Manteiga de karité para o rosto: como escolher e utilizar?
Os óleos naturais são um dos componentes mais úteis de vários cosméticos e medicamentos que nos são fornecidos pela natureza. A rica composição de vitaminas e minerais permite que você torne qualquer máscara ou creme muito mais eficaz. Além disso, quase todos combinam perfeitamente entre si e permitem um efeito complexo na pele ou no cabelo. A manteiga de karité é considerada uma das mais populares e úteis. Com sua ajuda, a população da África por muitos séculos salvou-se dos efeitos negativos dos raios do sol escaldante. Hoje, com sua ajuda, homens e mulheres ao redor do mundo cuidam de si mesmos.
Peculiaridades
Em sua forma natural, o produto parece uma massa sólida de manteiga amarelada. Tem cheiro de noz misturada com uma pequena quantidade de coco. Essa massa derrete facilmente com o calor do corpo e se torna como um creme macio. O óleo é produzido a partir dos frutos da planta, que tem vários nomes.
O nome mais comum dado ao componente popular das máscaras é árvore de karité, também chamado de karité ou kolo. Mais semelhante ao carvalho, esta árvore é freqüentemente encontrada em seu ambiente natural nas savanas do Senegal ou da Nigéria. No Sudão e no Mali, é cultivado em parcelas especiais. Os frutos do carité são semelhantes aos pequenos abacates e é deles que se obtém o óleo curativo por tratamento térmico.
Existem dois métodos de obtenção de uma massa sólida gordurosa, tão necessários para a maioria das empresas de cosméticos.
- Maneira manual requer mais tempo e esforço. As sementes de carité são quebradas em pequenos pedaços em grandes almofarizes ou pedras de moer.Uma pequena quantidade de água é adicionada à fração resultante e a mistura é moída em uma pasta marrom. Tal ação requer muita paciência e considerável força física. A massa é enxaguada em água até obter espuma e fervida em fogo alto para que se forme uma camada semelhante a um creme de leite espesso no topo. Essa camada superior, retirada do caldo e resfriada, é a famosa manteiga. Muitas vezes é trazido como souvenir de viagens ao continente africano, pois tem um grande número de propriedades benéficas e é frequentemente usado para cuidar da pele e do corpo.
- Caminho da máquinautilizado em grandes empreendimentos industriais, além da digestão usual do óleo, também inclui sua filtração, desodorização com fragrâncias diversas e branqueamento. É por isso que um produto obtido industrialmente difere de um natural em uma tonalidade mais clara e na ausência de um aroma específico.
Esse óleo é denominado refinado, pois o refino múltiplo permite sua utilização na culinária. Infelizmente, essa purificação elimina o óleo não apenas das impurezas prejudiciais, mas também da maioria dos componentes úteis, portanto, sua concentração em receitas de cosméticos caseiros deve ser muito aumentada.
Composição
A alta popularidade do óleo, que permitiu sua difusão praticamente por todo o globo, se explica por sua rica composição. Ele contém os seguintes ingredientes ativos.
- Ácido graxo. Os ácidos láurico e araquídico têm efeito bactericida e cicatrizante, enquanto os ácidos palmítico e hialurônico nutrem e hidratam as células da epiderme. O ácido linolênico contribui para o aparecimento e restauração das defesas naturais das células da pele, e o ácido oleico é essencial para a síntese celular. Por último, mas não menos importante, o ácido mirístico aumenta a ação dos anteriores e ajuda a maximizar a eficácia de todo o óleo.
- Antioxidantes retardar o processo de envelhecimento, procurando e neutralizando os radicais livres.
- Todo um complexo de vitaminas: E, K, A, F e quase todo o grupo de vitamina B.
- Macro e microelementoscomo ferro, cálcio, flúor e outros.
Dependendo da presença de impurezas e do grau de purificação, a quantidade desses componentes na manteiga de carité pode variar tanto para cima quanto para baixo. Essa mudança se reflete na embalagem com um ícone de letra e divide o produto em tipos:
- A - óleo bruto não processado;
- B - industrial refinado;
- C - óleo altamente refinado;
- D - significa com a menor quantidade de impurezas prejudiciais;
- E - óleo que foi submetido a tratamento térmico, mas não refinado de impurezas.
Beneficiar
Na maioria das vezes, a manteiga de karité é usada em cosmetologia, para a produção doméstica ou industrial de máscaras, cremes, xampus, sabonetes e muitos outros produtos cosméticos. Amacia e nutre a pele seca e envelhecida, restaura os níveis naturais de colágeno nas células e suaviza as linhas de expressão, especialmente ao redor dos olhos. O produto é frequentemente usado em sua forma pura, em vez de um creme, que é projetado para proteger a pele dos raios ultravioleta. Este remédio é especialmente bom no combate às rugas em pele hipersensível, propensa a descamação e alergias, já que a manteiga de karité é um produto totalmente natural.
