Aplicação e propriedades do óleo de bardana para cabelos
O óleo de bardana sempre foi um produto cosmético muito popular. Todas as mulheres soviéticas que observavam sua aparência, pele e cabelo sabiam sobre ele. Até agora, esse óleo é a ferramenta mais acessível para quem gosta de cuidar de seus fios. É bastante barato e com o uso sistemático deste produto cosmético pode-se obter bons resultados.
Características e propriedades
O óleo de bardana não é um produto único ou raro. Ele está disponível em quase todos os supermercados. O óleo é apresentado nas lojas como um produto de um componente e em combinação com outros ingredientes - urtiga, camomila, pimenta. Em máscaras ou esfoliantes, este óleo também é combinado com ovo, mel ou aditivos medicinais como Dimexide. O uso bastante difundido do óleo se deve ao seu rico conjunto de vitaminas. Este produto contém vitaminas B, vitamina E e vitamina A.
Existem também muitos oligoelementos em máscaras cosméticas e esfoliantes à base desse óleo. Trata-se do cobre, que evita a fragilidade, e do silício, que fortalece os folículos capilares. A composição também contém zinco, que atua na regeneração das fibras de colágeno, assim como cálcio - um material de construção para todo o corpo.
Devido à sua rica composição mineral, este produto cosmético é capaz de prevenir cabelos grisalhos prematuros e preservar seu próprio pigmento natural por muito tempo. O produto também contém ácidos graxos, que dão brilho aos cabelos e os tornam mais elásticos e fortes, além de inulina e taninos.
O óleo de bardana é usado em várias atividades:
- cozinhando;
- negócios médicos;
- cosmetologia.
Devido ao grande número de vitaminas no produto, é utilizado em molhos e temperos para alguns pratos. É usado no tratamento e prevenção de doenças do estômago e intestinos.
Mas tem a maior popularidade em cosmetologia. E, na maioria das vezes, o óleo de bardana é usado para cuidar dos cabelos. Alisa-os, dá brilho, atua no fortalecimento dos folículos capilares e também os nutre e hidrata graças à sua textura oleosa. Além de trabalhar na aparência dos cabelos, é utilizado no combate à coceira no couro cabeludo e à caspa. Graças à sua ação anti-seborreica e antimicrobiana, o agente combate com sucesso as inflamações da pele.
Beneficiar
O óleo de bardana ajuda a resolver os seguintes problemas:
- redução do volume do cabelo;
- retardo do crescimento do cabelo;
- falta de hidratação da epiderme;
- seção transversal das extremidades, falta de brilho;
- caspa.
O produto também se comprovou no cuidado com os cílios. Para fazer isso, um extrato de óleo é derramado em um frasco de rímel vazio e limpo e usado, aplicado antes de dormir todas as noites. Os cílios ficam mais grossos e a queda de cabelo é reduzida.
Usar óleo nas unhas ajuda na delaminação. Ela interfere nesse processo, dá brilho à lâmina ungueal e também amolece a cutícula.
O óleo de bardana tem um efeito positivo quando usado no rosto. Hidrata a pele do rosto, combate as rugas e o ressecamento da pele envelhecida. O produto funciona com sucesso em peles problemáticas, incluindo acne, eczema e psoríase.
Em caso de falta de vitaminas, o produto cosmético nutre adicionalmente a epiderme e estimula os folículos capilares, o que acelera o crescimento de novos fios e evita a perda dos existentes. Hidratar a pele com óleo elimina a coceira da pele que pode ocorrer devido ao ressecamento excessivo da pele.
O óleo também é aplicado nas pontas do cabelo, se houver problemas como pontas duplas. O produto evita a delaminação, hidrata as pontas, cobrindo-as com uma película protetora.
O cosmético é completamente despretensioso, por isso funciona muito bem com cabelos secos e com fios úmidos.
Contra-indicações
Em contra-indicações, o óleo de bardana tem apenas sua intolerância individual. Antes de usá-lo para tratar problemas gastrointestinais, você deve consultar um especialista. Em casos muito raros, o óleo de bardana causa uma reação alérgica. É por isso antes de aplicar o produto na cabeça, certifique-se de que não causará danos. Para isso, um pouco do produto é aplicado atrás da orelha e deixado por 12 horas. Na ausência de uma reação negativa, pode ser adicionado com segurança a máscaras e esfoliantes.
Como aplicar?
