Cosméticos de proteção solar: uma revisão dos produtos e dicas para a escolha
Todos provavelmente sabem sobre a exposição nociva de longo prazo à luz solar e suas consequências hoje. Mas algumas pessoas ainda não se preocupam com a compra de cosméticos especiais para o bronzeamento, que protegerão não só a pele, mas também o corpo como um todo, dos efeitos nocivos do sol. O artigo discutirá os cosméticos de proteção solar, a variedade de tais produtos e as nuances de escolha.
Como funciona?
Absolutamente todos os cosméticos para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol devem conter substâncias especiais que neutralizem a ação dos raios do espectro A e B sobre a pele. Essas substâncias são chamadas de filtros UV. Eles salvam a pele (e o corpo humano como um todo) dos raios realmente perigosos. São os raios do espectro A e B que provocam o fotoenvelhecimento e podem estimular a divisão das células cancerosas.
Os filtros podem ser de dois tipos.
- Fisica - atua como uma tela, bloqueando a penetração dos raios nas camadas profundas da derme. Estes são compostos químicos de tamanho mícron - dióxido de titânio, bem como derivados de silicones, óxido de zinco.
- Químico - suprimir os próprios raios, transformando sua energia em calor. Os filtros químicos mais populares são os ésteres de ácido salicílico.
Os cosméticos de proteção solar incluem um dos filtros possíveis ou talvez combinem os dois ao mesmo tempo.
Fator SPF
Produtos nesse espectro, ou seja, cremes, loções e óleos, implicam em graus variados de ação protetora. E é chamado de fator FPS (Fator de Proteção Solar), que é expresso em valores digitais - de 4 a 50... Vale a pena contar o que esses valores dizem.Existe um termo científico: a menor dose eritemal é o período de tempo após o qual, sob a influência da radiação ultravioleta, se forma vermelhidão na pele, ou seja, eritema. Em média, são 15 minutos. Os valores de FPS mostram quantas vezes uma pessoa que usa protetor solar pode estender esse tempo.
Se você usar um creme com FPS 8, pode ficar 8 vezes mais ao sol do que a média de 15 minutos. Mas, é claro, esses números são arbitrários, pois a pele de cada pessoa reage individualmente ao bronzeamento.
Os especialistas garantem: os melhores cosméticos não são os de maior índice, mas os mais adequados para você pessoalmente e de aplicação razoável.
Até que a pele esteja totalmente bronzeada, os cosméticos com índice de pelo menos 25 são recomendados, mas quando o bronzeado já tiver começado, pode-se mudar para fundos na região de 10 e um pouco mais alto.
Recomendações de especialista
O principal erro é negligenciar os cosméticos protetores como tais. Em dias nublados, à sombra, a maioria das pessoas não o usa. Mas cerca de 80% dos raios ultravioleta penetram na pele através das nuvens. A sombra também não oferece proteção total do sol, mesmo sob um guarda-chuva, você recebe cerca de 30% dos raios. Portanto, quase sempre é necessário utilizar meios para um bronzeamento seguro no verão.
Vamos considerar as perguntas mais comuns sobre os cosméticos de proteção solar, que são respondidas por cosmetologistas profissionais.
- Por que é importante olhar além da data de expiração dos fundos? Os fabricantes costumam indicar um período de 2-3 anos, mas é válido se você armazenar seus cosméticos corretamente. Deve ser guardado em local fresco e seco. Mas muita gente leva o creme à praia, joga bem no sol, e nem desconfia que assim o fim de sua vida útil está se aproximando rapidamente.
- Os cosméticos comuns não se tornam uma barreira aos raios solares? Existem, é claro, fundações com um pequeno nível de proteção. Mas eles devem ter marcações especiais. Mas com relação ao pó, isso não funciona. Mesmo que certos valores de FPS estejam indicados nele, a proteção é literalmente impossível: o pó não forma uma película densa na pele.
- Quando espalhar o creme - na praia ou em casa? Deve-se aplicar o creme ainda em casa, antes de caminhar ou ir à praia. Isso também se aplica a cosméticos profissionais para o rosto e corpo contra o sol e formulações econômicas.
- Por que aplicar o creme em todo o corpo? Na verdade, mesmo que certas partes do corpo sejam cobertas por um maiô ou roupa, o produto deve ser aplicado no corpo completamente.
