Controle deslizante de lagoa
A tartaruga de orelhas vermelhas é uma das espécies mais populares de répteis domésticos. No entanto, como mostra a prática, muitos répteis morrem por serem mantidos em condições inadequadas. Para evitar que isso aconteça, iremos lhe contar em detalhes sobre os hábitos desta criatura, bem como as regras de manutenção, alimentação e cuidados com ela.
Descrição
As tartarugas de orelhas vermelhas pertencem à família das tartarugas americanas de água doce. Eles parecem muito divertidos - eles têm manchas vermelhas (amarelas em algumas subespécies) perto de seus olhos. No oeste, as tartarugas de orelhas vermelhas são às vezes chamadas de "deslizantes" por sua capacidade inata de deslizar da costa para um corpo de água na velocidade da luz no momento de uma situação perigosa.
Uma tartaruga que não está acostumada com seu novo dono deve ser manuseada com extremo cuidado, evitando movimentos bruscos. A picada deste réptil pode ser muito dolorosa. Além disso, em uma situação estressante, as tartarugas começam a emitir sons altos: assobiar e bufar. Esses animais enxergam bem, têm um olfato excelente, mas sua audição é um pouco menos desenvolvida. Eles respiram na água e na terra.
Ao escolher um animal de estimação, você precisa se concentrar em sua aparência. Uma tartaruga inativa encolhida em um canto com os olhos fechados certamente deve alertá-lo - provavelmente, não é saudável. A carapaça deve ser justa, sem sinais de lascas, acúmulos ou arranhões. As garras devem estar presentes em todos os membros, sendo possível a presença de pontos claros na cabeça. Enquanto na água, o réptil deve se mover rapidamente, não tombando para o lado ao nadar.
A maior parte do corpo da tartaruga de orelhas vermelhas é ocupada por uma concha dura, que consiste em várias placas queratinizadas. A cabeça é pequena, quatro membros sobressaem por baixo da concha, bem como uma pequena cauda em forma de triângulo. No momento do susto, o réptil retrai rapidamente a cabeça e dobra os membros para que o atacante não consiga agarrá-lo pelas áreas moles. Membranas elásticas são fornecidas entre os dedos dos pés, para que os répteis se movam na água.
Uma tartaruga adulta cresce até 25-35 cm, as dimensões exatas dependem de sua idade, bem como do sexo e da variedade. As mulheres são muito maiores do que os homens. A taxa de crescimento difere em diferentes estágios da vida de um animal: em uma idade jovem, os répteis adicionam 8-10 cm a cada ano, os animais de estimação adultos não crescem mais do que 1-2 cm por ano até atingirem seu comprimento máximo. Em répteis juvenis de orelhas vermelhas, a concha tem uma rica cor verde. À medida que envelhece, torna-se castanho, às vezes torna-se verde-oliva escuro.
As tartarugas de orelhas vermelhas são freqüentemente chamadas de centenárias. Ao criar condições ideais de detenção, sua vida útil é de 20 a 25 anos. Alguns chegam a viver até 40 anos.
Subespécies
Os zoólogos distinguem três tipos principais de tartarugas de orelhas vermelhas:
- Trachemys scripta elegans - a própria "tartaruga de orelhas vermelhas", também conhecida como tartaruga americana ou da Flórida;
- Scripta de Trachemys scripta - subespécie nominativa, controle deslizante de barriga amarela;
- Trachemys scripta troostii - entre os amantes de répteis, é conhecida como a tartaruga Cumberland, também conhecida como tartaruga Truste.
Habitat
Em estado selvagem, o habitat do réptil de orelhas vermelhas varia do Sul da América às regiões do norte da Colômbia e Venezuela. Os répteis são encontrados em lagos rasos, rios e lagoas rasas. Essas criaturas levam um estilo de vida inativo - procurando lentamente por uma presa, movendo-se lentamente através de seu reservatório ou, depois de saciar sua fome, rastejam para a praia e se aquecem nos raios quentes do sol.
O aumento da resistência desses animais fez com que fosse possível criá-los não só em casa, mas também em países europeus, assim como nos territórios do sudeste da Ásia, Japão, Coréia, China e África do Sul. E aqui na Austrália, as tartarugas-de-orelhas-vermelhas são oficialmente consideradas pragas, pois competem com as tartarugas terrestres e aquáticas locais e estão rapidamente desalojando-as de seus habitats habituais.
Infelizmente, na Rússia, as tartarugas-de-orelha-vermelha podem ser freqüentemente encontradas nos lagos da cidade - muitas delas foram jogadas lá por proprietários inescrupulosos.
Cuidados domiciliares
Vida longa e saúde de um réptil só são possíveis criando e mantendo as condições mais favoráveis para ele.