Tendo tomado a decisão final de comprar o óleo, você precisa escolher uma loja de cosméticos de confiança, e é melhor ir à farmácia. Aqui é onde você pode comprar um produto cosmético realmente bom. Esse óleo geralmente é mantido na geladeira, portanto, se o vendedor se oferecer para retirar o produto da vitrine, obviamente será de má qualidade.
É sempre necessário reservar um tempo para ler a composição do produto, já que os óleos minerais são mais frequentemente usados em contrapartes baratas, enquanto um produto de alta qualidade é feito apenas de óleos vegetais naturais prensados a frio.
Também vale a pena verificar a validade do produto olhando na embalagem, onde está indicada a data de fabricação.
Antes de usar o óleo, os pratos com ele devem ser aquecidos em um recipiente com água fervente. A temperatura do óleo deve chegar a 38 graus. É esse regime de temperatura que será ideal para o uso do produto no couro cabeludo.
O óleo de bardana é difícil de lavar, então você não deve aplicá-lo no cabelo enquanto usa sua fantasia favorita.
Se não houver ferramentas especializadas para a aplicação de um produto cosmético, você pode usar uma escova de dente comum ou simplesmente com os dedos.
Como o produto é aplicado depende do objetivo do usuário. Para resolver os problemas associados ao ressecamento da epiderme ou queda de cabelo, o óleo é esfregado e distribuído diretamente na pele pela raiz, em toda a sua área.
Se o cabelo for tratado ao longo de todo o comprimento, o óleo é distribuído pelo cabelo de cima para baixo, partindo da raiz 2-3 cm.
Envolvendo o cabelo em polietileno e cobrindo-o com um pano quente, deixe a cabeça nesta forma por 1-2 horas para que o óleo tenha o máximo efeito na estrutura do cabelo. Não é proibido deixar o óleo agir a noite toda, mas será muito difícil tirar o óleo do cabelo pela manhã, então você deve se limitar a duas horas.
Como se lavar?
Enxaguar o óleo de bardana do cabelo é um procedimento muito difícil, porque você não conseguirá remover o óleo do cabelo simplesmente lavando-o. Mas existem vários truques que fazem o óleo enxaguar sem dificuldade.
- A gema de frango é separada da proteína e esfregada nas raízes oleosas. Assim que o óleo começar a sair dos fios, os cabelos são lavados com shampoo.
- Você pode lavar o óleo e o sabão simples, mas use em cabelos secos. Ou seja, inicialmente não é recomendável molhar os fios. O sabonete é esfregado na pele e no cabelo até que o óleo comece a sair do cabelo. Após molhar os fios e distribuir a espuma por todos os cabelos, eles são bem lavados e enxaguados.
- Se você não precisar ir a lugar nenhum depois da máscara de óleo de bardana, use vinagre. Para isso, dilua 10 g do produto em 1 litro de água fria e lave os cabelos com esta solução. Após este procedimento, use um shampoo comum. O cheiro de vinagre não desaparece após a primeira lavagem do cabelo, por isso não é recomendável ir a algum lugar, para não causar uma impressão negativa.
- Se você tiver tempo, pode simplesmente lavar o cabelo por um longo tempo e com diligência - de 5 a 15 minutos, dependendo do volume do cabelo e da qualidade do óleo de bardana. Quanto melhor, mais tempo levará para lavá-lo. A frequência de uso do produto é uma vez a cada 7 dias.
Receitas de máscara
O óleo de bardana pode ser preparado em casa, e será o óleo de bardana mais natural, que conterá apenas produtos naturais.
Para isso, são necessários 200 g de rizoma de bardana e óleo vegetal, por exemplo, óleo de milho, de preferência na primeira prensagem na quantidade de 400 g. Para preparar o produto, as raízes são despejadas com extrato de óleo e deixadas em infusão em um armário ou debaixo da cama. Após 10 dias, coar o óleo e adicionar vitamina E ou qualquer outra vitamina. Em seguida, o óleo é derramado em um recipiente de armazenamento e usado em um curso, mas não mais do que 12 vezes em um curso. Deve haver um intervalo de vários dias entre os cursos de uso do óleo.
O óleo é usado não só na forma pura, mas também na composição com outros ingredientes como várias máscaras.
Máscara "Cabelo Grosso"
Composição:
- óleo 20 ml;
- suco de limão 20 ml;
- mel 20 g.
Executando o procedimento. Depois de misturar todos os ingredientes em uma tigela, coloque em uma panela com água fervente e aqueça a 60 graus. A máscara, aquecida e resfriada a 37 graus, é distribuída pelos cabelos e a mistura é esfregada no couro cabeludo por meio de uma massagem. Em seguida, o cabelo é enrolado em plástico e uma toalha, deixando-o assim por muito tempo (pelo menos uma hora).
Máscara de cabelo anti-rachadura
Composição:
- óleo de bardana - 40 g;
- óleo de rícino - 20 g;
- mel - 20 g;
- glicerina - 5 g.
Execução do procedimento:
- misture todos os óleos e aqueça a mistura a 37 graus;
- aplique a máscara começando do meio do comprimento do cabelo e descendo até as pontas;
- prenda os cabelos com elástico em um coque e deixe por 1 hora;
- ao final do procedimento, enxágue bem os restos do produto.
Máscara aceleradora de crescimento
A composição fortificada desta máscara enche os folículos capilares e a haste do cabelo com substâncias úteis, fortalecendo-os por dentro.
Composição:
- óleo de bardana - 50 g;
- suco de cebola - 35 g;
- suco de babosa - 15 g;
- óleo de laranja - algumas gotas.
Combine todos os componentes em uma tigela, misture e envie para o banho-maria para aquecimento a 38 graus.
A máscara é aplicada na superfície da cabeça, espalhada pelas raízes e deixada por muito tempo. Você pode aumentar o efeito cobrindo a cabeça com uma toalha.
Máscara "Sharp"
Na loja você pode comprar óleo de bardana em uma composição com pimenta. Estimula o crescimento irritando os folículos pilosos e melhorando o suprimento de sangue à epiderme. E você pode preparar uma máscara "afiada" em casa à base de extrato de óleo de bardana.
Composição:
- extrato de óleo de bardana - 40 ml;
- ovo - 1 pc .;
- pimenta - 5 g.
Preparação e aplicação. Adicione pimenta ao óleo de bardana e misture bem. Apenas pimenta em pó é usada nesta receita. Se houver em casa apenas inteiro, deve-se moer no moinho de café ou em um ralador fino.
Depois de aquecer o óleo, acrescente a gema de frango, mexa a mistura e esfregue a superfície da cabeça com ela. A sensação de queimação que ocorre quando a máscara é aplicada é uma reação normal ao calor da pimenta. A mistura deve permanecer na cabeça por até 30 minutos. Se o desconforto não for tolerado, a máscara é lavada mais cedo. O procedimento é realizado com água fria ou morna, pois a água quente potencializa o efeito quente da pimenta.
Se o cabelo seco não tiver umidade, uma máscara com azeite de oliva ajudará.
Composição:
- Óleo de bardana - 40 g;
- azeite - 20 g;
- óleo de jojoba - 5 ml;
- 1 ampola de vitaminas A e E.
Execução do procedimento: combine os óleos em uma tigela e envie para aquecer. Depois de aquecer o óleo, o conteúdo das cápsulas é despejado nelas, então tudo é bem misturado e a mistura é aplicada em todo o comprimento, a 2–3 cm de distância das raízes. Em seguida, é necessário recolher o cabelo com filme plástico e cubra-o com uma toalha por 1–2 horas. Em seguida, enxágue bem.
Máscara de urtiga
As infusões de urtiga são freqüentemente usadas para dar brilho ao cabelo. Confere maciez e combate o excesso de cabelos oleosos.
Ingredientes:
- urtiga - 2 colheres de sopa de coleção seca;
- óleo de bardana - 20 ml;
- água - 120 g.
Preparação:
- para ferver água;
- despeje água fervente sobre a coleção seca preparada e deixe agir por 30 minutos;
- misture infusão e óleo de base;
- aplique a mistura na raiz e no cabelo em toda a extensão por 1 hora.
Máscara de Cabelo Comprido
Composição:
- óleo de bardana - 30 g;
- óleo de rícino - 15 g;
- mel - 20 g;
- conhaque - 10 g;
- ovo - 2 peças;
- Levedura de cerveja - 5 g.
Preparação:
- misture óleos, conhaque e mel em uma tigela;
- coloque a mistura em um recipiente com água fervente;
- adicione o fermento de cerveja;
- faça uma massa homogênea de gemas e despeje na mistura de óleo;
- após a mistura da máscara, ela é distribuída nas raízes e em todo o comprimento do cabelo por 1 hora.
Máscara "Bardana e Coco"
A máscara auxilia no combate à caspa e ressecamento da epiderme.
Composição:
- óleo de coco - 20 g;
- óleo de bardana - 20 g;
- éter da árvore do chá - 4 gotas;
- azeite - 10 g.
Combine todos os ingredientes e aqueça a mistura de óleo em uma tigela com água fervente. A máscara é aplicada em todo o comprimento do cabelo e na raiz. A cabeça é coberta com um pano quente, após 2 horas a máscara é lavada.
