Propriedades e aplicações do óleo de bardana
Você quer ter uma aparência jovem e bonita, dar força e brilho aos seus cabelos e unhas? Os cosméticos sintéticos apenas escondem as falhas em nossa aparência, mascaram-nas. Para melhorar a pele, o cabelo, as unhas, é melhor usar produtos naturais e comprovados. Um desses produtos é o óleo de bardana.
Descrição e composição
O óleo de bardana é conhecido como um produto cosmético e medicinal desde os tempos antigos. É obtido a partir da raiz da bardana ou, de forma simples, da bardana. A Indochina é considerada sua pátria. A sua área de cultivo é bastante ampla, é despretensiosa e não necessita de manutenção, em muitos locais foi considerada planta daninha. É uma planta perene com folhas grandes em forma de coração e inflorescências redondas. A parte europeia da Rússia, regiões da Sibéria com clima temperado, o sul do Extremo Oriente - estas são as regiões de sua distribuição na Rússia. No exterior, a área de seu crescimento inclui toda a Europa, quase toda a Ásia, as ilhas japonesas, ambas as Américas.
A bardana costuma ser encontrada em áreas abandonadas. Isso se deve ao seu vício em solo rico em compostos de nitrogênio. As menções ao uso de bardanas para alimentação são encontradas nas crônicas medievais. No mundo moderno, muitos pratos da culinária nacional do Japão, Brasil, Coréia incluem rebentos e rizomas de bardana.
Para extrair óleo de bardana dos rizomas, utiliza-se o método de "extração de gordura", ou seja, outros óleos vegetais, por exemplo, azeite ou girassol, são utilizados para extraí-lo das raízes de uma planta.Para isso, rizomas de bardana triturados são despejados no óleo selecionado e, em seguida, aquecidos em banho-maria (a temperatura da mistura deve ser mantida em torno de 50 graus) por 60 minutos. Depois disso, deixe o extrato de óleo repousar em um local escuro por cerca de uma semana, filtre - e o óleo de bardana está pronto para uso.
O método de "prensagem a frio" não é usado para obter extrato de óleo de bardana
Este extrato de óleo contém:
- vitaminas A, C, D, E, F, K, PP, grupo B;
- betacaroteno;
- macro e microelementos: K, Ca, Mg, Zn, I, P, Fe;
- polissacarídeos;
- taninos;
- ácidos graxos poliinsaturados e saturados: palmítico, linoléico, esteárico, ricinoléico, oleico;
- sitosterol e estigmasterol.
O óleo acabado é produzido não só na forma pura, mas também enriquecido com vitaminas, com aditivos na forma de pimenta vermelha, própolis, urtiga, camomila e outros ingredientes naturais.
Óleo puro, de cor amarelo pálido, com um leve odor, espesso, viscoso, nitidamente oleoso. Variações cosméticas de caráter mais líquido.
Propriedades curativas
O óleo de bardana é muito útil, é usado em cosmetologia como um remédio natural que melhora a circulação sanguínea, estimula o crescimento de cabelos e unhas e também os fortalece.
Também é amplamente conhecido por sua capacidade de combater a caspa, irritação, inflamação e descamação da pele, suavizando as rugas superficiais. Mencionar sobre seus benefícios no combate aos piolhos. Portanto, o óleo de bardana está incluído em muitos cremes e máscaras faciais. A inulina (polissacarídeo) facilita a remoção das células mortas da epiderme, promove a eliminação de toxinas, acelera o metabolismo e melhora a respiração celular.
O extrato de óleo de bardana tem se mostrado um excelente coadjuvante no tratamento de doenças de pele como acne (acne e espinhas), eczema, líquen, por acelerar a cicatrização de pequenas escoriações e arranhões.
O óleo de bardana também é produzido como suplemento alimentar (aditivo alimentar biologicamente ativo), pois, por possuir ácidos graxos em sua composição, possui propriedades fortalecedoras gerais. Aconselha-se a sua utilização tanto na prevenção como no tratamento de doenças gastrointestinais. A inulina em sua composição é um prebiótico natural que estimula o intestino grosso. O próprio óleo melhora a microflora intestinal, reduz a quantidade de amônia formada no intestino, o que reduz significativamente o risco de formação de câncer.
Lembre-se de que o extrato de óleo não é aquecido antes do uso interno e apenas 1-2 colheres de sopa devem ser tomadas por dia.
