Trajes nacionais

Traje nacional chinês

Traje nacional chinês
Contente
  1. Uma excursão pela história
  2. Características do traje nacional chinês
  3. Traje nacional chinês para homens
  4. Traje nacional feminino chinês
  5. Terno de bebê
  6. Acessórios

A cultura asiática tem atraído atenção especial há muito tempo. De maior interesse para os contemporâneos são as tradições rígidas em relação a roupas, sapatos, penteado e estilo de vida em geral. Vale ressaltar que muitos povos europeus estão tentando copiar utensílios domésticos tradicionalmente asiáticos, adaptando-os à sua mentalidade.

Um desses acessórios originais europeizados é o traje nacional chinês.

Uma excursão pela história

Hoje é muito difícil imaginar o chinês médio vestido com um traje tradicional clássico. No entanto, até a década de trinta do século vinte, ele existia com bastante conforto em uma base comum e em guarda-roupas nobres de alto escalão.

A história do traje nacional chinês remonta aos séculos XVII-XVIII. Isso não quer dizer que antes os chineses usavam alguma coisa. Eles simplesmente não tinham uma direção única nas roupas.

O conjunto de acessórios tradicionais chineses inclui um conjunto de componentes retirados de vários povos locais, em particular, os Manchus e os chineses do sul. Alguns etnógrafos e historiadores de viagens afirmam que um traje chinês verdadeiramente nacional e original pode ser encontrado na Coréia hoje.

A roupa muito tradicional era um robe ou uma camisa longa com um colete com mangas de corte reto de largura não padronizada. Calças largas ou saia, independente do sexo, eram usadas sob o roupão.Freqüentemente, esses eram tecidos naturais simples para uso diário e agasalhos de seda brilhante para as festas, que apenas membros de alto escalão da sociedade podiam pagar.

O conjunto geral do traje nacional chinês é praticamente uniforme em todo o país, diferindo apenas em características menores em sapatos, chapéus e acessórios. Também na China medieval, que era muito ativamente dividida em latifúndios, os tipos de tecidos, cores e qualidade da alfaiataria para os pobres e ricos eram estritamente diferenciados.

Características do traje nacional chinês

O traje tradicional tem um corte bastante simples e uma forma versátil para ambos os sexos. É necessário ter gola alta, que é o principal sinal da diferença entre o terno de um homem e o de uma mulher: para o primeiro, a altura não deve ultrapassar 2 cm, e para o segundo, pode chegar a 8 cm. .

Na maioria das vezes, esse tipo de roupa tem odor do lado direito, quando o lado esquerdo do manto ou camisa está sobreposto ao direito, cobrindo-o completamente. A localização dos fechos nas roupas dependia disso: os botões eram costurados do lado esquerdo e as alças - do lado direito. Elas eram feitas, via de regra, a partir de uma trança especial cortada do tecido da vestimenta principal.

O número de botões deve ser ímpar. Eles geralmente estão localizados da seguinte forma:

  • a primeira sob a gola;
  • a segunda é no peito;
  • o terceiro - vai debaixo do braço;
  • o quarto, quinto e subsequentes (seu número varia de 5 a 9 peças) - localizam-se verticalmente para baixo na lateral do manto.

Quanto ao esquema de cores, tudo aqui dependia do território de residência e do sexo. Os homens do norte da China preferiam todos os tons de cinza e azul em seus vestidos. Os sulistas eram mais propensos a contrastar - branco e preto.

Para as mulheres de ambos os lados da China, foram designados tecidos brilhantes com padrões em relevo.

O amarelo sempre foi a cor do imperador e de sua família. O resto da nobreza podia se dar ao luxo de usar quimonos vermelhos brilhantes feitos de tecidos de seda caros.

Traje nacional chinês para homens

Embora este tipo de roupa não tivesse diferenças particularmente visíveis em termos de gênero, ainda havia uma série de nuances que definem claramente o modelo masculino. A versão casual de verão da camiseta masculina era uma túnica leve costurada com duas grandes peças de tecido. Este acessório é usado pelos chineses sobre calças tradicionais.

Calças - retas, sem bolsos com um largo "jugo" (cinto largo costurado de tecido branco), chegando quase ao peito. Visto de cima, esse detalhe ainda é cintado na altura da cintura com uma faixa larga (até 20 cm) e longa (até 2 m).

Falando do povo, é preciso ter em mente que o comprimento de suas calças é visivelmente mais curto que as nobres (às vezes seu comprimento mal chega aos joelhos), o cinto de costura já está muito ou está totalmente ausente.

O papel da roupa exterior de verão é desempenhado por um manto largo e largo sem forro. As partes laterais se originam da cintura, descendo suavemente até os calcanhares com inserções-cunhas oblíquas. Para que o chão comprido não atrapalhe e não se confunda sob os pés, são feitos cortes na altura dos joelhos. As mangas desta peça do guarda-roupa tradicional chinês, segundo a tradição, são largas, compridas, alargadas ou afuniladas na zona das palmas.

A versão semi-temporada do terno clássico masculino chinês é complementada por um elemento especial. Jaqueta leve mais colete acolchoado ou jaqueta forrada. A cueca continua a mesma do verão.

O casaco sem mangas demi-season não tem gola, é equipado com uma fenda longa reta na frente ao meio. Normalmente feito de linho de algodão escuro com forro. Não é usado por camponeses. O casaco (robe) outono-primavera é costurado de acordo com o mesmo princípio que o agasalho de verão, fornecido apenas com um forro isolado.

