Traje nacional alemão
Factos históricos
Cada país ostenta um vestido nacional original. Os escoceses exibem saias xadrez, os japoneses ainda aparecem nas ruas de quimonos. A Alemanha não é exceção! Um estado com uma história tão rica e cheia de acontecimentos simplesmente não poderia ficar de lado.
Se uma pessoa moderna ouve falar do traje nacional da Alemanha, uma imagem clara aparecerá imediatamente em sua imaginação. O traje tradicional dos alemães é o mais fácil de reconhecer, graças aos festivais que costumam ser realizados em todo o mundo. O traje absorveu todos os traços distintivos da cultura alemã.
A história da criação de um traje nacional começou na antiguidade, nos dias da sociedade primitiva. O território da atual Alemanha poderia fornecer aos colonos peles de animais, com as quais as pessoas dificilmente poderiam fazer caftãs quentes. Este não é um traje tradicional, mas foi então que nasceu a cultura dos alemães. Não havia nada de estético no vestido antigo - bastava se aquecer e se proteger de pequenos insetos.
Estágios de desenvolvimento
Nos estágios iniciais da formação do traje nacional alemão, a enorme influência de Roma afetou. Representantes da nação germânica apareciam constantemente no território pertencente ao grande império, e os trajes indígenas os atraíam. Tendo estudado os detalhes do traje, os alemães começaram a explorar muitos elementos do traje romano.
Durante o Renascimento, a roupa dos alemães seguiu um caminho diferente. As roupas passaram por mudanças dramáticas para alcançar a aparência que é tão familiar para a pessoa do século XXI.
Em cada região do país, o traje teve algumas diferenças:
- Os alemães, que tinham uma grande fortuna, vestiam roupas feitas de tecidos caros - a prioridade era linho, lã, veludo, andar.
- Pessoas com baixa renda não podiam usar roupas bonitas por lei. Eles se limitaram a fantasias caseiras. Os materiais mais baratos foram usados para criá-los. Os tons das roupas não podiam se orgulhar da variedade - apenas cinza e marrom eram permitidos.
Especificidade
O traje nacional do povo da Alemanha foi criado dependendo das características geográficas da área. O clima bastante quente do país permitiu que os alemães não se enrolassem em peles, fugindo do frio.
A paisagem também contribuiu:
- Pessoas que viviam em áreas montanhosas ficavam mais expostas ao vento frio, então apenas tecido grosso era usado para costurar roupas.
- A área do sopé estava agradavelmente seca, a precipitação era extremamente rara, então os alemães faziam sapatos de aveia ou palha.
- A região litorânea, por outro lado, atormentava os moradores com alto índice de umidade. As pessoas usavam artigos de couro e os sapatos podiam até ser feitos de madeira.
- Nas planícies, os alemães usavam trajes de linho.
O visual do traje tradicional da Alemanha não depende apenas do clima. Influenciado pelo caráter dos alemães. Ao contrário da maioria dos outros povos, a nação germânica nunca se distinguiu por um desejo particular de luxo. A atratividade das roupas para eles era de moderada severidade e precisão. Claro, os alemães não se negavam a elementos decorativos, bordados e rendas, porém, as joias não eram consideradas o principal.
Variedade de tons e padrões
O esquema de cores mais comum para um terno na Alemanha era azul e cinza. Roupas feitas em tons de azul profundo eram usadas por alemães e alemães em ocasiões especiais, indo para qualquer evento festivo. A maioria das famílias também pode pagar uma roupa azul todos os domingos.
Os ricos apareciam em público com roupas com predominância do vermelho e do verde.
Para o traje de camponês, os tons marrons eram os mais usados. Seu traje era voltado exclusivamente para a praticidade - nenhum traço de poeira e sujeira pode ser visto no tecido opaco.
Os enfeites em trajes nacionais pareciam incríveis. As costureiras colocam todo o seu talento na criação de padrões maravilhosos. A maioria das roupas era decorada com bordados e apliques de tecido de orientação natural e vegetal, as meninas gostavam muito de motivos florais. O traje das famílias com grande pedigree também se distinguia pela heráldica bordada.
Estilo
O traje nacional do povo alemão tem excelentes propriedades - não precisa ser cuidado com cuidado. Essa qualidade era de grande importância, porque nem todos podiam se dar ao luxo de atualizar seu guarda-roupa todos os meses. Um conjunto de roupas serviu fielmente ao alemão por muito tempo, embora não se desfizesse com um uniforme apresentável. O corte do traje tradicional ficou encantado com sua confiabilidade.