Contra-indicações
A intolerância individual aos componentes é a única contra-indicação ao uso do óleo de bardana. Para determinar se você tem um, faça um teste padrão de alergia: aplique algumas gotas do produto no pulso ou na dobra do cotovelo. Se a cada dois dias não houver efeitos desagradáveis na forma de vermelhidão ou erupção na pele, você pode usar com segurança este produto cosmético externamente.
Proteja seus olhos contra o extrato de óleo de bardana: irrita as membranas mucosas, causando lágrimas e vermelhidão. Se isso acontecer, enxágue rapidamente com água ou coloque um algodão embebido em chá forte.
Se você bebe óleo de bardana, não exagere na dosagem: tome apenas 1, no máximo 2 colheres de chá por dia. Se você exceder a dose recomendada, não me culpe se sentir os efeitos colaterais do óleo: náuseas, vômitos, mal-estar intestinal.
Se você tiver histórico de qualquer doença crônica, consulte um médico.
Como usar?
Se você optar por tomar óleo de bardana como suplemento dietético, pode simplesmente bebê-lo ou temperar uma variedade de saladas em vez de óleo de girassol ou azeite de oliva.
As instruções gerais de uso são geralmente embaladas com um frasco de óleo. Mas existem nuances de seu uso para cabelos, unhas, pele.
Para fortalecer o cabelo e se livrar da caspa, o extrato de óleo de bardana é usado da seguinte forma:
- lave o cabelo e seque o cabelo com uma toalha;
- aqueça o óleo a um estado quente: isso melhorará sua absorção;
- esfregue bem na raiz do cabelo, massageie para melhorar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e, em seguida, use a palma da mão ou o pente para distribuí-lo por todo o comprimento do cabelo;
- embrulhe sua cabeça com filme plástico, depois embrulhe em uma toalha quente e seca, passe cerca de 1 hora;
- enxágue com shampoo e, em seguida, aplique o bálsamo.
O curso consiste em 10-12 procedimentos semelhantes. Faça uma ou duas vezes por semana e depois faça uma pausa de 2 semanas.
Você pode usar extrato de óleo de bardana para fortalecer os cílios e as sobrancelhas. Aqueça até 40-45 graus, em seguida, use um pincel (por exemplo, de rímel antigo) para aplicar várias vezes nos cabelos. Tenha cuidado para não atingir seus olhos. Remova o excesso de óleo com um cotonete. Esses procedimentos são realizados melhor à noite, 2 a 3 horas antes de adormecer.
Para cuidar da pele, o óleo não só pode ser usado em sua forma pura, mas também adicionado a uma variedade de máscaras.
É possível usar o extrato de óleo de bardana para fins médicos para doenças como:
- erupção cutânea e coceira na pele;
- inflamação purulenta e furunculose;
- caspa;
- queimaduras solares para suavizar a pele;
- eczema;
- problemas com o trato gastrointestinal;
- para reduzir os sintomas de dor nos músculos e articulações;
- reumatismo;
- doenças da vesícula biliar, rins;
- diabetes (como um adjuvante em terapia complexa);
- calvície.
O óleo de bardana tem a capacidade de restaurar a cartilagem das articulações. Aplique 1 a 2 vezes ao dia esfregando na articulação dolorida e, a seguir, envolva-o em um pano de lã quente. A duração do curso é de um mês e meio.
Como mencionado acima, o óleo de bardana é um prebiótico devido ao seu alto teor de inulina e tem a capacidade de restaurar o equilíbrio perturbado da microflora intestinal.
Também melhora o apetite, a motilidade intestinal, alivia espasmos, ajuda no tratamento de gastrites, úlceras, prisão de ventre e colite.
Para o tratamento dos intestinos, em particular da prisão de ventre, tome 1 a 2 colheres de chá de manhã antes do pequeno-almoço. O curso dura 3 semanas, seguido por uma pausa de 2 a 3 meses. Siga um regime semelhante por um ano. As mulheres durante a gravidez e lactação devem consultar um médico.
Para tratar os sintomas da psoríase que se manifestam como vermelhidão e erupções na pele das mãos, adicione 10 gotas de óleo de bardana a um copo cheio de água morna pela metade. Mantenha suas mãos nesta solução por cerca de 10 minutos. Repita essas manipulações regularmente e em 3-4 semanas você notará um resultado surpreendente.
Freqüentemente, essa doença também afeta o couro cabeludo. As erupções psoriáticas causam coceira, caspa e cabelos quebradiços e quebradiços. À medida que a doença progride, ocorre o enfraquecimento dos folículos capilares, queda de cabelo e, finalmente, a calvície.