Além da cosmetologia, o carité costuma ser usado para fins médicos. Os efeitos antiinflamatórios e anti-edemas são ótimos para dores nas articulações ou entorses e entorses musculares. É usado para queimaduras e vermelhidão, trata a pele gretada e pequenas feridas ou feridas. O karité protege não apenas do sol, mas também do congelamento da pele em temperaturas abaixo de zero. O efeito vasoconstritor deste óleo ajudará ao primeiro sinal de um resfriado e aliviará a congestão nasal.
Na culinária, tanto na Europa quanto em países asiáticos, o carité praticamente não tem utilidade devido ao seu cheiro específico e ao baixo ponto de fusão.Na maioria das vezes, seu uso é limitado à esfera industrial de produção. Por exemplo, pode ser usado para produzir chocolate ou margarina de qualidade.
Contra-indicações
O uso da manteiga de karité, tanto em cosméticos domésticos quanto comerciais, e em sua forma pura é considerado totalmente seguro. É impossível exceder sua dose ou superexpor tal remédio na pele. No entanto, existem certas recomendações de especialistas que é melhor seguir.
- Qualquer pessoa pode ter uma intolerância individual a um determinado produto e a manteiga de karité, neste caso, não é exceção. Antes de aplicá-lo como máscara ou creme pela primeira vez, você precisa fazer um pequeno teste para uma reação alérgica. Para isso, basta aplicar o produto em uma pequena área da palma da mão ou antebraço. Se não houver reação em meia hora, você pode aplicá-lo com segurança de acordo com as instruções.
- Nas últimas décadas, muitos avanços científicos foram feitos e muitos componentes úteis que compõem os óleos naturais foram descobertos. Ao mesmo tempo, nenhum cosmetologista dirá que as propriedades da manteiga de carité foram totalmente investigadas. Os especialistas não recomendam o uso frequente desses ingredientes ativos para pessoas com pele sensível e com tendência a oleosidade e erupções cutâneas.
- O óleo e todos os produtos que o contêm devem ser armazenados de forma adequada. Altas temperaturas e luz solar direta podem alterar sua composição e transformar a substância curativa em uma massa venenosa. Pelo mesmo motivo, você nunca deve usar cosméticos vencidos.
Recomendações de seleção
Para que uma ferramenta cara seja benéfica, e não decepcionante, é necessário selecionar cuidadosamente o produto, não só em termos de preço, mas também em termos de qualidade. A melhor forma de o fazer é em lojas especializadas, farmácias ou pontos de venda. Se não se compra manteiga de karité pura, mas sim um produto com esse componente em sua composição, ele também deve ser selecionado corretamente. Vale a pena escolher cremes e xampus para o seu tipo de pele e cabelo. Para escolher o produto certo entre todos os produtos, você pode ler as análises na rede ou as recomendações de cosmetologistas experientes.
Ao comprar óleo puro, a maneira mais fácil de determinar sua qualidade é simplesmente cheirar a massa. Um produto de qualidade tem um leve aroma de nozes, sem impurezas de perfume ou produtos químicos. É a capacidade de cheirar que é o motivo para fazer uma compra numa loja normal ou farmácia, e não encomendar o produto pela Internet. Os produtos de um fabricante e vendedor respeitável serão bem embalados, a composição e o exportador do óleo estarão indicados na lata ou na caixa. O principal fornecedor de produtos de qualidade é a África.
É melhor se o óleo tiver uma tonalidade amarelada ou leitosa. As notas brancas e marrons indicam processamento excessivo ou grande quantidade de impurezas. Algumas lojas possuem uma amostra de expositor, cujas propriedades podem ser estudadas na prática, sem sair da estante com as mercadorias. O preço médio de 1 litro de manteiga de carité é de pelo menos 2.500 rublos. Se o óleo for vendido a granel e seu preço for significativamente mais baixo, é muito provável que seja um produto da mais baixa qualidade, o que é indesejável para ser aplicado na pele e ainda mais para ser tomado internamente.
As análises dos clientes para este produto são extremamente positivas. Muitas pessoas relatam uma melhora na aparência e na condição interna da pele. É preenchido por dentro e as rugas são visualmente atenuadas. Alguns usuários preferem usar o produto em vez do creme noturno, enquanto outros o aplicam apenas uma ou duas vezes por mês como máscara de emergência.
Se sua pele estiver desidratada e seca, você pode aplicar este remédio duas vezes ao dia - de manhã e à noite. Porém, vale lembrar que o uso regular de manteiga de karité é permitido apenas por 8 semanas, após o que a pele precisa de uma pausa de pelo menos um mês.
Como você pode se inscrever?
