Por quanto tempo você deve manter a tinta no cabelo?
A coloração do cabelo é um procedimento muito popular. Muitas mulheres fazem isso sozinhas. Muitas vezes parece que este é um processo muito simples: basta aplicar a tinta, segurar o tempo permitido, enxaguar - e um novo penteado está pronto.
Claro, colorir em si não é particularmente difícil, requer apenas meticulosidade, precisão e cuidado. Por que, então, o resultado nem sempre atende às expectativas?
Consequências de coloração malsucedida
As consequências que um procedimento executado incorretamente pode levar, às vezes completamente inesperado:
- a cor não corresponde ao esperado e está longe da apresentada na embalagem;
- a sombra acabou sendo desagradável;
- a cor não combina com o dono;
- os fios tornaram-se opacos e impertinentes;
- cabelo racha, quebra, cai.
E esta é apenas uma pequena lista de possíveis problemas. De muitas maneiras, eles aparecem porque, ao pintar o cabelo, poucas pessoas imaginam que reação química complexa é, cujo resultado bem-sucedido depende de muitos fatores.
O tempo de realização do procedimento (denominado exposição) é um desses fatores.
Todas as consequências desagradáveis possíveis, exceto a cor selecionada incorretamente, dependem diretamente do tipo e da qualidade da tinta e da exposição.
Tipos de tinta e duração da coloração
Os especialistas dividem os corantes em quatro grupos. Eles diferem em seu efeito no cabelo e, portanto, no tempo de exposição.
Tinturas naturais
Não agridem o cabelo, pelo contrário, trazem benefícios tangíveis: fortalecem as raízes, melhoram a estrutura e têm um efeito positivo no estado do couro cabeludo. Estes são henna, basma, canela, camomila, limão, chá forte e café.
Ao tingir com eles, não é necessário seguir um prazo claro.
- Nas embalagens com basma, o fabricante indica o tempo de espera (depende do resultado desejado, o país de onde o agente foi trazido).
- À base de hena, canela, camomila, você pode até fazer máscaras para o cabelo nutritivas de longo prazo (até três horas). A duração do procedimento depende da cor natural, da estrutura do cabelo e do resultado desejado. Para conseguir um tom bonito, as loiras precisam de apenas 15 minutos, os donos de fios castanhos claros precisam de cerca de meia hora, as de cabelos castanhos e morenas - de uma hora. Quanto mais longo for o tempo de exposição, mais saturada será a cor.
- Limão, chá e café são usados com mais frequência para enxágües de tonalidade.
Agentes tonificantes
O propósito de seu uso é dar ao cabelo uma certa tonalidade ou experimentar. Eles são completamente lavados muito rapidamente - basta lavar o cabelo 1-3 vezes.
A exposição durante a aplicação é de cinco minutos ou mais (indicado na embalagem), neste momento é útil realizar uma leve massagem no couro cabeludo.
Tintas semipermanentes sem amônia
Não penetram no interior do cabelo, portanto, não violam sua estrutura. O pigmento colorido se distribui pela superfície dos cabelos, colando as escamas. Como resultado, os fios são lisos, brilhantes e obedientes, mas uma mudança na cor natural só é possível em duas ou três tonalidades (para loiras um pouco mais), não será possível mudar radicalmente a cor com a ajuda delas.
Você terá que pintar o cabelo uma vez a cada duas ou três semanas, uma vez que essas tintas são rapidamente removidas, não será possível pintar cabelos grisalhos completamente e por muito tempo com a ajuda deles. Mas uma vantagem significativa é que eles praticamente não causam danos. Claro, é impossível excluir completamente o efeito prejudicial, mas é mínimo.
O tempo exato de tingimento está indicado na embalagem e raramente é superior a trinta minutos. Apesar da ausência de substâncias agressivas, não vale a pena aumentá-la arbitrariamente, a química ainda está presente nelas. O cabelo não vai dizer "obrigado" por isso.
Tintas permanentes
E, finalmente, existem tintas permanentes permanentes. Eles contêm amônia, peróxido de hidrogênio e outros produtos químicos. Eles permitem que você mude radicalmente a cor, pinte com segurança sobre os cabelos grisalhos, permaneça no cabelo por muito tempo. Mas ao mesmo tempo eles afetar negativamente a estrutura do cabelo, pois destroem o pigmento natural e permitem que os corantes penetrem profundamente em seu interior, mudando permanentemente a cor original.
A composição das tintas em creme profissionais modernas inclui produtos que as tornam mais seguras. No entanto, ao usar esses corantes, é estritamente proibido violar as regras especificadas nas instruções.
O tempo de exposição não é mais do que vinte e cinco, com menos frequência trinta minutos. Não é necessário manter a tintura no cabelo por mais tempo, a cor não ficará mais intensa com isso, mas é bem possível danificar, secar os fios. A exposição excessiva pode até levar à queda de cabelo.
Loiras naturais devem reduzir ligeiramente o tempo de tingimento do especificado em 3-5-10 minutos... O cabelo loiro é mais fino e mais fácil de pigmentar. O mesmo se aplica a cabelos soltos, quebradiços, secos e danificados. Para eles, com antecedência, dentro de 2-3 semanas, é necessário realizar o tratamento restaurador e cortar as pontas duplas.
É importante saber que o tempo de coloração é calculado a partir do momento em que a composição é totalmente aplicada até o comprimento necessário, por isso é necessário agir com rapidez.
Poucos minutos antes do final do procedimento recomenda-se realizar emulsificação - umedeça os cabelos com água, bata o produto nos cabelos e deixe descansar um pouco. Essa manipulação simples ativa processos químicos e distribui a tinta de maneira mais uniforme.
Coloração de raiz
Não é por acaso que os fabricantes indicam nas instruções o tempo exato e a sequência de ações para dois processos: quando é necessário tingir toda a massa do cabelo e quando tingir apenas a raiz. Recomenda-se usar o último método se as raízes cresceram novamente e no resto do cabelo a cor desbotou e desapareceu.
Neste caso, a tinta é aplicada apenas nas raízes e mantida por 15-20 minutos, em seguida, é distribuído por todo o comprimento dos fios e deixado por mais 10-15 minutos. Não se deve descuidar dessa regra, pois para refrescar a cor, esse tempo é suficiente, e a exposição química adicional não trará nenhum benefício aos cabelos.
Após a coloração, não é recomendável lavar as composições corantes com água quente. Isso causará danos adicionais ao aumentar a reação química.
Enxaguar com água morna e depois fria irá fechar as escamas, o cabelo ficará mais liso e brilhante.
Cuidados de acompanhamento
Como regra, um fixador de cor é incluído no conjunto com tinta creme. Ele contém óleos de cuidado e outras substâncias benéficas para o cabelo. Você definitivamente precisa usá-lo. Ele também precisa ser mantido no cabelo por um tempo suficiente (cerca de cinco minutos).
Além disso, o cuidado com cabelos coloridos deve ser realizado usando shampoos e enxágues especiais para cabelos coloridosuma vez que contêm substâncias que suportam a pigmentação.
O uso de produtos de coloração aumentará o tempo entre as manchas, ajudando a restaurar, manter e aprofundar a cor.
A saúde dos cabelos depende tanto da saúde geral quanto da manipulação realizada com eles. Tingimento frequente, permanente, tratamento térmico muitas vezes levam a consequências que são difíceis e às vezes impossíveis de eliminar. Portanto, as regras especificadas nas instruções não são um capricho do fabricante, mas um requisito de segurança.
Aqui estão algumas dicas sobre como pintar o cabelo.