Traje nacional Mari
O traje nacional não é apenas roupa, é a cultura e a história do povo, suas tradições e modo de vida. Um exemplo marcante disso é o traje nacional Mari, que refletia as ideias do povo Mari sobre a harmonia e a beleza da vida.
História do povo
O povo Mari pertence ao grupo lingüístico fino-úgrico e é o último povo pagão da Europa. Apesar do cristianismo adotado há muitos séculos, o povo Mari realiza rituais mágicos e pagãos.
As pessoas estão divididas em três grupos territoriais:
- montanha Mari da República de Mari El;
- prado - a região de Volgo-Vyatka;
- oriental - a República de Bashkir e a região dos Urais.
Cada grupo de Mari no traje tem suas próprias características, diferenças na decoração e ornamentação, mas em geral, todos os elementos da vestimenta folclórica para a Mari são os mesmos.
As principais partes do traje popular
Um traje comum consiste em uma camisa, calça comprida, cinto com pingentes, touca e sapatos: na vida cotidiana são sapatilhas de tecido, e nas festas - botas de couro de ovelha ou de vaca.
O modelo de roupas festivas não era diferente das roupas do dia a dia - o traje só se distinguia por pingentes e adornos específicos.
A túnica, a parte principal de qualquer traje Mari, era criada da seguinte maneira: um linho ou linho de cânhamo de determinado comprimento era feito em uma máquina doméstica, então o tecido era dobrado ao meio e um orifício para a cabeça era cortado. Sem cortar as cavas, parte do tecido foi dobrado no sentido do comprimento e costurado - assim as mangas foram obtidas.
Na época do frio, o traje nacional era complementado pelos seguintes elementos: cafetãs de vários tipos, casaco de pele de carneiro, sapatos de inverno (botas de feltro, menos botas) e touca quente.
Características do traje popular de Mari
O traje Mari, assim como o traje de qualquer outra nacionalidade, possui traços e características próprias:
- A cor principal é o branco intercalado com bordados pretos, bordeaux e castanhos. Em períodos posteriores, o vermelho passou a predominar na vestimenta nacional - era obtido a partir da fervura de certas plantas.
- Nos bordados, os ornamentos geométricos e florais estiveram mais presentes, simbolizando o pertencimento do usuário da roupa a um ou outro grupo social. Além disso, símbolos rituais que trazem boa sorte e prosperidade foram criptografados no bordado.
- O traje Mari caiu sob a influência da cultura russa e emprestou muito dela: por exemplo, em períodos posteriores, a Mari começou a fazer roupas de algodão, e não de linho, como era antes.
- Calças eram usadas sob qualquer roupa, não importava se era masculina ou feminina.
Terno masculino
O traje masculino consistia em uma camisa um pouco abaixo dos joelhos, um cinto, um cafetã, calças de lona e sapatilhas. No final do século 19, o comprimento da camisa diminuía - nessa época, a túnica chegava apenas ao meio da coxa.
Já as calças foram costuradas de forma diferenciada nos diversos grupos de Mari. O prado e a montanha Mari costuravam calças estreitas, e as do leste - largas.
Os kaftans eram parte integrante do guarda-roupa: no verão eram feitos de telas e, no inverno, de lonas. Via de regra, os caftãs eram pretos e brancos.
Vale ressaltar que o decote da camisa de baixo era amarrado com um enfeite especial, que protegia o homem dos espíritos malignos e do mau-olhado.
Uma parte integrante do traje era um toucado - no inverno era um chapéu de feltro ou um boné com protetores de orelha, no verão - um chapéu branco (festivo) e preto (todos os dias), que mais tarde foi substituído por um boné.
Terno feminino
Em contraste com o masculino, o traje feminino se distinguia pela grande variedade e beleza única de joias e ornamentos.
A base das roupas femininas era também uma camisa túnica, bordada com enfeites no peito, mangas e bainha. O significado dos símbolos bordados falava da pertença da portadora à cultura, seu status social e estado civil. Em casos raros, as costas da camisa também eram cobertas com enfeites.
A túnica das mulheres era decorada com miçangas, botões e fitas multicoloridas - quanto mais joias na camisa, mais a mulher poderia se orgulhar de suas habilidades manuais.
Sob a camisa, as mulheres Mari, assim como os homens, usavam calças de lona. Seu corte dependia da área de residência - a Mari oriental usava calças largas, calças de montanha e campinas - nas estreitas.