A parte superior de inverno do traje nacional masculino dos chineses se destacava por uma jaqueta com forro acolchoado, que tem apenas um lado e é igual em comprimento em todos os lados - até o meio da coxa. O número de botões dessas roupas não passa de sete peças, dependendo da altura.

Em províncias particularmente geladas, havia uma tendência de usar casacos de lã de ovelha.

O traje nacional para ocasiões especiais também tinha características próprias. Portanto, um traje festivo é diferente de um traje cotidiano - uma jaqueta externa. Tem um comprimento invulgarmente curto até à cintura, também tem uma fenda longa e recta na frente e curtas nos lados, e é decorado com botões atados ou de cobre. A gola alta é feita de tecido duplo. Colocado sobre uma jaqueta leve.

Também pode ser semi-estação e inverno com características de isolamento adequadas. O tecido para jaquetas de fim de semana é escolhido com muito cuidado: geralmente é seda escura com padrões pintados.

O traje funerário chinês é necessariamente feito em branco. O tecido fica áspero, mas natural, com um tom amarelado. O conjunto geral consiste em uma túnica longa, uma faixa larga e uma faixa para a cabeça.

Traje nacional feminino chinês

As roupas tradicionais para uma mulher chinesa diferem das masculinas apenas em adições e sotaques modestos. Aqui estão os principais:

  • Calças para fora. A singularidade reside no fato de poderem ser usadas no estilo de calças orientais, e como clássicas calças de saia antigas. O design original deste item de guarda-roupa tinha características claramente femininas: apliques de bordado de seda ao longo da parte inferior do bootleg.
  • Colors. As mulheres maduras deveriam usar cores escuras discretas. As meninas eram menos limitadas em sua escolha. Seus trajes sempre se destacaram por cores vibrantes e brilhantes, com bordados e padrões originais.
  • Roupa de baixo. Claro, era diferente do homem. Era uma jaqueta longa e justa, sem mangas e muitos botões (das nove às onze). Como na China antiga, o peito achatado de uma mulher era considerado um símbolo de beleza, esta jaqueta sem mangas foi projetada para reduzir seu tamanho visual.
  • Roupão longo feminino. Ele tem uma forma justa, é costurado com tecidos caros comprados (geralmente seda) e é decorado com padrões e apliques originais brilhantes.

Terno de bebê

As primeiras roupas são muito importantes para o correto desenvolvimento espiritual da criança. A futura mãe faz isso com suas próprias mãos muito antes do nascimento do futuro herdeiro. A camiseta é costurada em papel fino - roupas de parentes idosos, o que indica a longevidade futura do bebê. Os recém-nascidos são envoltos em fraldas, também preparadas com antecedência pela mãe.

A única diferença nas roupas de um menino e de uma menina com menos de cinco anos é a maneira de se enfaixar na infância. Assim, as crianças do sexo forte são enroladas até o peito, e as fracas - até o pescoço. Acima dos seis anos, as roupas para meninos e meninas adquirem os traços característicos de um traje nacional chinês adulto. Ele difere apenas no tamanho.

Acessórios

A unidade das roupas tradicionais do povo chinês é impossível sem acessórios adicionais, cada um dos quais também tinha seu próprio significado e levava sua informação às massas.

O cocar histórico dos chineses tem várias opções:

  • tou jin - um pedaço de matéria branca para os nortistas e preta para os sulistas;
  • tampa de feltro redonda;
  • um chapéu de tecido, dotado de uma espécie de inchaço no topo da cabeça;
  • chapéu de palmeira de bambu com abas largas;
  • chapéu alto em forma de cone com ornamentos nacionais.

Deve-se notar que os chapéus eram uma prerrogativa exclusivamente masculina na antiga sociedade chinesa.

Já o calçado tradicional era menos variado que a cobertura para a cabeça e deveria ser usado por representantes de ambos os sexos.Basicamente, os sapatos eram sapatos pretos de tecido leve em uma plataforma grossa sem salto. A sola foi forrada com um tecido de algodão branco. As pessoas mais ricas calçam sapatos de seda.

Sapatos de mulheres e meninas se distinguiam por decorações brilhantes e às vezes até brilhantes.

No norte da China, devido a certas condições climáticas, este elemento do traje nacional chinês era feito de feltro em uma plataforma maciça, às vezes o couro era usado em sua própria produção.

As pessoas que viviam no campo usavam sandálias de tecido, que tinham biqueira quadrada e salto baixo rijo. Posteriormente, nos espaços urbanos, intercalaram-se sandálias rurais grosseiras de sola grossa. Para os habitantes da cidade especialmente ricos do sexo mais fraco, até sapatos de couro envernizado em uma plataforma de madeira foram inventados. Às vezes ela tinha um calcanhar quase imperceptível.

Hoje, na imensidão da República Popular da China, é difícil encontrar um cidadão consciencioso de seu país em um antigo traje tradicional. No entanto, eles zelosamente honram a memória de seus ancestrais, continuam a transmitir as características nacionais de suas roupas de geração em geração.

Eles têm grande prazer em usar trajes coloridos e ligeiramente modernizados durante seus festivais folclóricos para mostrar a unidade de gerações e homenagear seus grandes ancestrais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa