Como pintar o cabelo em casa?
Desde tempos imemoriais, a tintura de cabelo tem sido um dos meios mais eficazes para as mulheres mudarem e melhorarem sua aparência, enfatizar sua atratividade e atender aos requisitos estéticos da sociedade.
Mas muitas vezes circunstâncias bastante objetivas podem dificultar uma ida ao salão: o custo do serviço; falta de tempo; desejo de usar tinturas naturais ou que mudem a cor ou tonalidade dos cabelos por um curto período; desejo de experimentar.
Para que o resultado do tingimento corresponda às expectativas, e como resultado desse processo não prejudique o cabelo, não obtenha uma queimadura química ou uma reação alérgica, basta seguir algumas regras simples.
O processo de autotingimento do cabelo pode ser dividido em várias etapas:
- seleção e compra de corante,
- preparação do equipamento necessário,
- conduzindo um teste de alergia,
- pintando diretamente,
- fixação de cor,
- mais cuidado.
Seleção de tinta
Escolher a tinta certa muitas vezes não é uma tarefa muito simples, uma vez que uma cor selecionada incorretamente simplesmente não funcionará na melhor das hipóteses e, na pior, destacará as falhas na aparência.
Para evitar que isso aconteça, você precisa decidir sobre o tipo de cor básica de aparência.
Existem várias classificações, mas para o uso diário a mais conveniente é de acordo com as estações do ano.
O tipo "inverno" se distingue por uma aparência brilhante com predominância de tons frios... A cor natural do cabelo é rica - do branco acinzentado ao escuro. Para tingir os cabelos, você também deve escolher as cores frias: preto, marrom, castanho, ameixa, cinza.O contraste na coloração é bastante aceitável.
O tipo “verão” também é frio, mas o contraste dificilmente é adequado para ele. A cor natural do cabelo costuma ser clara: acinzentada, castanho claro, tão pouco amada por todos, "rato". Uma aparência muito feminina requer cinzas frias, platina, tons de marrom claro ao pintar. Esse tipo pode ter uma cor de pele amarelada, que enfatiza apenas os tons dourados.
Calor e suavidade são as características distintivas dos tipos "primavera" e "outono". Acima de tudo, tons de vermelho, cobre, chocolate, marrom, marrom claro com um tom dourado são adequados para eles. A mulher da “primavera” deve prestar atenção aos tons claros, e a mulher do “outono” deve prestar atenção aos mais escuros.
Depois de decidida a cor, vale a pena considerar a escolha de um corante natural ou químico. Mesmo a melhor tinta profissional contém ingredientes que prejudicam não só o cabelo, mas também o couro cabeludo.
Os remédios naturais não destroem a estrutura e a pigmentação natural do cabelo e, na maioria das vezes, têm um efeito adicional de fortalecimento, cura e cuidado. O único inconveniente é que muitas das tonalidades desejadas são muito difíceis ou quase impossíveis de obter, ou para obter o efeito desejado, é necessário realizar o procedimento várias vezes. Existem várias receitas testadas pelo tempo para fazer corantes naturais, com base em ingredientes como hena, basma, canela, limão, chá, café, camomila.
A maneira mais fácil é usar ingredientes naturais para loiras. A estrutura mais porosa do cabelo claro e sua pigmentação natural refletirão qualquer tom e permanecerá nesses cachos por muito mais tempo.
O cabelo escuro tende a ser mais liso, mais denso e mais espesso. Os remédios naturais darão uma tonalidade a esses fios, em vez de mudar radicalmente de cor. Henna dará a tonalidade vermelha mais perceptível, canela e camomila irão clarear levemente, basma dará profundidade ao pigmento natural.
Henna é considerado um dos melhores corantes naturais. A cor que ela dá ao cabelo depende do país de onde foi trazido. Em sua forma pura, a hena indiana tinge os cabelos em tons mais ruivos e brilhantes, iranianos - em cobre mais neutro. Muitas vezes, os fabricantes misturam a hena com outros ingredientes. Essas tintas são vendidas prontas e permitem variar o esquema de cores. O resultado dependerá da concentração da formulação e do tempo de espera.
É muito simples preparar este corante para uso - as instruções geralmente são fornecidas diretamente na embalagem. A mistura é despejada com água fervente, água quente ou morna, aquecida em banho-maria, aplicada nos cabelos morna na mesma seqüência dos demais corantes. A cabeça deve então ser coberta com papel alumínio e embrulhada calorosamente.
Pode ser considerado uma desvantagem que tal procedimento seja realizado por muito tempo, mas no final é impossível danificar o cabelo com este remédio. A composição vai saturar os cabelos com substâncias úteis, eles vão tolerar melhor os efeitos negativos do meio ambiente, já que cada cabelo ficará em uma espécie de casulo protetor. Os fios se tornarão mais manejáveis, mais lisos, mais densos e mais elásticos. Além disso, exteriormente parecerão mais grossos e volumosos, adquirindo um belo brilho de brilho.
Componentes adicionais como mel, azeitona, bardana, óleo de uva e óleos essenciais destinados ao cuidado do cabelo ajudam a aumentar o efeito curativo. Se tiver algum tempo livre, além do efeito de coloração, você pode criar uma máscara de cuidado muito eficaz à base de hena, útil tanto para o cabelo como para o couro cabeludo.
Ao final do procedimento, a composição é lavada com shampoo, é necessário enxaguar os cabelos até que a água fique clara. Além disso, o cuidado do cabelo pode ser realizado pelos meios usuais.
O uso regular desse método de tratamento do cabelo não só preserva a cor por muito tempo, pinta de maneira confiável sobre os cabelos grisalhos, mas também melhora significativamente a condição do cabelo.
Uma mistura de hena e basma permite que você obtenha uma cor mais escura - do chocolate ao preto. O resultado da coloração dependerá das proporções dos componentes originais. Você pode usar uma mistura pronta, ou você pode primeiro preparar uma base de hena de acordo com a receita básica você mesmo, adicione o pó de basma na proporção certa, misture até ficar homogêneo e aplique no cabelo.
Não é recomendável usar o basma em sua forma pura como corante, pois há uma grande probabilidade de que os fios adquiram uma tonalidade azulada ou esverdeada não muito agradável.
Máscaras muito eficazes para colorir, tonificar e cuidar podem ser preparadas à base de canela. Se você não misturar com outras tinturas, os fios avermelhados adquirem tons avermelhados, os mais escuros - tom dourado, os fios claros ficarão acastanhados.
Uma mistura de canela com limão e mel vai iluminar um pouco o cabelo, essa máscara, com o uso regular, estimula o crescimento, deixa-o brilhante e sedoso.
O brilho único dará ao seu cabelo uma decocção de flor de tília. É impossível pintar sobre cabelos grisalhos e mudar de cor com eles, esta ferramenta clareará levemente os cabelos escuros, e os cabelos claros ganharão um tom dourado claro.
A camomila é outra planta, cuja decocção, com o uso regular, permitirá disfarçar os cabelos grisalhos e clarear levemente os cabelos. Esta ferramenta não dará um efeito de coloração pronunciado, mas em uma forma bastante concentrada proporcionará transbordamentos dourados e, graças às suas propriedades anti-sépticas, eliminará comichão, descamação e outros fenômenos desagradáveis. O resultado dependerá da concentração da solução. O mesmo efeito é possível com a decocção de casca de cebola.
As decocções dessas plantas são preparadas de acordo com uma receita. A quantidade necessária de matéria-prima é despejada com água, fervida em fogo baixo por um tempo suficiente para evaporar cerca de metade do líquido. Além disso, a composição é resfriada, aplicada ao cabelo ou usada como enxágue.
Lindos tons de chocolate podem ser obtidos usando soluções fortes de chá e café. O uso desses produtos tonifica e aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que traz benefícios consideráveis aos cabelos: fortalece e acelera o seu crescimento.
É útil massagear sua cabeça com um esfoliante natural de café - isso eliminará a caspa. Primeiro, você deve massagear, enxaguar o esfoliante, aplicar uma solução de coloração quente, cobrir a cabeça com um filme, embrulhar e deixar por cerca de uma hora.
A coloração com chá forte (duas colheres de sopa por 200 g de água fervente são preparadas) é realizada da mesma forma, você pode massagear sua cabeça com uma certa quantidade de uma bebida. Chá e café também podem ser usados como abrilhantador.
Seque o cabelo após usar formulações naturais em condições naturais.
O suco de limão espremido na hora, misturado em proporções iguais com água, após várias lavagens, pode clarear os cabelos em um ou dois tons. Além disso, o limão dá um lindo brilho e limpa bem o couro cabeludo.
Mas é preciso lembrar que o suco dessa fruta cítrica não deve ser usado para cabelos secos, pois tem efeito secante.
Você pode clarear o cabelo de forma rápida e radical em casa com água oxigenada. Este remédio comprovado e bastante seguro é amplamente utilizado na vida cotidiana e na medicina. Para fins cosméticos, é usado para branquear dentes e cabelos.
