Propriedades e usos do óleo de salva
As pessoas deveriam ouvir a experiência secular do uso de ervas medicinais mesmo em nossa era de altas tecnologias, porque a própria natureza nos dá beleza e saúde em suas plantas. Um deles é sábio. É um fito-auxiliar versátil em muitas áreas. Este artigo explicará as propriedades do óleo de salva e como usá-lo.
Propriedades curativas e úteis
As pessoas aprenderam sobre as propriedades milagrosas da sálvia por muito tempo. A planta despretensiosa cresceu em solo pedregoso em toda a Ásia, no Centro e no Sul da Europa, no território do Cáucaso moderno. Devido ao aroma picante que os óleos essenciais conferem à sálvia, originalmente era usado como tempero culinário, mas logo começaram a obter o óleo essencial da parte aérea da planta para fins medicinais e de beleza.
O óleo aromático de sálvia tem um aroma brilhante e memorável. Captura frescor e tons de noz (principalmente na sálvia), além de notas de cânfora e âmbar. Além de seu aroma único, o concentrado de óleo de salva tem uma série de propriedades benéficas.
- Ação antiinflamatória - a primeira e principal propriedade do óleo de salva, com as propriedades subsequentes de um anti-séptico, um agente antimicrobiano e antibacteriano natural. É utilizado para desinfecção externa de áreas problemáticas e para inflamações internas de natureza bacteriana. Também é eficaz no combate a infecções.
- Propriedade antifúngica... Os ésteres de cânfora inibem o crescimento e a divisão das células de infecção fúngica.
- Ação antioxidante... Restaura a elasticidade da pele, retardando o envelhecimento interno e externo.
- Antiespasmódico. É usado para aliviar dores causadas por espasmos, para aliviar a tensão muscular, para aliviar tosses e cãibras.
- Ação colerética e melhoradora da digestão. O óleo de salva estimula o escoamento da bile e tem um efeito benéfico em todo o trato gastrointestinal: reduz a acidez do estômago, alivia a azia, ajuda a prevenir gastrites e úlceras, evitando o crescimento da microflora patogênica no intestino.
- Broncodilatador... Há muito tempo, a sálvia e seu óleo têm sido usados para melhor secreção de escarro, proteção dos brônquios e pulmões.
- Antipirético. Para resfriados com febre, o óleo de salva pode aliviá-los.
- Efeito diurético leve e laxante tem um extrato de óleo de sálvia devido à capacidade de remover o excesso de fluido. Essa propriedade também pode reduzir a pressão arterial elevada.
- Estimulante e imunomodulador. O produto ativa o trabalho de todos os sistemas e órgãos internos - fígado, rins, sistema circulatório e nervoso, melhora a memória e a atividade cerebral. Nas mulheres, estimula a produção de hormônios femininos, melhora o ciclo menstrual, diminui sua abundância, elimina a apatia e as síndromes de TPM. Ajuda o corpo masculino a produzir testosterona.
O óleo de salva tem propriedades afrodisíacas para ambos os sexos e ajuda a fortalecer o sistema imunológico geral.
Composição
O óleo essencial de salva é obtido das folhas e flores da planta pelo método de destilação a vapor. Existem três variedades desta planta única - sálvia medicinal, sálvia branca e sálvia. O éter de óleo resultante de cada um deles difere em suas propriedades e propósito. Os extratos de óleo de salva são usados principalmente em perfumaria e aromaterapia, mas não são amplamente utilizados. O óleo de noz-moscada combina propriedades aromáticas e medicinais, sendo que o medicamento é líder no teor de substâncias benéficas à saúde e beleza.
Apesar da tecnologia química moderna, a composição completa dos óleos de salva permanece um mistério para os cientistas. Mais de 20 substâncias ativas contidas na planta passam para o produto de óleo criado. Entre eles, são conhecidos os seguintes:
- salviol, sclareol, barniol - compostos de álcool naturais que são poderosos desinfetantes naturais;
- linelacetato - um composto de éster usado em perfumaria para preservar a persistência dos aromas;
- cânfora, tujona, cineol, zedren - várias substâncias aromáticas que criam um aroma específico de sálvia;
- fellandren, cariofileno - os principais constituintes dos óleos essenciais;
- glicerídeos, flavonóides, alcalóides, taninos diversos.
