Alergia a tintura de cabelo
Infelizmente, é impossível ter seguro contra o desenvolvimento de manifestações alérgicas a tintura de cabelo. Contaremos mais sobre essa forma de alergia.
Causas
As tinturas de cabelo ajudam a criar uma aparência única. Hoje em dia, existem muitos produtos de coloração diferentes que podem ajudar a mudar a cor natural dos cachos. A peculiaridade de tais tintas é que possuem tonalidades diferentes e são produzidas em diferentes países, os produtos também diferem na sua composição química, ou seja, quais os ingredientes que integram a sua composição.
Como regra, as tintas modernas contêm muitos componentes químicos. Cada um deles tem suas próprias características de impacto no corpo humano. O contato dessas substâncias com o couro cabeludo leva ao aparecimento de sintomas alérgicos em algumas mulheres.
É importante notar que a alergia à tinta é uma reação individual. Por exemplo, uma mulher pode ter, enquanto outra não. Isso depende muito da sensibilidade individual do organismo aos componentes químicos presentes na composição do produto. Quando essas substâncias entram em um organismo sensibilizado (sensível), elas agem como alérgenos - isto é, substâncias que provocam sintomas de alergia adversos.
Muitas mulheres se perguntam se existem tais tinturas de cabelo que não podem provocar alergias de forma alguma. Os médicos observam que, infelizmente, existe o risco de erupções alérgicas após o uso das formulações de corantes.Além disso, esse risco aumenta significativamente em pessoas que têm predisposição para desenvolver alergias. E também no grupo de “alto risco”, se possível, o aparecimento de manifestações alérgicas inclui mulheres que já foram diagnosticadas com asma brônquica.
Os especialistas identificam vários componentes que podem provocar o aparecimento de alergias, com alto grau de probabilidade. Várias substâncias são bastante comuns.
- Metilaminofenol... Essa substância é encontrada não apenas em alguns produtos que tingem os cabelos, mas também em outros cosméticos. Este componente é rotulado na composição do produto, via de regra, como Metilaminofenol.
- Isatin... É encontrada principalmente em produtos com persistência relativamente baixa.
- Parafenilenodiamina... Este componente garante uma longa durabilidade da tinta aplicada nos cabelos. Alguns especialistas acreditam que este componente provoca com mais freqüência do que outros o aparecimento de erupções alérgicas.
Como isso se manifesta?
Os sinais clínicos de alergia após a exposição do couro cabeludo à tintura de cabelo podem variar. Os sintomas também variam em gravidade. Por exemplo, depois de usar a tinta, uma mulher terá apenas uma leve erupção na pele com queimação ou coceira, enquanto outra, após usar um produto semelhante, desenvolverá edema de Quincke.
É impossível prever a gravidade dos sintomas com antecedência.
Uma das manifestações mais comuns de alergia à composição do corante é o aparecimento de coceira intensa na cabeça. Além disso, esse sintoma geralmente ocorre em 20-25 minutos a partir do momento em que o produto é aplicado na pele. A coceira em alguns casos pode ser tão insuportável que pode piorar significativamente o estado de saúde.
A coceira durante a exposição à tinta é um sintoma alarmante. Se este sinal clínico só se intensificar com o tempo, então, neste caso, os médicos recomendam não suportar e lavar imediatamente o produto de coloração da pele. Depois disso, é necessário avaliar o estado da pele. Um espelho comum é adequado para isso. Se na pele aparecerem manchas vermelhas ou até bolhas que coçam muito, é mais provável que isso indique o desenvolvimento de uma alergia.
Além de manchas vermelhas e bolhas que coçam, as alergias podem se manifestar de outras maneiras. Portanto, o desenvolvimento de patologia alérgica pode ser indicado pelo aparecimento de:
- inchaço da face, pescoço, orelhas e lábios;
- Descamação severa da pele em locais de contato com tinta;
- início súbito de coriza com secreção nasal aquosa;
- lacrimação.
Uma das condições alérgicas mais perigosas para alergias é o edema de Quincke. Essa patologia pode até aparecer em uma pessoa após a primeira aplicação de uma tinta alergênica. O perigo dessa condição patológica reside em grande parte no fato de que ela se desenvolve, em geral, de forma bastante rápida e pode levar à insuficiência respiratória aguda. Se a assistência médica não for fornecida em tempo hábil, isso terá consequências extremamente perigosas.
O edema de Quincke é acompanhado pelo desenvolvimento de uma série de sintomas adversos. Esta patologia evolui com o aparecimento de edema severo da face e pescoço. O inchaço intenso causa compressão da laringe, o que significa que também se torna a causa de distúrbios respiratórios. O rosto com edema de Quincke muda. Ao mesmo tempo, as fendas dos olhos costumam se estreitar e os lábios, ao contrário, tornam-se maiores devido ao acúmulo de líquido.
Mulheres de todas as idades podem apresentar sintomas adversos de alergia a tintas. Ao mesmo tempo, as mulheres que apresentam uma sensibilidade individual aumentada do corpo a vários componentes químicos estão em risco.
Essas mulheres devem ter cuidado antes de comprar tintura de cabelo.
Como aliviar os sintomas?
Para se livrar de uma reação alérgica que surgiu após o uso de tintura de cabelo, você pode usar vários métodos. A primeira coisa a fazer é enxaguar bem o produto do couro cabeludo.Recomenda-se fazer isso imediatamente após o aparecimento de manifestações adversas de alergias.