Aquário e filtro
Você deve começar com a seleção de um terrário adequado. Levando em consideração o tamanho das tartarugas adultas, o volume de conforto é de aproximadamente 100-150 litros por ave. Neste caso, a área do fundo deve ser máxima, a altura pode ser insignificante. A parede posterior do tanque é geralmente feita um pouco mais alta do que a frontal - isso é importante para facilitar a observação e a colocação do equipamento do aquário. O nível mínimo permitido de enchimento com água deve ser tal que o réptil possa facilmente colocar a cabeça para fora da água, se necessário, ficando em pé sobre as patas traseiras para isso.
No aquário, você precisa fornecer uma ponte para que os répteis possam rastejar para fora da água ao longo dela. Seu volume deve ocupar cerca de 1/4 de toda a habitação. Deve-se ter em mente que os répteis no curso de sua atividade vital poluem fortemente o aquaterrário, portanto, uma série de medidas devem ser tomadas para manter a pureza da água. Em primeiro lugar, você precisa equipar uma filtragem confiável. Para isso, são instalados filtros poderosos - externos ou internos. Além disso, todas as semanas você precisa trocar até 25% da água por uma limpa, fresca.
Importante. Ao preparar a água, é aconselhável o uso de um condicionador. Remove todo o cloro e sais nocivos dos metais pesados, além de enriquecer a água com vitaminas e colóides naturais.Paralelamente à renovação da água, o solo é limpo.
Iluminação
Acima das pontes de terra, onde a tartaruga vai descansar, duas lâmpadas devem ser instaladas. O primeiro é necessário para aquecimento: pode-se levar a lâmpada incandescente mais simples ou especializada para anfíbios. A segunda lâmpada deve ser ultravioleta. A radiação ultravioleta é muito importante para animais de estimação com orelhas vermelhas, pois sem ela os animais não conseguem sintetizar a vitamina D, que é importante para a assimilação total do cálcio. A exposição prolongada à falta de radiação ultravioleta leva ao aparecimento de raquitismo nas tartarugas e ao amolecimento dos tecidos da carapaça.
Os especialistas recomendam levar lâmpadas com 5% ou 10% de raios do espectro ultravioleta. Ao mesmo tempo, é importante que sejam fixados fora da zona de acesso do animal para que o réptil não os quebre e se queime. Ambas as lâmpadas devem ser desligadas à noite. Durante os meses de verão, é permitido levar as tartarugas-de-orelhas-vermelhas para o ar puro, o mais importante é não deixá-las expostas ao sol direto. A duração do banho de sol deve aumentar progressivamente, a partir de 5 minutos por dia. Essas caminhadas têm um efeito benéfico na saúde dos répteis.
Solo e algas
O solo do aquaterrário não pode ser usado de forma alguma, como em qualquer outra decoração - as tartarugas-de-orelhas-vermelhas não precisam dele. Mas se você não quiser que o aquaterrário pareça sem graça, você pode colocar várias pedras grandes no fundo. Se você usar pequenos, os répteis podem engoli-los acidentalmente e morrer.
Além disso, cuidar do terrário, neste caso, será mais problemático. É aconselhável levar pedras cujo tamanho ultrapasse o tamanho da cabeça do animal. Além disso, vale a pena decorar a "casa" com algas artificiais - as vivas muito em breve serão destruídas pelas tartarugas.
Temperatura da água
As tartarugas, como todos os répteis, são criaturas de sangue frio. Isso significa que a temperatura do sangue depende diretamente das condições ambientais. Se o líquido estiver muito frio, o animal ficará inativo, letárgico, o metabolismo irá desacelerar gradualmente e o trabalho dos órgãos digestivos irá parar. A permanência prolongada em tal estado pode causar a morte de um animal de estimação, portanto, é extremamente importante manter uma temperatura ambiente confortável.
A temperatura da água no aquário deve ser de 27-28 graus, é melhor instalar um aquecedor em terra para manter a temperatura em 30-33 graus. Nas lojas, você pode comprar termostatos, eles permitem que você mantenha automaticamente o aquecimento necessário da água, eles precisam ser fixados em um local inacessível às tartarugas.
Mas características como dureza da água e nível de acidez não desempenham um papel especial no cuidado dos répteis.
Alimentando
As tartarugas-de-orelhas-vermelhas são predadoras por natureza, portanto, sua ração alimentar deve consistir em 75% de componentes animais e apenas 25% de componentes vegetais. É desejável levar ração seca de alta qualidade como principal produto para esses animais. Distingue-se pelo conteúdo equilibrado de componentes dos alimentos, pela presença de proteínas, além de cálcio e fósforo para o bom crescimento do animal e de casca dura. Além disso, os répteis podem ser alimentados com pedaços picados de peixes do mar branco. Com muito prazer, as tartarugas comem o "coquetel do mar" de pedaços de lula, camarão picado e polvo. É improvável que os animais de estimação recusem caracóis, de vez em quando devem ser oferecidos insetos vivos ou preservados.
As fontes dos componentes das plantas são a vegetação aquática - lentilha-d'água, bem como Riccia ou hornwort. Você pode dar aos répteis escaldados com água fervente e folhas de alface ou dente de leão picadas. É muito útil adicionar abóbora, maçãs, tomates e pepinos frescos ao comedouro. Para o pleno crescimento e desenvolvimento, as tartarugas domésticas, especialmente as mais jovens, precisam de cálcio - ele entra na formação e no fortalecimento dos ossos e do tecido da concha.Certifique-se de usar blocos de cálcio especializados ou suplementos minerais. Introduzir concentrados de vitaminas na dieta a cada 7 a 10 dias. O uso de vitaminas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e normalizar processos vitais.
Os répteis jovens precisam de alimentação diária, os adultos podem receber comida não mais do que uma vez a cada 2-3 dias, caso contrário, eles podem ser alimentados em excesso... A alimentação pode ser feita no aquaterrário ou em um recipiente separado para reduzir a contaminação do terrário. As tartarugas de orelhas vermelhas se acostumam muito rapidamente com seus donos e muitas vezes permitem que as pessoas se alimentem de suas mãos.
Compatibilidade
A melhor opção para manter répteis domésticos é um aquaterrário de espécies especializadas. Apesar de serem conhecidas as opções de habitação conjunta de tartarugas e simples peixes de aquário, esta costuma ser uma exceção à regra. Claro, pequenos répteis ainda não podem engolir seus vizinhos maiores, portanto, eles se darão com calma, por exemplo, com ciclídeos. Mas a taxa de crescimento desses répteis é bastante alta e o instinto do caçador é altamente desenvolvido. Como mostra a prática, na esmagadora maioria dos casos, a coexistência resultará em nadadeiras mordidas e, em seguida, na destruição dos peixes pelos répteis.
Quaisquer peixes pequenos, como neons, guppies, bem como tetras ou farpas, serão considerados pelas tartarugas de orelhas vermelhas exclusivamente como alimento. Não adicione anfíbios domésticos aos répteis - axolotls, tritões ou sapos. É improvável que essa coabitação termine com algo bom para os anfíbios. Mas você pode soltar várias tartarugas de orelhas vermelhas em um aquaterrário. Porém, neste caso, o volume da “casa” deve ser suficiente para uma estadia confortável de todos os indivíduos.
Hibernação
Os criadores de tartarugas-de-orelhas-vermelhas devem entender que não há necessidade de hibernação em répteis domésticos. Além disso, pode não ser seguro para o animal. Há várias razões para isso:
- você pode não ter o conhecimento para organizar o cuidado adequado para répteis durante este período;
- simplesmente não há condições nos apartamentos para manter a hibernação saudável do animal;
- tartarugas jovens e doentes ficam muito debilitadas, é difícil para elas suportar o estado de hibernação;
- e, finalmente, um réptil doméstico pode não precisar de nenhuma animação suspensa de inverno.
Em estado selvagem, hibernando, as tartarugas enterram-se nas folhas ou lodo no fundo do reservatório. Enquanto os animais hibernam, eles não nadam para a superfície, mas ao mesmo tempo assimilam totalmente o oxigênio de que precisam através de membranas especiais da cavidade oral, na faringe e também na cloaca. Neste caso, a profundidade do reservatório desempenha um papel significativo - deve ser tal que a água não seja muito fria, mas também contenha uma grande quantidade de oxigênio. A esmagadora maioria dos reservatórios artificiais não consegue recriar tais condições.
Assim, o réptil doméstico não precisa hibernar. O principal fator aqui é a temperatura da água, que deve ser mantida no nível de 23-25 graus. Um ambiente mais frio apenas lembrará o animal de frio e hibernação.
Reprodução
Criar tartarugas de orelhas vermelhas em casa é um processo bastante trabalhoso e problemático, que requer certas habilidades e equipamento especializado. Para reprodução, é aconselhável levar indivíduos na idade de 4-6 anos. Para formar um par, um pequeno grupo de tartarugas é colocado em um terrário, embora seja ideal que haja duas fêmeas para cada macho. Para distinguir os animais de estimação pelo sexo, deve-se examinar atentamente suas garras e cauda - nos machos são um pouco mais compridos, assim como a carapaça - nos machos nota-se uma ligeira depressão, nas fêmeas, pelo contrário, pode-se sentir uma protuberância. Quando os animais se preparam para o acasalamento, eles organizam jogos de acasalamento - lutas, desta forma os machos chamam a atenção das fêmeas. Se você perceber que um par se formou, ele deve ser colocado em uma casa separada.A reprodução pode ser estimulada pela manutenção da temperatura em patamar não inferior a 26 graus, bem como pelo aumento gradativo da duração do dia e dos parâmetros de iluminação.
