Traje nacional coreano
O traje nacional coreano é chamado de hanbok, e na Coréia do Norte é chamado de chosonot. No mundo moderno, é muito raro nas ruas. No entanto, nas passarelas da Coreia de vez em quando existem esses trajes tradicionais com suas linhas suaves e claras, cores variadas e charmosas e motivos de bordados artísticos meticulosos.
A criação do hanbok ocupa um lugar distinto na moderna indústria da moda coreana.
Os homens hoje raramente usam trajes tradicionais, o que não se pode dizer das mulheres. Prestando homenagem às tradições, representantes da bela metade da humanidade escolhem o hanbok como um vestido solene.
O traje nacional é um atributo obrigatório para muitos eventos importantes, incluindo casamentos e outras celebrações familiares, bem como feriados nacionais. Portanto, no guarda-roupa de todas as mulheres coreanas, definitivamente haverá pelo menos uma fantasia feminina do povo coreano.
Traços característicos do traje nacional coreano
Desde o seu início, o traje nacional coreano mudou mais de uma vez. Hoje o hanbok é costurado de acordo com o padrão que apareceu durante o reinado dos descendentes da família Joseon, que governou por 500 anos. O traje é baseado nos cânones do confucionismo.
Hanbok feminino
Os principais componentes de um terno feminino são uma saia longa e larga chamada chima e uma jaqueta chamada chogori.
Uma saia tradicional pode ter uma ou duas camadas, podendo também ser confeccionada em tecido acolchoado para a estação fria. Também é feita uma distinção entre saias com envoltório nas costas e saias inteiras. Os casacos elegantes para senhora distinguem-se pelo seu comprimento curto e caracterizam-se pela redondeza das linhas e pela presença de elementos decorativos em forma de bordado.
Acredita-se que as jaquetas hanbok das mulheres anteriores eram tão curtas que não cobriam os seios. No entanto, os coreanos de todas as maneiras possíveis se recusam a concordar com esses julgamentos, que difamam seu povo piedoso.
Uma tira de dongjong é presa à gola da jaqueta, permitindo que você estique visualmente o pescoço. Fitas abertas, que são presas à jaqueta e penduradas no comprimento da saia, também são parte integrante do hanbok feminino. O corte da jaqueta se distingue por uma graça especial graças às mangas pere, cujas linhas lembram os tetos das casas coreanas, e ao colarinho de baleia.
O traje tradicional coreano é caracterizado por um corte solto e fofo que esconde a silhueta.
Existem duas interpretações de hanbok:
- os trajes tradicionais são confeccionados de acordo com as regras históricas;
- versões modernas de vestidos nacionais, que incorporam as decisões de design mais ousadas.
Os bordados do traje, que enfeitavam trajes apenas de aristocratas, ocupam um lugar especial e são uma característica do hanbok. Os bordados florais, animalescos e outros ornamentos são tradicionalmente localizados na bainha da saia e nas mangas. O traje coreano para mulheres é complementado por meias poson brancas com costuras retas e sapatos de seda costin.
Para dar harmonia, os sapatos também são decorados com bordados.
Hanbok masculino
O traje tradicional masculino é caracterizado pela presença de um chapéu original de aba larga denominado gato. A parte principal do traje consiste em uma jaqueta jogori, que não é tão curta quanto na versão feminina da fantasia, e calças chamadas paji. Uma característica distintiva dessas calças é um corte bastante largo, que permite aos coreanos se sentarem no chão sem se sentirem constrangidos.
Alguns casos envolvem vestir um casaco coreano chamado turumagi sobre a jaqueta. Os homens também usam meias e sapatos fáceis de tirar e calçar. Aliás, é costume os coreanos tirar os sapatos dentro de casa.
O significado da cor nas roupas dos habitantes da Coreia
A cor do hanbok sempre foi de grande importância na Coréia. Normalmente, há cinco cores primárias usadas para trajes tradicionais.
O vermelho simboliza riqueza e bem-estar. O casal real vestiu túnicas vermelhas em várias cerimônias. A saia da noiva também era tradicionalmente vermelha e vestida com uma jaqueta verde.
Azul significa estabilidade. Essas roupas eram usadas pelos funcionários durante o horário de trabalho, bem como pelas damas da corte.
O significado do preto para o povo da Coreia é infinidade e criação. Chapéus para homens são pretos.
Amarelo significa o centro do universo. Essa cor era associada à família do rei e só era permitida em suas roupas em eventos da corte.
O branco só era permitido para a classe aristocrática. Aqueles que nada tinham a ver com a nobreza eram estritamente proibidos de usar roupas brancas. Para pessoas comuns, apenas hanboks cinza, preto e verde claro eram permitidos.
A cor do terno também desempenhou um papel na determinação do status da mulher na sociedade. Durante a cerimônia de casamento, o traje da noiva era tradicionalmente colorido de vermelho e amarelo. Após o casamento, a jovem trocou o paletó amarelo por verde, no qual vestiu durante um mês, e assim expressou seu respeito pelos pais do marido.
Além da noiva no casamento, as mães devem ter uma certa cor de hanbok: a mãe do noivo usa um terno azul, enquanto a mãe da noiva geralmente se veste de rosa. O casamento de uma mulher pode ser identificado pela fita roxa na gola. A mãe do menino se destacou pela presença de um terno azul nos punhos.
Variedades modernas do traje dos habitantes da Coréia
Uma vez que hoje o hanbok é usado principalmente em ocasiões especiais, existem vários tipos que são característicos desses eventos. Menjol hanbok refere-se aos trajes festivos usados para comemorar o ano novo e para a cerimônia de homenagem aos pais.
Para tais ocasiões, os adultos usam o hanbok tradicional, roupas festivas para crianças - um casaco com listras e calças multicoloridas ou uma saia, dependendo do sexo da criança. No primeiro aniversário da criança, parentes e amigos chegam para desejar saúde e prosperidade ao bebê. Para tal evento, um hanbok especial é usado na criança.
O traje do menino para seu primeiro aniversário é uma jaqueta rosa ou azul chamada jogori e uma longa capa azul chamada korok. A menina é caracterizada por uma roupa que consiste em uma jaqueta colorida com uma faixa ou uma jaqueta de cor marrom festiva, que é popular entre os coreanos há algum tempo.
Um acontecimento significativo na vida de todo coreano é o sexagésimo aniversário de sua vida. Para esta ocasião, há um hwegap hanbok, que deve seu nome a uma festa organizada por parentes para o herói do dia. Os homens neste dia devem usar um chobok kyngwan, para as mulheres uma jaqueta azul é um vestido festivo.
Nenhum casamento, que seja disputado de acordo com as tradições do país, fica completo sem um lobby. Este tipo de hanbok se distingue por seu luxo especial. Esses trajes são necessariamente decorados com bordados, pintados à mão ou ouro.
O traje de noiva masculino consiste nas já mencionadas calças, paletó e casaco tradicionais, bem como uma capa chamada magoja e um colete chokka especial.
A noiva veste uma saia verde tradicional e uma jaqueta amarela. Por cima, ela veste um casaco feminino chamado wonsam. O penteado da menina é decorado com uma coroa chokturi.
Super!