Controle deslizante de lagoa

Tudo sobre muda em tartarugas de orelhas vermelhas

Tudo sobre muda em tartarugas de orelhas vermelhas
Contente
  1. Características e frequência da muda
  2. As nuances do cuidado da tartaruga
  3. Como distinguir a muda da doença?

Muitas pessoas dão à luz tartarugas-de-orelhas-vermelhas sem primeiro estudar as características de seu desenvolvimento. Portanto, quando confrontados com a muda pela primeira vez nesses répteis, eles não sabem o que fazer em tal situação. Para facilitar a vida de você e do seu animal de estimação, vale a pena estudar as características do corpo das tartarugas, bem como suas necessidades durante a renovação do casco.

Características e frequência da muda

As tartarugas-de-orelha-vermelha costumam sofrer muda em uma idade jovem. Isso pode acontecer até duas vezes por mês. A taxa de muda neste momento depende da rapidez com que o animal está crescendo. Se a tartaruga estiver ativa e bem alimentada, essa frequência de muda não deve alarmar seu dono. Afinal, o animal está simplesmente tentando se livrar da velha concha, que ficou apertada para ele.

Junto com a concha, a pele do animal freqüentemente muda. Mas esse processo é quase imperceptível.

Com a idade, as tartarugas começam a cair com menos frequência. Esse processo termina após o término da formação do corpo do animal. Se um réptil muito adulto está em muda, isso pode indicar que o animal está doente ou carece de alguma coisa. Afinal, geralmente o animal para de mudar de concha aos 4-5 anos.

A muda de uma tartaruga jovem e madura parece diferente. Isso deve ser levado em consideração ao observar o animal. Em uma pequena tartaruga, pode ocorrer o desprendimento de ambas as escamas individuais e de toda a carapaça. Isso pode parecer intimidante. Mas esse processo é natural e seguro para qualquer tartaruga. Em répteis adultos, muito menos tecido morto sai da casca.

As nuances do cuidado da tartaruga

Para que uma tartaruga que mora em casa sobreviva bem à muda, ela deve ser bem cuidada. Atenção especial deve ser dada aos seguintes pontos.

Nutrição

Para que o corpo da tartaruga se desenvolva adequadamente, é importante prestar atenção especial à alimentação do animal. Não mude completamente a dieta do seu animal. Você só precisa adicionar mais alimentos que contenham vitaminas e cálcio. Durante a muda, recomenda-se alimentar a tartaruga com pequenos crustáceos e peixes. Você também pode adicionar farinha de osso ou cascas de ovo esmagadas à comida. Muitos proprietários de répteis compram alimentos enriquecidos com vitaminas em lojas especializadas.

Eles devem ser comprados após consulta a um veterinário.

Cumprimento da rotina diária

Você não deve mudar radicalmente o estilo de vida de seu animal de estimação. Durante o período de muda, a tartaruga deve estar em um ambiente confortável. Nesse caso, ela não terá motivos adicionais para estresse.

Limpando o aquário

Pedaços de tecido que se desprendem da superfície da carapaça geralmente permanecem no aquário. Várias bactérias podem crescer em água poluída. Portanto, a água do aquário deve ser trocada com mais freqüência do que o normal. Se possível, vale a pena instalar um bom filtro ali.

Limpeza da carapaça

Muitos especialistas recomendam banhar as tartarugas durante a muda. Isso é feito para remover as impurezas sob as escamas da casca. Se você ignorar esta regra simples, sua tartaruga pode ficar doente. O processo de banhar um réptil não leva muito tempo. Deve ser colocado em um recipiente com laterais baixas. Nesta tigela, você precisa coletar um pouco de água morna. Você também precisa adicionar bicarbonato de sódio.

Para cada litro de água é utilizada apenas uma colher de chá do produto.

A tartaruga deve ser cuidadosamente plantada em uma tigela. É importante certificar-se de que a cabeça dela não está submersa na água. Remova a tartaruga da tigela 15-25 minutos após o banho. Seque com uma toalha de papel seca. Vale a pena dar banho na tartaruga dessa maneira no máximo duas vezes durante todo o período de muda.

Processamento de casca

Após o banho, recomenda-se que o casco de uma tartaruga-de-orelha-vermelha em muda seja lubrificado com uma pequena quantidade de azeite.... Além disso, você pode usar caldo de camomila para limpar. As flores secas podem ser compradas em qualquer farmácia ou preparadas no verão. Esfregar a carapaça regularmente ajudará a tartaruga a acelerar o processo de eliminação e também a torná-lo menos doloroso.

Tomando banho de sol

Para que o corpo forme vitamina D no corpo da tartaruga, ela deve ser irradiada regularmente com uma lâmpada ultravioleta. No verão, o animal pode ser levado para fora por um curto período. Recomenda-se caminhar com a tartaruga na sombra, certificando-se de que nenhuma luz solar direta incida sobre o casco. A caminhada não deve demorar mais de duas horas.

Para não prejudicar o animal de estimação, você não deve tentar arrancar à força pedaços de tecido morto da casca. Isso só deve ser feito se a pele não cair por muito tempo e a tartaruga começar a sofrer com isso. Isso deve ser feito lentamente e com cuidado. A pele esfoliada da superfície do corpo pode ser removida com uma escova de dentes macia ou cotonetes.

Caso contrário, a tartaruga tentará arrancar as escamas de sua pele, prejudicando-se no processo.

Como distinguir a muda da doença?

Os proprietários de tartarugas-de-orelhas-vermelhas devem estar cientes de que há muitas doenças que se assemelham à muda da pena em seus sintomas. Percebendo que a casca do animal está descascando, você precisa dar uma olhada em seu estado geral.

Fungo

Diversas doenças fúngicas levam ao fato de partes da pele do animal esfoliarem. Estão expostos a tartarugas debilitadas, que passam pouco tempo ao sol e não se alimentam bem. Você pode entender que um animal está doente pelos seguintes sinais:

  • manchas brancas aparecem no casco da tartaruga;
  • o animal coça constantemente;
  • pequenos pedaços de pele são separados de sua casca;
  • acne e pequenas úlceras aparecem na pele.

Tendo notado todos esses sinais, você precisa cuidar imediatamente da saúde do animal. A água do aquário deve ser trocada imediatamente. É necessário tratar o animal apenas com aqueles meios que o médico prescreve após um exame completo da tartaruga.

Para melhorar o estado do animal, vale também a pena alimentá-lo com alimentos com alto teor de vitaminas.

Raquitismo

A falta de vitaminas essenciais e cálcio no corpo do réptil pode ameaçar o animal com raquitismo. Durante o seu desenvolvimento, o casco da tartaruga se dobra e escamas individuais. A falta de apetite e os olhos inchados também são comuns nesta doença. A falta de tratamento oportuno pode levar à falha dos membros posteriores, bem como à morte do animal. Portanto, se notar sinais de doença, a tartaruga deve ser levada imediatamente ao veterinário.

Avitaminose

Este problema é comum para muitas tartarugas. Com a falta de vitaminas, suas carapaças começam a descascar. Os animais de estimação tornam-se mais letárgicos e perdem o apetite. Com o tempo, os animais começam a descascar a pele e as patas ficam deformadas. Os ossos se tornam mais frágeis, então a tartaruga rasteja cada vez menos. Para restabelecer a saúde do seu animal de estimação, é importante consultar um bom especialista e fazer com ele a dieta ideal para o réptil.

Queimadura ou lesão

Em alguns casos, a carapaça de uma tartaruga pode descascar devido a ferimentos ou queimaduras. Nesse caso, os escudos ficam macios. Além disso, muitas vezes o sangue vaza das rachaduras na carapaça. Para prevenir o desenvolvimento da infecção, o animal deve ser imediatamente mostrado ao veterinário. Ele poderá determinar as características da doença, bem como selecionar os medicamentos mais adequados. Você não deve deixar tudo seguir seu curso e esperar que a ferida cure por si mesma. Sem os devidos cuidados, pode infeccionar.

Para manter o animal saudável, é importante monitorar de perto sua condição, bem como alimentá-lo regularmente. Nesse caso, a tartaruga se sentirá bem durante e após a muda.

sem comentários

Moda

a beleza

casa