As fêmeas do réptil não dão à luz, mas colocam seus ovos na areia úmida, portanto, um recipiente com areia ou turfa deve ser previsto previamente no terrário, com uma camada de pelo menos 5-6 cm. Se não estiver lá, as fêmeas começarão a botar ovos diretamente na terra e, às vezes, na água. O número de ovos em uma embreagem, como regra, é de 7 a 10 unidades. Ao mesmo tempo, os animais não demonstram nenhuma preocupação com a prole, as fêmeas simplesmente deixam a ninhada posta. Os ovos são colocados em uma incubadora, onde uma temperatura estável é mantida em 28-30 graus. Um fato interessante: se você mantiver os ovos a uma temperatura inferior a 27 graus, então apenas os machos eclodirão dos ovos, se o termômetro subir acima de 30 graus, então as fêmeas. O processo de incubação geralmente leva de 3 a 5 meses, então os jovens répteis quebram as cascas e saem rapidamente. Neste ponto, você pode ver o restante do saco vitelino neles, geralmente ele se dissolve em alguns dias. As tartarugas recém-nascidas são mantidas em um recipiente isolado, pois podem ser gravemente feridas por adultos.
As tartarugas atingem a maturidade sexual com a idade de um ano, portanto, só é possível determinar o sexo de um animal de estimação depois que ele atinge o tamanho de 10 cm ou mais. Como regra, um homem pode ser identificado com mais ou menos precisão aos 2-3 anos de idade e as mulheres aos 3-5 anos.
Doenças possíveis
Mais de 80% de todas as patologias dos répteis de orelhas vermelhas são o resultado de cuidados de analfabetos, condições de habitação e regras de alimentação. Aqui estão as regras para manter sua tartaruga saudável. As tartarugas doentes devem ser mantidas em temperaturas elevadas - 28-30 graus. Nessas condições, a imunidade funciona em seu pico. Você também deve manter um equilíbrio de fluidos ideal no corpo do réptil para evitar a desidratação. Manter a tartaruga serrada e na água é muito mais importante do que alimentá-la, pois os rins falham e morrem quando a tartaruga fica desidratada.
Um réptil doente nada com dificuldade, geralmente para um lado; no caso de uma doença grave, pode até se afogar. Nessa situação, você precisa abaixar o nível da água e certificar-se de que a tartaruga pode rastejar para a terra quando quiser. Se houver suspeita de patologia, isole o animal imediatamente. Certifique-se de limpar as mãos após qualquer interação com ele. A base para a eficácia da terapia para uma tartaruga é uma visita oportuna ao veterinário. Se a tartaruga não cresce, estica o pescoço, abre a boca, descama, descasca, fica inchada e inchada, é necessário consultar imediatamente um especialista.
Considere quais doenças as tartarugas encontram com mais frequência.
- Os olhos do animal ficam inchados e avermelhados, isso pode ser acompanhado de secreções - muito provavelmente, o animal tem uma infecção bacteriana nos olhos, causada por água contaminada. O tratamento envolve o uso de gotas de antibióticos e a limpeza do terrário.
- Na boca aparecem formações de natureza necrótica. O animal recusa comida, os olhos estão cobertos - são sintomas de uma infecção causada por bactérias gram-negativas. A doença requer o tratamento mais sério, incluindo o uso de antibióticos e o tratamento da boca e dos dentes com soluções antimicrobianas.
- O animal está letárgico, levanta a cabeça bem alto, pode frequentemente apresentar fraqueza nos membros, sibilos e secreção nasal - esta é uma doença respiratória, possivelmente pneumonia. Em tal situação, são prescritas injeções de antibióticos.
- A casca amolece, pode ser acompanhada por um odor pungente desagradável - esta é uma patologia bacteriana do tecido devido a queimaduras ou danos de cantos afiados e pedras.Este animal requer isolamento, remoção de todo o tecido morto e tratamento das lesões com medicamentos antimicrobianos.
- Fraqueza, letargia constante e vermelhidão do plastrão são sinais de envenenamento do sangue. Normalmente, a sepse se desenvolve quando bactérias patogênicas de água contaminada entram na corrente sanguínea.
A situação pode ser salva iniciando um curso de antibióticos imediatamente após o aparecimento dos primeiros sinais da doença.