Remédios
Elimine as manifestações adversas de alergias por meios especiais - anti-histamínicos. Eles contêm ingredientes que ajudam a aliviar a coceira e o inchaço. Esses medicamentos incluem, por exemplo, "Suprastin", "Zirtek", "Claritin" e muitos outros.
Quando os sintomas do edema de Quincke aparecem, os médicos aconselham não apenas fazer o tratamento em casa, mas certifique-se de consultar um médico. Isso ajudará a reduzir o risco de efeitos adversos.
Maneiras populares
Para reduzir a coceira, que na maioria dos casos acompanha erupções cutâneas alérgicas, você pode enxaguar o cabelo com uma solução de camomila de farmácia.
Os componentes contidos neste remédio à base de plantas têm um efeito antiinflamatório e ajudam a normalizar a condição do couro cabeludo.
Para enxaguar, você também pode usar decocções feitas de urtiga e carvalho. Normalmente, esses remédios ajudam com pequenas manifestações alérgicas. Se a alergia se manifestar com força, então, neste caso, já é necessário o uso de medicamentos especiais.
O que procurar na hora de comprar?
A escolha da tinta de cabelo é uma tarefa bastante exigente. Recomenda-se escolher um produto que altere a cor dos seus cabelos não apenas pela cor ou pelo nome da empresa que o produz. É aconselhável prestar atenção à composição química do produto. A presença de parafenilenodiamina e isatina indica que essa tinta em uma mulher hipersensível aos efeitos dessas substâncias pode provocar o aparecimento de erupções alérgicas.
Mas também é muito importante verificar o prazo de validade antes de comprar um produto de coloração. Os médicos não recomendam pintar com tintas vencidas. O uso de tais cosméticos aumenta o risco de desenvolver alergias e outros sintomas adversos. E o resultado da mudança da cor do cabelo pode não ser o que gostaríamos. Por isso, é recomendável verificar o prazo de validade antes de comprar um produto.
Hoje em dia, as tintas profissionais estão se tornando muito populares. Esses produtos são geralmente de alta qualidade e permitirão que você obtenha o tom de cabelo desejado. No início, esses recursos eram usados apenas por profissionais de salões de beleza, mas agora podem ser comprados em quase todas as lojas de cosméticos.
Tintas profissionais hipoalergênicas ajudam a reduzir o risco de alergias.
Muitas mulheres pensam que, ao comprar tinta de uma empresa conhecida, estão seguradas contra as consequências adversas de seu uso. No entanto, isso não é bem verdade. Infelizmente, quanto mais alta a popularidade de uma tinta, mais frequentemente ela é falsificada. Ao mesmo tempo, fabricantes inescrupulosos alteram significativamente a composição química do produto e podem até adicionar componentes tóxicos a ele. O uso de tais tinturas capilares é extremamente perigoso, pois pode levar não só ao aparecimento de sintomas alérgicos, mas até mesmo a queimaduras químicas no couro cabeludo e outras consequências adversas.
Opções alternativas
Os fabricantes modernos de tinturas de cabelo estão tentando proteger seus consumidores, tanto quanto possível, de várias manifestações adversas após o uso das tinturas de cabelo que produzem. Ao mesmo tempo, procuram garantir que o produto mantenha a sua durabilidade e permita obter a tonalidade de cabelo pretendida. Alguns fabricantes escolhem a tecnologia de tingimento sem amônia. Acredita-se que essa tinta não contém produtos de amônia, o que significa que pode provocar o aparecimento de sintomas adversos com menos frequência.
Algumas belezas acreditam que, para não enfrentar os sintomas adversos da alergia, só se deve pintar com tintas naturais. Isso inclui henna e basma. É claro que esses produtos são de origem natural, o que significa que não contêm tantos componentes químicos como as tinturas de cabelo convencionais.
No entanto, a hena e o basma não têm apenas vantagens, mas também algumas desvantagens. Isso inclui, por exemplo, uma pequena paleta de cores de tons. O uso de tais produtos, é claro, reduz o risco de alergias, mas não o elimina completamente. Você pode usar esses produtos para tingir o cabelo apenas se forem bem tolerados.
Uma das opções de tingimento, em que ocorrem relativamente poucos danos aos cabelos, é o realce. Nesse caso, os fios dos cachos são pintados com um leve recuo na raiz.
Essa técnica também permite tingir nem todos os cabelos, mas apenas os fios individuais.
Conselhos para alergistas
Até hoje, não existe uma única tinta que, em cem por cento dos casos, garantisse a impossibilidade de alergias. Em geral, os especialistas aconselham a realização de quaisquer experiências com tinta com cuidado. Se, após o uso do corante, surgirem manifestações alérgicas no couro cabeludo, no futuro seu uso deve ser abandonado. Nesse caso, é melhor escolher algum tipo de produto alternativo.
Antes de usar qualquer tinta, é necessário realizar um teste de sensibilidade individual. Essas recomendações são dadas não apenas por alergistas, mas também pelos fabricantes desses produtos. A necessidade desse teste é indicada em instrução especial, que acompanha a embalagem da tinta. Se, após esse exame preliminar, surgirem sintomas alérgicos na pele, é melhor recusar o uso do produto no futuro.
Como testar adequadamente uma reação alérgica à tinta, veja abaixo.