Parafina cosmética: propriedades e aplicações
Toda mulher quer ser bonita e desejável e, para atingir esse objetivo, ela tenta vários meios e métodos. Salões de beleza, spas e outros estabelecimentos semelhantes oferecem a oportunidade de receber cuidados faciais e corporais para uma mulher, ao mesmo tempo que faz um mínimo de esforço. Porém, nem sempre é necessário recorrer a especialistas para conseguir o que deseja.
Graças à parafina cosmética, você pode cuidar do rosto e do corpo em casa sem pagar caro por esse procedimento. Conhecendo as peculiaridades da seleção da parafina e o método de seu uso, qualquer menina pode se dar minutos de prazeroso relaxamento e benefícios para o corpo.
O que é isso?
A parafina cosmética difere daquela usada para a produção de velas na ausência de componentes prejudiciais. Para beneficiar o corpo, é necessário escolher produtos da mais alta qualidade. A cor dessa substância deve ser branca e a consistência deve ser semelhante à da cera. Para comprar uma composição cosmética, você precisa procurar por pedaços de substância branca que não contenham quaisquer componentes prejudiciais. A composição pode conter complexos de vitaminas, mel, extratos de ervas, óleos aromáticos e cacau.
Muitos salões de beleza usam parafina cosmética para tratar a pele dos braços, pernas, nádegas, coxas e abdômen. produz máscaras nutritivas que ajudam a rejuvenescer a pele e torná-la mais saudável. Graças a esta substância você pode melhorar significativamente o estado da pele do rosto: acne e cravos diminuem, o excesso de gordura subcutânea sai e não cria mais problemas.
Existem 2 opções para usar cera cosmética.
- Frio - tem uma estrutura mais densa e funde a temperaturas iguais a 36,6-37 ° C. Como parte desta opção, você pode encontrar aditivos adicionais que aumentam o efeito e têm um efeito positivo na pele. A parafina fria é geralmente usada para fazer cremes que são convenientes para usar em casa.
- Quente - para utilizá-lo, é necessário primeiro derreter o material de base em um banho de vapor ou em um aparelho especial. Os indicadores de temperatura para derreter a substância chegam a 55 graus. É necessário aplicar tal composição no momento em que é viscosa.
A parafina para o cuidado da pele é apresentada em duas versões - cosmética e médica. A variedade médica é extraída da cera natural da montanha, a ozocerita, que é usada pelos fisioterapeutas em seus procedimentos.
A parafina cosmética é uma substância sintetizada artificialmente, obtida após purificação da substância original e adição de aditivos aromáticos e vitamínicos. Essa opção é usada em salões de beleza em um procedimento denominado parafinaterapia.
Composição e benefícios
A parafina cosmética tem uma composição complexa e difere significativamente da parafina simples para velas. Ele contém os seguintes ingredientes.
- Carboidratos complexos - graças a eles, a parafina pode mudar de estado (de dura para mole e vice-versa).
- Manteiga de cacau - permite deixar a parafina mais macia e flexível, o que melhora a aplicação da substância no corpo humano. Graças a tal aditivo, o aroma da composição é melhorado.
- Vitaminas A e E - pode melhorar significativamente os processos de regeneração da pele, rejuvenescendo-a em qualquer parte do corpo.
- Extratos de ervas - permitem que você hidrate a pele. Com a ajuda deles, a substância penetra mais ativamente na pele.
- Minerais - graças a eles, é possível realizar o suprimento de oxigênio da pele.
A composição não se limita a estes componentes, mas podem ser adicionados uma variedade de óleos, partes de plantas úteis, corantes naturais e sabores, que melhoram as sensações visuais e olfativas durante o uso do produto.
O uso da parafina cosmética traz muitos benefícios à pele humana, que se expressam em:
- nutrição da pele - após a aplicação da composição, é criada uma espécie de filme na superfície da pele, que continua a nutrir a pele mesmo após o procedimento;
- alisamento - permite esticar a pele em determinadas zonas, o efeito lifting é conseguido depois de a massa ter solidificado, quando a pele é esticada com parafina;
- estimulação da circulação sanguínea - graças ao calor da substância aplicada, o processo de circulação sanguínea melhora na pessoa e, quando a massa começa a esfriar, ativa-se a linfa, que regenera as células do corpo;
- hidratante – após a aplicação da composição quente, os poros se abrem na pele, de onde fica a umidade do filme de parafina;
- relaxamento – depois de aplicar parafina quente na superfície da pele, o corpo relaxa efetivamente, tendo a oportunidade de se recuperar totalmente.