- O creme é usado novamente após o banho? Sim, mesmo os produtos à prova d'água são imperfeitos. Portanto, após o banho, 1,5 horas após a primeira aplicação, o creme deve ser usado novamente.
- Por que a loção facial não é adequada? A loção de proteção solar funciona bem para algumas pessoas, mas não para a maioria. A pele do rosto é mais fina e vulnerável, portanto, os produtos à base de álcool só são prejudiciais - eles ressecam a pele e causam irritação. Use produtos de bronzeamento mais suaves.
- O que é Mineral Screen? É isso que os cosméticos com filtros físicos oferecem. Essas formulações contêm minerais ativos que repelem e dispersam os raios ultravioleta. Eles são mais adequados para peles sensíveis e são recomendados para pessoas com pigmentação. A vida útil desses fundos é mais longa.
Principais produtos mais sustentáveis
A moda orgânica só está ganhando impulso, as pessoas estão cada vez mais prestando atenção aos cosméticos orgânicos, incluindo protetor solar.
Vamos listar os melhores produtos ecológicos para bronzeamento.
- Sunscreen Badger Company. Criado à base de óxido de zinco, além de cera de abelha, óleo de girassol, vitamina E, óleo de jojoba. A composição natural é comprovada por um certificado especial.
- Protetor solar totalmente natural. O creme é à base de óxido de zinco, sem "química" na composição, com extratos naturais de plantas e óleos essenciais que cuidam da pele.
- Coleção COOLA Organic Suncare. Este produto é para a pele do bebê, mas é usado por pessoas de diferentes idades.Com base em óxido de zinco e dióxido de titânio. Inclui muitos óleos orgânicos, bisabolol, cera de abelha.
A composição é impermeável, mas lembre-se que se ficar muito tempo ao sol, o creme deve ser aplicado novamente após 1,5-2 horas.
- California Baby. Os especialistas consideram uma das formulações mais seguras em seu segmento, é adquirido até para bebês. Mas os adultos com pele sensível também podem apreciar a qualidade do produto.
Se você está pronto para usar não apenas um produto orgânico, mas também cosméticos mais familiares, também existem líderes de vendas e sucessos incondicionais.
Remédios populares
Dos produtos de orçamento, deve-se destacar Creme Pure Line para o curtimento de fito-alimentos. Custa cerca de 300 rublos e é vendido em todos os lugares. FPS 30, aplicação leve e agradável, indicada para todos os tipos de pele.
A lista de meios comprovados incluirá:
- Garnier Ambre Solaire - toda uma linha de produtos que comprovam que os cosméticos franceses garantem qualidade, conforto, modernidade;
- Floresan - um protetor solar clareador que ilumina e suaviza a pele, tornando as sardas menos visíveis, adequado tanto para o corpo quanto para o rosto;
- Nivea sun kids - embora o creme seja para crianças, é frequentemente utilizado por toda a família, não é alérgico, contém pantenol e tocoferol;
- Bioderma "Aquafluid" - produto farmacêutico contra queimaduras solares, produzido na França, protege a pele delicada e fina.
É muito importante não só escolher um bom produto, mas também utilizá-lo corretamente. Acredita-se que vale a pena aplicar o creme 20 minutos antes de sair. Ao mesmo tempo, o rosto e o corpo devem estar limpos e secos. Espalhe o creme uniformemente sobre a pele, não esquecendo o pescoço, decote, orelhas.
Antes de usar o creme, não aplique desodorantes e perfumes no corpo, mesmo em pequenas quantidades.
Qual forma você deve escolher?
Cremes, emulsões e géis são considerados os mais convenientes de usar. Os óleos são menos eficazes porque só podem formar uma camada fina na pele. Os bastões são projetados para aplicações à base de água, mas são mais adequados para aplicações pontuais. (por exemplo, para proteger as toupeiras da influência dos raios ultravioleta).
Os pós de maquiagem com filtro protetor podem e devem ser usados, mas apenas como um produto adicional. Sprays e aerossóis são freqüentemente usados para o couro cabeludo e o cabelo, que também precisam de proteção.
Se não foi possível evitar a queimadura, ajude a pele - aplique Pantenol ou seu análogo. E o mais correto é entrar em contato com um dermatologista e obter orientação individual na escolha do protetor solar adequado.
Para uma visão geral dos protetores solares, veja o próximo vídeo.