A sequência de etapas para o tratamento com óleo de bardana para alopecia causada por psoríase é a seguinte:
- aqueça o óleo e esfregue suavemente no couro cabeludo por cerca de 10-15 minutos;
- coloque uma tampa de borracha na cabeça ou embrulhe com filme plástico, espere 1,5 horas;
- quando a crosta queratinosa estiver amolecida, penteie-a cuidadosamente com um pente de madeira (não use pentes de metal).
Há outra receita para lidar com a psoríase em placas:
- molhe almofadas de algodão ou apenas pedaços de algodão com extrato de óleo de bardana;
- aplique-os nos locais da erupção;
- embrulhe sua cabeça em papel alumínio por 45 minutos;
- retire suavemente a placa amolecida.
Repita essas etapas por 10-12 dias.
O principal neste caso é iniciar o tratamento a tempo (aos primeiros sinais). O óleo de bardana é um medicamento não hormonal que afeta os órgãos internos - acelera a regeneração das células da pele e tem propriedades desinfetantes.
O óleo de bardana também é usado como parte da terapia complexa no tratamento de algumas doenças puramente femininas, como miomas uterinos, mastopatia, cistos, etc.
No tratamento da mastopatia, são feitas compressas com cotonetes embebidos em óleo na região do tórax onde é sentida a vedação, por meia hora - não mais. E assim por diante por 14 dias. Lembre-se de que o óleo de bardana não é um medicamento - sozinho não pode curar!
Você mesmo pode facilmente fazer óleo de bardana para compressas. Para fazer isso, você precisa de raízes de bardana (100 g) e 250 ml de óleo vegetal. Pique os rizomas, cubra com óleo e deixe em local escuro por 2 semanas. Coe antes de usar.
Para doenças ginecológicas, os tampões umedecidos com um extrato de óleo de bardana são injetados antes de ir para a cama e deixados durante a noite. O curso da terapia dura 1-2 semanas.
Os homens também se beneficiam com a higiene pessoal. O extrato de óleo de bardana é capaz de fortalecer o cabelo, reduzir a queda de cabelo não só na cabeça violenta, mas também no queixo. Também suaviza a pele, elimina a descamação, nutre os folículos pilosos e aumenta a taxa de crescimento da barba.
Pimenta vermelha é adicionada ao óleo de bardana para aumentar sua eficácia. Em farmácias e lojas, também se vende um produto pronto com pimenta, mas você pode fazer em casa - não há componentes mais baratos. Por esta:
- aqueça meio copo de extrato de óleo de bardana em uma tigela de esmalte (você pode pegar uma de vidro, mas a primeira é de certa forma mais segura);
- despeje meia colher de chá de pimenta vermelha em pó ou despeje 5 ml de tintura de pimenta líquida;
- misture bem os ingredientes.
Para o crescimento da barba, espalhe a emulsão sobre o queixo e enxágue após 60 minutos. Para amaciar a pele (vai queimar depois da pimenta vermelha), aplique o creme.
Como remédio menor, o óleo de bardana, devido às suas propriedades antiinflamatórias, é muito utilizado na terapia complexa de doenças masculinas.
A idade da criança também é uma contra-indicação para o uso interno do óleo de bardana: o trato digestivo ainda não está totalmente formado, reage fortemente aos estímulos, ou seja, o extrato do óleo pode causar diarreia facilmente.
Mas, como produto cosmético, é ideal para crianças. Só não se esqueça do teste de alergia.
O extrato de óleo de bardana é usado para fortalecer os cabelos, limpar o couro cabeludo de uma criança. Esfregue o óleo aquecido nas raízes, espalhe por todo o comprimento e embrulhe com uma toalha. Enxaguar após meia hora.
Na dermatite aguda das fraldas, os bebês desenvolvem úlceras de difícil cicatrização. Para combatê-los, a seguinte receita é recomendada:
- preparar uma compressa na forma de um cotonete embebido em extrato de óleo de bardana;
- enquanto a criança dorme, aplique uma compressa pronta na área com a ferida;
- tente não escorregar prematuramente (leva cerca de 20 minutos para amolecer a pele);
- limpe suavemente com um lenço umedecido.
A erupção cutânea e o calor espinhoso em bebês devem ser lubrificados com óleo limpo, aplicando com a ponta dos dedos e esfregando suavemente. Para irritações de pele diferentes, adicione algumas gotas de extrato de óleo de bardana e camomila e / ou infusão de barbante na água de banho do bebê.