Os caftãs femininos são divididos em um modelo de verão e outro de inverno. O cafetã de verão atingiu o nível da cintura do usuário, o cafetã de inverno foi projetado para se manter aquecido e tinha um formato reto semelhante a uma túnica.
O toucado na composição do traje folclórico feminino de Mari teve um papel importante e foi dividido em dois tipos principais - feminino e feminino. A decoração, modelo e certo tipo de toucado indicavam o status e a posição da Mari na sociedade e na idade.
Nos tempos antigos, as mulheres casadas usavam xales e xales ornamentados, enquanto as meninas usavam tiaras de couro e lã, ricamente decoradas com contas e moedas. Mais tarde, lenços e bandanas foram complementados com outros trajes: um takia hemisférico, no qual um lenço comum é usado, um chapéu de armação, uma pega em forma de pá, um cocar pontudo e assim por diante.
Os elementos obrigatórios do traje de uma mulher eram os seguintes elementos: babador, avental e cinto. Esses elementos foram decorados com fitas coloridas, moedas, bordados e miçangas. Bolsas, lenços, bolsos especiais, toalhas multicoloridas, anéis e brincos de ferro e muito mais foram presos ao cinto.
Os aventais eram bordados com tranças, fitas e decorados com moedas e miçangas. Os babadores eram de vários tipos e formas e consistiam quase inteiramente em moedas.
Quanto aos sapatos, para as mulheres era igual ao dos homens - são sapatilhas no verão e botas de feltro no inverno.
A roupa feminina Mari era linda, ricamente decorada com bordados, fitas e moedas. À vontade, uma mulher ou menina pode, adicionalmente, decorar sua roupa com anéis, miçangas, toalhas de cinto e outros acessórios.
Os trajes infantis Mari são, em muitos aspectos, uma reminiscência dos adultos, apenas nos infantis há menos enfeites e os bordados têm um caráter protetor e protetor. Os folhos brilhantes costumavam estar presentes nos trajes das meninas - nas mangas do cotovelo ao final, e na parte principal das roupas da cintura à bainha.
Roupa de casamento
O mais bonito entre as Mari entre todos os tipos de vestimenta era o traje de noiva. A cor principal das vestes é, obviamente, o branco.
O noivo vestiu seu traje festivo, cingiu-se com um cinto especial decorado com moedas e colocou um chapéu especial com bordas enroladas.
O vestido de noiva da noiva consistia em várias partes. Um vestido branco foi usado na camiseta, cuja bainha foi costurada com moedas, um cafetã branco foi usado por cima, depois um cafetã verde, ao longo de todas as bordas das quais moedas foram costuradas, e em cima de tudo isso havia um avental bordado com um enfeite de casamento, que foi amarrado com uma toalha de cinto especial.
Todos os elementos do traje foram decorados com moedas, fitas, miçangas, forradas com pele, decoradas com bordados brilhantes e tranças coloridas. Não havia limites na joalheria, exceto pela observância das tradições e pela imaginação das artesãs. A noiva deve usar um lenço vermelho - no verão é amarrado sobre uma takia, no inverno - sobre um chapéu de pele.
Alguns elementos do vestido de noiva da Mari de diferentes grupos diferem uns dos outros, mas todos os trajes são iguais, lindos e ricamente decorados.
Traje nacional Mari moderno
O tempo não para, e o traje nacional Mari está passando por mudanças, mas mesmo na era da tecnologia moderna, ele não perde sua relevância e popularidade entre os representantes do povo Mari. Cada vez mais os jovens vestem trajes nacionais em casamentos, festas e eventos especiais, demonstrando assim o seu envolvimento com a história e cultura do povo Mari.
O traje mari moderno é um pouco diferente do tradicional e tem vários novos detalhes de roupa:
- um colete vermelho decorado com moedas e ornamentos é usado sobre uma túnica branca de mangas curtas e bordados com ouro;
- o vestido de noiva da noiva é uma túnica encurtada (na altura do joelho) e um cafetã branco usado sobre a túnica com bordados verdes ao longo da bainha. Além disso, a roupa é decorada com ornamentos florais e várias fitas;
- um traje festivo de mulher fica assim: um vestido de cetim com mangas franzidas e um babador com desenhos florais.
Por mais que mude o traje nacional mari, sempre será elogiado e homenageado por descendentes agradecidos que não se esquecem da cultura e das tradições de seu povo.