Este procedimento é bastante fácil e de baixo custo. O resultado é rápido e duradouro. Lembre-se, entretanto, de que o peróxido não é adequado para todos os tipos de cabelo. Cabelo seco, fino e quebradiço não tolera seus efeitos. Em cabelos escuros, o efeito também pode ser bastante inesperado.
Para evitar consequências desagradáveis, é imprescindível analisar o estado dos fios, se necessário, realizar procedimentos restauradores, testes preliminares e tomar precauções.
Apesar da segurança e até dos indiscutíveis benefícios dos corantes naturais, a posição de liderança continua ocupada pelos corantes profissionais que permitem escolher a tonalidade mais adequada.
Três grandes grupos de corantes químicos - preto, castanho, louro - têm dez subgrupos adicionais: do primeiro, denotando uma rica cor preta, até o décimo, correspondendo ao branco mais claro. Existem sombras adicionais dentro desses subgrupos.
Essas informações geralmente estão contidas nos números da embalagem, sendo que o primeiro indica o grupo principal, os outros subgrupos bicolores.
Além disso, essas informações são acompanhadas de ilustrações na embalagem, que mostram a cor original do cabelo e o resultado pretendido. Fabricantes respeitáveis adicionam uma paleta adicional com todas as tonalidades a seus produtos.
Na compra de uma tinta, deve-se ter em mente que em tal material ilustrativo são fornecidas amostras de tingimento de cabelo são de uma certa tonalidade natural e são observadas todas as regras de tingimento anexas. Se você se desviar dessas condições, o resultado também pode ser diferente.
Produtos químicos para tintura de cabelo dificilmente são seguros, mesmo se não contiverem amônia.
Por isso, na hora de escolher uma tinta, vale focar não só na cor, mas também na composição.
O efeito do uso de corantes pode variar significativamente ao longo do tempo. Existem três categorias principais de corantes.
- Shampoos e bálsamos coloridos. É impossível mudar radicalmente a cor com a ajuda deles, e eles são removidos rapidamente. Com esses meios, você pode tingir o cabelo temporariamente ou para fins experimentais.
- Corantes semipermanentes. Eles não contêm amônia, mas às vezes aminas bastante tóxicas também a substituem. Eles são capazes de mudar de cor em 1-2 tons e por um curto período de tempo. É improvável que sejam capazes de pintar sobre cabelos grisalhos com alta qualidade e por muito tempo.
- Remédios persistentes. Eles contêm amônia, permitem que você mude radicalmente de cor, elimine cabelos grisalhos de forma confiável, permaneça no cabelo por muito tempo. Mas devem ser usados com cautela, uma vez que alergias são possíveis, se usados de forma incorreta, o cabelo e o couro cabeludo podem ser danificados. Além disso, as raízes crescidas devem ser tingidas periodicamente, caso contrário, o penteado ficará desarrumado.
O que você precisa?
O conjunto de produtos e ferramentas para tingir os cabelos em casa é muito simples e depende pouco do comprimento, espessura dos cabelos e da tinta escolhida. Inclui vários ingredientes essenciais.
- Agente de coloração.
- Pratos para diluir tinta, necessariamente de vidro ou cerâmica ou plástico.
- Capa para proteger as roupas. Pode ser uma toalha velha, roupão de banho, pano impermeável, polietileno macio.
- Luvas de polietileno (geralmente anexado à tinta) ou borracha fina.
- Um conjunto de dois pentes não metálicos: comum com dentes frequentes e bastante grandes, com dentes grandes esparsos.
- Pincel. Aconselha-se a compra de uma profissional clássica, bastante macia, de 4-5 cm de largura, se o cabelo for comprido, é mais conveniente usar uma escova mais larga e rígida para colorir os fios individuais - mais estreito. Em casa, a escova pode muito bem ser substituída por uma esponja.
- Grampos de cabelo de plástico ou grampos de cabelo para cabeleireiro.
- Se o tingimento de penas da moda ou outros tipos de pinturas complexas forem planejados, você também precisará frustrar ou papel térmico para embrulhar os fios e uma espátula especial para pentear os cachos separados. Essas ferramentas não são necessárias para a coloração normal.
- Qualquer creme gorduroso ou vaselina, que é aplicado ao longo da linha do cabelo para proteger da tintura.
É muito importante preparar tudo o que você precisa com antecedência, pois a aplicação rápida, precisa e completa do corante é uma das condições mais importantes para uma coloração uniforme.