Observe que na maioria das receitas apresentadas, o óleo de bardana é usado quente. Para aquecê-la é preferível utilizar banho-maria e não forno de micro-ondas, pois neste último é impossível regular a temperatura de aquecimento da composição, podendo ocorrer queimaduras durante o procedimento. .
Portanto, para aquecer adequadamente o óleo de bardana e obter um produto seguro, é necessário levar dois recipientes de tamanhos diferentes. O maior deve ser enchido com metade de água e enviado ao fogo. Quando o líquido ferve, um recipiente menor é colocado na água, no qual o óleo de bardana é despejado com antecedência. Espere o óleo atingir a temperatura desejada e use as luvas do forno para remover o recipiente.
Ao aquecer, certifique-se de que o líquido borbulhante não entre no extrato de óleo, caso contrário os benefícios desse produto já serão menores.
Receitas de beleza
Para uso cosmético, o óleo de bardana costuma ser combinado com outros para aumentar sua eficácia, como o óleo de amêndoa ou rícino. Muitos o adicionam aos produtos de perfumaria já adquiridos, como xampus, bálsamos, cremes para o rosto ou para as mãos, na proporção de 5 ml de óleo para 200 ml do produto. A vida útil de tais produtos cosméticos aprimorados é reduzida para 90 dias.
Para pernas
Nossos pés, especialmente os calcanhares, precisam de cuidados cuidadosos. Todo mundo sabe como a pele fica mais grossa depois das geadas de inverno.
Existem várias maneiras de tratar seus pés com óleo de bardana.
- Adicionando algumas gotas de óleo a um escalda-pés quente (5 gotas por litro de água). Tome um banho de 30 a 40 minutos.
- Ao misturar o seu produto de tratamento diário para os pés (creme) com um pouco de extrato de óleo de bardana.
- Esfregar óleo limpo em calcanhares ásperos. Após 45-50 minutos lave os calcanhares com água morna, limpe com uma pedra-pomes, aplique o creme.
Todos os procedimentos recomendados são realizados melhor à noite.
Para cotovelos
Os cotovelos, assim como os calcanhares, são muito sensíveis à aspereza. Massageie o óleo na área afetada 20 minutos antes de tomar banho.
Para unhas e mãos
O óleo de bardana pode ajudar com a fragilidade, delaminação das unhas, tratamento de infecções fúngicas e acelerar o crescimento da lâmina ungueal.
- A partir da delaminação da lâmina ungueal, misture 5 ml do extrato oleoso com algumas gotas de suco de limão, amoleça as unhas em um banho quente e esfregue a mistura preparada. Não enxágue por pelo menos uma hora. Deixe durante a noite, se possível.
- Para a nutrição noturna das unhas, prepare uma mistura de 5 ml de bardana e 1 gota de óleo de abeto. Esfregue nas unhas e calce luvas de algodão até de manhã.
- Para uma máscara rápida, é necessária uma infusão de camomila e 5 ml de bardana, óleos de uva e creme de leite. Cozinhe suas unhas em uma infusão quente, misture os ingredientes restantes e aplique a mistura aquecida em suas unhas. Após um quarto de hora, remova com um cotonete embebido em infusão de camomila.
- Para cuidar das cutículas e unhas, primeiro aqueça um quarto de copo de óleo a 40-45 graus. Em seguida, mergulhe as unhas no óleo por 10-15 minutos. Enxágue os dedos com água morna. É melhor fazer isso antes de dormir e usar luvas de algodão à noite.
Para melhorar a aparência e a saúde da pele das mãos e unhas, esfregue óleo de bardana diariamente por 10-15 minutos.
Adicione algumas gotas deste óleo ao banho antes de cada manicure e pedicure.
Para lábios
A pele dos lábios é muito delicada e pode facilmente ficar rachada e gretada, especialmente no inverno. Para amaciar, suavizar os lábios e reduzir a dor, aplique óleo com a ponta dos dedos 1-3 vezes ao dia.
Para cabelo
Para cabelos secos e quebradiços, o extrato de óleo de bardana é usado das seguintes maneiras:
- aplique até as pontas, penteie e enrole a cabeça por 40 minutos;
- misture 20 ml de extrato de óleo de bardana com gotas de camomila, bey e ésteres de ylang-ylang, aplique a mistura nos cabelos;
- adicionar 10 cápsulas de "Aevita" (preparação combinada de vitaminas A e E) a 10 ml de óleo de bardana, espalhar no cabelo;
- Esfregue uma mistura de quantidades iguais de extratos de óleo de bardana, camomila e gérmen de trigo em seu cabelo.
