Óleo de bardana para queda de cabelo: propriedades e recursos de aplicação
Homens e mulheres de diferentes idades enfrentam o problema da perda de cabelo maciça. Um fenômeno tão desagradável o obriga a procurar métodos eficazes que fortaleçam as raízes e preservem o cabelo. O óleo de bardana é tradicionalmente considerado um dos remédios mais eficazes.
Causas de queda de cabelo
É considerado normal que uma pessoa caia vários fios de cabelo por dia - não tenha medo de encontrá-los no seu pente. No entanto, muitas vezes há situações em que o cabelo é constantemente encontrado na roupa, no banheiro após a lavagem e depois de pentear, um pequeno cacho fica na escova - isso indica um problema sério chamado alopecia.
É claro que os primeiros sinais não significam de forma alguma que você vai perder todo o seu cabelo no dia a dia, mas você precisa começar a lidar com o problema imediatamente para não agravar a situação, e a vista não é das mais estéticas e agradável.
Os tricologistas identificam várias causas principais da queda de cabelo:
- mudanças relacionadas à idade (especialmente em homens);
- tingimento frequente e permanente;
- cuidados com o couro cabeludo analfabetos;
- deficiência de vitaminas e minerais essenciais;
- desnutrição;
- estresse;
- o uso de medicamentos fortes;
- condições ambientais desfavoráveis.
Eficiência
Com base nas raízes de bardana, é elaborado um excelente remédio que permite lutar com êxito contra a queda abundante de cabelo. O produto nutre o couro cabeludo com macro e microelementos, proteínas essenciais, minerais, além de inulina, flavonóides, ácidos esteárico e tânico.Todos esses componentes tendem a penetrar diretamente no folículo piloso, nutri-lo e ativá-lo, por isso os bulbos "dormentes" logo despertam e expelem um cabelo denso.
Este óleo tem sido usado por mulheres por muitas décadas, sua relevância não foi perdida ao longo dos anos devido a uma série de efeitos benéficos.
Óleo de rebarba:
- fortalece as raízes do cabelo;
- forma a película protetora mais fina em cada cabelo, o que reduz o impacto negativo do meio ambiente e dos produtos de modelagem;
- alivia a caspa, coceira e descamação;
- restaura com eficácia o cabelo danificado por ondulação e tingimento frequente;
- torna o cabelo forte, brilhante e sedoso.
Assim, o uso de óleo de bardana como produto para o cabelo permite:
- melhorar a microcirculação da pele;
- ativar o crescimento do cabelo;
- estabilizar processos metabólicos nas células;
- livrar-se dos microrganismos que vivem na cabeça;
- reduzir o número de pontas duplas;
- formar imunidade natural a estímulos externos.
O óleo de bardana é um produto hipoalergênico e ecologicamente correto, feito exclusivamente de matérias-primas naturais. O produto pode livrar-se de quaisquer problemas de cabelo em um curto período de tempo, embora seu custo seja mínimo, e você pode comprá-lo em qualquer grande loja ou farmácia.
Claro, o petróleo também tem suas desvantagens. O mais básico se deve ao fato de que quando a composição é aplicada na cabeça, o cabelo fica muito oleoso e mais pesado - para tirar o óleo são necessárias 2 ou até 3 lavagens. Além disso, você não deve esperar por uma transformação instantânea - você não será capaz de notar o resultado de usar óleo de bardana antes de alguns meses - ou seja, quanto tempo levará para o folículo lançar um novo fio de cabelo.
Lembre-se de que o óleo de bardana não faz milagres; ele só pode ajudar nos estágios iniciais da alopecia. Se a doença estiver ocorrendo, serão necessários meios mais fortes para restaurar o folículo morto à vida, razão pela qual em nenhum caso a doença deve ser iniciada - assim que você descobrir que tem mais de 100 fios de cabelo por dia, você deve imediatamente corra para uma suspensão curativa de bardana e comece a terapia imediatamente.
Importante: se você tem cabelo normal ou seco, pode usar óleo com segurança, mas se a oleosidade da cabeça aumentar, com a oleosidade só pode piorar, a cabeça ficará ainda mais oleosa e o cabelo ficará extremamente desagradável - neste caso, é melhor parar de espremer desde as raízes.
O óleo é aplicado 2 vezes por semana, às vezes a princípio os cabelos contra a recuperação desejada, ao contrário, começa a cair em massa, depois desbota e racha. Nesse caso, é necessário suspender o uso do medicamento por algumas semanas para que a pele e os cabelos possam se acostumar com a composição do óleo.
Como aplicar
No momento, o óleo de bardana é mais frequentemente usado como base para máscaras, combinando-o com uma grande variedade de ingredientes. Vamos considerar os mais eficazes.
Conecte 3 colheres de sopa cada. eu. manteiga, bem como mel e suco de limão e derreta a mistura resultante no microondas ou em banho-maria. Após o resfriamento da composição, é necessário adicionar 3 gemas e agitar bem. Em seguida, esfregue no couro cabeludo com movimentos de massagem, embrulhe com uma toalha quente e turquesa e deixe por uma hora e meia. Essa composição pode ser aplicada uma vez por semana, o curso mínimo de procedimentos é de um mês.
A máscara de mel de bardana pode ser feita de maneira um pouco diferente - para isso, 2-3 colheres de sopa de manteiga são misturadas com 1 colher de chá de cacau e 2 gemas e, em seguida, esfregadas. A mistura, como no caso anterior, deve ser embrulhada e mantida por 70-90 minutos. Um procedimento semelhante deve ser realizado duas vezes por semana durante um mês. Lembre-se de que esta opção não é adequada para loiras - o cabelo pode tingir um pouco.
Uma máscara de óleo de bardana com pimenta é muito eficaz: 4 g de pimenta são misturados com 4 colheres de sopa do componente base, aquecidos levemente em banho-maria e esfregados na cabeça com movimentos intensos. A composição é mantida por não mais do que um quarto de hora, após o qual é lavada com água morna corrente. Se você mantiver a composição na pele por mais tempo, ela começará a beliscar e, além disso, após o uso, a cabeça começará a descascar e doer.
Nem todo mundo opta por máscaras com suco de cebola, já que o cheiro desse vegetal é muito persistente, e leva algum tempo para se livrar dele. No entanto, a eficácia da máscara para a calvície é bastante elevada, por isso, caso surja algum problema, vale a pena experimentá-la. Para o preparo da mistura, óleo, suco de cebola, mel, assim como xampu são combinados em proporções iguais e misturados até obter uma estrutura homogênea, após o que são aquecidos e esfregados no próprio cabelo, não esquecendo do couro cabeludo, coberto por uma touca. e embrulhado. A mistura é mantida por 1 ou 2 horas e depois lavada.
Máscaras feitas de óleo de bardana com conhaque, rum ou vodka comum são bastante eficazes. Para isso, pegue o óleo e o álcool de 2 litros e acrescente 2 gemas e 1 litro de suco de limão (este componente é opcional). Deixe no cabelo por uma hora.
Outro bom remédio popular para a queda de cabelo severa é preparar 2 colheres de sopa. Seque a urtiga em 1 copo de água fervente e deixe por cerca de 20 minutos. Misture 1 litro de óleo no caldo preparado e esfregue bem na cabeça 2 a 3 vezes por semana. Lembre-se de que é indesejável usar esta mistura mais de 7 vezes por mês.
As máscaras com mostarda seca há muito se revelam do melhor lado, para a sua preparação misturam 2 litros de mostarda em pó, água e óleo de bardana aquecido, misturam, adicionam a gema e algumas colheres de açúcar refinado. A composição é aplicada na raiz do cabelo por 35-40 minutos. e mantido sob uma capa isolante.
Se desejar, também pode misturar 2 litros de óleo de bardana e bagaço de aveia ou gérmen de trigo, aquecer levemente e aplicar por 45-50 minutos. - os comentários sobre esta máscara são os mais positivos.
Nos estágios iniciais da calvície, a seguinte máscara ajuda: 100 ml de leite azedo ou leite coalhado são combinados com 2 litros de manteiga, 3 litros de aveia em flocos e 1 colher de óleo de rícino e gema. O soro e os óleos devem primeiro ser aquecidos em banho-maria, caso contrário os flocos não incharão. Esfregue a composição em todo o comprimento do cabelo e deixe por 1-1,5 horas.
Este óleo para couro cabeludo e cabelo pode ser usado em sua forma pura, sem a adição de ingredientes adicionais. Para isso, é aquecido em banho-maria e, em seguida, esfregado nos cabelos, bem enrolado e deixado por meia hora. Após o tempo especificado, o óleo deve ser lavado com água quente e um xampu bem espumante.
Qualquer que seja a forma de utilização do óleo, existem algumas dicas a seguir para obter um resultado notável.
Você deve levar apenas óleo aquecido, pode esquentá-lo no microondas, no forno, ou usando o efeito de banho-maria - é importante evitar que o preparo ferva.
Não aplique óleo no cabelo seco - antes do procedimento, ele deve ser levemente umedecido e espremido.
Depois de aplicar o óleo, deve-se cobrir a cabeça com uma touca de aquecimento e embrulhar com uma toalha, caso contrário não obterá nenhum efeito benéfico.
Todas as máscaras, com exceção da pimenta-bardana, devem ser mantidas por pelo menos meia hora, idealmente - 1-1,5 horas.
É aconselhável esfregar bem a composição na raiz do cabelo, se você cobrir o cabelo com ela, terá que lavá-lo pelo menos 2 ou 3 vezes.
Não se empolgue com óleo - você precisa tirar um pouco e esfregar bem no couro cabeludo, caso contrário o cabelo ficará muito oleoso, e se livrar desse efeito desagradável da máscara será muito problemático.
Dê preferência apenas a produtos naturais que não contenham quaisquer aditivos sintéticos.
A receita da máscara capilar com óleo de bardana, bem como uma revisão do resultado da aplicação, veja a seguir.