Traje nacional da Mordóvia
Mordva é um dos povos do grupo fino-úgrico que viveu originalmente na Rússia central e na região do Volga. A história deste povo deixou uma marca em todas as esferas da vida, e as roupas não eram exceção.
O traje nacional Mordoviano surgiu no alvorecer do desenvolvimento desta nação entre a população camponesa e foi dotado de alguns traços característicos, como cortes específicos, tecidos especiais e decorações especialmente selecionadas.
A originalidade deste povo refletiu-se na criação do traje Mordoviano. O traje Mordoviano, especialmente o feminino, é muito colorido. Alguns historiadores consideram a criação deste tipo de fantasias o pináculo do bordado para as mulheres Mordovianas.
Regra geral, os artesãos Mordovianos fabricavam por conta própria tecidos para coser roupas. Para as camisas, teceram um tecido forte e denso; para as agasalhos, produziram lonas e tecidos de lã. Apesar de o traje nacional ser dividido em dois tipos, característicos de duas etnias - Erzi e Moksha -, ele possuía muitos traços comuns.
Esses incluem :
- a tela principal para costura, tecida de linho branco ou cânhamo;
- a camisa e o agasalho eram de corte reto;
- bordado obrigatório em elementos individuais com fios de lã. O bordado era na maioria das vezes vermelho, azul escuro ou preto;
- contas, moedas e conchas eram usadas como decoração;
- sapatos bast foram tecidos de bast;
- para dar às pernas massa e uniformidade, elas foram adicionalmente envolvidas com onuchi.
Vale destacar que pelo fato do traje ter sido criado pela classe camponesa, é muito confortável no dia a dia. Todas as peças tinham uma certa funcionalidade.E as peças que serviam de decoração podiam ser retiradas ou vestidas, dependendo da situação.
O traje Mordoviano é incrivelmente bonito devido ao grande número de elementos adicionais, ricos bordados. Considerando as várias opções de acabamentos, nunca se deixa de se surpreender e admirar a imaginação das artesãs, seu gosto harmoniosamente desenvolvido.
Traje nacional feminino
O traje nacional feminino se destaca especialmente.
Este é um dos poucos tipos de roupa nacional que uma mulher não conseguia vestir completamente, mas sempre recorria à ajuda das artesãs. Às vezes, o processo de aquisição de direitos demorava até duas horas!
O traje das mulheres Moksha era mais colorido e multicolorido do que Erzya.
A parte principal do traje feminino é um panar (camisa) de linho branco, decorado com bordados à mão. Pela natureza do bordado, ornamento, cor, era fácil identificar a pertença de uma mulher a um determinado grupo étnico. A camisa não tinha gola e parecia muito uma túnica. Essa parte do traje era usada por ambos os grupos étnicos: Erzi e Moksha.
A camisa da mulher Moksha era cingida com um cinto especial - uma moldura. Decorado com borlas fofas. A camisa do Moksha era geralmente mais curta do que a do Erzi, então eles vestiram calças - justas.
Moksha, como decoração para uma camisa, eles usaram toalhas especiais - keska rutsyat, seu número chegou a seis peças.
Em vez de uma moldura, Erzya usou uma decoração complexa como um cinto - um pulai. Pela forma como o pulai foi decorado, pôde-se saber mais sobre a riqueza de uma mulher, sobre ela pertencer a um determinado gênero. As ricas mulheres Mordovianas decoravam generosamente o cinto com conchas, contas, contas costuradas em contas, moedas, brilhos. Como resultado, o peso da correia pode chegar a 6 quilos.
Um fato interessante é que todas as garotas Erzya tiveram que fazer esse cinto por maioria. E então, ao longo de sua vida, ele foi seu companheiro integral. Uma mulher Mordoviana era obrigada a aparecer entre os homens apenas com piscina.
Havia dois tipos de decoração pulai. O lado direito foi decorado com bordados. Em seguida, quase até os joelhos, uma franja era costurada, na maioria das vezes preta, mas nos feriados eles a substituíam por azul ou verde.
No topo do panar, as mulheres usavam uma aparência de vestido - um vestido de verão ou um kafton-krda.
Eles também costumavam usar jaquetas pretas sem mangas, quase na altura do joelho, que tinham várias dobras nas costas.
A roupa exterior dos Mordovianos era feita de lona e decorada com bordados e fitas. Erzya o chamava de rutsya e era usado apenas em ocasiões especiais. Moksha usava agasalhos (muskas) todos os dias.
As joias eram de grande importância no traje popular. Graças às joias, uma mulher pode expressar seu humor, enfatizar seu status. Qual foi a peculiaridade das joias?
- uma grande variedade de pingentes de templo, decorados com pedras, penas de pássaros, miçangas.
- as meninas enfeitavam a testa com uma tira de tecido com franjas. A franja costumava ser feita de penas de pato.
- o cabelo era decorado com tranças, tecidas com miçangas.
- os círculos eram recortados em papelão ou casca de bétula, cobertos com tecido brilhante e bordados ou decorados com miçangas. Esses círculos foram costurados ao cocar acima das orelhas.
- enfeites de peito deliciam-se com sua variedade. Podem ser miçangas ou colares com clarins. Babadores feitos de couro ou tiras de tecido eram muito populares entre os Moksha. Os babadores eram decorados com bordados, botões, conchas, fitas.
Os cocares dos Mordovianos eram diferentes para mulheres casadas e solteiras. As meninas usaram uma atadura estreita de tecido bordado e papelão frisado. As mulheres casadas usavam cocares diferentes. A regra principal é que o vestido escondesse completamente os cabelos da mulher.
As mulheres Erzianas preferiam pangos altos, cônicos ou cilíndricos, enquanto as Moksha usavam gorros trapezoidais.Toalhas de cabeça ou lenços de cabeça também foram usados. Tradicionalmente, as mulheres não poupavam joias para fazer com que seus vestidos se distinguissem pela beleza e variedade.
Traje nacional masculino
Em comparação com as roupas femininas, as roupas masculinas não diferiam em tamanho colorido e variedade de elementos.
Os homens Mordovianos, em muitos aspectos, tinham roupas semelhantes às dos russos. Uma camisa de cânhamo (panar) e calças (ponxt) formaram a base do traje Mordoviano. Para ocasiões especiais, eles usavam uma camisa mais elegante feita de linho fino. Panar nunca foi enfiado nas calças, mas usado sobre um ponxt, cintado com uma faixa.
Grande importância foi atribuída à faixa. Era feito de couro bovino e uma fivela de ferro, bronze ou prata era usada como decoração. A fivela pode ser em forma de anel ou sólida, com uma proteção especial para ser presa ao cinto. Atenção especial foi dada à decoração do cinto. Pedras, padrões intrincados, inserções de metal eram parte integrante da faixa de um homem Mordoviano.
O cinto também servia para prender armas ou outros equipamentos.
No verão, os homens complementavam seu terno com outra camisa branca. Moksha foi chamado de Mushkas, e Erzya foi chamado de Rutsya. No período outono-primavera, complementavam as roupas com um casaco de pano com pregas nas costas e na cintura. Também na vida cotidiana havia um chapan - um cafetã de swing com um perfume largo e mangas compridas. Casacos longos de pele de carneiro eram usados no inverno.
Os homens usavam chapéus de feltro com abas curtas como cocar. Os chapéus secos ao sol foram eventualmente substituídos pelo boné tradicional. No verão, salvavam-se do sol com gorros de algodão e, no inverno, aqueciam-se com chapéu de proteção para as orelhas.
Sapato
Tanto as mulheres quanto os homens estavam calçados com sapatos bastões. O melhor material era olmo ou tília. Em ocasiões solenes, os Mordovianos usavam botas feitas de pele de bezerro ou vaca. As botas tinham um formato de bico fino e uma barra de metal dobrada. Como os russos, os Mordovianos usavam botas de feltro no inverno.
Antes de calçar os sapatos, os pés eram enrolados com lonas. Normalmente havia dois pares: superior para as panturrilhas e azul para os pés. Na estação fria, os onuches de lã costumavam ser usados sobre os pés. Pernas macias e grossas, envoltas em onuchi, falavam do bom gosto da dona de casa.
Traje nacional infantil
O traje infantil dos Mordovianos não era muito diferente do adulto. Só na versão para menina tinha muito menos camadas e enfeites.
Modelos modernos
Atualmente, o traje nacional Mordoviano raramente pode ser encontrado. Não é mais usado na vida cotidiana. Alguns elementos podem ser encontrados nas aldeias entre a população idosa. Conjuntos completos com todas as decorações possíveis são apresentados apenas em casas de arte popular ou museus de história local na Mordóvia, lembrando a geração moderna da habilidade de antigas artesãs.