Existem várias maneiras de usar óleo natural.É útil não só para a pele do rosto e do corpo, mas também para fortalecer e crescer as pestanas, sobrancelhas e cabelos. Ele pode ser usado na forma pura e vários remédios caseiros podem ser feitos com base nele.
Couro
Na sua forma pura, o karité é útil como óleo de massagem para o rosto e o corpo, especialmente se a pele carece de hidratação e vitaminas. Antes de usar, você deve limpar, lavar e acariciar levemente o rosto com uma toalha. Aqueça uma pequena ervilha de óleo nas palmas das mãos até o estado líquido e massageie todas as áreas ativas do rosto, nas quais a vermelhidão ou descamação aparecem com mais frequência do que outras. Depois disso, distribua e esfregue o resto do produto em outras áreas. O excesso pode ser enxugado com uma toalha de papel comum ou toalha.
Se você adicionar quaisquer partículas sólidas ao óleo, obterá uma excelente esfoliação para peles delicadas e sensíveis. Pode ser farinha de aveia ou farelo triturado, framboesas ou sementes de uva trituradas ou café moído comum. O principal é não ferir as áreas mais sensíveis e não se irritar. Para pele seca e danificada, uma esfoliação de 1 colher de sopa é perfeita. colheres de sopa de óleo e 1 colher de sopa. colheres de sopa de farelo moído.
O creme caseiro será um excelente substituto até mesmo para os cuidados de salão mais caros. Não é difícil prepará-lo, mas, infelizmente, esse creme é armazenado por um curto período de tempo - apenas 4-6 dias na geladeira. Além disso, uma vez a cada 2-3 meses, você precisa fazer uma pausa na aplicação por pelo menos 1 semana.
O melhor creme para remover bolsas e vermelhidão da pele sob os olhos é uma mistura de óleo de linhaça e manteiga de karité. Basta misturar 1 colher de chá cada um desses dois componentes e aplicar na área problemática antes de ir para a cama.
Uma vez a cada poucos dias, você pode fazer uma máscara nutritiva ou hidratante, que será especialmente boa durante os procedimentos de banho. O vapor quente do banho ou sauna abrirá os poros e mais nutrientes penetrarão na pele. Para pele seca e normal, uma máscara nutritiva e doce de 1 colher de chá de manteiga de karité, 1 colher de chá de mel grosso e 1 colher de sopa. colheres de sopa de creme de leite gordo. O produto é aplicado na pele por pelo menos 15-20 minutos, após o tempo especificado, os resíduos são lavados com água morna.
Lábios
O karité ajuda não só a suavizar e nutrir a pele, mas também a curar mais rapidamente as micro fissuras e feridas. Tais propriedades o tornam um dos principais competidores do batom higiênico na luta pela atratividade e saúde dos lábios. Para fazer uma pequena quantidade de bálsamo, você precisa tomar 1 colher de chá de cera de abelha derretida, 1 colher de chá de óleo de damasco e 2 colheres de chá de manteiga de karité.
Os componentes são completamente misturados na forma líquida, despejados em um pequeno recipiente limpo sob qualquer creme e deixados na geladeira para solidificar. Esse bálsamo caseiro pode ser facilmente levado com você para o trabalho ou a escola, simplesmente fechando o frasco com uma tampa e jogando o produto na bolsa.
Sobrancelhas e cílios
Para deixar sobrancelhas grossas e cílios longos e brilhantes, como os modelos de propagandas de rímel, 1 colher de sopa é o suficiente. Manteiga de karité, 2 gotas de óleo essencial de erva-cidreira, 2 gotas de óleo rosa e 2 gotas de óleo de camomila. Uma garrafa e uma escova sob o rímel antigo devem ser bem lavadas com água morna e sabão e secas. Despeje a mistura em um recipiente e guarde em local seco e escuro. É melhor usar esse produto antes de deitar, depois de todos os cosméticos decorativos terem sido lavados. Isso deve ser feito a cada 2-3 dias.
Além dos métodos acima, a manteiga de karité é freqüentemente consumida antes de ir para a praia ou para as câmaras de bronzeamento. Ele protege a pele da exposição aos raios ultravioleta para um bronzeado dourado uniforme sem escaldar. Como alternativa, você pode experimentar uma variedade de óleos naturais prontos para uso que costumam ser vendidos em farmácias e lojas de beleza.
O resultado do produto adquirido e do produto preparado pelo próprio não é imediatamente visível. Para experimentar os efeitos do uso da manteiga de karité, são necessários pelo menos 4-5 tratamentos. Ao mesmo tempo, o principal aspecto dos cuidados com a pele e os cabelos é a regularidade. A massagem facial e corporal semanal com manteiga de karité permitirá que você diga adeus às rugas em 2 a 3 meses e restaure a juventude e a elasticidade da pele.
Para obter informações sobre como usar manteiga de carité, veja o próximo vídeo.