Máscara "Kefir contra caspa"
Esta máscara ajuda a eliminar rapidamente a caspa e a superar o ressecamento da epiderme.
Ingredientes:
- kefir - 40 g;
- óleo de bardana - 20 g.
Execução do procedimento:
- misture os componentes da máscara e aqueça até 40 graus;
- aplique a mistura na cabeça, prestando atenção nas raízes;
- cubra os fios com filme plástico e embrulhe em um pano quente.
A máscara dura cerca de meia hora. Em seguida, o cabelo é bem lavado com shampoo.
Se o cabelo ficar sujo rapidamente, é recomendável adicionar mostarda às máscaras. Regula as glândulas sebáceas e tem um efeito positivo no crescimento do cabelo.
Composição:
- extrato de óleo de bardana - 20 ml;
- mostarda (pó) - 10 g;
- ovo - 1 pc .;
- suco de limão - 5 ml;
- água - 20 ml.
Execução do procedimento: todos os componentes são misturados e aplicados às hastes e folículos capilares. A máscara deve permanecer no couro cabeludo por 10 minutos. Lave com shampoo ou água com limão.
Máscara de bardana com alho
Composição:
- óleo de bardana - 15 g;
- alho ralado - 5 g;
- vitamina B12 (cianocobalamina) - 3 g;
- éter laranja.
Executando o procedimento. Após misturar todos os ingredientes, a máscara é distribuída sobre a raiz do cabelo por 10 minutos. O éster de laranja é usado para eliminar o odor de alho. Lave a mistura com shampoo ou suco de limão.
Em máscaras à base de óleo de bardana, um medicamento como o Dimexide é frequentemente usado. Como agente independente, desempenha funções regenerativas e antimicrobianas. Por acelerar todos os processos nos tecidos, as máscaras capilares com a adição desse medicamento funcionam mais rápido e o resultado é mais pronunciado. Dimexide ajuda as substâncias benéficas da máscara a penetrarem rapidamente e profundamente na epiderme. É por isso que é freqüentemente usado como um catalisador com outras drogas para acelerar vários tipos de reações.
Não se esqueça que o uso de qualquer medicamento é previamente discutido com o médico.
Máscara Dimexidum
Ingredientes:
- óleo de bardana - 15 ml;
- óleo de rícino - 15 ml;
- Dimexida - 5 g.
Cozinhando. Para preparar a máscara, é necessário misturar os óleos e aquecê-los em um recipiente com água quente. Após o aquecimento, pode-se adicionar dimexide. Aplicar a máscara na raiz e esfregar com movimentos de massagem. Além disso, você pode pentear o cabelo com um pente de massagem de madeira e aumentar o suprimento de sangue para a epiderme da cabeça.
Para que as máscaras forneçam os melhores resultados, elas devem ser usadas corretamente.
- Você não precisa lavar o cabelo antes de aplicar a máscara. Funciona melhor em cabelos envelhecidos.
- Cobrir a cabeça é necessário para uma melhor penetração dos nutrientes na estrutura do cabelo.
- Se o aquecimento da máscara for mostrado, isso deve ser feito.
- Você não precisa lavar a máscara após 15 minutos se durar 2 horas. O cabelo, neste caso, não receberá nutrição e 15 minutos serão uma perda de tempo.
- Máscaras de óleo de bardana dão excelentes resultados apenas com seu uso regular. Aplicar a máscara uma vez a cada 2 meses não dará nenhum resultado positivo. Somente o uso sistemático do produto em cursos trará resultados.
- O cabelo oleoso também precisa de umidade. Nesse caso, as máscaras de óleo hidratante são aplicadas uma vez a cada 2 semanas. Não é recomendável negligenciar esses procedimentos para proprietários deste tipo de cabelo. Sem umidade, as glândulas sebáceas da pele trabalham ainda mais e fica suja mais rápido.
As máscaras capilares não são as únicas que podem ajudar a melhorar sua aparência e dar-lhes uma aparência saudável. Os cuidados com os cabelos não se limitam à lavagem sistemática e à aplicação de várias máscaras. Para que o cabelo seja saudável, antes de mais nada, é preciso haver um couro cabeludo saudável. Excesso de óleo, escamas queratinizadas e caspa obstruem os poros e impedem a respiração da epiderme.
A falta de oxigênio se manifesta por uma diminuição na qualidade do cabelo. Eles se tornam opacos, sem vida e começam a cair. Para evitar isso, você precisa usar periodicamente uma esfoliação para o couro cabeludo. Um esfregar ou descascar tem as seguintes funções:
- limpa a pele de escamas mortas;
- melhora a circulação sanguínea da pele;
- fornece suprimento de oxigênio para as células;
- reduz a oleosidade do couro cabeludo devido à melhora da circulação sanguínea.
Mas o peeling também tem uma série de contra-indicações:
- violação da integridade da pele;
- gravidez e amamentação;
- a presença de neoplasias e dermatoses;
- couro cabeludo sensível.
As partículas de esfrega em peelings profissionais são diferentes tanto em tamanho quanto de acordo com o efeito na pele. Trata-se principalmente de ingredientes naturais, como açúcar, sal marinho, café moído, sementes de frutas e bagas, bem como ervas e flores secas.Todos esses ingredientes costumam ser combinados com óleo de bardana. Os esfoliantes com óleo são geralmente mais delicados, pois o óleo reveste as partículas do esfoliante e agem no couro cabeludo com mais suavidade.
Esfregue "shampoo de óleo"
Ingredientes:
- extrato de óleo de bardana - 10 ml;
- shampoo - 20 ml;
- açúcar - 30 g.
Shampoo e óleo são misturados em uma tigela e o açúcar é adicionado. Tudo é misturado e aplicado na pele. Depois de massagear todas as partes da cabeça, lave a máscara com água morna.
Pimenta com esfoliante de canela
Ingredientes:
- pimenta moída - 20 g;
- óleo de bardana - 30 g;
- canela em pó - 20 g;
- café moído - 60 g.
Cozinhando. Pimenta e canela são misturadas em uma tigela. Em seguida, adicione óleo e café à mistura. Todos misture bem e aplique o produto resultante nos cabelos molhados. É esfregado no couro cabeludo e depois deixado por 5-7 minutos. Após a casca, lave com água morna e shampoo.
Se o couro cabeludo apresentar oleosidade excessiva, a esfoliação é repetida a cada 7 dias. Se a pele estiver seca, o peeling é realizado no máximo uma vez a cada 14 dias. O curso de peeling é repetido a cada 4 meses e sua duração é de 3 semanas. A composição do esfoliante deve ser mudada periodicamente para não tornar a pele viciante em um produto.
Os proprietários de cabelos longos são aconselhados a usar sal ou açúcar como agentes abrasivos nas cascas, que se dissolvem facilmente na água. O resto das partículas de esfrega ficarão presas na cabeça longa do cabelo e será muito difícil removê-las dos fios.
Avaliações
Avaliações do óleo de bardana quase sempre são positivas. Meninas e mulheres adoram os resultados que veem após usar este produto.
“Óleo de cabelo é minha salvação. Sempre sofri com meu cabelo cacheado safado. É simplesmente impossível modelá-los normalmente sem o uso de produtos especiais que estragam o cabelo. A qualidade do cabelo estava piorando. Eu sempre as secava com um ferro, porque foi a única coisa que me salvou. Mas minha avó recentemente me falou sobre o óleo de bardana. Ela disse que era o único remédio que funcionava para ela (temos o mesmo tipo de cabelo). Fiquei muito surpreso quando, depois de usá-lo, obtive um cabelo ondulado incrivelmente macio e gerenciável. Por que não me falaram sobre ele antes? Agora, este é o meu remédio mágico, que eu conheço e conto para todo mundo. "
“Mamãe me contou sobre esse óleo. Ou melhor, ela mostrou isso. Fiquei surpreso com o preço do produto. Nas lojas, custa um centavo. Mas minha mãe aconselha comprá-lo nas farmácias. Lá o óleo é de melhor qualidade e o resultado do uso é melhor. Ele também enxágue pior. Mas essas são ninharias. O principal é que o óleo de bardana realmente funciona e beneficia o cabelo. Eu os tenho finos e de seção transversal. No começo eu pensei que não iria enxugá-lo. Na terceira vez, fiz isso. A primeira impressão é que o cabelo é macio. As pontas duplas permaneceram divididas. A magia não aconteceu, então a tesoura do barbeiro ajudou. Sim, outro bom bônus é que sobra menos cabelo no pente, o que é uma grande vantagem. Agora, multivitaminas e óleo de bardana são minha salvação. Vou recomendar a todos, mas aconselho que siga as instruções de aplicação e não coloque meia garrafa na cabeça de uma vez, senão vai demorar muito para lavá-la. "
Para obter informações sobre como usar óleo de bardana para cabelos, veja o próximo vídeo.