Após o uso de parafina cosmética no rosto, há mudanças positivas na cor da pele, sua maciez, maciez e aveludada. Além das mudanças superficiais que podem ser alcançadas em pouco tempo, os procedimentos de parafina também atuam sob a pele, rejuvenescendo-a por dentro.
Contra-indicações
Para se beneficiar exclusivamente do uso de parafina cosmética, você precisa saber sobre uma série de contra-indicações e não negligenciá-las:
- você não pode usar o produto durante a gravidez;
- se você levantou manchas ou verrugas, é melhor não usar cera de parafina;
- na presença de vasinhos no rosto, não se deve aplicar essa composição, pois causará fluxo sanguíneo adicional, o que é indesejável;
- em doenças cardiovasculares agudas, por exemplo, hipertensão arterial e outras patologias;
- processos inflamatórios na face, abcessos, feridas abertas, focos de infecção tornam-se o motivo da recusa do uso dessa substância;
- em caso de problemas de coagulação do sangue, é melhor não usar parafina;
- se houver risco de reações alérgicas;
- com doenças oncológicas;
- com pele sensível com tendência a reações alérgicas.
Com a pele saudável, você pode usar parafina cosmética sem obstáculos - isso só terá um efeito positivo. Aqueles que têm alguma contra-indicação devem recusar total ou parcialmente o uso desta composição.
Recomendações de seleção
Para obter o efeito desejado com o uso da parafina cosmética, você precisa comprar apenas produtos de alta qualidade e fazê-lo na farmácia. Para não se enganar na escolha, vale atentar para uma série de fatores.
- Composição - deve ser o mais natural possível, para cada procedimento certos aditivos são necessários para ajudar a alcançar o resultado desejado. As substâncias artificiais na composição podem causar alergias.
- A forma em que a parafina é produzida: na farmácia, você pode comprá-lo na forma de pedaços sólidos separados, na forma de creme ou spray.
- Validade - ao comprar uma composição, é necessário verificar o prazo de validade escolhendo a opção mais recente. Além disso, vale atentar para o aspecto do produto: se estiver amassado, significa que foi armazenado de forma incorreta e é melhor recusar a compra.
- Firma verificada - para ter certeza da qualidade deste produto cosmético, recomenda-se adquirir somente produtos de marcas comprovadas, como Sustabin, Marina Lupin, Aravia Professional, Cristaline.
Guiado por esses princípios, você pode ter certeza de que os benefícios da compra e do uso subsequente da parafina cosmética serão os maiores possíveis.
Termos de uso
O uso da parafina cosmética está disponível não só em salões de beleza, mas também em casa - o principal é poder usá-la corretamente. Ao comprar parafina pela primeira vez, vale a pena verificar se acompanha a mesma instruções que possam ajudá-lo a entender as características do procedimento. Antes de começar a usar a ferramenta, você precisa se lembrar:
- você precisa aplicar parafina na pele previamente limpa, portanto, antes da terapia com parafina, você deve usar um esfoliante;
- para que o efeito da parafina seja macio e agradável, é melhor lubrificar a pele com vaselina antes de aplicar a composição;
- para usar a parafina, adquirida na forma de pedaços duros, deve ser derretida em banho-maria, colocando-a em saco ou recipiente de vidro;
- o ponto de fusão deve ser fixo, há risco de queimaduras devido ao forte aquecimento da substância;
- o produto é aplicado no rosto com pincel, as áreas ao redor dos olhos ficam sem uso;
- não deixe a máscara na pele por mais de 20 minutos;
- após o uso da máscara, hidrate a pele com um creme nutritivo.
A parafina cosmética não é necessária apenas para o rosto - pode ser usada para cuidar da pele de todo o corpo, o que dará bons resultados. Em diferentes áreas, você pode usar a parafina de diferentes formas: para o rosto - um creme, para o corpo - uma composição fundida. Preparando bem o corpo, aplicando o produto, depois disso, sustentado o tempo necessário, consegue-se obter uma pele bonita e saudável.
Como aplicar corretamente uma máscara de parafina, veja abaixo.