Opções de aplicativo
O óleo de salva é usado interna e externamente para muitos problemas de saúde e para preservar a beleza. É usado como ingrediente independente em procedimentos médicos e em combinação com outros ésteres de óleo. Em receitas populares, o óleo de uma planta medicinal e de noz-moscada pode ser usado.
etnociência
Em feridas, cortes, abcessos, uma fina camada de concentrado de sálvia essencial é aplicada. Ele é capaz de curar dermatites cutâneas, psoríase.
Durante a estação respiratória, o óleo de salva é usado para enxaguar e inalar. As substâncias ativas nele contidas matam vírus e micróbios (incluindo estafilococos, estreptococos com angina) na nasofaringe e podem ser utilizadas para tratar e prevenir doenças da garganta. Para lavagens diárias 2-3, você precisa misturar 3-4 gotas de óleo em 200 ml de água morna com 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e a mesma quantidade de mel.
Se você excluir o mel desta receita, esse tipo de enxágue será eficaz para problemas dentários - gengivite, doença periodontal. Alivia a dor de dente, elimina odores desagradáveis.
Se você precisa reduzir a inflamação das gengivas, deve misturar 3-4 gotas de um produto essencial com uma colher de chá de mel. Essa mistura deve ser aplicada nas gengivas inflamadas com o dedo ou com um cotonete, 2 a 3 vezes ao dia.
Para a inalação, basta inalar os vapores do óleo diretamente da garrafa ou pingar algumas gotas em um aromaculon especial. Além do efeito de cura, a inalação de éter de sálvia melhora o humor. Para crianças e adultos, é eficaz realizar sessões de inalação quente de 5 minutos duas vezes ao dia - respirar sobre uma tigela de água quente e 2 gotas de sálvia por 10-14 dias durante o tratamento complexo ou para prevenir ARVI.
Para as mães jovens que decidiram interromper a lactação, o extrato de óleo de sálvia ajudará. Para reduzir gradualmente a produção de leite, você precisa beber de 4 a 5 xícaras de chá por dia com 2 a 3 gotas do óleo milagroso. Essa decisão deve ser acordada com um especialista.
Na ausência de contra-indicações, basta ingerir 1 gota de extrato de óleo de sálvia diariamente por 10 a 14 dias, com intervalos de 1 a 1,5 meses. Uma gota de éter é diluída com algumas gotas de qualquer óleo vegetal, a mistura é aplicada a um pão ou pão torrado e comida. Você também pode adicionar uma gota diretamente ao chá. A ingestão de óleo de sálvia ajuda a reduzir a pressão arterial, enquanto o extrato da variedade medicinal a aumenta. O óleo medicinal ingerido tem um efeito benéfico nos intestinos, reduz a formação de gases, alivia os espasmos e tem um efeito positivo nos sistemas nervoso, circulatório e no funcionamento dos órgãos internos.
A medicina tradicional recomenda o uso de óleo de salva para aromatização e desinfecção do ar interno. Algumas gotas por 10 sq. m aplicado a uma esponja especial para melhorar o humor, aliviar a tensão nervosa, restaurar a força e parar as dores de cabeça. Para o mesmo propósito, você pode tomar um banho quente com 2 gotas de óleo de sálvia.
Cosmetologia
Em questões de beleza, o óleo essencial de sálvia é reconhecido como um assistente confiável. Aplicando no rosto, você consegue limpar e estreitar os poros, reduzindo inflamações, acne, tonificando e rejuvenescendo a pele. Em casa, você pode usar as seguintes receitas.
- Para pele seca. Misture a gema de ovo de galinha crua com mel (1/2 colher de chá), pingue 2-3 gotas de óleo, aplique uniformemente na pele do rosto e pescoço, mantendo por 20-30 minutos. Esta máscara irá eliminar o ressecamento e dar maciez após duas utilizações.
- Para pele oleosa. Em uma tigela, despeje a polpa de uma banana, adicione 1 colher de chá de argila para a pele, 3-4 gotas de óleo de salva, 1/2 colher de chá de suco de limão. Deixe na pele por 20-25 minutos, repita a cada dois dias. Após 5-6 procedimentos, a pele ficará opaca, aveludada sem brilho oleoso.
- Máscara de levantamento. Ervas secas - camomila, lavanda, sálvia, tome 1 colher, adicione um pouco de água fervente para fazer um mingau e 2-3 gotas de óleo de sálvia. Aplique a mistura quente na pele enquanto está deitado, segure por 20 minutos. Os extratos vegetais tonificam a pele, restauram a firmeza e a elasticidade.
Além disso, o óleo de sálvia devolve brilho, sedosidade aos cabelos, elimina a caspa, principalmente se forem danificados por coloração e procedimentos térmicos. As receitas de cabelo a seguir são as mais eficazes.
- Cabelo seco pode ser curado com a seguinte máscara: Misture 1 gema de ovo com 1 colher de maionese, 1 colher de conhaque, 1/2 colher de mel, 5 gotas de óleo de salva. Mergulhe sob uma touca de aquecimento no cabelo por 30-40 minutos antes de lavar.
- Normaliza cabelos oleosos óleo essencial combinado com óleo de bergamota e extratos de óleo cítrico. Esta mistura deve ser aplicada no couro cabeludo uma vez a cada 7 a 10 dias.
- Reduz a queda de cabelo a seguinte mistura, aplicada ao cabelo 2-3 vezes por semana: suco de cebola - 2-3 colheres de sopa, óleo de bardana - 2 colheres de sopa, 4 gotas de óleo de sálvia. Massageie a mistura aquecida no couro cabeludo. Além disso, esta máscara elimina a caspa e acelera o crescimento do cabelo.
Você pode enriquecer o seu rosto, cabelo e produtos de cuidado corporal diários com substâncias medicinais, adicionando 4 a 5 gotas de éter de sálvia.Os xampus, bálsamos para o cabelo, cremes para o rosto e as mãos usuais ou um sabonete facial irão adquirir uma série de propriedades curativas que afetarão positivamente a aparência de seu dono.
Contra-indicações
Como acontece com qualquer medicamento com alto teor de ingredientes ativos, o óleo essencial de sálvia também tem contra-indicações. Em primeiro lugar, isso inclui uma reação alérgica do corpo e intolerância aos seus componentes. Portanto, é recomendável testar a reação da pele antes da primeira aplicação do produto de óleo. O teste consiste na aplicação de óleo de salva diluído (água ou outro óleo vegetal 50-50) na área do cotovelo. Você precisará monitorar a condição da pele em 24 horas.
Se houver vermelhidão, coceira e descamação, você não deve usar óleo de sálvia externamente. Antes de usar o óleo essencial de sálvia em seu interior, é aconselhável consultar um médico especialista sobre a conveniência de tomá-lo. As contra-indicações absolutas para o uso interno de óleo de salva são:
- gravidez e lactação;
- crianças menores de 7 anos;
- pressão arterial espasmódica;
- ataques epilépticos;
- disfunção da glândula tireóide;
- exacerbação da doença renal.
Não é recomendado o uso de óleo essencial de sálvia para pessoas sob a influência do álcool. Para evitar efeitos colaterais, é necessário observar a dosagem de uso do éter. Os efeitos colaterais indesejáveis podem incluir inflamação e inchaço das membranas mucosas, insuficiência renal, taquicardia, convulsões, vômitos, respiração rápida e tonturas.
Avaliações
Avaliações positivas prevalecem entre as pessoas que usaram óleo de salva para diferentes fins. A maioria das melhorias foi observada com o uso ao ar livre. Mulheres e meninas falam sobre como melhorar a condição da pele de suas mãos, eliminando o ressecamento depois de adicionarem 5-6 gotas de óleo ao creme para as mãos. Muitas pessoas são ajudadas fazendo gargarejos aos primeiros sintomas da doença com este óleo "curador", que também ajuda a reduzir a transpiração. Um ponto importante continua sendo o cumprimento da dosagem e a regularidade de uso do produto essencial.
Porém, deve-se ter cuidado, pois por causa dos componentes potentes, o éster de salva pode causar irritação e agravar o estado de saúde. Além disso, não se deve tomar a decisão de consumi-lo internamente de forma independente, sem consultar um especialista qualificado.
Para obter informações sobre como fazer óleo essencial de sálvia, veja o próximo vídeo.