Trajes nacionais

Traje folclórico russo

Traje folclórico russo

Apesar da mudança de nomes e sistema político, nosso país carrega os valores culturais antigos e especiais de nossos ancestrais. Eles estão contidos não apenas na arte, nas tradições, nos traços característicos da nação, mas também no traje nacional.

História da criação

O antigo traje russo é considerado o traje nacional da população da Rússia durante a invasão mongol e a Rússia moscovita, antes de Pedro I chegar ao poder. Ne a formação de características especiais das roupas foi influenciada por vários fatores ao mesmo tempo: relações estreitas com Bizâncio e Europa Ocidental, comcondições climáticas de nível, atividades da grande maioria da população (criação de gado, preparo do solo).

As roupas eram feitas principalmente de linho, algodão, lã, e tinha um corte simples e um corte longo e fechado. Mas quem podia pagar, de todas as maneiras possíveis adornava um traje modesto com elementos decorativos indecentes: pérolas, miçangas, bordados de seda, bordados com fios de ouro ou prata, guarnições de pele. O traje nacional também se distinguia por suas cores vivas (tons de carmesim, escarlate, azul, verde).

O traje da época russa de Moscou dos séculos XV ao XVII manteve seus traços característicos, mas sofreu algumas modificações em direção a um corte mais intrincado. As diferenças nos trajes da população eram influenciadas pela divisão de classes: quanto mais rica e nobre uma pessoa, mais em camadas era seu traje, e eles o usavam tanto em ambientes internos quanto externos, independentemente da estação. Surgiram roupas balançantes e justas, e a cultura oriental e polonesa teve sua influência. Além do linho, foram usados ​​materiais de lã, seda e veludo. A tradição de costurar roupas brilhantes e ricamente decorá-las permaneceu.

Na virada dos séculos 17 para 18, Pedro I emitiu decretos proibindo todos, exceto camponeses e padres, de vestir trajes nacionais, o que desempenhou um papel negativo em seu desenvolvimento. Os decretos foram editados com o objetivo de estabelecer relações políticas com os aliados europeus, para a adoção de sua cultura. As pessoas foram forçosamente incutidas no gosto, substituindo roupas chiques, mas longas e desconfortáveis ​​com várias camadas, por outras pan-europeias mais confortáveis ​​e leves, com caftãs curtos e vestidos decotados.

O traje nacional russo permaneceu no uso do povo e dos comerciantes, mas mesmo assim adotou algumas tendências da moda, por exemplo, um vestido de verão com cinto no peito. Na segunda metade do século XVIII, Catarina II fez uma tentativa de devolver alguma identidade nacional aos trajes europeus que estavam na moda., principalmente no que diz respeito aos materiais utilizados e ao esplendor do acabamento.

O século 19 trouxe de volta a demanda por trajes nacionais, nos quais o patriotismo, que se intensificou com a Guerra Patriótica, desempenhou seu papel. Vestidos de verão e kokoshniks voltaram à vida cotidiana das nobres jovens. Eles foram costurados de brocado, musselina, cambraia. As roupas emergentes, por exemplo, o “uniforme feminino”, podem não se assemelhar externamente a um traje nacional, mas, ainda assim, apresentavam certa divisão simbólica em “camisa” e “vestido de verão”. No século 20, com o corte de fornecedores europeus, houve uma espécie de retorno dos vestidos nacionais, e na segunda metade, nos anos 70, não passava de uma tendência da moda.

Apesar de um determinado conjunto de roupas tradicionais poder ser distinguido, devido ao vasto território do país o traje nacional adquiriu traços característicos em certas regiões. O conjunto do norte da Rússia é boca a boca, e o um pouco mais antigo do sul da Rússia é inconfundível. Na Rússia central, o traje era mais parecido com o do norte, mas havia características das regiões do sul.

Os vestidos de verão tinham dobradiças e surdos, tinham um corte trapezoidal e eram costurados em uma ou várias telas. Os vestidos de verão mais simples são produtos com alças de corte reto. Os festivos eram feitos de seda e brocado, e para os assuntos do dia-a-dia e da vida - tecidos e chita. Às vezes, eles usavam roupas quentes sobre um vestido de verão.

O traje do sul da Rússia incluía uma camisa longa e uma saia quadril - ponev. Poneva usava-se por cima de uma camisa, enrolada na cintura e presa com um cordão de lã na cintura. Pode ser baloiço ou surdo, complementado por um avental.

Cada província tinha suas próprias preferências e características de decoração, cores, elementos e até nomes. Na província de Voronezh, os ponevs eram decorados com bordados laranja, os símbolos geométricos de Arkhangelsk, Tver e Vologda eram comuns e o que era chamado de "feryaz" na província de Yaroslavl era "soroklin" em Smolensk.

