retirada do laser não é feita - a injeção do medicamento distorce a tensão da pele e impossibilita a realização de uma operação tão escrupulosa com alta qualidade. Mulheres com baixo limiar de dor devem ter medo: tente vir para o procedimento com um bom humor emocional e consulte um médico sobre a ingestão de analgésicos.
- O alto custo da remoção a laser é outro momento desagradável que repele a muitos. No entanto, a remoção química é um pouco mais barata e não há maneiras econômicas de se livrar da tatuagem. O preço específico do procedimento varia nas diferentes clínicas, mas não vale a pena escolher quem contatar pelo baixo preço. Você pode se deparar com um serviço de má qualidade e a irradiação a laser é uma intervenção bastante séria, de modo que você arrisca sua própria beleza e saúde. É melhor escolher uma clínica comprovada com uma longa história de trabalho, uma grande base de clientes e boas recomendações.
- Alguns clientes reclamam da aparência inestética após o procedimento. Na verdade, hematomas, inchaço e crostas cobrindo as sobrancelhas são consequências inevitáveis, e você os encontrará mais de uma vez se planejar remover completamente o pigmento em várias sessões. Você precisa planejar sua agenda com antecedência - se importantes aparições públicas estão esperando por você, elas devem acontecer de 4 a 5 dias após a remoção da cor a laser: então a crosta já irá diminuir e você pode usar cosméticos decorativos.
Em análises positivas sobre o procedimento, o seguinte é observado:
- O laser remove o pigmento de forma rápida e eficiente. Após a primeira sessão, suas sobrancelhas ficarão significativamente mais claras. Se você comparar isso com a remoção química, a velocidade de remoção da maquiagem definitiva com um laser não é comparável à de um removedor: uma substância injetada sob a pele quebra gradualmente as cápsulas do corante ao longo de várias semanas. O laser, por outro lado, dá um efeito instantâneo, por isso é utilizado mesmo nas situações mais críticas - por exemplo, no caso de tatuagens de baixa qualidade, quando é necessário normalizar rapidamente a sua aparência.
- O período de recuperação após a intervenção com laser é relativamente curto - após alguns dias, não haverá defeitos na aparência e o estado de saúde será bom. Dor, inchaço e feridas nas sobrancelhas desaparecem em no máximo uma semana. Nesse caso, o período de recuperação após o uso do removedor pode se estender por vários meses e requer acompanhamento médico periódico. Os cuidados com a pele após a exposição ao laser são mínimos e, após um mês, você pode esquecer completamente todas as restrições.
- O efeito do laser é considerado suave e não traumático devido ao fato de não haver contato direto com a pele. Os efeitos colaterais também são extremamente raros e estão principalmente associados a cuidados inadequados. Se você permitir que as sobrancelhas cicatrizem sem intervenção, a pele permanecerá perfeitamente lisa e bonita.
Para uma revisão da remoção de tatuagem de sobrancelha a laser, veja o vídeo a seguir.