Trajes nacionais

Traje nacional ucraniano

Traje nacional ucraniano

Qualquer traje folclórico incorpora a autoconsciência da nação, seu ideal estético, aspirações e valores. Este fenômeno vem se desenvolvendo ao longo dos séculos e é difícil superestimar seu significado histórico e artístico. Nesse sentido, o traje nacional ucraniano é um fenômeno multifacetado. Ele incorpora uma alma eslava, um amor oriental por cores vivas e, ao mesmo tempo, um toque ocidental de elegância sofisticada.

História

O traje nacional ucraniano remonta aos tempos antigos, quando as tribos eslavas da região de Dnieper (naquela época ainda não haviam se unido à Rus de Kiev) possuíam uma peça de roupa como uma camisa bordada, que era usada sem nenhuma roupa exterior. A formação do traje continuou continuamente até o século 19, embora estivesse intimamente ligada a outras tradições culturais.

Foi a cultura dos antigos eslavos que se tornou o berço do estilo de roupa ucraniano, bem como do estilo russo e bielorrusso. Não é à toa que essas nacionalidades têm tanto em comum na história e no traje nacional. O traje ucraniano tem muitas faces, em cada região do país (Polícia, Dnieper, Cárpatos, etc.) tem seus próprios traços característicos. Isso se deve, entre outras coisas, ao fato de que a Ucrânia faz fronteira com a Moldávia e a Polônia e reflete as características dos povos vizinhos em roupas.

Os próprios ucranianos tratam seus trajes populares de maneira especial e reverente - itens dessa roupa (pelo menos uma camisa bordada) podem ser encontrados em quase todas as famílias.

Peculiaridades

O traje nacional da Ucrânia distingue-se pelos seguintes traços característicos:

  • Um corte simples que combina beleza e praticidade.
  • Saturação com decoração (bordados à mão, rendas, tranças).
  • As roupas são feitas de tecidos naturais.
  • Cores brilhantes e contrastantes.
  • O traje é complementado organicamente por sapatos e acessórios originais.
  • Ornamentos, padrões, esquemas de cores carregam um significado simbólico profundo.

Devemos também nos deter na tradicional camisa bordada. O bordado não era apenas um artesanato feminino, mas uma manifestação da habilidade criativa e do talento de uma camponesa. Esta atividade trouxe alegria à difícil vida de uma mulher, através da paleta de cores ela pôde transmitir seus sentimentos e fé no melhor. O bordado é um amuleto muito bonito. Nos tempos antigos, as pessoas acreditavam que os símbolos e desenhos bordados à mão, possuindo poderes mágicos, podiam proteger contra as forças do mal. Os ucranianos usavam camisas e blusas com bordados especiais, principalmente nos feriados e nas festividades alegres.

Padrões geométricos rígidos eram característicos das roupas masculinas, que personificavam coragem e ousadia. Os padrões femininos, por outro lado, distinguiam-se pela complexidade, elegância e entrelaçamento complexo de linhas. O bordado pode representar flores, videiras, folhas, simbolizando o amor, juventude, ternura, inocência.

Quanto ao esquema geral de cores do traje ucraniano, o fundo era branco ou outras cores claras combinadas com vermelho e outras cores brilhantes (azul, verde, tijolo, esfumaçado) de grinaldas, fitas, cintos e outros itens de guarda-roupa. Com uma variedade de variantes regionais, uma única linha artística é claramente traçada.

Outra característica importante do traje popular ucraniano é a sua complexidade. Cada peça de roupa (seja cueca, top, cocar, faixa, botas) cumpria seu propósito e estava intimamente relacionada a outras coisas.

Variedades

A base do terno do homem era uma camisa simples de linho grosso. Larga e curta, na aparência lembrava uma blusa russa, apenas o decote estava localizado no meio. Gola dobrável ou decote no peito foi decorado com bordados à mão.

A camisa era tradicionalmente enfiada em calças largas, que eram fixadas ao cinto por uma corda em uma fivela larga. As calças de lã ou lona eram azuis ou vermelhas e eram tão largas que pareciam um saco. Essas roupas eram confortáveis ​​para o trabalho cotidiano, o serviço militar e, claro, para a realização da tradicional dança masculina - o hapak.

Deve-se notar que no oeste da Ucrânia as calças dos homens eram, ao contrário, estreitas, semelhantes aos modernos “cachimbos”.

Calça e camisa eram cingidas com uma faixa larga, costureiras bordavam com padrões intrincados (os cintos eram muito longos, presos com ganchos, era indecente andar sem cinto). De cima, os homens vestem uma jaqueta de pele de carneiro, que esquenta bem no frio, sem atrapalhar os movimentos.

O vestuário nacional feminino da Ucrânia é mais diversificado e sofisticado do que o masculino. A camisa ucraniana, ou koshul, era mais comprida do que a masculina e certamente era decorada com bordados ao longo da gola, abaixo e nos punhos das mangas. A parte inferior do koshul (pidtychka), em contraste com a superior, foi costurada em tecido grosso. Dodilnya - uma versão de uma peça - era usado exclusivamente nos feriados. Esta camisa foi costurada com um caro linho branco como a neve. Em geral, as roupas festivas (de baile ou carnaval) da ucraniana pareciam extremamente brilhantes, originais, distinguiam-se por bordados mais luxuosos.

As meninas tradicionalmente usavam camisas sem nenhuma roupa exterior. Eles eram cingidos com fitas vermelhas ou faixas bordadas. As mulheres casadas devem complementar o traje com um zhupan (trata-se de uma jaqueta sem mangas), além de agasalhos na cintura. Pode ser um idiota - um item de trabalho, de até três metros de largura, que foi recolhido na parte de trás em dobras largas. Outra opção é uma roda sobressalente, que consiste em duas partes, que são conectadas por fios. E, por fim, roupa festiva - bloco - costurada em seda ou brocado, depois em lã com padrão xadrez. Como parte de baixo, as meninas e mulheres usavam uma saia longa de cores variadas - neva, sobre a qual havia sempre um avental bordado com padrões.

Quanto ao traje nacional das crianças na Ucrânia, parecia um adulto, embora tivesse uma série de diferenças. Meninos e meninas também usavam camisas bordadas, costuradas em tecidos retangulares (frente, costas e mangas). As camisas infantis bordadas distinguiam-se por um ornamento mais modesto.

A menina, como as mulheres, também usava um rabo de cavalo, só que seu comprimento ia até o joelho ou um pouco mais alto. Um avental bordado foi usado por cima. O menino vestia uma camisa bordada, calça azul, cingida por uma larga faixa de seda. O bordado da camisa era mais contido do que o das meninas. Nos pés, as crianças usavam botas de salto alto de comprimento médio, geralmente vermelhas.

Se o toucado dos meninos fosse opcional, para a menina era um atributo obrigatório. As meninas usavam modestas meias-coroas com fitas, e as meninas em idade de casar usavam flores exuberantes como uma coroa. As mulheres casadas sempre usavam um cocar - um ochepok, e quando iam à igreja ou em uma visita, cobriam a cabeça com um lenço.

Elementos do estilo tradicional ucraniano estão na moda nas roupas modernas. Isso se expressa principalmente na decoração das roupas. Os mais populares são os vestidos étnicos feitos de tecido leve com bordados contrastantes. Para as opções do dia a dia, esta é uma técnica com ponto de cetim, cruz, para as festivas - com fitas ou miçangas.

Os elementos

Vamos descrever em mais detalhes alguns elementos da roupa folclórica ucraniana:

  • Yupka - agasalhos como uma jaqueta.
  • O espartilho é uma jaqueta feminina sem mangas, em diferentes regiões com corte, cor e enfeite especiais.
  • Keptar é uma variante semelhante com pele.
  • Leibik é uma jaqueta de lã sem mangas, popular no oeste e no norte da Ucrânia.
  • Andarak é uma saia vermelha auto-tecida decorada com uma larga faixa de bordado na parte inferior.
  • Uma reserva é uma saia para o dia a dia, composta por dois recortes de tecido, que são amarrados com uma renda na lateral.
  • Plakhta é uma versão festiva de uma saia feita de material caro (seda, brocado, lã), bordada com padrões únicos e brilhantes. Tal coisa expressava a individualidade de uma mulher.

Têxtil

O traje ucraniano é feito de tecidos naturais - linho e algodão, cambraia e lã. Seda e algodão foram trazidos dos países orientais, mas ao mesmo tempo, sua própria produção desses tecidos estava se desenvolvendo. No ambiente urbano, havia especializações de artesãos como trabalhadores da seda, fabricantes de tecidos e fabricantes de telas. Outros tecidos que também eram usados ​​na costura de trajes folclóricos foram importados: tafetá e cetim, chita e kumach e outros.

Onde comprar ou alugar?

Hoje, o traje nacional da Ucrânia (para homem, mulher ou criança) pode ser comprado ou alugado em lojas ou agências especializadas. Este look vai fazer você se destacar em qualquer evento, seja um show de casamento ou uma festa de carnaval. O kit infantil é uma solução original para uma matinê no jardim de infância ou férias escolares. Seu filho tem a garantia de estar no centro das atenções.

Imagens

Um vestido de noite requintado ao estilo ucraniano que vai adornar qualquer acontecimento festivo. A silhueta reta e levemente ajustada é complementada por luxuosas mangas largas franzidas no pulso. Lindos bordados com motivos florais acentuam o decote em V e o peito. As linhas douradas bordadas são combinadas organicamente com os sapatos de cores semelhantes com a ponta aberta. O vestido, feito em tecido sedoso esvoaçante, tem um comprimento clássico que revela um pouco os joelhos. A imagem é completada por uma clutch bordô com um elemento decorativo também de estilo ucraniano.

Veja no vídeo da Vogue UA as imagens de mulheres ucranianas do final do século 19 ao início do século 20.

sem comentários

Moda

a beleza

casa