Com o aumento dos cabelos oleosos, pode-se fazer uma máscara com a seguinte composição: 10 ml de bardana, 5 ml de óleo de uva, uma colher de chá de polpa de toranja e 5 gotas de óleo cítrico essencial.
Um bom efeito é dado por máscaras de uma combinação de óleos de bardana e rícino (1: 1). Você pode enriquecer esta composição com algumas gotas do óleo essencial que mais lhe convier.
Para queda de cabelo, máscaras são aconselhadas:
- de uma mistura de própolis e extrato de óleo de bardana em quantidades iguais;
- de óleo de bardana com pimenta vermelha picada;
- Misture 100 ml de óleo de bardana com pimenta vermelha, 1 ml de essência bey, 1 gema crua, 1 colher de chá.mel, 1 colher de chá. suco de limão e aplique no cabelo seco por 1-2 horas.
Se seus cachos ficarem baços e enfraquecidos após a aplicação do permanente, use uma máscara com quantidades iguais de extrato de urtiga e bardana. Ou com esta composição: 2 gemas cruas, 30 ml de óleo de bardana, 1 colher de chá de cacau e 5 ml de uma solução oleosa de vitaminas A e E.
Porém, não espere um efeito imediato do uso de máscaras: quanto pior for o estado do seu cabelo, maior será o tempo de recuperação.
Para cara
Para pele seca:
- adicione algumas gotas do extrato de óleo ao seu creme facial / corporal antes de usar;
- misture 5 ml de óleos de bardana e camomila, esfregue na pele seca 2 vezes ao dia.
Para a pele oleosa, também é possível usar este maravilhoso óleo, pois tem a capacidade de normalizar o funcionamento das glândulas sebáceas.
Para curar e nutrir a pele com substâncias benéficas, faça uma máscara de acordo com esta receita:
- misture 2 colheres de sopa de extrato de óleo de bardana, 10 g de aveia cozida, 10 g de mel líquido;
- aplique na pele limpa por um quarto de hora;
- lave a máscara com água morna.
Para eliminar a acne, limpe a pele do rosto, use uma mistura de quantidades iguais de óleos de calêndula e bardana. A calêndula dilata os poros, limpa-os e o efeito desinfetante da bardana aumenta a eficácia do procedimento.
Para problemas em forma de acne, erupções cutâneas, vermelhidão da pele, recomenda-se uma loção de 25 ml de óleo de bardana, 5 gotas de essência essencial de lavanda e eucalipto e 50 ml de água de rosas.
Para corpo
O óleo de bardana também é muito benéfico quando usado nos cuidados com o corpo. Aqui estão algumas receitas:
- ao tomar banho, coloque 4–5 colheres de sopa do produto em água morna;
- Esfregue todo o corpo com extrato de óleo de bardana 10-15 minutos antes do banho;
- misture um terço de um copo de extrato de óleo de bardana com uma colher de sopa de jojoba e 5 gotas de néroli, use regularmente morno;
- Faça uma mistura de 10 ml de óleo de bardana, 10 ml de óleo de jojoba, 1 gota de gerânio e suco de lúpulo, 2 gotas de óleo de erva-doce e lubrifique o peito.
Não se esqueça: durante a gravidez e a lactação, você não deve usar óleos essenciais!
A maioria das pessoas não sabe que o óleo de bardana é bom para perder peso. Naturalmente, não se deve esquecer a dieta e os exercícios.
No combate à celulite, esfregue as áreas problemáticas após o banho com uma mistura de 10 ml de óleo de bardana com essências de lavanda, eucalipto e alecrim (1 gota cada). Faça essas operações todos os dias.
Se você quiser reduzir a circunferência de seus quadris ou cintura, use um envoltório:
- prepare uma mistura de 15 ml de extrato de óleo de bardana, 2 colheres de sopa de canela em pó e 2 colheres de sopa de pimenta vermelha (também em pó);
- aqueça em banho-maria a 40 graus;
- aplique nas áreas desejadas e embrulhe em filme plástico por meia hora;
- se começar a arder, reduza o tempo de embrulhamento;
- lave suavemente com água.
Você pode usar a seguinte composição para a massagem para emagrecer: 3 colheres de sopa de bardana, 1 colher de chá de pêssego, 1 colher de sopa de manteiga de karité, 5 gotas de essências de limão, toranja e bergamota. Misture tudo, aqueça antes de usar.