O estilo era livre, a movimentação de pessoas não era restrita. A manga larga e a mesma cava grande tornavam as roupas o mais confortáveis e fáceis de usar possível. Os pontos não irritaram a pele sensível.
Vestido nacional feminino
O traje tradicional para meninas, que recebeu o interessante nome de "dindrl", era inicialmente usado apenas por empregadas domésticas. Porém, após um curto período de tempo, alguém viu a beleza desse traje, e nenhuma mulher alemã poderia se imaginar sem um dindrl.
Era uma blusa branca como a neve, enfatizando a feminilidade e graça de uma mulher alemã, e um vestido de verão atraente, que incluía um espartilho com renda e uma saia longa com muitas dobras. O espartilho destacou habilmente a beleza natural dos seios.
No guarda-roupa de uma garota alemã, havia sempre um dindle elegante, necessário em caso de eventos solenes e festividades. Diferenciava-se da versão usual com uma manga larga e um avental mais brilhante.
O avental nacional alemão pode ser reconhecido pelos seus padrões de riscas, mas também há cores sólidas. O avental tinha um detalhe que poderia dizer muito sobre uma mulher. Se o laço estava amarrado à direita, isso significava que a menina era casada, e à esquerda estava uma mulher alemã em busca de um relacionamento. Mulheres de luto pelo marido falecido amarraram um laço no meio.
Terno masculino
Os alemães adoram ordem em tudo, inclusive em suas roupas. Do que é feito um traje tradicional alemão?
- Como de costume, o traje nacional masculino incluía colete, paletó e calças. Em vez de calças, os alemães frequentemente as substituíam por calças de couro, criando uma imagem dura de uma pessoa autoconfiante. Bloomers não eram menos populares.
- As calças eram combinadas com meias baixas de azul e outros tons claros.
- Os homens adoravam usar suspensórios e cintos.
- Todo alemão possuía uma faca de caça. Para não carregá-lo nas mãos, inventaram um bolso espaçoso para costurar na calça.
- Se uma pessoa tivesse uma reunião séria, ela usaria um elegante casaco trespassado.
- Gravatas eram usadas como acessórios masculinos, e o principal atributo era um cocar tradicional - um chapéu verde com uma grande pena.
Opção infantil
Os alemães vestiram alegremente as crianças com trajes nacionais. Um traje para meninas desde a infância ensinou-lhes fragilidade e ternura - as menores andavam com vestidos em miniatura, vestidos de verão e aventais. Os meninos usavam calças com suspensórios, camisas brancas com coletes e botas.
Lindo vestido de noiva
A cerimônia de casamento significa muito para o povo alemão. Famílias de ambos os lados começaram a se preparar para o casamento há muito tempo, mas os pais da noiva estavam especialmente preocupados. O desejo de preparar o vestido mais bonito para a filha é bastante natural, e até as camadas mais pobres da população sempre deram conta dessa tarefa.
O traje nacional foi decorado com deliciosos bordados. Símbolos bordados prometiam aos recém-casados o conforto do lar e a devoção um ao outro até o fim de seus dias. O estilo do vestido de noiva enfatizava a beleza da figura - a curva envolvente da cintura e do busto.
A noiva estava segurando um buquê de flores exuberantes em suas mãos. Os alemães não jogavam para as namoradas - ficavam com o buquê para sempre, secavam as flores. Um vestido de noiva feminino continua a encantar os estilistas.
Encontro de modernidade e tradição
Hoje em dia, o traje nacional alemão é usado com prazer por meninas e homens na Baviera. Lá acredita-se que não há pessoa mais estilosa do que quem se veste com as tradicionais roupas alemãs. O custo das roupas é alto e pode prejudicar seriamente as finanças familiares.
Claro, houve algumas modificações. Anteriormente, as mulheres alemãs usavam saias longas - a bainha nem chegava à altura dos joelhos. Agora as meninas podem comprar minissaias, mas basicamente o cânone foi preservado - as fraulein da Baviera não se permitem ser promíscuas.
Avaliações
O traje nacional alemão atrai imediatamente a atenção. Os donos de roupas tradicionais deixam críticas extremamente positivas. Eles admiram o conforto da roupa - ela é criada por seus materiais macios e amigáveis ao corpo, a pele sempre tem acesso ao oxigênio.