O mundo moderno tem sua moda especial, mas existe um interesse das pessoas nas origens, as roupas nacionais. Os trajes tradicionais podem ser vistos em museus e às vezes em exposições, são usados ​​para apresentações teatrais e de dança, nos feriados. Muitos designers e designers de moda usam os traços característicos do traje popular russo em suas coleções e alguns deles, como pesquisadores, mergulham em estudos detalhados, por exemplo, Sergei Glebushkin e Fyodor Parmon.

Peculiaridades

Apesar das grandes diferenças em regiões e até províncias, pode-se distinguir características comuns das roupas russas nacionais: camadas, silhueta ampliada, cores brilhantes, decoração rica.

O traje com várias partes era característico de todos os estratos da população. Enquanto entre os trabalhadores, um terno podia consistir em sete elementos, entre os nobres ricos já eram vinte. Uma vestimenta era usada em cima da outra, fosse balançante, surda, espaçosa, com fechos e gravatas. Uma silhueta justa praticamente não é peculiar ao traje nacional, pelo contrário, os estilos livres e trapezoidais são muito valorizados e o comprimento na maioria das vezes é no chão.

Há muito tempo, o povo russo é apaixonado por cores vivas que trazem alegria. Os mais comuns são vermelho, azul, dourado, branco, azul, rosa, carmesim, verde, cinza. Mas, além deles, cada província tinha suas próprias preferências em tons, dos quais havia muitos: lingonberry, cornflower blue, smoky, urtiga, limão, papoula, açúcar, cravo escuro, açafrão - e estes são apenas alguns deles . Mas a cor preta foi usada apenas nos elementos de algumas regiões, e por muito tempo foi associada exclusivamente ao traje de luto.

Desde os tempos antigos, o bordado teve um significado sagrado para o traje nacional russo. Em primeiro lugar, ela sempre agiu não como um ornamento, mas como um talismã, proteção contra os espíritos malignos. O simbolismo pagão não desapareceu no esquecimento mesmo com o advento do cristianismo, mas os ornamentos adquiriram novos elementos, combinando os antigos temas eslavos com os novos motivos da igreja. Amuletos de proteção foram bordados na gola, punhos e bainha. O esquema de cores mais comumente usado eram fios vermelhos em uma tela branca, e só depois que as cores multicoloridas começaram a se espalhar.

Com o tempo, o bordado adquiriu um caráter bastante decorativo, embora contivesse temas de ornamentos e padrões antigos. O desenvolvimento dos bordados de ouro, bordados de pérolas de rio, artesanato, elementos dos quais foram transferidos de pratos e móveis para roupas, também desempenhou um papel na mudança de significado. O padrão original russo assume formas geométricas estritas, ausência quase completa de elementos arredondados, devido à técnica do bordado. Os motivos e símbolos específicos mais comuns: o sol, flores e plantas, animais (pássaros, cavalos, veados), estatuetas femininas, cabanas, figuras (losangos, uma cruz chanfrada, uma árvore de Natal, rosetas, estrelas octogonais).

O uso de elementos artesanais, por exemplo, pintura Khokhloma ou Gorodets, passou a ser usado mais tarde.

Além dos bordados, os trajes da nobreza eram enfeitados com botões. (botões de madeira entrelaçados com fios, rendas, pérolas e, às vezes, pedras preciosas), paraespingarda e pele na bainha e pescoço, listras, colares (bordado com pérolas, gola de fixação em cetim, veludo, brocado). Os elementos adicionais incluem mangas falsas, cintos e faixas, bolsas costuradas a eles, joias, regalos e chapéus.

Variedades

O traje nacional das mulheres modernas é uma espécie de compilação de vários traços característicos ao mesmo tempo, porque, na verdade, existem muitos tipos e variantes do traje russo original. Na maioria das vezes, imaginamos uma camisa com mangas compridas volumosas, um vestido de verão colorido ou vermelho. Porém, a versão simplificada, embora seja a mais comum, está longe de ser a única, uma vez que muitos designers e simplesmente artistas populares voltam às tradições de suas regiões, o que faz com que vários estilos e elementos entrem em uso.

Trajes para meninas e crianças são muito semelhantes aos modelos adultos e incluem camisas, blusas, calças, vestidos de verão, aventais, saias, chapéus. Todos os modelos infantis podem ser costurados com mangas curtas, para maior comodidade, e, a princípio, têm o aspecto geral de um vestido, mas com certos elementos nacionais. Para as adolescentes, existe uma variedade maior de modelos adultos, e não só vestidos e camisas de verão, mas também casacos de pele, ponderando.

O traje folclórico de inverno é um monte de roupas pesadas. Além de um vestido de verão de lã quente, parte do traje para a estação fria é um casaco curto aberto nas costas, opashen, aquecedor de alma, jaquetas acolchoadas, casacos de pele, meias de lã, chapéus quentes e xales. Nas variedades mais ricas, a pele natural está presente.

Festivo

Trajes de palco são de dois tipos: os mais parecidos com os verdadeiros trajes nacionais (para o coro), nos quais as regras da alfaiataria são observadas e estilizadas, em que muitos elementos tradicionais estão presentes, mas os desvios necessários são permitidos.Por exemplo, roupas para uma dança de roda, dança folclórica russa ou outros estilos de dança devem, antes de tudo, ser o mais confortável possível, então as saias podem ser encurtadas, excessivamente bufantes e as mangas não são apenas longas, mas também ¾, “ lanternas ”. Além disso, os figurinos do palco, a menos que seja uma apresentação teatral, são ricamente decorados e o mais luminosos possíveis, atraindo a atenção.

Trajes nacionais de casamento parecem especialmente elegantes e luxuosos. Para os ricos e nobres, eram costurados com tecidos pesados ​​e caros, enquanto as pessoas podiam comprar outros mais simples, como o linho. O branco era considerado um símbolo de santidade, por isso os vestidos de noiva eram feitos em outras cores - prata, creme ou multicoloridos, elegantes. A presença de bordados de símbolos da flora - bagas, folhas, flores, foi considerada obrigatória. Além disso, o conceito de vestido de noiva incluía quatro conjuntos de roupas ao mesmo tempo - para festas pré-nupciais, casamentos, cerimônias e comemorações.

Os trajes folclóricos são o mais próximo possível da fonte. Os artesãos recriam trajes com os traços característicos de uma determinada região ou província. As fantasias de carnaval podem ser semelhantes às fantasias folclóricas ou, ao contrário, podem ser simplificadas de várias maneiras. No entanto, os trajes festivos são, sem dúvida, brilhantes e decorados tanto quanto possível.

Estilo contemporâneo

A cor nacional é um dos estilos especiais da moda, porque pressupõe o entrelaçamento das tendências da moda moderna e características tradicionais da cultura de um determinado povo. Os motivos eslavos e russos são amados não apenas por nossos compatriotas, mas também por alguns designers estrangeiros. Com essas roupas, você pode aparecer em qualquer evento, ao mesmo tempo que parece ultra-estiloso e adequado.

O estilo moderno adotou principalmente cores, ornamentos e bordados. Padrões familiares são encontrados em saias lápis da moda, vestidos na altura do joelho, blusas. Vestidos longos e vestidos de verão até o chão parecem os mais autênticos no vestido nacional. Ela adotou a moda e elementos individuais, especialmente para estolas e xales, sapatos, chapéus.

Os elementos

O traje popular inclui roupas, sapatos, chapéus. O elemento principal é uma camisa longa, sobre a qual é usado um vestido de verão, saia ou poneva, presa com um cinto especial. Às vezes, um avental é usado sobre o poneva e as saias. Sobre uma camisa e um vestido de verão, agasalhos e casacos de pele são permitidos.

O cocar tradicional que chegou aos nossos tempos é um kokoshnik festivo, porém, além disso, aros, fitas, bandanas, lenços fazem parte do figurino. Um traje autêntico envolve o uso obrigatório de joias, colares de pérolas, golas bordadas destacáveis. Entre os calçados destacam-se os botins e botins, sandálias, botas de feltro para o inverno.

Têxtil

Na Rússia, linho, cabeceira, tecido, seda, veludo, materiais de lã eram usados ​​para costurar roupas e um kindyak era usado como forro. Esses tecidos estavam disponíveis para a grande maioria da população. Mas a classe rica podia comprar roupas caras feitas de tafetá, damasco, brocado, obyar, cetim, kutnya, cetim, variegado.

Os ternos modernos são costurados em algodão, gabardine, cetim, linho, seda viscose, malhas, cetim crepe, chiffon, tule, jacquard.

Onde comprar ou alugar?

A maneira mais fácil de alugar uma fantasia folclórica russa é em lojas de roupas de carnaval. Na maioria das vezes, os trajes são bastante monótonos, simples, feitos de materiais baratos disponíveis. Uma fantasia de dança ou de palco pode ser confeccionada sob encomenda para armários e ateliês que prestam esses serviços. Mas você pode comprar uma roupa pronta em muitos sites que se dedicam à costura não só de roupas estilizadas, mas também semelhantes às tradicionais eslavas. Esses sites são fáceis de encontrar em um mecanismo de busca, e um dos mais famosos é a loja Russian Vintage (bestavantage).

Imagens

  • Terno da coleção "Chary do Norte Russo".Um vestido de verão elegante de cor azul profundo com um ornamento floral preto e laranja, um casaco de pele bege e uma coruna combinando (cocar) e um lenço quente por cima. Como o traje é de inverno, o calçado mais adequado são as botas de feltro.

  • Vestido de verão vermelho largo com alças, até ao chão, cintado por baixo do busto com cinto bordado com enfeite. Sob o vestido de verão, uma camisa com mangas longas retas e um estampado com estampas tradicionais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa