Cosméticos para pele oleosa e problemática: características e tipos
Qualquer menina com pele oleosa confirmará que é muito difícil para ela usar cosméticos. As bases “flutuam” algumas horas após a aplicação, as composições de tratamento nem sempre são confortáveis e nem todos os cremes, máscaras e soros anunciados ajudam a eliminar problemas de forma eficaz. É por isso que em nosso artigo nos deteremos em todas as características dos cosméticos para pele oleosa.
Quais propriedades ele deve ter?
A fim de entender quais propriedades as preparações para pele oleosa devem ter, é necessário insistir nos principais problemas com os quais eles terão de lutar.
- Brilhar. A principal tarefa de todos os donos de pele oleosa é o desejo de secá-la por qualquer meio. Para isso, utilizam-se os preparativos de beleza mais agressivos, o que leva ao efeito contrário - o sebo é secretado em um volume ainda maior, o visual torna-se desleixado e desagradável. É melhor usar agentes de fosqueamento que ajudem a absorver a sebo.
- Poros dilatados... A primeira coisa a entender é que o tamanho dos poros está associado à genética, mesmo os meios mais sérios não podem mudar radicalmente seu tamanho. Mas se você usa constantemente formulações que reduzem a produção de sebo, então será bem possível conseguir uma redução visual dos poros.
- Inflamação, acne, comedões, acne - estes fenômenos desagradáveis manifestam-se muito frequentemente na pele oleosa. O fato é que o excesso de gordura se acumula nos poros, sem ter tempo para ser totalmente excretado, isso acarreta processos inflamatórios na pele.Conseqüentemente, quaisquer cosméticos serão eficazes apenas se contiverem componentes bactericidas.
A fim de fornecer cuidados de qualidade, os cosméticos para pele oleosa devem resolver uma série de problemas:
- controlar a atividade das glândulas sebáceas, ajudar a reduzir a produção de gordura subcutânea;
- remova o filme gorduroso;
- reduzir visivelmente a inflamação, acne e acne;
- dissolver ou empurrar os pontos pretos para a superfície;
- saturar a derme com todos os oligoelementos e vitaminas necessários;
- hidratar as células da pele;
- uniformizar a tez;
- encolher os poros;
- tonificar a pele;
- parch.
Muitas pessoas do sexo frágil têm certeza de que a pele oleosa não requer hidratação - este não é o caso. Para uma epiderme desse tipo, é necessário manter o equilíbrio água-sal nos tecidos, pois é perturbada pela presença constante de um filme sebáceo.
Os principais componentes da composição
Para que os produtos para a pele com problemas atendam plenamente a todas as suas funções, sua composição deve "funcionar" e ser eficaz. Os produtos de qualidade devem conter os seguintes componentes.
- Ácido salicílico. Este componente desencadeia a regeneração e reparação do tecido, ajudando a esfoliar o estrato córneo. Além disso, o salicil tem um efeito antiinflamatório pronunciado, prevenindo erupções cutâneas.
- Zinco... É caracterizada por uma propriedade autorreguladora, torna a pele menos oleosa, respectivamente, a epiderme é menos sujeita a irritações.
- Álcool... Este componente é geralmente incluído em agentes de fosqueamento. Porém, é preciso ter cuidado com ele, pois em pequenas quantidades encolhe os poros e resseca a pele, mas em alta concentração, assim como com o uso prolongado, leva ao efeito contrário.
Além disso, os remédios para pele oleosa podem incluir:
- peróxido de benzoíla - ajuda a eliminar acne e acne;
- cafeína - estreita os poros dilatados;
- niacinamida - alivia a irritação da pele;
- retinol — tem propriedades antioxidantes, ajuda a remover toxinas e toxinas da derme;
- enxofre — combate acne e espinhas na pele;
- extratos de ervas — na maioria das vezes usam extratos de babosa, cavalinha, bardana, banana-da-terra, urtiga e hortelã, essas ervas têm um efeito calmante pronunciado;
- óleos essenciais - patchouli, tomilho, zimbro, alecrim, camomila, ylang-ylang e outras formulações com efeito antimicrobiano.
Se o produto é declarado pelo fabricante como antiinflamatório e matificante, mas ao mesmo tempo não contém os componentes listados, é melhor recusar imediatamente a compra, pois haverá pouco efeito desses cosméticos.
Variedades de cosméticos
Detenhamo-nos mais detalhadamente nas principais categorias de cosméticos que devem ter os proprietários de pele oleosa.
Decorativo
É com ela que os problemas mais surgem - o agente tonal começa a se espalhar poucas horas após a aplicação devido à grande quantidade de sebo. Também obstrui os poros, causando o aparecimento de cravos. Cosméticos decorativos eficazes devem ser criados usando tecnologias inovadoras que permitem:
- conseguir um efeito de esteira por um longo tempo;
- proteger a pele dos efeitos negativos dos raios ultravioleta;
- prevenir o envelhecimento prematuro.
Essas formulações devem ser isentas de ftalatos e parabenos. O pó solto é mais adequado para mulheres, ele destrói o sebo, matifica o rosto, remove o brilho oleoso e cura inflamações menores.
Cuidado
Para cuidados regulares, você precisa estocar os seguintes compostos:
- gel de limpeza;
- álcool ou loção salicílica - é aplicado após procedimentos de higiene;
- esfrega e descasca - usado no máximo 2 vezes por semana;
- Máscaras nutritivas e hidratantes;
- creme de dia e de noite;
- soros com efeito curativo - usados em cursos.
É óptimo que todos os produtos pertençam à mesma marca, neste caso contribuem para um efeito complexo na pele, melhoram o seu estado e cicatrizam.
Profissional
Esses cosméticos são usados em salões de beleza, bem como no sistema de cuidados de spa. É altamente eficaz e transforma a epiderme após apenas alguns usos.
Porém, não se esqueça que os produtos contêm altas concentrações de princípios ativos, portanto, com o uso prolongado, podem causar uma reação alérgica.
Curativo
Se você não quer apenas remover o brilho oleoso e disfarçar a acne, então é melhor comprar cosméticos medicinais, que é vendido em farmácias.
Observe que é melhor fazer compras somente após entrar em contato com um dermatologista especialista.
Marcas e produtos populares
Na hora de escolher os melhores cosméticos para pele oleosa, não vale a pena economizar. Quando você compra produtos para o mercado de massa, é mais provável que obtenha formulações que tenham um efeito de curto prazo. Oferecemos uma pequena visão geral dos remédios mais populares para pele oleosa problemática.
- Cuidado hidratante complexo 5 em 1 BB-cream "Segredo da Perfeição" da Garnier - possui propriedades hidratantes, textura agradável e está bem distribuído na superfície da pele. A composição do produto inclui uma perlita absorvente, devido à qual o filme sebáceo é eliminado, a atividade das glândulas subcutâneas é reduzida e o excesso de sebo é eliminado.
- Creme BB Kiehls Corretivo e Embelezador Ativamente FPS 50 - este preparado combina as propriedades dos cremes hidratantes e fosqueantes, a sua estrutura inclui pigmentos que escondem com eficácia toda a vermelhidão e outras imperfeições da pele. As vitaminas em conjunto com a glicerina tonificam, fornecem hidratação e também previnem os processos oxidativos nas células.
- Água micelar Garnier com óleos - uma composição eficaz que remove os vestígios mais persistentes de cosméticos decorativos, até rímel persistente, base e corretivo, sem deixar a sensação de aperto no rosto.
- Gel para limpar a pele problemática Effaclar Gel da La Roche-Posay - Fórmula espumante sem sabão e álcool, pode ser eficaz mesmo para peles desidratadas e irritadas. Devido à presença de zinco, possui propriedades bactericidas pronunciadas, reduzindo a síntese de sebo.
Recomendações de uso
Para que as preparações de tratamento para pele oleosa sejam eficazes, ao escolher, você deve seguir recomendações simples.
- Procure formulações cosméticas hipolipemiantes, bem como aquelas com ingredientes anti-sépticos e antimicrobianos em menos de 10% de etanol ou salicil.
- Dê preferência cosméticos hipoalergênicos de farmácia, que contém extratos de plantas medicinais que acalmam a pele irritada.
- Escolha o limpador certo — é melhor dar preferência a tônicos e géis, mas o leite deve ser evitado.
- Todos os produtos devem ser adquiridos para pele oleosa e mista.
Siga estas orientações ao cuidar de sua pele.
- Não toque em seu rosto com as mãos sujas.
- Evite água quente, bucha e sabão para limpar.
- Use protetor solar o ano todo, tanto no inverno quanto no verão.
- Não abuse das preparações tonais, reduza seu uso para algumas vezes por semana.
- Quaisquer máscaras caseiras devem ser aplicadas no máximo 1-2 vezes a cada 7-10 dias.
- As loções com solução salina são muito eficazes. Para sua preparação 1 colher de chá. o sal marinho é diluído em 0,5 litro de água, embebido em um guardanapo e mantido no rosto por cerca de 10 minutos.
- As idas ao balneário e à sauna, assim como os banhos de vapor, ajudam muito no combate aos problemas da pele oleosa.
Se o excesso de graxa for acompanhado pelo aparecimento de acne e acne, a lista de procedimentos de cuidados pode incluir:
- usando agentes de esfregar, por exemplo, de amêndoas, argila, sal ou caroço de damasco;
- aplicativo cascas à base de ácidos (lácteos ou frutas);
- mulheres com pele oleosa são aconselhadas a consultar regularmente um cosmetologista profissional para realizar um procedimento eficaz de limpeza da pele.
Para evitar a desidratação da pele, ela deve ser constantemente hidratada, tônicos vão ajudar com isso. Eles mantêm o equilíbrio da água e ácido-base, protegem contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Atenção especial deve ser dada à proteção da pele no frio, pois no inverno ela se torna mais sensível e vulnerável.
Bem, lembre-se disso os cuidados com a pele oleosa devem ser iniciados o mais cedo possível. Já na adolescência, deve-se consultar regularmente um dermatologista, dos 16 aos 17 anos, procurar os serviços de cosmetologistas e utilizar uma linha especial de cosméticos para creche. Aos 22-23 anos, vale a pena acrescentar um creme de noite.
Lembre-se que se você tem pele oleosa, é extremamente importante manter um estilo de vida saudável. Abandone o álcool e o fumo - então o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos voltará ao normal; portanto, o oxigênio fluirá para os tecidos por completo e a pele começará a respirar melhor.
Limite, ou melhor ainda, completamente exclui o uso de alimentos fritos e defumados. Evite alimentos salgados e em conserva, o melhor é incluir peixes brancos com baixo teor de gordura na dieta, comer mais vegetais, frutas e frutas. Lembre-se - o que comemos tem um efeito sério na condição da pele. Não se esqueça da atividade física - as atividades esportivas regulares ajudam a remover toxinas e toxinas das camadas profundas da derme, melhoram o suprimento de sangue às células, mantêm uma aparência fresca, bem cuidada e saudável.
Para cuidados com a pele oleosa e problemática, veja o próximo vídeo.