Trajes nacionais

Traje nacional tártaro

Traje nacional tártaro
Contente
  1. História
  2. Peculiaridades
  3. Variedades
  4. Os elementos
  5. Têxtil
  6. Imagens

O traje tradicional foi, é e continuará sendo um dos indicadores mais marcantes da pertença de uma pessoa a uma determinada nação.

Apesar do fato de que a moda não pára, e muitas vezes é quase impossível distinguir um europeu de um asiático pelo vestido, o traje nacional continua sendo o orgulho e a herança de todas as nações, e as tradições associadas à sua fabricação são transmitidas do geração mais velha para a mais jovem.

História

Traje de tártaro é um conceito muito geral que une as roupas nacionais de diferentes subgrupos de tártaros, incluindo os da Crimeia. Os tártaros do Volga, assim como as tradições e religiões orientais, deram grande atenção à aparência do traje.

A aparência do traje foi muito influenciada pelo estilo de vida nômade dos tártaros. As roupas foram pensadas de tal forma que fossem confortáveis ​​para andar, não fazia frio no inverno e não fazia calor no verão. Ela tinha que ser leve e bonita o suficiente. Pele, couro genuíno, feltro de camelo ou carneiro e tecido eram usados ​​para costura.

Hoje, o traje nacional raramente é visto nas ruas do Tartaristão. Na maioria das vezes, pode ser visto como uma roupa de dança ou de palco.

Peculiaridades

O traje nacional tártaro, além do fato de ser composto por uma camisa, um robe balançante e calças largas, tem mais uma característica: é costurado em uma gama de cores bastante limitada. Basicamente, são cereja, azul, branco, amarelo e verde.

O uso abundante de decoração é característico do traje, do toucado e do calçado. Normalmente, trata-se de bordado com fios de ouro, miçangas, moedas. O ornamento tradicional para bordados é floral.

Variedades

Os trajes nacionais masculinos e femininos diferem pouco entre si.O elemento principal do traje é uma camisa túnica larga com gussets laterais e um corte profundo no peito. Nos tártaros de Kazan, o decote foi substituído por um colarinho alto. A camisa era longa o suficiente, larga e gasta sem cinto. A túnica das mulheres costumava ser ainda mais longa - quase até os tornozelos.

A camisa pode ser de lã, algodão, seda ou mesmo brocado. Fitas coloridas, tranças douradas, rendas finas, miçangas, etc. eram usadas para decorá-lo. Um busto (kukrekche ou tesheldrek), cobrindo o recorte no peito, era necessariamente usado sob a camisa de uma mulher. As calças Harém foram costuradas em tecido de linho grosso: para mulheres em um tecido de uma única cor, para homens - em um tecido listrado.

As roupas casuais usadas em uma camisa sempre balançavam. Tem uma silhueta ligeiramente ajustada, cunhas laterais e é enrolado no lado direito. Um elemento obrigatório para agasalhos era um cinto de malha ou tecido.

Os trajes femininos diferiam dos masculinos apenas no comprimento e na decoração - eram decorados com peles, bordados, apliques etc. Sobre a camisa, as mulheres usavam camisolas (roupões, blusas de swing) até o joelho ou meio da coxa. A camisola pode ter mangas ou ficar sem elas. A bainha, as mangas e as cavas foram decoradas com tranças, penas, moedas, etc.

A bainha e as mangas da túnica eram decoradas com grandes babados. Um grande número de joias foi necessariamente utilizado: brincos, anéis, anéis, monisto, pingentes, etc. Uma jaqueta sem mangas, usada sobre uma camisa, era costurada de veludo e decorada com pele ou trança dourada.

O toucado masculino consistia em duas partes: a inferior e a superior. Um solidéu, no qual um chapéu de feltro (kalpak), um chapéu de pele ou um turbante, era usado por cima da roupa íntima ou em casa. Kalpak é um chapéu em forma de cone, às vezes com aba curva. Esse chapéu era usado por aristocratas, decorando-o com veludo ou cetim por fora, e por dentro era forrado de feltro macio branco. Calotas cranianas brilhantes e multicoloridas eram destinadas a jovens; tártaros de meia-idade e idosos usavam modelos monofônicos.

O toucado da mulher indicava seu estado civil. As meninas usavam o mesmo tipo de tecido ou chapéu de pele "taqiyu" ou "burek", que era decorado com bordados e enfeites feitos de miçangas, prata, corais. A cabeça das mulheres casadas era adornada com um cocar completamente diferente, que consistia em três partes. A parte inferior destinava-se a prender os cabelos (as mulheres usavam 2 tranças), depois havia um véu e, por fim, uma atadura, argola, lenço ou boné, fixando o véu.

Os tártaros usavam botas (chitek ou ichigi) como calçado nacional. Os modelos do dia-a-dia eram pretos, os sapatos festivos eram decorados com padrões de mosaico. Uma espécie de sapato bastão russo (chabat) era usado como calçado de trabalho.

O traje nacional nunca ficou completo sem adornos. Havia muitos deles, e tanto homens quanto mulheres os usavam. Eram grandes anéis de ouro, sinetes, anéis, fivelas de cintos, pulseiras femininas, brincos, pingentes, anéis, etc.

As roupas das crianças eram praticamente as mesmas e não se dividiam em roupas para meninas e meninos. A única diferença era o esquema de cores. O traje para as meninas foi costurado em cores vivas e multicoloridas: vermelho, verde, azul. O terno do menino era feito em tons mais suaves de azul ou preto. Com o crescimento da criança, o traje nacional também mudou gradativamente: joias foram acrescentadas, chapéus e sapatos foram trocados.

Festivo

Os trajes para festas ou ocasiões especiais diferem dos do dia-a-dia, em primeiro lugar, pelo material com que são costurados e pela abundância de objetos de decoração e ornamentos.

A cor do vestido de noiva pode ser o branco, bem como o verde profundo, bordô ou azul, de acordo com as tradições tártaras. Outra opção também é possível: um vestido branco neve + botas e uma camisola, feita em uma das cores listadas.A cabeça deve ser coberta com um véu de noiva ou kalfak bordado.

O terno de casamento dos homens é geralmente feito em azul escuro e bordado com enfeites nacionais usando fios de ouro. É necessário um toucado.

Os vestidos de noiva modernos, embora muitas vezes não sejam costurados à maneira europeia, necessariamente mantêm seu sabor nacional e a fidelidade às tradições antigas. Isso se manifesta no corte clássico, comprimento, presença de joias, ornamentos tradicionais, etc.

O traje de dança tártaro também passou por certas mudanças. Pode ser mais curto do que o clássico, feito de outros materiais, mas o estilo nacional é preservado. Um colete de pele, um chapéu tradicional com uma borla ou manta, ornamentos tradicionais - tudo isso torna um traje de dança muito reconhecível.

Estilo contemporâneo

O tempo não para, e o antigo traje nacional mudou um pouco. Estilizado sob o traje tártaro pode ter um desenho ou comprimento diferente, mas os detalhes reconhecíveis para o vestido tradicional devem ser preservados nele.

Por exemplo, o ornamento é geralmente floral. Chapéu obrigatório - kalfak. Pode ter um formato ligeiramente diferente, ser costurado para combinar com o vestido ou ser monocromático. Um grande número de joias é necessário - tanto no terno quanto na garota.

Os elementos

O traje em si, seja antigo ou moderno, é necessariamente composto por vários elementos: camisa (kulmek), calças largas (yshtyn) e agasalhos.

Dependendo da classe ou situação material de uma pessoa, o traje difere na quantidade e variedade de decoração, bordado, material utilizado e no preço. O traje foi decorado com bordados, miçangas coloridas, miçangas, fitas de cetim e pele.

O toucado é considerado um elemento obrigatório do traje tártaro. Homens e mulheres têm seus próprios. Além disso, as meninas e as mulheres casadas também usam diferentes tipos de roupas.

As botas eram consideradas o calçado nacional dos tártaros. Eles foram usados ​​durante todo o ano. Para o verão, foi usado um couro mais macio, as botas femininas foram decoradas com apliques e bordados.

O cinto é um detalhe importante do traje nacional. Grandes fivelas ou bordados de ouro ou prata eram usados ​​para decorá-lo.

Têxtil

Dependendo se o traje era casual ou festivo, diferentes materiais foram usados ​​para sua alfaiataria.

As roupas do dia-a-dia eram feitas de algodão ou tecido caseiro. Lã de ovelha ou algodão era usada como isolamento para agasalhos. Camisas e camisolas elegantes eram feitas de brocado, seda e lã. Decorado com trança de ouro, rendas, bordados caros. Sable, raposa ártica e pele de raposa foram usados ​​para o acabamento.

Imagens

O traje festivo tártaro é feito levando em consideração as tendências da moda moderna. O estilo, comprimento, cocar e decoração ornamental permaneceram inalterados.

O traje festivo de uma mulher tártara não pode ser imaginado sem uma abundância de joias! Túnicas brancas como a neve para o chão são decoradas com ricos detalhes em ouro. Os caftãs festivos de brocado ou veludo e toucados também são decorados com ouro.

sem comentários

Moda

a beleza

casa