Como pintar você mesmo o cabelo?
A coloração do cabelo em casa não deve ser espontânea. Além de escolher uma tinta e preparar um conjunto de ferramentas, é necessário avaliar o estado dos cabelos, cortar pontas duplas e fazer várias máscaras cicatrizantes e hidratantes.
Um teste de alergia é obrigatório. Mesmo se um corante permanente for usado, o fabricante pode adicionar um novo ingrediente que pode causar uma reação negativa.
Deve-se ter cuidado ao tingir cabelos grisalhos ou escurecer cachos claros em mais de 3 tons. A pré-pigmentação ajudará a evitar tonalidades esverdeadas indesejadas. Muitos fabricantes produzem ferramentas especiais para este teste.
Cada pintura deve ser acompanhada de instruções. Deve ser lido com atenção. Em alguns casos, a tinta é aplicada em cabelos secos, às vezes precisa ser umedecido primeiro. Não só o resultado, mas também a saúde do cabelo e da pele depende de quanto as regras de tingimento são seguidas.
Para pintar seu cabelo de maneira correta, uniforme e bonita, você precisa seguir uma determinada sequência de ações.
- Escove o cabelo de um lado para o outro.
- Usando pinças, separe os fios, fixando-os nas partes occipital, coroa e temporal.
- Aplique creme ou vaselina ao longo da linha do cabelo.
- Proteja os ombros, as roupas da tinta com a ajuda de material preparado, use luvas.
- Prepare a mistura de corantes de acordo com as instruções em anexo. Como regra, você precisa misturar tinta e oxidante. Para cabelos curtos, basta uma embalagem do produto, para cabelos médios e longos serão necessários 2 ou até 3.
- Aplique e espalhe a solução resultante perto das orelhas, ao longo da divisão e linha do cabelo. É muito importante agir com rapidez e cuidado, principalmente se você pretende deixar o seu cabelo 2 ou mais tons mais claros.
- Solte dos grampos e divida o cabelo em mechas finas em uma das quatro zonas.
- Aplique a tinta primeiro nas raízes de cada ondulação e, em seguida, distribua com cuidado e uniformemente ao longo de todo o comprimento.
- Faça o mesmo com toda a massa de cabelo, tratando cada zona sucessivamente.
- Com um pente de dentes largos, penteie suavemente o cabelo em diferentes direções várias vezes, permitindo que o ar circule livremente.
- Se necessário, prenda os fios com grampos de cabelo e deixe pelo tempo especificado nas instruções. Muitas vezes o cabelo está seco na raiz ou nas pontas, caso em que o tempo de tingimento deve ser reduzido. Você não deve expor demais a tinta em seu cabelo - a exposição prolongada a produtos químicos não será benéfica.
- Cerca de 10 minutos antes do final do procedimento, umedeça levemente os cabelos com água e massageie ao longo de toda a extensão para uma distribuição mais uniforme da tinta.
- Depois de cumprir o tempo previsto, lave a composição com água morna. A maioria dos corantes modernos já contém detergentes, então o uso de xampu para enxágue é freqüentemente desnecessário.
- Após o enxágue da tinta, aplique nos cabelos o condicionador fornecido e, se possível, faça um tratamento complementar. Pode ser um bálsamo de uso constante ou uma máscara de cuidado à base de produtos naturais (mel, gema de ovo, óleos vegetais, ervas medicinais). Até a tinta moderna mais suave é um composto químico que danifica a estrutura do cabelo.
- Se o cabelo já foi tingido antes, e você só precisa tingir a raiz e refrescar a cor, a tinta é aplicada na parte da raiz. Poucos minutos antes do tempo indicado nas instruções, efetua-se a emulsificação (o cabelo é ligeiramente humedecido com água e a tinta é distribuída por todo o comprimento com movimentos de massagem).
Fixação de cor
Tingir o cabelo uma vez, especialmente com tinturas permanentes, não é suficiente. É importante guardar por muito tempo o resultado obtido.
Esta técnica não é particularmente difícil. Para isso, você deve adquirir um shampoo especial para cabelos coloridos. Este nome não é uma jogada de marketing, a composição deste produto é um pouco diferente do shampoo usual. Um detergente devidamente selecionado deixará os fios mais macios e sedosos, permitindo manter e renovar a pigmentação.
Além disso, existem ferramentas adicionais para fixar e restaurar a cor. São aplicados no cabelo por um curto período de tempo, não têm efeito químico agressivo e são facilmente lavados com água.
Como preservar por muito tempo a cor dos cabelos tingidos, deve-se cuidar com antecedência. O atendimento preliminar não requer visitas ao salão, produtos caros e muito tempo. A cor obtida com o tingimento manterá os cabelos lisos e de estrutura densa por muito tempo.
Você pode restaurar cabelos danificados porosos abandonando qualquer procedimento agressivo de modelagem cerca de duas semanas antes de tingir: secar com um secador de cabelo, enrolar nos modeladores, permanente.
As pontas duplas danificadas devem ser aparadas. Quaisquer máscaras de cuidado à base de óleos vegetais e essenciais, bem como enxágues de vinagre de ervas, serão muito úteis.
Você não deve recorrer à ajuda de produtos de loja caros, que são baseados em componentes químicos.
Como regra, os fabricantes também aplicam um fixador de cor ao corante. Se não estiver, vale a pena cuidar de sua aquisição.
É importante lembrar que o pigmento colorante fica fixado nos cabelos por cerca de dois dias, portanto não é necessário lavar os cabelos nesse momento. O uso da piscina, sauna, qualquer área com altas temperaturas ou fumaça de cloro também deve ser limitado.
Mais cuidados
A coloração é um processo químico complexo. Produtos permanentes destroem a estrutura natural e a pigmentação dos cabelos, qualquer violação da tecnologia pode levar a resultados imprevisíveis.
As tinturas ressecam muito os cabelos, por isso é muito importante cuidar de sua posterior hidratação e nutrição. Meios muito simples e eficazes ajudarão a restaurar o equilíbrio natural: máscaras à base de gema de ovo, mel, decocções de ervas, óleos.
Os corantes naturais também ajudam a fixar a cor por muito tempo. Henna, basma, camomila, chá, café - para o procedimento de fixação da cor não precisam ser aplicados por muito tempo, basta enxágue regular, você pode segurar no cabelo um pouco e enxaguar com água fria.
O seguinte procedimento bastante orçamentário é útil para o cabelo: adicionar um pouco de óleo vegetal à composição natural proposta para restaurar e fixar a cor (bardana, óleo de uva são especialmente úteis), aplicar nos cachos, cobrir com um filme, embrulhar bem quente e deixar para qualquer hora. Lave com shampoo. Esta máscara não só preserva a cor, mas também torna o seu cabelo macio, gerenciável e brilhante.
O mesmo efeito pode ser obtido enxaguando com solução de vinagre. Basta diluir algumas gotas de essência de vinagre em um litro de água morna e enxaguar os cabelos: o resultado não será pior do que usar produtos caros.
Erros
Ao iniciar o processo de coloração, você precisa saber e, se possível, evitar erros bastante comuns, para não ficar com fios duros, opacos, não muito bonitos.
- Um dos erros mais comuns é a expectativa de que a cor do cabelo seja a mesma da embalagem. A cor original e a estrutura dos cachos são decisivas. O cabelo loiro é mais fino e poroso, se presta bem à pigmentação e mantém a cor por mais tempo. Nos cabelos escuros o resultado é menos perceptível, via de regra, são mais grossos e densos que os cabelos claros, é bastante difícil clareá-los radicalmente em casa, e o resultado obtido pode estar longe do esperado.Este processo deve ser dividido em várias etapas, tendo sido previamente testado em uma fita separada e imperceptível.
- Outro erro comum é negligenciar os testes de alergia. A ciência não pára, até mesmo um fabricante pode adicionar um componente a um corante usado constantemente que pode causar uma reação imprevisível: danos, queda de cabelo, vermelhidão ou queimaduras na pele, problemas respiratórios.
- Equipamentos de proteção como luvas e roupas não devem ser negligenciados. Mesmo uma gota muito pequena do produto pode danificar irremediavelmente o tecido.
- Para misturar componentes, pentear o cabelo, você precisa usar apenas dispositivos não metálicos. Qualquer metal inevitavelmente entrará em uma reação química com um corante.
- Os especialistas não recomendam lavar o cabelo com produtos modeladores 2 a 3 dias antes da coloração.
- O tempo de coloração é indicado em cada agente químico. Violá-lo é fortemente desencorajado. Você pode obter um resultado mais duradouro se repetir o procedimento após um tempo (2-3 semanas).
- Altere a cor original em mais de 3 tons. As cores persistentes penetram profundamente no cabelo, destruindo o pigmento natural. Um resultado indesejável é bastante difícil de corrigir em casa.
- O não cumprimento das medidas de segurança especificadas nas instruções pode levar a consequências perigosas para a saúde.