O extrato de óleo de bardana é frequentemente usado em mistura com óleos de ervas. Com o uso complexo, o efeito benéfico é potencializado.
Para estrias no peito, a seguinte receita é recomendada:
- misture extrato de óleo de bardana (10 ml), jojoba (10 ml), ésteres de alecrim (2 gotas) e erva-doce (2 gotas);
- esfregue na composição por 5 minutos, retire o excesso com um guardanapo.
O curso dura 2 semanas. Uma combinação de óleo de semente de uva e bardana (10 ml cada) e 2-3 gotas de vitamina E aumentará o efeito da massagem, ajudando a suavizar a pele.
O uso frequente dessas receitas mistas refresca e cura a pele, torna-a macia e elástica e acelera os processos de regeneração.
Ao usar extrato de óleo de bardana para fins cosméticos, siga as seguintes recomendações:
- usar o produto em cabelos / pele limpos;
- faça pausas de 7 a 14 dias entre os cursos;
- para um enxágue mais fácil, não molhe os cabelos, mas primeiro aplique o shampoo;
- se for loira, use um óleo incolor ou amarelado;
- Após enxaguar o cabelo, aplique um bálsamo ou enxágue com uma solução de vinagre de maçã (1 colher de sopa para 1 litro de água).
Para sobrancelhas
Atualmente, as sobrancelhas largas e grossas estão cada vez mais na moda. Para torná-los assim, você pode usar novamente o óleo de bardana milagroso para isso.
Para aumentar o crescimento das sobrancelhas, pique 2 colheres de sopa de folhas de urtiga e encha com um copo de água fervente. Após 15 minutos, coe a composição em uma peneira e adicione 2 colheres de sopa de óleo de bardana.
Para evitar que os cabelos caiam, tome 3 colheres de sopa de óleo de bardana (ligeiramente aquecido com antecedência), 2 gemas, 2 colheres de sopa de mel (também aquecido e derretido) e 3 colheres de suco de limão. Misture todos os ingredientes cuidadosamente e aplique nas sobrancelhas.
Como escolher e armazenar?
Atualmente, todos os tipos de variações do óleo de bardana são apresentados no mercado: com adição de plantas medicinais e componentes, e na forma pura. Os aditivos naturais aumentam o efeito do produto, mas a grande quantidade de sabores e conservantes é compreensivelmente cautelosa. Para uso interno, escolha óleo de bardana puro.
Ao comprar um produto pronto, você deve prestar atenção a alguns critérios.
- A composição do extrato de óleo proposto. O óleo de bardana deve ser citado primeiro, ou seja, deve ter o maior percentual de conteúdo. E, em geral, quanto menor o número de componentes mencionados na composição, melhor.
- Em um óleo básico. Os produtores de bens de qualidade são obrigados a mostrar isso. As opções de melhor qualidade são os óleos de amêndoa e oliva, enquanto os óleos de soja ou colza são mais baratos e menos úteis.
- Na garrafa. A embalagem deve proteger o óleo da luz solar, ou seja, ser de material opaco ou escurecido.
- Na data de emissão e data de validade.
Observe rigorosamente as condições de armazenamento do produto:
- a temperatura ambiente deve ser mantida em 12-15 graus;
- proteger de raios de luz diretos;
- conservar em frasco bem fechado sem possibilidade de penetração de ar;
- fora do alcance das crianças;
- longe de chamas abertas e fontes de micro-ondas.
Avaliações
As opiniões sobre o uso de óleo de bardana são em sua maioria positivas. Alguns reclamam da qualidade do óleo, do mau enxágue do cabelo e da pele após a aplicação devido ao alto teor de gordura do produto, mas a maioria dos consumidores observa que as vantagens desse produto são inegáveis. O extrato de óleo de Bardana hidrata e nutre a pele, as unhas e os cabelos, acelera o crescimento, a regeneração, a força e o brilho. Note-se que o efeito é mais perceptível a partir do uso no período inverno-primavera, quando o corpo não tem sol e vitaminas suficientes.
Cuide bem do seu cabelo, unhas e pele com óleo de bardana e ficará satisfeito com o resultado. Ao mesmo tempo, opte por fabricantes confiáveis, pois há sempre o risco de falsificação (muito pequena, aliás, porque a bardana é muito difundida, acessível e barata) ou de utilização na fabricação de matérias-primas de baixa qualidade.
Para obter informações sobre como aplicar corretamente o óleo de bardana no cabelo, veja o próximo vídeo.