Baldes

Concha de cozinha: variedades, dicas de escolha

Concha de cozinha: variedades, dicas de escolha
Contente
  1. Referência histórica
  2. Tipos de material corporal
  3. Que tipo de canetas existem?
  4. Material de fundo
  5. Tamanho e volume
  6. Dicas úteis

É comum chamar um balde qualquer contêiner que tenha uma alça. Este utensílio de cozinha é usado para beber, as bebidas são servidas na mesa, com a ajuda dele você pode colher e despejar vários líquidos, despejar produtos a granel. Hoje em dia, costuma-se chamar um balde de pequena caçarola de cabo reto, por exemplo um turco.

Referência histórica

Nos séculos X-XIX, a população da Rússia usava tigelas especiais para beber e servir bebidas à mesa - barcos. Eles tinham uma ponta afiada de um lado e, do outro, um cabo achatado em forma de folha. Os baldes de madeira eram decorados com pinturas ou entalhes finos. Algumas conchas tinham mais uma alça (suporte) em vez de uma borda afiada - esse era o chamado grampo. Suas penas eram freqüentemente feitas por artesãos populares na forma de uma cabeça ou cauda de pássaro e podiam representar um cavalo ou um dragão.

A grande concha de madeira - o noivo também era popular com o povo russo. Tinha capacidade para cerca de 24 litros e servia para servir bebidas alcoólicas na mesa festiva: cerveja, hidromel, puré, kvass. Para colocar as bebidas de um recipiente grande em xícaras, eles usavam conchas especiais - sobras. Eles eram pendurados por alças em forma de gancho nas bordas do noivo.

Tipos de material corporal

As donas de casa modernas usam conchas de cozinha para aquecer sopa, fazer molho ou mingau, ferver vegetais, aquecer leite, fazer café ou chá. Algumas pessoas confundem uma concha com uma panela, que combina as funções de panela e frigideira.

A concha difere do guisado por não se destinar ao preparo de pratos variados e por muito tempo no fogão.

Para escolher o balde certo para determinados fins, deve-se em primeiro lugar prestar atenção ao material com o qual ele é feito.

  • Balde de alumínio. Como você sabe, pratos de alumínio tendem a aquecer rapidamente, mas é preciso lembrar que esse metal se oxida ao interagir com ácidos e álcalis e é prejudicial à saúde. Portanto, você não deve colocar tomates, azeda, suco de frutas em uma concha e cozinhar borscht e pudins nela. Os utensílios de cozinha modernos de alta qualidade podem conter uma película durável para proteger o alumínio da corrosão em contato com ácidos. A concha de alumínio antiaderente é ideal para cozinhar mingaus. A desvantagem dessa opção é que esses pratos são instáveis, pois são leves.
  • Ferro fundido. O ferro fundido é garantia de aquecimento uniforme, boa capacidade térmica e estabilidade na chapa. Tolera muito bem o calor. No entanto, deve-se levar em conta o fato de que uma caçamba de ferro fundido é propensa à corrosão e não é muito durável. Além disso, o sabor dos alimentos se deteriora visivelmente após um longo armazenamento em tal recipiente.
  • Balde de cobre. A panela de cobre tem propriedades antibacterianas, excelente condutividade térmica e capacidade de calor. Mas o cobre oxida ao entrar em contato com um ambiente ácido, é facilmente deformado e também é caro. As colheres de cobre são usadas principalmente para preparar café e fazer molhos.
  • Balde de aço inoxidável. Ao escolher uma concha de cozinha feita com este material, preste atenção ao fundo e às laterais. É melhor escolher panelas com paredes grossas e fundo de sanduíche de quatro camadas. Nesse fundo há uma camada de alumínio e o balde aquece uniformemente. As panelas de aço inoxidável acumulam calor, a comida “definha” nela como no forno e adquire um sabor único. Essa concha com tampa e escala de medida é perfeita para ferver mingaus e aquecer leite.
  • Esmaltado. Nessa concha, você pode armazenar alimentos prontos por muito tempo sem medo de sua saúde, já que o processo de oxidação não ocorre. Mas devemos lembrar que o esmalte é sensível a impactos, tal concha deve ser manuseada com muito cuidado.
  • Concha de cerâmica. A cerâmica é um material seguro, com aparência atraente, resistência a danos mecânicos e altas temperaturas. Mas lembre-se de que as panelas de cerâmica devem ser protegidas de impactos e mudanças bruscas de temperatura.
  • Balde de plástico. É conveniente na cozinha para despejar água ou armazenar produtos a granel. Os baldes de plástico são leves, fáceis de limpar e vêm em uma ampla variedade de tamanhos e cores.
  • Balde de casca de bétula. Ele servirá como uma decoração maravilhosa para a mesa festiva. Especialmente eficaz para servir vinho e outras bebidas. Hoje em dia, são muito populares as conchas pintadas com uma alça em forma de vela, feitas na cidade de Khotkovo, perto de Moscou.

Que tipo de canetas existem?

Os puxadores da concha de cozinha podem ser removíveis ou não removíveis. Se o cabo for de plástico, tem alta resistência e baixa condutividade térmica e é fácil de limpar. O cabo de metal é forte e à prova de fogo, resistente a altas temperaturas, mas lembre-se de que pode ficar muito quente. Os cabos combinados estão disponíveis em ferro fundido, alumínio ou aço e são isolados termicamente para garantir que sejam duráveis ​​e não queimem suas mãos. O cabo da caçamba de madeira é esteticamente agradável, possui baixa condutividade térmica, mas suja rapidamente, evita danos e também alta temperatura.

Material de fundo

O revestimento antiaderente do balde é mais forte quanto mais camadas houver. Ele aumenta significativamente a vida útil da concha da cozinha. Se esse revestimento for apresentado em uma camada, sua espessura não deve ser inferior a vinte mícrons. O revestimento inferior antiaderente mais comum em baldes é o Teflon, cerâmica, mármore ou esmalte. Não é recomendável lavar a louça com a ajuda de produtos abrasivos, e também é impossível usar espátulas e facas de metal para preparar os alimentos.

Tamanho e volume

Ao escolher um balde, considere cuidadosamente, dependendo da finalidade do uso, o tamanho e o volume que ele deve ter. O diâmetro (tamanho) das caçambas varia de 12 a 25 centímetros, a opção mais comum é de 16 centímetros. O volume das conchas de cozinha pode ser de 600 mililitros a 5 litros ou mais. É prático ter vários baldes na fazenda com diferentes capacidades, por exemplo 1 litro e 3 litros.

Dicas úteis

Para selecionar e usar corretamente uma concha de cozinha, você deve ler atentamente os conselhos de chefs experientes.

  • Alimentos queimam facilmente em um balde com laterais e fundo finos.
  • A marca 18/10 (teor de cromo e níquel) em panelas de aço inoxidável indica um produto de qualidade.
  • Baldes de fundo espesso de aço, ferro fundido e aço inoxidável são adequados para placas de indução, pois esses metais são magnéticos.
  • Ao escolher uma tampa para uma concha, leve em consideração o fato de que embora o vidro seja um material conveniente para controlar o cozimento, sua resistência é muito inferior às tampas de metal.
  • O fundo, constituído de três a quatro camadas, garante aquecimento uniforme e resfriamento lento da caçamba.
  • A caçamba com alça removível é muito boa para o transporte.

A concha é o tipo de panela mais conveniente. É rápido e fácil cozinhar mingaus para uma criança, fazer café aromático para o café da manhã e esquentar uma sopa para o almoço.

Uma concha de cozinha de qualidade com os devidos cuidados pode durar muito tempo em uma casa.

Para obter informações sobre como preparar o café em uma concha, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa