Traje nacional da Ossétia
Cada nacionalidade é única a seu modo, porque todas as tradições são diferentes umas das outras, e cada nacionalidade tem seus próprios costumes, característicos apenas dela. Talvez não seja segredo que diferentes povos são ricos não apenas em tradições e costumes, mas também possuem suas próprias roupas nacionais - trajes brilhantes e coloridos.
Os povos de uma região tão maravilhosa como a Ossétia também têm um traje muito bonito. Os ossétios respeitam e observam suas tradições e também têm muito orgulho de sua vestimenta nacional.
As principais características das roupas tradicionais
O traje nacional dos ossétios, apesar de suas cores vivas e coloridas, é bastante contido no corte e no estilo, principalmente porque os ossétios não aceitam nem mesmo as menores manifestações de vulgaridade e vulgaridade nas roupas.
Ressalta-se que as tradições ossetas não permitem a confecção de fantasias em fábrica, este artesanato é realizado exclusivamente por mulheres e exclusivamente em casa, bordando manualmente cada, mesmo o menor detalhe da roupa.
Antigamente, por falta de uma ampla seleção de materiais destinados à confecção das roupas nacionais, as mulheres ossetas tingiam os tecidos disponíveis nas cores de que necessitavam. Vale ressaltar que as tintas também foram feitas com nossas próprias mãos.
Hoje em dia, a abundância de materiais nas vitrines permite não recorrer a malandragens, mas sim escolher facilmente um material com estrutura adequada e a tonalidade desejada. Mas apesar do uso de tecidos de fábrica, o traje em si ainda é feito à mão.
Os trajes nacionais dos ossétios têm uma longa história e o correspondente significado histórico. O traje tradicional consiste não apenas em roupas, mas também inclui vários tipos de joias. O estilo em si praticamente não sofreu alterações e manteve as suas principais características até aos dias de hoje.
Terno feminino
Até hoje, o traje das mulheres ossetas sobreviveu apenas como um traje para cerimônias de casamento realizadas de acordo com todas as tradições do povo. Mas, nos velhos tempos, toda menina e mulher usava um vestido semelhante para todos os feriados e ocasiões especiais.
O vestido nacional feminino da Ossétia inclui:
- camisa leve;
- espartilho ou babador decorativo especial;
- vestido até o chão feito de tecido leve e esvoaçante;
- veludo ou manto de veludo sem fechos, que se fixa com cinto ou cinto;
- lenço;
- um chapéu denominado "fino";
- sapatos macios especiais - "chuvyaki"
Os primeiros estilos de trajes femininos ossétios apresentavam diferenças distantes do modelo masculino, mas com o tempo passaram por mudanças significativas. O traje, destinado à bela metade da humanidade, adquiriu traços femininos adequados.
O estilo ficou mais ajustado, as costas do produto na versão moderna ficam mais graciosas, mas a gola do produto ainda é alta, cobrindo o peito e parte do pescoço.
Para ocasiões especiais, como decoração, um avental especialmente desenhado era amarrado na coxa, bordado com pedras decorativas e decorado com bordados brilhantes e brilhantes, que apareciam por baixo do vestido.
Para os modelos de robes de cima com mangas estreitas, foram utilizados elementos adicionais na forma de mangas com dobradiças do mesmo material de veludo, bordadas com motivos e ornamentos dourados.
Um belo cinto largo, decorado com douramento e pedras, era amarrado na cintura. Esse elemento ficava especialmente bonito em garotas esbeltas da Ossétia, enfatizando a majestade e a graça da figura.
Mas, além de modelos elegantes, também havia muitas opções do dia a dia para os vestidos das mulheres ossetas. Gola dobrável, mangas, afinamento gradual nos pulsos e aparência contida - essas são as características principais do traje cotidiano de uma mulher ossétia.
Terno masculino
Os detalhes tradicionais do traje masculino ossétio são:
- Circassiano - roupa exterior especial, como um cafetã;
- beshmet é outro elemento da roupa exterior, uma característica distintiva da qual é uma gola alta.
Além dos elementos acima, o terno masculino inclui outros detalhes:
- Bashlyk - um capuz com corte pontiagudo feito de tecido. É usado sobre o arnês se as condições climáticas assim o exigirem.
- Calça Harém - calça folgada, presa na cintura, ligeiramente franzida na cintura, com elemento de tensionamento no tornozelo
- As pernas são um elemento especial que é considerado parte de um calçado, mas não tem pé. Esta parte é para proteção da canela.
- Um papakha é um cocar de pele feito de lã de astracã ou pele de carneiro tradicional.
- Burka é uma capa de chuva especial sem mangas feita de material de feltro. A capa de chuva tem apenas três opções de cores: branca, preta e marrom
- Ron é um cinto estreito tradicional da Ossétia feito de couro ou tecido.
- A adaga também era parte integrante da roupa.
O traje tradicional masculino foi usado sobre roupas íntimas especiais, utilizadas para o conforto e proteção da pele.
Em relação ao componente do calçado, só podemos dizer que antigamente essas botas eram especiais e, com o passar do tempo, os homens ossétios começaram a usar ativamente as galochas mais comuns.
Terno de casamento
Os vestidos de noiva ossétia são realmente lindos.
O vestido de noiva feminino é confeccionado respeitando todas as tradições possíveis, valorizando a honra e a castidade da natureza feminina, inerente a esta nação.
O vestido tem o mesmo corte do vestido normal e é composto pelos mesmos elementos. A única característica é o esquema de cores – O vestido de noiva para mulheres é feito de material denso branco como a neve, decorado com bordados dourados.
O cinto de um terno feminino da Ossétia é feito de metal com douramento, decorado com vários ornamentos e relevos e, em alguns casos, com pequenas pedras de cor rubi.
O traje de casamento dos homens difere pouco do usual, com exceção de uma decoração mais abundante de agasalhos, geralmente de material denso cor de rubi. Em alguns casos, a roupa do noivo pode ser feita no mesmo esquema de cores do vestido da noiva.
Chapéus e leggings também são parte integrante do traje de casamento dos homens. Esses elementos podem ser decorados com pedras grandes ou bordados dourados.
Eu sou OSSETIAN E gosto muito da nossa fantasia !!!!!!!!!!!!!!!
+++++++++++!!!
Só que não sou completamente osseta))) Ainda sou ucraniano)